2021/09/09

Série Deus é: Agente de Transformação

 

Logo, todo aquele que está em Cristo se tornou nova criação. A velha vida acabou, e uma nova vida teve início! 2 Coríntios 5:17

Boa noite meus irmãos graça e paz queridos, na semana passada nós falamos sobre a natureza autossacrificial e autodoadora de Deus Trino.

Especialmente na cruz, o sacrifício de Jesus foi o julgamento definitivo de Deus sobre o pecado, realizado a fim de reconciliar o mundo com Deus.

Pois, em Cristo, Deus estava reconciliando consigo o mundo, não levando mais em conta os pecados das pessoas. E ele nos deu esta mensagem maravilhosa de reconciliação. 2 Coríntios 5:19

A história de nosso maravilhoso e bom Deus, entretanto, não termina na cruz. No terceiro dia, Jesus subiu aos céus e tendo derrotado o pecado e a morte, agora oferece sua vida àqueles que o seguirem. O poder da Ressurreição queridos irmãos é o tema desse sermão nessa noite uma verdade que poucos Cristão compreendem e na qual menos cristãos ainda confiam.

Meus irmãos quantas pessoas que lutam contra o pecado, quantas pessoas creem em Jesus, e estão seguindo seus mandamentos vão à igreja, estudam a Bíblia, fazem as devocionais, procuram não pecar, tentam ser uma boa pessoa, mas no fundo elas acabam sempre vencidas pelo pecado e se sentem apenas pecadores.

Acredito que todos nós podemos nos identificar com esse tipo de sentimento e embora nossas tentações, nossos pecados particulares sejam diferentes, nós cristãos, aqueles que aceitamos Jesus como Senhor e almejamos segui-lo, estamos sempre diante de um conflito. Sabemos que o pecado é errado e jamais diríamos né "hoje pretendo pecar". Apesar disso, acabamos pecando uma vez após outra, não praticando os chamados pecados capitais, mas aqueles pecados menores.

O fato, queridos irmãos, é que a prevalência e aparentemente domínio do pecado em nossas vidas tornam fácil concluir, que nossa identidade fundamental é de pecadores, isto certamente parece mais realista do que nos considerarmos "Santos". Nossa experiência confirma a narrativa de que somos absolutamente pecadores e isso parece o mais lógico. Eu sou pecador e essa é a razão pela qual eu pego o tanto.

Mas queridos irmãos, essa não é a verdade do evangelho sobre nós, essa é uma falsa narrativa a qual nós devemos repudiar veementemente. Lutero disse que os cristãos são "simul  justus et pecator". O que quer dizer ao mesmo tempo justo e pecador.

Esse foi o modo de Lutero combater a ideia de que nossas obras fazem algo para merecemos a salvação, somos salvos justificados e reconciliados com Deus e ao mesmo tempo somos pecadores.

Precisamos lutar com essas falsas narrativas querido irmão porque não é nada mais frustrante que ser um cristão que pensa ser antes de mais nada um pecador autocentrado, embora o seu propósito da vida seja produzir santidade centrada em Deus.

Acredito que a maioria dos cristãos tem pouco entendimento a respeito da sua identidade em Cristo o que resulta em uma grande dose de frustração e uma vida cristã superficial. O ensinamento que somos fundamentalmente pecadores leva ao fracasso, e o fato é que "eu sou um pecador" está profundamente arraigada em nossa mente e apenas uma dose maciça de textos bíblicos poderá nos ajudar a perceber que essa é uma narrativa falsa.

Como nós temos feito algumas semanas atrás, precisamos substituir as narrativas falsas pelas narrativas de Jesus. Deus nos reconciliou para que pudéssemos viver com ele no seu reino e esse é o começo do processo de nos tornarmos as pessoas santas pelas quais Deus tanto espera.

Nós precisamos lutar contra essa narrativa falsa que eu sou um pecador terrível e precisamos substituí-la pela narrativa que estabelece a verdade que Jesus nos ensina "em Cristo não sou mais definido pelo pecado. Estou reconciliado com Deus. O pecado foi derrotado"

Jesus não somente perdoa o pecado de todas as pessoas de todos os tempos, ele cancela o poder do pecado. Isso não significa que todas as pessoas são salvas. Apenas aqueles que tiveram seus olhos abertos e clamam por seu nome experimentaram esse perdão. Deus não quer apenas reconciliar-nos irmãos, Ele quer transformar-nos.

Ele retira não apenas a culpa do pecado, mas também o poder do pecado. Aqueles que são seguidores de Cristo não apenas usufrui da sua obra na cruz, mas de fato participam pela fé da crucificação. A esse respeito o apóstolo Paulo disse:

"Sabemos que nossa velha natureza humana foi crucificada com Cristo, para que o pecado não tivesse mais poder sobre nossa vida e dele deixássemos de ser escravos." Romanos 6:6

 Nós não somente fomos perdoados como participamos da morte e ressurreição de Cristo, eu não estou tentando viver uma vida sem pecado como a vida de Jesus. Jesus que viveu uma vida sem pecado agora vive em mim.

A expressão original traduzida por "em Cristo" ou "no Senhor" ocorre 164 vezes na epístola do apóstolo Paulo. Esse fato não deveria fazer perguntar o que significa estar em Cristo? O significado disso é obscurecido, acredito eu, pela narrativa dominante que afirma: Jesus está lá; eu, o pecador estou aqui. O Novo testamento, não separa Jesus e seus seguidores. Ao contrário, aqueles que confiam em Jesus são também por ele habitados. Os cristãos são as pessoas em que Cristo habita.

Os cristãos não são apenas pecadores perdoados, mas uma nova espécie: Pessoas habitadas por Jesus possuindo a mesma vida eterna que ele possui. O novo testamento é absolutamente claro nesse ponto. Várias passagens bíblicas afirmam isso. Observe cuidadosamente a linguagem usada para descrever a verdadeira identidade de um seguidor de Cristo.

"...pois Deus queria que eles soubessem que as riquezas gloriosas desse segredo também são para vocês, os gentios. E o segredo é este: Cristo está em vocês, o que lhes dá a confiante esperança de participar de sua glória!" Colossenses 1:27

"Vocês estavam mortos por causa de seus pecados e da incircuncisão de sua natureza humana. Então Deus lhes deu vida com Cristo, pois perdoou todos os nossos pecados." Colossenses 2:13

"Fui crucificado com Cristo; assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. Portanto, vivo neste corpo terreno pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim." Gálatas 2:20

"Agora, portanto, já não há nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus." Romanos 8:1

"Vocês não sabem que seu corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês não pertencem a si mesmos," 1 Coríntios 6:19

"Uma vez que Cristo habita em vocês, embora o corpo morra por causa do pecado, o Espírito lhes dá vida porque vocês foram declarados justos diante de Deus." Romanos 8:10

"Pois vocês morreram para esta vida, e agora sua verdadeira vida está escondida com Cristo em Deus." Colossenses 3:3

Embora essas sejam apenas algumas das passagens bíblicas que descrevem o Cristão como aquele que está "em Cristo", elas são suficientes para mostrar a cada um de nós que a premissa que somos tão somente pecadores estão erradas.

Uma vez que percebemos e nos convencemos que o Novo Testamento ensina repetidamente que Cristo habita nos cristãos, a nossa pergunta será clara e direta. O que significa estar em Cristo?

Bom, para responder temos que começar a examinar o versículo chave do início.

Logo, todo aquele que está em Cristo se tornou nova criação. A velha vida acabou, e uma nova vida teve início! 2 Coríntios 5:17

O que exatamente significa nova criação? Que diferença isso faz em nossa vida?

Quero fazer aqui uma analogia como a borboleta se torna borboleta acredito que seja uma ótima analogia. A borboleta já foi uma lagarta, um verme. Ela só conseguia arrastar-se e não podia voar. Mas ela se transforma em um casulo, uma crisálida, cuja a palavra raiz apropriadamente é "Cristo".

E ela emerge como uma borboleta, completamente transformada. O antigo passou. O novo chegou. No passado, ela era oprimida pela gravidade; agora ela é capaz de voar. Os cristãos já estiveram sobre o reino do pecado, mas agora podem viver em liberdade.

Como seguidor de Cristo você foi completamente reconciliado com Deus. Deus não liga mais com você com base em seu pecado. Você está perdoado para sempre. Você também é uma criação completamente nova, sua velha natureza morreu, e agora você vive em Cristo. Finalmente, você nunca morrerá.

Jesus derrotou a morte ao ascender aos céus e ele transmite a você essa nova vida eterna. Você é uma pessoa completamente nova, capaz de experimentar o céu agora e ser totalmente glorificado em seu último sopro de vida. Isso parece um maravilhoso e bom presente que somente poderia vir de um Deus maravilhoso e bom.

Pastor e o pecado? O pecado permanece, mas não precisa reinar.

Em Cristo, somos ressuscitados com Jesus para uma nova vida. Recebemos uma nova identidade na qual Cristo habita. Recebemos o Espírito Santo que habita em nós. Somos revestidos de Cristo.

"Revistam-se da nova natureza e sejam renovados à medida que aprendem a conhecer seu Criador e se tornam semelhantes a ele." Colossenses 3:10

Nossa cidadania está aguardando o céu. Nosso espírito agora clama "Aba Pai", como um filho amado de Deus.

"Pois vocês não receberam um espírito que os torne, de novo, escravos medrosos, mas sim o Espírito de Deus, que os adotou como seus próprios filhos. Agora nós o chamamos "Aba, Pai"", Romanos 8:15

No entanto, embora espiritualmente sejamos novas criaturas ainda vivemos em nosso antigo corpo que abriga os remanescentes do pecado. Ainda mantemos nossas antigas narrativas, nossas antigas lembranças e nossos antigos hábitos. Ainda vivemos em um mundo que se coloca em posição diametralmente oposta à verdade de Deus. E por isso que continuamos lutando contra o pecado mesmo depois de ter sido regenerados..

A Bíblia descreve isso como um conflito do Espírito com a carne. A palavra carne (sarx) do grego refere-se a viver separado de Deus.  Sarx é o que eu produzo quando estou desconectado de Deus e vivendo pela minha própria conta.

Paulo escrevendo aos Gálatas disse:

A natureza humana deseja fazer exatamente o oposto do que o Espírito quer, e o Espírito nos impele na direção contrária àquela desejada pela natureza humana. Essas duas forças se confrontam o tempo todo, de modo que vocês não têm liberdade de pôr em prática o que intentam fazer. Gálatas 5:17

Paulo estava escrevendo com o propósito de regenerar os cristãos, as pessoas em que Cristo habita. A batalha entre carne e espírito não termina quando descemos as águas no batismo, na verdade é precisamente aí que ela começa.

John Wesley explica a situação da seguinte forma:  "cada nascido de novo em Cristo é santo, embora não completamente Santo. Ele será salvo do pecado, mas não inteiramente salvo. O pecado permanece, mas não reina. Fomos reconciliados com Deus por meio do sangue da cruz e nesse momento a carne não tem mais domínio sobre nós."

João Calvino reformador escreve de maneira semelhante ele diz "assim enquanto permanecemos confinados a esta prisão do nosso corpo, traços do pecado habitaram e nós, mas se acreditarmos firmes e verdadeiramente da promessa dada a nós por Deus no batismo, o pecado não terá domínio e nem governo sobre nós."

O fato é irmãos, que aqui estamos inseparavelmente ligados a nossa carne não redimida. Nosso corpo é mortal. Não apenas os ossos músculos e, nas glândulas e os órgãos do sentido, mas também a mente e a emoção.

Não precisamos ser controlados pela carne, mas somos suscetíveis às suas demandas quando estamos desconectados de Cristo. Repetidos atos pecaminosos resultam da de necessidades que desejam ser satisfeitas e não são.

Nós, aqueles que não estamos mais debaixo do pecado.

"O pecado não é mais seu senhor, pois vocês já não vivem sob a lei, mas sob a graça de Deus." Romanos 6:14

Apesar disso, voltamos a pecar e muitos cristãos ficam abalados por causa da sua capacidade de pecar após a conversão. Embora o pecado não seja realmente normativo antes da conversão, o pecado pós conversão e ainda mais desconcertante.

Quando temos consciência desse conflito e antecipamos, isso nos ajuda a lidar com ele, não somos pegos de surpresa. Estar prevenido nos ajudará a estar preparados.

John Wesley disse que, a fim de nos protegermos do pecado, precisamos estar conscientes de que seus vestígios permanecem. A falsa noção de que estamos imunes ao pecado suprime toda a vigilância sobre essa natureza pecaminosa. Logicamente meus irmãos, a melhor maneira de nos prevenir contra a vitória da tentação sobre nós e apegarmos a Cristo que em nós habita, Jesus disse que precisamos permanecer nele.

Uma vez que sou agora uma nova pessoa, uma nova criatura, preciso viver de uma nova maneira também. Com alguém em que em Jesus habita, Agora posso viver como Jesus viveu: em absoluta dependência de Deus, em um relacionamento íntimo e profundo com ele, confiando totalmente em Deus não em minha força de vontade.

Para viver a vida cristã Jesus usou imagem de uma videira e seus ramos para descrever o seu novo modo de viver:

Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Pois, assim como um ramo não pode produzir fruto se não estiver na videira, vocês também não poderão produzir frutos a menos que permaneçam em mim. "Sim, eu sou a videira; vocês são os ramos. Quem permanece em mim, e eu nele, produz muito fruto. Pois, sem mim, vocês não podem fazer coisa alguma. João 15:4,5

Jesus "a videira" é a força de vida que flui em nós (os Ramos) produzindo dessa forma frutos (Amor, alegria, paz etc) separado da videira, os Ramos não podem justificar. O poder de gerar filhos não está nos ramos, da mesma forma que o poder de viver uma vida cristã não está em nós.

Na verdade separado de Jesus não podemos fazer nada e é por isso que o apóstolo Paulo disse:

"já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim." Gálatas 2:20

Quando nos separamos de Cristo, sua vida não flui mais em nós, da mesma forma que o Ramos separados da videira não tem mais vida fluindo através deles. Mas nós somos participantes reais da natureza Divina de Cristo:

"E, por causa de sua glória e excelência, ele nos deu grandes e preciosas promessas. São elas que permitem a vocês participar da natureza divina e escapar da corrupção do mundo causada pelos desejos humanos." 2 Pedro 1:4

Não somos Deus, mas Recebemos uma nova natureza. Nossas faculdades foram preenchidas com  vida e poder em Cristo. Permanecer com os meus irmãos significa descansar e confiar em Jesus, que não está fora de nós, julgando-nos, mas dentro de nós capacitando-nos.

 Quanto maior a presença e o poder de Cristo conosco, mais naturalmente permaneceremos. Precisamos acertar nossa narrativa e praticar exercícios espirituais para aprofundar a nossa consciência da Verdade. No final das contas o caminho de Jesus é fácil porque ele declarou que o seu jugo é suave e seu fardo é leve

Os cristãos podem pecar. Mas isso não significa que eles devam pecar. Não fomos feitos para o pecado, nós morremos para ele, mas certamente podemos, iremos pecar. Como cristãos não estamos mais debaixo da lei.

Nenhum conjunto de regras ou listas do que fazer do que não fazer definem o Cristão. Isso não significa que podemos fazer tudo aquilo que queremos.

"Tudo me é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo me é permitido", mas não devo me tornar escravo de nada. 1 Coríntios 6:12

 Nós somos livres meus irmãos para escolher o que fazer e não fazer. Mas precisamos prestar atenção no seguinte: essas escolhas devem ser feitas a luz de quem eu sou e não para determinar quem eu sou

Eu sou alguém em que Cristo habita e isso deve guiar as minhas decisões. Essa atividade será proveitosa para mim? Essa atividade me escraviza?

Esse é o tipo de pergunta que nós fazemos agora pois somos guiados pelo espírito e esse é o segredo para santidade, compreender nossa verdadeira identidade e agir de acordo com ela.

Você meu querido irmão foi destinado a abrigar a plenitude de Deus (2x), ela descreve você e eu, saber essa verdadeira identidade é o segredo para caminhar em santidade meus irmãos

Para concluir eu quero dizer que a vida espiritual não é uma vida de leis e preceitos, mas uma vida de participação, de afeição, amor, uma vida mesclada e misturada com Deus. Esse tempo está carente de homens e mulheres apaixonados por Deus.

Nenhum comentário: