2021/03/01

Ele me amou e se entregou por mim

Texto: Efésios 2:4-5.

"Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas transgressões, nos vivificou juntamente com Cristo".

Eu quero que todos os que crêem em Cristo desfrutem ao máximo do fato de serem amados por Deus. Você sente que Deus te ama especialmente?

E eu quero que Deus seja engrandecido ao máximo por nos amar como ele ama. Esse amor é incomparável, digno de ser anunciado a todo mundo com toda força dos nossos pulmões.

É por isso que deve ser importante para mim e para você o que Jesus realmente realizou por nós quando ele morreu.

Existe uma maneira comum de pensar sobre a morte de Cristo que deprecia a nossa experiência em relação ao seu amor.

 Trata-se de pensar que a morte de Cristo não expressou mais amor por você do que por qualquer outra pessoa na raça humana.

Como se você pensasse assim. Eu sei que Deus morreu por mim, mas O fez porque já iria fazer por outros também. Eu sou apenas mais um no universo do amor por Deus.

Se você pensa no amor de Deus por você através da morte de Jesus dessa maneira, você não vai desfrutar de ser amado por Deus tanto quanto você realmente é.

Querido irmão (ã) acredite ou não, o amor de Deus por sua vida foi individual, foi uma escolha dEle te amar. E se você fosse a única pessoa nesta terra que precisasse de resgate, ele enfrentaria tudo que enfrentou só por você.

Sinta-se Especialmente Amado por Deus. você é tão amado por Deus que ele o fez amá- lo.

"Nós amamos porque Ele nos amou primeiro" (1João 4:19)

No planeta não existe luz, a não ser aquela que vem do sol; e no coração do ser humano não existe amor verdadeiro por Jesus, a não ser aquele que vem do próprio Senhor Jesus.

 Todo nosso amor por Deus precisa brotar da fonte transbordante do Seu infinito amor.

Esta deve sempre ser uma verdade clara e sublime: que nós O amamos por nenhuma outra razão além da que Ele nos amou primeiro.

Alguém pode estudar os feitos de Deus e pode sentir uma fria admiração, no entanto, o calor do amor só pode arder no coração pelo Espírito de Deus.

Que maravilha que, depois de termos nos rebelado contra Ele, ao revelar esse amor surpreendente, Ele procurasse nos receber de volta.

Jamais teríamos um grão de amor por Deus a menos que isso tivesse sido implantado em nós pela delicada semente de Seu amor.

O amor é o principal atributo de Deus e é também o que mais nos atrai a Ele.

 Na Sua infinita sabedoria Ele nos tem como coroa da Sua criação e nos tem mostrado, com Seus atos de misericórdia, o que é o verdadeiro amor.

Amar é dar-se sem querer nada em troca, "Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos" (João 15:13).

Foi assim que Deus demonstrou o Seu verdadeiro amor por nós: entregou o Seu Filho Unigênito para morrer em nosso lugar, "para que por ele vivamos" (1João 4:9).

1. O AMOR QUE NOS ATRAI

Deus nos diz, através da Sua Palavra: "Com amor eterno te amei; também com amável benignidade de atraí" (Jr 31:3).

Não importa o nosso estado de vida e o quanto temos nos distanciado dEle, Ele nos ama e deseja perdoar todos os nossos pecados.

Ele nos criou e se importa com cada um de nós, em particular e de maneira incondicional. Deus nos ama porque Ele é amor.

Quando Ele criou o universo viu que tudo era bom, mas ao criar o homem disse que era muito bom. Ele se satisfez em nos criar e quer ter conosco um relacionamento de Pai.

O Seu amor vai além da nossa compreensão. A Bíblia nos diz que Deus nos amou de tal maneira e tão acima da nossa compreensão, que nos deu o

que Ele tinha de mais precioso, Jesus, Seu único filho.

Ministrar

#Volte para os braços de amor do pai.

# vc que esta frio se aqueça no amor do pai.

# experimente ainda mais esse amor

2. O AMOR QUE NOS TRANSFORMA

Deus quer nossa fé, nosso amor e nossa obediência.

Ele quer que confiemos n'Ele com toda as nossas forças e que não nos apoiemos no nosso próprio entendimento (Pv 3:5-6).

Deus tem sempre uma ideia melhor e um plano perfeito para nossa vida. Basta que deixemos que Ele nos guie e que busquemos estar no centro da Sua vontade.

 Ele não busca em nós a perfeição. Ele só quer que estejamos prontos para servi-lo e que sejamos humildes para aceitar que precisamos da Sua ajuda para mudar.

Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.

2 Coríntios 3:18

somos novas crianças aturas

E neste processo transformador o mais importante é que tenhamos um coração aberto e disponível para Ele. Se nosso coração for submisso a Deus, Ele trabalhará em nossa vida e mostrará o que precisa ser mudado.

3. O AMOR QUE NOS MANTÉM PRÓXIMO E NÃO DESISTE

Deus está mais perto de nós do que podemos imaginar: "Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade" (Sl 145:18). Ele trabalha ativamente em nosso favor, pois está presente em nossa vida.

Ele não reside em um lugar distante, pois os seus olhos estão postos sobre nós e está pronto para nos ajudar a resolver os problemas aparentemente insolúveis.

É engano pensar que o amor de Deus por nós aumenta ou diminui de acordo com nosso comportamento. Não é assim.

Ele não nos ama pelo que somos ou pelo que fazemos de bom, Ele nos ama porque pertencemos a Ele.

Enquanto o amor do homem está fadado a falhar, esquecer ou acabar, o amor de Deus nunca falhará, sempre será um amor fiel e presente. Amém!

Eu perguntei se você já se sentiu especialmente amado por Deus por causa de Efésios 2:4-5? "Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas transgressões, nos vivificou juntamente com Cristo".

Seis coisas se destacam aqui em Efésios 2:4-5.

1. O termo "grande amor".

"Por causa do grande amor com que nos amou". Este termo é usado somente no Novo Testamento. Pense nisso. Deus ama os seus com um "grande amor". Certamente Paulo escreve esta passagem para que nós possamos nos deleitar em sermos amados grandemente.

2. A grandeza peculiar deste amor que move Deus a "nos vivificar".

"Por causa do grande amor com que nos amou, Deus nos vivificou." Seu grande amor é a causa da nossa vida. A nossa vida não causou a grandeza do seu amor por nós. É o contrário. A grandeza do seu amor nos vivificou.

3. Antes dele nos vivificar, nós estávamos "mortos".

"Ainda quando estávamos mortos em nossas transgressões, Deus nos vivificou."

Existe a possibilidade de vivermos enquanto mortos? sim

Jesus disse, "Deixe que os mortos sepultem os seus próprios mortos" (Lucas 9:60). Antes que Deus nos vivificasse, nós vivíamos mortos.

Nós podíamos respirar, pensar, sentir e querer. Mas nós estávamos espiritualmente mortos. Estávamos cegos para a glória de Cristo (2 Coríntios 4:3-4);

O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.            2 Coríntios 4:3,4

Neste estado tínhamos o coração endurecido para a sua lei e não podíamos nos sujeitar a ele (Efésios 4:18, Romanos 8:7-8),

Eles estão obscurecidos no entendimento e separados da vida de Deus por causa da ignorância em que estão, devido ao endurecimento dos seus corações. Efésios 4:18

a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à lei de Deus, nem pode fazê-lo. Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus. Romanos 8:7,8

e nós não éramos capazes de discernir as coisas espirituais (1 Coríntios 2:14).

Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente. 1 Coríntios 2:14

Somente Deus poderia superar o nosso estado de morte para que pudéssemos ver a glória de Cristo e crer (2 Coríntios 4:6).

Pois Deus que disse: "Das trevas resplandeça a luz", ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo. 2 Coríntios 4:6

É isso o que ele fez quando ele "nos vivificou" (Efésios 2:5).

deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos. Efésios 2:5

4. Deus não vivifica a todos.

O que ocorreu com você para trazê-lo à fé, não acontece a todos. E lembre-se, você não merece ser vivificado. Você estava morto. Você era "por natureza um filho da ira, como o resto da humanidade" (Efésios 2:03).

Você não fez nada para convencer Deus a torná-lo vivo. Isso é o que significa estar morto.

5. Portanto, o grande amor de Deus por você é realmente por você, especialmente por você.

Não é simplesmente um amor comum por todos. Caso contrário, todos seriam espiritualmente vivos. Ele escolheu especificamente você para ser vivificado. Você não merecia viver mais do que qualquer outra pessoa. Mas, por razões insondáveis, ele estabeleceu seu grande amor especialmente em você.

6. Ele não foi injusto com ninguém. Pois ninguém merece ser salvo.

Ninguém merece ser vivificado. Todos nós pecamos e merecemos a morte (Romanos 3:23, 6:23).

pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, Romanos 3:23

Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 6:23

Ele poderia ter deixado todos nós no estado de morte durante a nossa rebelião, e ainda assim não teria feito nada de errado.

Mas se você já viu a sabedoria da sua cruz, e confiou em sua promessa, e apreciou a sua glória, ele o fez vivo.

 Ao contrário de muitos outros, não mais mortos do que você, você foi grandemente amado.

4. O Amor Especial da Nova Aliança

Agora veja a conexão com a morte de Cristo. Quando Jesus morreu, ele nos garantiu a remoção do nosso estado de morte, e nos comprou o dom da vida e da fé.

Em outras palavras, "o grande amor" de Deus pôde nos vivificar, porque em Cristo, este mesmo grande amor proporcionou a punição para todos os nossos pecados e a provisão de toda a nossa justiça.

Nós sabemos disso porque Jesus disse na Última Ceia: "Este cálice que é derramado por vós é a nova aliança no meu sangue" (Lucas 22:20).

O sangue de Jesus é o preço que Deus pagou para estabelecer a nova aliança. E a nova aliança, na sua essência, é Deus garantindo, através do sangue de Jesus, corações vivos para pecadores mortos.

"Farei uma nova aliança. . . . Eu lhes perdoarei a maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados" (Jeremias 31:31, 34).

"Retirarei deles o coração de pedra e lhes darei um coração de carne" (Ezequiel 11:19).

"Porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos" (Ezequiel 36:27).

Cristo não comprou a possibilidade para que você possa levantar-se dos mortos. Ele comprou sua ressurreição. Por causa de um grande amor por você, em especial.

Sinta a Grandeza do Seu Amor por Você

Então quando Efésios 2:4-5 diz: "Por causa do grande amor com que nos amou, Deus nos deu vida", e Lucas 22:20 diz que o sangue de Jesus estabelece a nova aliança, e Ezequiel 11:19 diz que na nova aliança Deus nos dá um coração vivo, nós sabemos que o derramamento do sangue de Jesus foi uma expressão do grande amor que nos deu vida.

E é isso que como cristãos devemos entender e  apreciar.

 O grande amor que Deus tem por você não é o mesmo amor que ele tem por toda a raça humana.

 O amor que Deus tem por você o moveu a torná-lo vivo quando você não podia fazer nada para tornar-se vivo. E esse mesmo amor o levou a comprar a sua vida com a morte de seu Filho.

Portanto, quando você disser com o apóstolo Paulo: "Ele me amou e se entregou por mim" (Gálatas 2:20), sinta a grandeza das palavras "Ele me amou." Ele me amou.

Nenhum comentário: