2021/09/08

Série Deus é: Digno de confiança

Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia. Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém'. Mateus 6:9-13


Quem poderia imaginar um ano como o de 2020 e 2021? Ele quebrou todas as previsões e expectativas, transformando a história da humanidade e também a vida cotidiana das pessoas. Acredito que nem os mais pessimistas conseguiriam prever esse momento.

Em meio a tantas mudanças e incertezas, todos estão diante de uma questão: estou seguro? Posso confiar que tudo estará bem comigo e com a minha família? Posso dormir tranquilo?

"Em paz me deito e logo adormeço, pois só tu, Senhor, me fazes viver em segurança." Salmos 4:8

Você pode dizer isso? Poder dormir livre de preocupações é um ótimo termômetro de como está o seu coração. Se sua alma passou por um verdadeiro detox e se você está em paz, independente das circunstâncias, certamente você vai experimentar qualidade no seu sono.

Vamos conversar no encontro de hoje sobre esse Deus maravilhoso, digno de toda confiança.

Existe um problema hoje de desconfiança geral, o medo e o olhar fixo nas circunstâncias tem desorientado muitos e existe uma falsa narrativa neste tempo e nem todo mundo acredita que Deus é digno de confiança.

Porque a confiança de muitos está centrada em um deus humano onde existe a possibilidade de erro. Um deus que criamos segundo a nossa auto suficiência.

Salomão aconselhou seu filho, em Provérbios 3.5-6: "Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie no seu próprio entendimento. Reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas"

A autossuficiência e a autodependência têm sido a ruína da humanidade. Viver conforme acha e pensa, tem sido o desastre de muitos.

Salomão, por saber que Deus era digno de confiança, ensinou o seu filho que o centro da verdadeira sabedoria e de todo o sucesso na vida inclui a sábia decisão de confiar no Senhor de todo o coração.

Confiar em Deus de todo o coração significa decidir abandonar o próprio entendimento, as próprias ideias e escolher confiar no entendimento de Deus, conforme declarado em Sua palavra.

Deus está no controle soberano de tudo. Ele conhece os tempos e as estações e, por isso, você pode confiar nEle. Ele vê sua vida e sabe bem o seu destino.

Sabendo que Deus sabe, o seu desafio é confiar nEle. Confiar em Sua sabedoria, poder, providência, controle, promessas, amor e bondade.

Lembre-se que a sua tendência é confiar em você mesmo; confiar em seus sentimentos e emoções. A sua tendência também é confiar em outras pessoas e nas circunstâncias. A sua tendência nunca é confiar no Senhor.

Para mudar tudo isso, reconheça que o Senhor é Deus. Reconheça que Ele é bom e está trabalhando em sua vida. Creia que Ele lhe mostrará o caminho por onde você deve andar.

Por isso, decida confiar no Senhor de todo o seu coração. Decida honrar a Ele em tudo o que você faz e deseja. Decida obedecer-Lhe. Decida ser dirigido pelo Espírito Santo. Decida confiar no Senhor como o novo e único padrão para todas as decisões de sua vida.

 Deus é Deus. Porque ele é Deus, Ele é digno da minha confiança e obediência. Encontrarei descanso em parte alguma, a não ser em Sua santa vontade, que está indescritivelmente além de minhas maiores noções sobre o que ele está fazendo." —  Elisabeth Elliot

Precisamos nos firmar nas narrativas de Jesus.

O CIDADÃO DO CÉU COMPROMETIDO COM A IGREJA DA TERRA: APAIXONA-SE PELO DEUS QUE JESUS CONHECE. O Deus que Jesus revela nunca faria nada para nos prejudicar. Ele não tem intenções maliciosas ou malignas. Ele é completamente bom.

Ele é bom até para aqueles que é mal nós vimos semana passada que há sol e chuva para justos e injustos

Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem! Mateus 7:11

O fato de Deus ser também onisciente e onipotente torna sua bondade ainda maior.  Eu posso confiar em Deus, mesmo quando as coisas ficam feias.

COMO VOCÊ DESCREVERIA SEU NÍVEL DE CONFIANÇA EM DEUS?

"Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém sabe quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém sabe quem é o Pai, a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho o quiser revelar". Lucas 10:22

DEUS É DIGNO DE CONFIANÇA? Sim e vamos ver o porque...

A EXPERIÊNCIA DE JESUS!

Jesus não somente explica o sofrimento; ele próprio experimentou o sofrimento.  Na cruz Jesus dá um grande grito a seu Deus e Pai: "Meu Deus, meu Deus, porque me abandonaste?".

Esse grito recebeu pouca importância ao longo dos séculos por conta de sua dificuldade de compreensão. Dentre algumas possibilidades, poderia significar a prova do fracasso de Deus e, além disso, fortalecer as doutrinas que não reconheciam a divindade do Filho.

No entanto, no grito de Jesus dá-se a maior expressão de amor de Deus para com sua criação. Nele Jesus experimenta o abandono de Deus, a máxima distância que poderia estar de Deus, o ponto alto da kénosis. ( Kénosis é o ato de se esvaziar de si mesmo, sem perder a própria identidade, para se fazer abertura ao outro e se encontrar no outro.)

Porém, Jesus não é passivo na cruz. No Getsêmani, diante do silêncio de Deus, Jesus afirma que deve ser feita a vontade de Deus e não a sua, ou seja, Jesus vai obedientemente à cruz. Jesus corresponde à vontade do Pai.

Dessa forma, a cruz torna-se um acontecimento entre Jesus e seu Deus e Pai, entre Deus e Deus. Na comunhão da cruz entre Jesus e seu Pai, Deus faz-se presente sustentando seu Filho e sofrendo seu sofrimento e nos sofrimentos de Jesus todos os sofredores são representados.

 No máximo abandono, Jesus se identifica com todos aqueles que por seu pecado foram abandonados e rejeitados, agora são acolhidos pelo amor de Deus que vai até eles em seu abandono, no inferno.

 Portanto, o grito de Jesus na cruz é o maior sinal do amor de Deus em nossa história. Na plenitude da kénosis de Jesus, seu grito de abandono, o ser amoroso do Deus trino é comunicado.

É ali no momento mais terrível de Jesus que ele revela a base de sua confiança em Deus através da palavra Aba. Ele nos apresenta o Deus Pai.

E dizia: "Aba, Pai, tudo te é possível. Afasta de mim este cálice; contudo, não seja o que eu quero, mas sim o que tu queres". Marcos 14:36

Aba é uma palavra aramaica. Aba = querido Pai, papai. No jardim Getsêmani, durante as horas finais antes da crucificação, Jesus se dirigiu a Deus usando um único título: Aba.- Aba é um termo de intimidade, mas também carrega um senso de obediência.

O fato de Jesus naquela hora de sofrimento ter se dirigido a Deus com a palavra "Aba" nos diz que, para Jesus, Deus não estava distante nem afastado, mas, pelo contrário, intimamente envolvido em sua vida.

O Deus Pai estava presente. Eu sei que pra muitos que estão me ouvindo, não tiveram um modelo de pai que lhe pudesse sugerir um mínimo de amor e muito menos confiança rejeitam essa figura de Deus como pai por conta de suas experiências ruins, e por terem sido magoados por seus pais biológicos, então encontram grande dificuldade de pensar em Deus como um Pai presente e amoroso e digno de confiança.

Mas o que quero que você saiba, é que  a Trindade existia antes que o mundo fosse criado.

Muito antes de Deus criar a humanidade a sua imagem Homem e Mulher, Deus existia como Pai, Filho e Espírito Santo o relacionamento entre Jesus e Deus foi definido por Jesus com aquele entre pai e filho.

Seu relacionamento existia antes que qualquer homem tivesse descendência. Deus como pai e Jesus como filho existiam antes que qualquer pai e filho ou filha humano existisse.

Por esta razão a paternidade é definida primeiro por Deus e Jesus e não pelo homem no caso Adão e seus descendentes e isso queridos irmãos tem implicações tremendos e uma grande dose de cura para todos nós, bem como para muitas pessoas que foram magoados por seus pais biológicos e não conseguem ver Deus como pai, não conseguem pensar em Deus como pai, a solução não é abandonar o termo pai mas deixar que Jesus defina.

Mesmo em momentos de profunda dor Jesus disse Aba Pai.

Estando angustiado, ele orou ainda mais intensamente; e o seu suor era como gotas de sangue que caíam no chão. Lucas 22:44

Alguns de nós temos de enfrentar a dor e as dificuldades algumas vezes até mesmo a tragédia.

Qual é o seu cálice, a sua dor, o seu sofrimento? Nessa noite talvez eu esteja falando com alguém que nesse exato momento está vivenciando um sofrimento duro. Está se sentindo sozinho, luto, fim de um casamento, desemprego... se aproxime do Aba, do paizinho.

À medida que passamos a conhecer o Deus que Jesus conhece o ABA, papai e nos aproximamos dele encontraremos novas forças para lutar.

Se não conhecemos Deus como nosso pai, nunca teremos coragem de enfrentar nossos problemas, mas à medida que conhecemos O maravilhoso e bom Deus que Jesus conhece, nossas lutas adquirem um significado totalmente novo.

Se Deus é realmente bom e deseja nosso bem, podemos aproximar-nos dele com total sinceridade. Podemos praticar sinceridade quando oramos, podemos expor a nossa alma, confrontar aquelas mágoas que nos fazem duvidar da bondade de Deus e transferir a Ele a responsabilidade por nossa cura.

Jesus revela a natureza do caráter do Deus que ele conhece na vibrante e apaixonada oração. Aqui temos um vislumbre porque Ele é digno de confiança.

 'Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome.

Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.

Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia.

Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores.

E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém'. Mateus 6:9-13

1)    Deus está Próximo; Deus está presente "Pai nosso, que estás nos céus."

2)           Deus é Santo. "Santificado seja o teu nome" Santidade tem a ver com pureza. Jesus nos ensina que não há nada ruim em Deus. Deus não pode pecar nem praticar o mal. Em resumo, Deus é puro.

3)           Deus é Rei que Governa.  "Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu." Os reis têm poder sobre os outros, e Deus é o Rei dos Reis. Em resumo Deus é todo poderoso. Todas as coisas estão debaixo de seus pés.

Até aqui não nos é dito nada que nos leva a acreditar que Deus está buscando nosso bem. As pessoas têm acreditado em muitos deuses que são santos e poderosos, mas que não estão necessariamente preocupados com o nosso bem-estar. É nas petições seguintes que descobrimos a natureza misericordiosa de Deus e de Jesus.

4)           Deus é aquele que cuida de nós. "Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia." Nós temos um Deus que faz cair a chuva e faz brilhar a luz do sol, e provê uma generosa porção de alimentos para todas as suas criaturas, até mesmo para os pássaros do céu. Então aprendemos que Deus provê.

5)           Deus é aquele que perdoa nossas transgressões. "Perdoa as nossas dívidas"

Meus irmãos o desejo de doar e perdoar está no coração de Deus Pai. Deus adora perdoar, mais ainda do que nós que ansiamos ser perdoados. Nosso Pai nos perdoa.

6)    Deus  nos resgata das provações e maldades. "E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal"

Deus está presente e é poderoso e ele quer proteger-nos. Embora passamos por problemas, acidentes ou tentações, Deus sempre tem a última palavra. Nada pode acontecer conosco que Deus não possa redimir.

O Pai de Jesus é próximo, Santo, poderoso, gentil, misericordioso e protetor. Esses atributos provêm imagens fortes de quem é Deus e do que a paternidade significa.

E nós agora temos um meio para definir a bondade do pai, também temos um meio para avaliar como deve ser a verdadeira paternidade. Um bom pai humano deve possuir as seis características.

O meu ponto aqui meus irmãos é que a paternidade de Deus precisa definir a paternidade humana e não o inverso. O modo pelo qual Deus exerce a paternidade é um precioso ensinamento meus irmãos sobre como ser um bom pai fala para os nossos filhos. O Deus que Jesus revela é um reflexo perfeito sobre o que deve ser a paternidade.

DEUS É DIGNO DE CONFIANÇA !!!

  "Quando unimos nossa história à história de Deus, a história na qual nosso maravilhoso e bom Deus dá a última palavra, tudo começa a fazer sentido."

Precisamos parar de focar apenas nos cálices (sofrimento) e começarmos a focar nas bençãos em meio ao sofrimento. A dor ainda é real, mas torna-se suportável.

Podemos então, no tempo oportuno seguir em frente ponto e podemos começar a enxergar além do sofrimento e perceber abundantemente a misericórdia que nos rodeia.

Jesus era capaz de confiar em Deus porque considerava a Deus "Generoso em sua provisão." Jesus tinha enorme consciência da bondade de Deus. Porque Deus esteve ao seu lado dia após dia, abençoando e a tudo aquele fazia.

 Por isso, Jesus continua a confiar em Deus mesmo em seus terríveis momentos finais.

A fim de suportar circunstâncias difíceis precisamos desenvolver um senso claro de que Deus está sempre voltado para o nosso bem. Podemos fazer isso tornando-nos cada vez mais conscientes das bençãos que nos cercam a cada momento da nossa vida.

Nós precisamos despertar a mente para as bênçãos que nos rodeiam por todos os lados. Se tivéssemos olhos para enxergá-las, nem todas as canetas e papéis do mundo seriam suficientes para registrá-las por escrito.

Os nossos problemas são reais, mas são muito pequenos quando comparados à misericórdia abundante de Deus.

Quanto mais formos capazes de reconhecer exatamente quantas bênçãos temos recebido gratuita e imerecidamente, mais seremos capazes de perceber que Deus está voltado para o nosso bem. E quando isso acontecer nosso nível de confiança aumentará.

Você e eu, querido irmão, querida irmã, estamos em uma situação similar. A vida que estamos vivendo às vezes ela é assustadora mas oferece também uma boa dose de diversão.

A Chave é lembrarmos de quem está conosco. Não há uma única situação que você e eu tenhamos de enfrentar sozinhos. Deus está conosco, Deus está voltado para o nosso bem, mesmo em meio às mais dolorosas circunstâncias,

Deus é capaz de resgatar nos, Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. Romanos 8:28

O mínimo que podemos fazer é apreciar a diversão e dizer Aba Pai eis-me aqui... DEUS É DIGNO DE CONFIANÇA

 

Nenhum comentário: