2021/09/09

Homens - Compromisso com Deus.

Texto: Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino. 1 Coríntios 13:11

Bom dia meus amigos e irmãos é um privilégio poder estar aqui novamente junto com vocês e estar compartilhando essa palavra sobre compromisso com Deus para um grupo de homens.

Eu acredito que Deus tem uma palavra ao coração de cada um de vocês e tenho certeza que Grandes Coisas o Senhor fará nosso meio e que essa palavra possa encontrar descanso seus corações e trazer uma prática, uma vivência diferente.

O tema que eu escolhi foi compromisso com Deus e apesar de ser um tema longamente discutido em nossas igrejas, eu acredito que tem muita coisa pra ser trabalhada ainda na perspectiva da temática de homens.

Eu cheguei à conclusão, meus irmãos, que nós homens se quisermos realmente entender e vivenciar essa questão do compromisso com Deus, nós precisamos entender um princípio muito importante. O princípio da hombridade.

Eu acredito meus irmãos que em toda a história humana Nunca houve um momento em que o clamor por homens fortes fosse tão alto, ou que a necessidade de tê-los no mundo fosse tão grande. O mundo, a sociedade, o mundo corporativo, as famílias, a sua família estão carentes de homens com hombridade.

Deus criou os homens para serem líderes e heróis é por causa disso que nós do sexo masculino sonhamos em realizar um ao heroico.

Imagine por exemplo que você tá lá na final da copa do mundo Brasil x Itália (Alemanha não), pênalti para o Brasil no último minuto 0x0 e você é que vai bater o pênalti e você marca goleiro pra um lado bola para o outro, você sai aí então correndo em volta do campo aquela cena inesquecível, aquele momento heroico.

Ou então você vai salvar a mocinha que está amarrada no trilho do trem e você vai lá e salva e vira e o herói da mocinha. Na verdade, nós estamos sempre sonhando em ser os melhores em tudo é algo inato do Homem Foi Deus que colocou isso dentro de nós.

No entanto, longe de levar uma vida forte e recheada de heroísmo, o homem de hoje está lutando para recuperar o senso de hombridade que parece ter desaparecido da face da terra. O fato é que alguma força intangível queridos irmãos castrou a hombridade, qualidade que parece persistir apenas nos livros de história e geografia. E quanto mais o homem tenta agarrá-la, mas ela parece escapar e mais frustrados eles se tornam.

O verdadeiro comprometimento com Deus dê um homem, vem queridos irmãos, na compreensão do que é ser um homem de verdade.

E na busca da realização, autoconhecimento e satisfação pessoal, muitos homens têm esquecido que de fato significa ser um homem de verdade, um herói, um líder, porque nós vendemos nossa moralidade em troca de privilégios econômicos. Nós perdemos a divindade que possuímos porque cedemos aos prazeres da carne e sucumbimos às más influências de hombridade que nos cercam.

Os dias de hoje são dias difíceis meus irmãos, o mundo de hoje vive em um progresso tecnológico, mas tem regredido nas esferas moral e espiritual o Ed Léo ele fala no seu livro homem ao máximo que não é porque o Canibal come com garfo é que ele está melhor como ser humano.

E é por isso que o mundo está clamando por homens capazes de vencer filosofias vazias e restaurar a ordem, a dignidade e a esperança para um mundo que está desesperadamente necessitando de indivíduos que possam tornar-se heróis e Deus chamou você pra esse tempo. Você nasceu neste tempo, é aqui que Deus quer usá-lo.

Deus chamou você pra esse tempo, onde a imoralidade, a ganância, orgulho e o medo das catástrofes econômicas e naturais nos cobram um Alto Preço. Homens que se levantam para defender os valores mais elevados, mais respeito pela família, honestidade, monogamia, heterossexualidade têm sido alvo de zombaria da mídia Liberal.  Mas na verdade eles são como faróis.

"Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. Mateus 5:14

Faróis para grande maioria de pessoas que, apesar do presente declínio cultural procuram conservar os valores morais e comportamento ético e um caráter honesto.

Um homem precisa ser forte para levantar contra o que há de errado e defender o que é certo. O mundo precisa de irmãos, de homens fortes.

Todos nós homens somos chamados a ser homens de verdade a buscar a hombridade somos chamados a ser homens fortes. Esse chamado não se destina apenas a alguns casados, mas a todos os homens. Também se destinam solteiros que estão cansados de ceder às pressões deste mundo e desejam conhecer a força da Verdade e desfrutar dela.

O mundo precisa hoje de homens que tenham a consciência que são homens não saco de batatas. Precisamos de homens que sejam grandes em Hombridade, capazes de reagir a qualquer circunstância que se levante contra a sua hombridade. Não se trata simplesmente de uma convocação para que se coloque em ordem a sua vida, sua família e seus negócios. Mas uma convocação ao comprometimento com Deus. Os maiores homens são aqueles que desenvolvem a disciplina da prática e estilo de vida, que se levantam para Deus e se comprometem com sua palavra.

Jesus é um exemplo perfeito de uma Hombridade. O próprio Senhor Jesus nos deixou através da sua vida ensinamentos e princípios capazes de nos tornar heróis em qualquer circunstância. Ele é o modelo de Hombridade. Os homens de hoje devem adquirir um Paladar pela verdade e resistência contra o pecado se querem atingir o máximo de sua hombridade.

Não tem como você ter compromisso com Deus se você não tem hombridade de falar sempre a verdade. Muitos homens estão se entregando hoje a mentiras, e sofismas de satanás por serem analfabetos funcionais da palavra de Deus. A falta de conhecimento é tão grande entre os homens cristãos no seio da igreja que muitos se encontram amarrados e neutralizados pelo poder das trevas.

 Então se o homem não tiver um sistema de pensamento organizado, os homens sempre estarão, a Mercedes quem o possui.

 Na era atual devemos despertar para a necessidade irmãos, de estudar o que a palavra de Deus, e recuperar o nosso amor pela verdade e renovar nossa mente, a nossa as coisas de Deus e a nossa reverência a Deus.

Nesse processo de busca de hombridade de voltarmos ser aquilo para que Deus nos criou, nós precisamos passar por um processo de maturidade espiritual.

Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino. 1 Coríntios 13:11

Eu sei que estou falando aqui com homens grisalhos e experientes e muitos com certeza eu sentaria e ouviria em vários assuntos e aprenderia muito. Mas maturidade espiritual é a capacidade de ouvir a voz de Deus não tem haver com a idade, mas com o relacionamento que se tem com Deus. Nuca se é jovem ou velho demais para ouvir a voz de Deus.

A primeira coisa que nós precisamos saber sobre a maturidade é que a maturidade não vem com a idade. Nós adquirimos quando passamos a aceitar a responsabilidade pelos nossos atos.

1)    ASSUMA OS SEUS ERROS.

Então o primeiro passo rumo à maturidade espiritual meus irmãos é reconhecer que somos responsáveis pelos nossos próprios pecados e com fé pedir perdão a Deus.

Têm muitos homens sofrendo em seus casamentos, em seus relacionamentos com filhos e profissionais porque tem a simples postura de nunca reconhecer que o erro está nele ( A mulher que tu me deste.

O plano de Deus é que alguém assuma o comando. Homens, isso é com vocês! Em Efésios 5.23, a Bíblia afirma que o homem é o cabeça da casa, e o compara a Cristo, o cabeça da igreja. Trata-se de uma comparação com implicações muito sérias para os homens. A verdade é que, assim como Cristo é o Salvador da igreja e é nele que seus membros encontram solução para os seus problemas, assim também é o homem para a família. As soluções para os problemas da família devem vir dele.

A solução de todos os problemas da família tem de começar pelo pai.

Milhões de homens cometem o mesmo erro desse senhor. Acham-se tão ocupados com sua atividade profissional que deixam com a esposa a tarefa de "escutar os filhos".

E agir assim é abrir mão de uma faceta de sua condição de homem.

São raríssimas as famílias, hoje em dia, em que o homem assume a liderança da casa na solução dos problemas. O mundo está se tornando perito em jogar a responsabilidade em outros.

Um dos presidentes dos Estados Unidos, Harry Truman, acabou sendo uma figura bastante popular no país, por haver colocado em sua escrivaninha, no "Salão Oval", uma plaqueta bastante singular, com os dizeres: "As transferências de culpa terminam aqui". As transferências de culpa terminavam em sua mesa. Ele entendera que a verdade, por mais dura que fosse, era uma das marcas do verdadeiro líder.

Jogar a culpa em outros é uma tentativa de nos justificarmos. O sentido básico de justificar-se é tornar-se justo. Portanto, a autojustificação não passa de um recurso que utilizamos para ficar bem com nós mesmos. A prática da autojustificação iniciou-se no Éden e continua até hoje.

Todo homem terá de prestar contas de seus atos, e irá prestá-las somente a Deus. Daí a grande importância do Calvário, onde Cristo morreu. Ele é o único para quem podemos transferir nosso pecado e receber o perdão de Deus. O Calvário é o único lugar onde podemos ficar livres da culpa.

A sociedade está sofrendo as trágicas consequências do fato de os homens estarem tentando encobrir seus erros, seus pecados e equívocos. Há muitos que preferem deixar seu casamento fracassar, a confessar seu pecado e comunicar vida nova a seu relacionamento conjugal. Há outros que preferem deixar sua firma falir, a reconhecer suas falhas e instilar nela vida nova. Há outros que preferem deixar os filhos fugir de casa, frustrados, a assumir seus defeitos e tentar acertar seu relacionamento com eles.

O homem que se nega a confessar seus próprios pecados, que prefere omitir-se e acaba deixando que os problemas destruam os membros de sua família, é um covarde.

Quem tenta fugir a essa responsabilidade está se escondendo de Deus. Quem se recusa a reconhecer a existência de problemas está fugindo da realidade.

Meu irmão, Deus espera que você, como o homem da casa, assuma a liderança. Ele já lhe deu sua Palavra. E através do seu próprio Espírito, ele o mune do melhor recurso que existe - a sabedoria divina. De posse da Palavra e da sabedoria, ele espera que você encontre as soluções.

Este é o desafio que agora lhe proponho: conhecer a Deus, conhecer a si mesmo, conhecer sua família e fazer com que a transferência de culpa termine em você. Assumir seus erros é ter compromisso com Deus.

2)    ASSUMIMOS A POSTURA DE HOMEM DE DEUS

Deus já o vê como homem de Deus. Em toda casa há um sacerdote. Deus determinou que o homem exerça essa função. Homens, vocês são homens de Deus onde quer que vocês estejam, vocês são sacerdotes da família, quer tenham estudado teologia ou não.

Meu amigo, você é o sacerdote, quer creia nisso ou não; quer assuma essa missão e a pratique, ou a ignore. É tarefa do sacerdote, além de servir a Deus, ministrar espiritualmente àqueles que foram confiados aos seus cuidados. Isso não significa que a família só vem a Deus através do homem. Mas, como sacerdote, o homem tem de ministrar à esposa e aos filhos.

Mas esse ministério precisa ser desenvolvido. É preciso ser homem de verdade para realizá-lo com sucesso. E Deus, em seu "Manual", fornece-nos todas as orientações necessárias.

A maioria dos homens não reconhece que tem de exercer o ministério de sacerdote em seu lar. O sacerdócio do homem não se restringe a determinados dias e horas. É inerente à vida dele.

Ele ministra o tempo todo - quando vende um carro, quando contrata um serviço, quando toma decisões na empresa. Em tudo que faz, ele está ministrando. Muitos homens, depois de passar o dia todo ministrando a outros, ao chegar em casa à noite não têm a menor disposição de ministrar à família.

Homens, vocês não têm outra alternativa. Foi Deus quem os chamou para serem os sacerdotes. Isso é ter compromisso com Deus.

3)    AMAMOS A DEUS COM TODO O FERVOR E NÃO DEIXAMOS A GLÓRIA SE DISSIPAR

Deus nos ama como somos, mas o seu amor por nós é grande demais para nos deixar como estamos. As pessoas ouvem o que sai da nossa boca, mas é a partir do que somos, que elas aprendem. Nossos atos mostram quem a gente é. As ações falam bem mais alto que as palavras.

Há tantos anos atrás, quando você começou a servir a Deus, a glória do Senhor enchia tudo o que você fazia. Você aprendeu a trabalhar, a adorar o Senhor, a discipular homens, a falar de Cristo, a ensinar. Agora é um cristão experiente, reconhecido, mas morto.

Talvez ainda não esteja morto de fato, mas na melhor das hipóteses, está num nível mediano. Com os anos, o relacionamento foi perdendo a graça e amornando. A glória da lua-de-mel já se foi há tempos. O encanto, a admiração, a paixão e o amor se esfriaram ou perderam o vigor. As coisas já não são como antes.

Glória passada. Muitos cristãos, que já ofertaram com sacrifício e com o mesmo desprendimento com que se consagraram ao Senhor, já não vêem com bons olhos a bênção de ofertar. Usam de sarcasmo ao acusar o ministério de interesseiro, mas não percebem que o motivo de não desejarem mais contribuir está no fato de terem perdido a visão de alcançar os perdidos, conclui.

No Antigo Testamento, lemos que Salomão orou e a glória do Senhor encheu o templo. O tempo passou, e o templo continuou lá. Porém, o ouro se foi. Em seu lugar, foi posto bronze - um sinal de que a glória se dissipara. A realidade de antes já não existia mais.

No Monte da Transfiguração, Pedro quis construir três tendas e permanecer ali, diante da glória de Jesus. Mas o Senhor não o permitiu. Sua glória não poderia ser confinada a uma tenda, mas deveria habitar num tabernáculo edificado "não por mãos humanas" (Mc 14.58).

Nossa natureza humana, carnal, procurará sempre diminuir a tensão, ir devagar e acomodar-se, em vez de se submeter às disciplinas do espírito faminto e sedento de Deus, e de estudar a Palavra e de orar diariamente e de desejar participar daquilo que o Senhor está fazendo na Terra neste momento!

Irmãos, não podemos deixar o fogo apagar. Temos de arder em chamas por Cristo."

Antes de receber baixa, o General MacArthur declarou:

"Os velhos soldados nunca morrem, eles simplesmente se desvanecem."

Isso pode ser verdade em relação ao corpo, ao mundo, à Terra e ao homem. Mas não o é em relação a Deus!

Eu quero ser cheio de fervor pelo Senhor até morrer!

Afinal, por que deixar de aproveitar o melhor da vida, que é o presente? Os "bons tempos" de nossa vida não estão no passado; o hoje é o melhor dia da nossa existência!

A glória de Deus nunca se apaga. As pessoas, sim, perdem o vigor.

A glória divina é a mesma ontem, hoje e será eternamente.

Fomos regenerados "para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros " (1 Pe 1.4). Faça bom proveito dela, pois ela durará para toda a eternidade. Isso é compromisso com Deus.

Homens busquem hombridade e entenderão o que é compromisso. Deus tem Fé em você... seja homem.  Ilustração pg 53 homens fortes

Nenhum comentário: