2021/09/08

Restaura Senhor a nossa sorte - Salmo 126

Restaura Senhor a nossa sorte

Salmo 126. Leitura na versão - Revista e atualizada

Quando o Senhor restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha.

Então, a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua, de júbilo; então, entre as nações se dizia:

Grandes coisas o Senhor tem feito por eles.
Com efeito, grandes coisas fez o Senhor por nós; por isso, estamos alegres.

Restaura, Senhor, a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe.

Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão.

Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes.

É um salmo de romagem è Eram entoados pelos peregrinos enquanto enfrentavam dias de viagem perigosa e difícil para adorar a Deus em Jerusalém com suas famílias. Não sabemos quem é o autor deste salmo. Mas sabemos o contexto em que ele foi escrito. Deve ter sido após a libertação do cativeiro da babilônia.

Com a liderança de Josué o povo de Deus tomou a terra prometida. Porém depois de ter tomado a terra, o povo começou a se misturar com outros povos e adorar outros deuses. Então Deus se cansou disso e permitiu que eles fossem dominados por outros povos.

Quem planta vento colhe tempestade.

"Visto que semearam ventos, colherão tempestades; não terão sequer uma espiga, e o grão não dará farinha; e, mesmo que a desse, seria comida pelos estrangeiros" (Oseias 8, 7)

Primeiro o reino do Norte – Samaria (que adorava o bezerro de ouro) que acreditava que fora o bezerro de ouro que havia tirado do cativeiro egípcio. São dominados e levados cativos pelos assírios.

Depois o reino do Sul – que também passa a cometer os mesmos erros são dominados e levados cativos pelos babilônicos que já haviam dominado os Assírios. O povo é preso, muitos são mortos e outros tantos levados cativos para a babilônia.

O templo é destruído e os muros de Jerusalém são derrubados. Ficou somente um pequeno povo na terra e durante 70 anos, a maior parte e mais importante do povo, fica exilada na babilônia – Durante esse tempo os judeus ficaram sem templo, sem-terra, sem sacerdote, sem rei, mas Deus não esqueceu deles.

Então depois dos 70 anos, Deus moveu o coração de Ciro, rei da Persa, que decretou a libertação e volta para terra devolvendo a o que Deus havia lhe dado. (Esdras 1.1-2)

Essa atitude de Ciro é motivo de júbilo descrito pelo salmista nos 3 primeiros versos. Ele olha pra trás vê a restauração, como Deus mudou a sorte do povo, a alegria que eles sentiram, por poder voltar.

É tão bom quando vivemos a experiência da manifestação dos gloriosos feitos do senhor em nossas vidas. Quando fomos livres do nosso sofrimento por uma ação extraordinária de Deus, um milagre.

Os três primeiros versos nos contam sobre esse sentimento:

"Ficamos como quem sonha" – (v.1) fomos surpreendidos, ficamos boquiabertos, o sonho se tornou realidade, sentiram uma alegria quase que inacreditável... Por favor me belisque!!! isso é real??? Está acontecendo mesmo???

Existem dias que se tornam memoráveis em nossas vidas – Dias que precisam ficar gravados em nossa memória para sempre. Para que serve esses dias? Para vencer os dias maus!

Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, ... o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. Fp4.8

Não seja um caranguejão, nem deixe que outros lhe puxem para baixo!

"então nossa boca se encheu de riso e nossa língua de júbilo" (v.2a) Alegria era visível, eles testemunham a todos a boa notícia que o rei os libertou.

Os milagres que Deus faz na vida da gente são tão marcantes que fica evidente em nosso semblante. Ninguém que foi tocado por uma ação sobrenatural de Deus ficou indiferente a esse momento.

Alegria do povo com o decreto real era tão evidente que eles falavam rindo, eles pensavam no que havia acontecido rindo, eles acordavam rindo, eles comiam rindo, eles oravam rindo...A cada instante eles se reuniam para conversar e o assunto era o decreto real que restaurou a sorte de Sião!

Meus queridos nós somos o povo mais feliz da terra. Há um decreto real a nosso respeito. Este decreto está pregado na cruz.

Cancelando o escrito de dívida que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, cravando-o na cruz. Colossenses 2:14

Jesus venceu a morte aleluia... Nós fomos salvos pela graça, glória a Deus... Isso é motivo para que em nosso rosto as pessoas vejam um semblante de alegria que impacta, transforma e muda vidas ao nosso redor!!!

"Grandes coisas o Senhor tem feito por eles" – (v.2b) O testemunho foi tão impactante que não apenas para os judeus foram exilados, mas para todos os outros povos que conviveram com os Judeus nestes 70 anos. Ouviram falar do Deus que eles adoravam. Da esperança que eles tinham em Javéh.

Talvez quando ouvissem, pensassem, coitado destes judeus, eles acham que um dia poderão restaurar sua cidade, os muros, a casa do seu Deus... Coitados, como são ingênuos.

Mas a partir do decreto as coisas mudaram... os povos disseram: "Grandes coisas o Senhor tem feito por eles" Os outros povos estavam dizendo que aquilo era algo que só Deus podia ter feito.

Assim acontece conosco meus irmãos, em nossos momentos de lutas, de crises, de dores muitos nos observam para ver se o Deus a quem servimos virá em nosso socorro, alguns o fazem com um coração de zombaria outros na expectativa que esse Deus exista mesmo. De qualquer forma todos são impactados quando Deus se move em nos salvar.

"...grandes coisas fez o Senhor por nós..." – (v.3) Realmente foi Deus que fez, a mão foi do rei, mas ordem veio do Senhor!

Essa expressão revela que o coração do povo de Deus era um coração grato e que reconhecia que só Deus podia ter feito aquilo por eles.

Meu querido e minha querida, os tempos que estamos passando são dias maus. Talvez o medo do futuro, a incerteza do amanhã esteja lhe trazendo muita angústia. Mas eu quero lembrá-lo que o Deus que você crê, já lhe revelou seu poder em dias que você viveu como quem Sonha!

Jesus disse para nós que neste mundo nós teríamos aflições, mas era para termos bom animo, Ele venceu e nós também vamos vencer! Não é a covid que vai determinar nossos dias nessa terra, mas somente Deus.

Por isso nós precisamos trazer à memória o que pode nos dar esperança (Lamentações 3.21).

Olhe para Jesus, ele é o autor e consumador da vida. O salmista, quando compôs este belo salmo, ficou impactado com a manifestação da glória de Deus.

Esses dias vão chegar ao fim e quando chegar nós poderemos dizer que a nossa vida foi e sempre será determinada por Deus e não por uma pandemia!

Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, A essa glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém. Efésios 3:20,21

Os sentimentos que tiveram quando isso aconteceu

"Ficamos como quem sonha" – (v.1) eles não conseguiam acreditar no que havia acontecido

"então nossa boca se encheu de riso e nossa língua de júbilo" – (v.2a) Alegria no rosto e falavam a todos a boa notícia que o rei os libertou

"Grandes coisas o Senhor tem feito por eles" – (v.2b) O testemunho foi tão impactante que

"...grandes coisas fez o Senhor por nós..." – (v.3) Realmente foi Deus que fez, a mão foi do rei, mas ordem veio do Senhor!

Mas apesar de todos os sentimentos que eles viveram em gratidão ao que Deus fez... O verso 4 narra que alguma coisa havia acontecido.

Veja: "Restaura, Senhor, a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe." Repare que o verso 4 é uma contradição ao que lemos no verso 1 "Quando o Senhor restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha."

No verso 1º o salmista afirma que o Senhor restaurou. Já no verso 4 há um pedido: Senhor restaura a nossa sorte. É importante lembrar que o que Deus faz é perfeito.  Quando o salmista diz que Deus restaurou a sorte de Sião, quer dizer que Deus não fez nada pela metade. A obra do Senhor foi completa.

Veja:

·         Deus libertou o povo do cativeiro e da opressão que durava 70 anos;

·         Deus deu ao povo o direito de voltar e tomar posse das suas terras;

·         Deus oportunizou a possibilidade deles reconstruírem a suas casas, a cidade e o templo a morada de Deus.

A restauração foi completa!

Então porque o salmista clama de novo por restauração?

.Semana passada eu disse a vocês que este salmo descreve três períodos na vida do povo de Israel que se compara perfeitamente com a nossa vida.

O passado (v. 1-3) – Também temos uma história de salvação a contar, um passado de glória a agradecer. Deus já agiu em nossa vida.

O presente (v. 4). As vitórias do passado não são garantias de sucesso hoje.

O povo havia-se alegrado com o livramento do cativeiro, mas, agora, mesmo de volta à sua terra, estava vivendo um tempo de sequidão. O salmista voltou os olhos do passado para o presente e percebeu que as vitórias de ontem não servem para nos manter de pé hoje. O mesmo salmista que estava exultante com a libertação do cativeiro, agora, ao contemplar a realidade presente, clama: "Restaura, Senhor, a nossa sorte com as torrentes do Neguebe".

O presente estava tão duro como o passado quando estavam no exílio. A terra estava devastada, sem muros, sem templo, muita escassez e fome e inimigos por todo lado. O milagre havia acontecido realmente.

Eles estavam livres, tinham suas terras de novo, e podiam reconstruir suas casas, a cidade e o templo! A volta para a terra prometida era viver como quem sonha, era estar com um sorriso de ponta a ponta, era louvar e glorificar a Deus. A volta para casa era um momento de contar a todos os poderosos feitos do Deus de Israel. Mas quando eles chegaram lá... eles perderam o foco.

Queridos como muitas vezes replicamos essa postura em nossas vidas, depois de um livramento ou um pedido atendido ao invés de nos mantermos firmes em Deus, parece esquecermos os grandes feitos de Deus e começamos a viver de forma indigna, ingrata.

O povo de Israel perdeu o seu foco. Cada um passou a se preocupar em construir para si, cultivar para si, tomar a terra para si e infelizmente em alguns casos voltarem a cometer os velhos pecados dos seus antepassados tomando em casamento mulheres de outros povos e agora eles já estavam flertando até com os deuses das suas esposas...

Além disso eles enfrentam pressões externas e internas. Pelo menos enfrentaram 3 situações.

1º A oposição da vizinhança;

Quando eles saíram e foram levados a cativos, ficaram pouquíssimas pessoas. Havia muita terra sem ninguém. Outros povos vieram e tomaram aquele lugar para si. Então quando o povo de Deus volta eles têm alguns desafios a enfrentar. Os vizinhos não os receberam de braços abertos. Eles não ganharam uma festa de boas-vindas. O retorno dos judeus era a certeza de problemas para os povos que habitavam ali.

Eles enfrentaram muita oposição externa para conseguirem retomar o que era deles por direito.

"Agora, deem uma ordem para que aqueles homens parem o trabalho e aquela cidade não seja reconstruída, a não ser com autorização minha...eles foram depressa a Jerusalém, aos judeus, e, de mão armada, os forçaram a parar a obra." Esdras 4:21,23b

A benção já tinha sido feita, mas agora eles teriam que fazer a parte deles.

Meus irmãos, assim também é conosco. Deus já nos deu o livramento, a vitória mas as pressões e enfrentamentos existirão e teremos que lidar com cada um deles para tomarmos posse de nossa terra.

2º A tentação de um coração mesquinho

Apesar de eles saberem que deveriam construir suas casas, a cidade e o templo... O coração deles estava mais interessado em cuidar dos seus interesses... "Cada um por si" "Primeiro os meus depois os teus"

Também soube que as porções dos levitas não estavam sendo dadas a eles, de maneira que os levitas e os cantores, que faziam o serviço, tinham fugido cada um para o seu campo. Então repreendi os magistrados e perguntei: — Por que a Casa de Deus ficou abandonada?. Neemias 13:10-11

Para restaurar uma cidade, para reconstruir o templo era necessário muito foco e esforço. Das 12 tribos uma delas tinha uma missão muito importante. Era a tribo de Levi – os levitas. Os descendentes dessa tribo estavam divididos em três classes.

1ª classe – os sacerdotes.

2ª classe – os coralistas.

3ª classe – os porteiros e guardas do templo.

Para sustentar toda essa tribo, foi concedida 48 cidades com uma faixa de terra em volta de cada uma delas. E o dízimo de todos os produtos e gados do país.

Quando o povo sedia a tentação do coração mesquinho... eles não contribuíam para reconstrução do templo e também para o sustento destas famílias.

Irmãos e não é que hoje enfrentamos o mesmo espírito de mesquinharia nos dias de hoje, quando a pessoa começa a se afastar de Deus, a primeira coisa que fica evidente neste distanciamento é a sua generosidade em dar oferta e devolver os dízimos. Começa as desculpas mais esdrúxulas para não fazê-lo. Isso é um sinal de afastamento.

3º E a corrupção da fé;

De novo eles olhavam para os outros deuses, eles flertavam com os paganismos. De novo eles pensavam e fazer aliança com os povos inimigos utilizando o casamento com mulheres que não eram do povo de Deus, que não adoravam o Deus verdadeiro.

"Então o sacerdote Esdras se levantou e lhes disse: — Vocês foram infiéis, casando com mulheres estrangeiras, aumentando a culpa de Israel." Esdras 10:10

Neste contexto... Onde o povo já havia testemunhado a restauração da promessa e devolução da terra, mas ainda não tinha concluído a restauração definitiva, que o salmista roga a Deus.

"Restaura a nossa sorte..."

Sabe meus queridos e queridas, às vezes nós ficamos na dúvida quando vivemos situações semelhantes a essa.

Tempos atrás estávamos em júbilo porque Deus havia restaurado a nossa sorte. Estávamos em júbilo pelo novo emprego. Estávamos como quem sonha pela casa nova que Deus nos deu. O nosso coração se enchia de alegria pela saúde recuperada.

Quando montamos nosso negócio e ele prosperava os nossos amigos diziam realmente Deus está com você. Mas, agora as coisas já não são mais como antes...

Agora parece que estamos como o povo que retornou a terra prometida, mas ela lembra muito mais um deserto abandonado. O Salmista conhecia essa verdade... É por isso que ele ora e diz. "Restaura, Senhor, a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe."

O salmista coloca no seu canto de júbilo uma oração. Mas não é qualquer oração.

1º Ele sabe qual é o problema.

2 Ele também sabe onde ele espera chegar através daquela oração.

Tem gente que até sabe o problema e fica orando, orando, orando sempre falando do problema, mas sem convicção e fé de onde ele espera chegar. Ex:

Senhor eu estou desempregado tem misericórdia...

Senhor eu estou doente tem misericórdia...

Senhor meu casamento não está bem, tem misericórdia...

Senhor a crise econômica está apertando pra mim tem misericórdia...

O Senhor sempre terá misericórdia... Ele é misericordioso...

Eu quero desafiá-los a orar como o salmista. Senhor eu tenho um problema, a minha vida parece um deserto, mas eu te peço Pai... Restaura a minha sorte como as torrentes do Neguebe!

Em tempos de crise precisamos buscar a Deus em oração. A crise nunca impediu a mão de Deus de agir. Os grandes avivamentos nasceram do ventre da crise. Quando reconhecemos nossa sequidão, clamamos pelas torrentes restauradoras de Deus.

O passado de glória tinha se transformado num deserto cinzento. As vitórias do passado não foram suficientes para torná-lo vitorioso no presente.  Todo o dia é tempo de andar com Deus. Todo dia é tempo de ser cheio do Espírito.

 Não podemos viver do passado nem morar na saudade. Precisamos depender de Deus a todo tempo, o tempo todo. Mais do que isso, é preciso saber que não temos forças para restaurar nossa própria sorte.

Só Deus pode restaurar nossa vida. Só Deus pode aprumar nossos joelhos trôpegos. Só Deus pode nos encher de entusiasmo, quando nossa alma parece um deserto árido.

Aprendemos com isso, porém, que a crise não é o fim da linha. A sequidão de nossa vida não deve nos levar ao desespero, mas à súplica ardente. A consciência da crise espiritual pode nos levar aos pés do Senhor para uma virada bendita em nossa história.  Somente o Senhor tem poder para nos restaurar. Só dele vem a nossa cura. Essa restauração é uma obra milagrosa.

Assim como os rios invernais rasgam as areias escaldantes do deserto do Neguebe, o maior deserto da Judéia que ocupa 60% do território de Israel., Deus também, faz nossa alma florescer em tempos de sequidão. Ele mesmo nos concede um novo vigor espiritual e transforma nossos vales em mananciais cheios de vida! (Vìdeo) https://www.youtube.com/watch?v=fTDXdN1VFyw

Conclusão

Pra finalizar eu quero que você entenda o que o salmista queria que Deus fizesse sobre o povo. "torrentes do neguebe"

Em alguns lugares deste deserto é comum você encontrar placas dizendo algo assim. "Cuidado, não estacione nem acampe neste lugar, você corre o risco de morrer afogado!" Igual a uma 'cabeça da água'

Na época das chuvas as águas dessem de repente, sem avisar e esses lugares secos são tomados por águas impetuosas... que transformam aquela paisagem. Elas formam rios magníficos, cascatas, cachoeiras e corredeiras em meio ao deserto... Essas águas são tão poderosas que elas irrigam toda a terra ao seu redor permitindo que esses lugares venham a dar frutos.

Meu querido, talvez exatamente hoje sua vida se assemelhe como o deserto do neguebe, seco, árido e sem vida. Mas eu lhe animo e desafio a orar para que Deus restaure a sua história como ele faz com o deserto do neguebe quando as torrentes de águas dessem sobre aquele vale.

Tenha expectativa de que Deus vai completar a boa obra em sua vida! Pois nós cremos num Deus que faz a obra por completo.

 


Nenhum comentário: