2021/03/01

Oração

Orai sem cessar (1Ts 5.17)

A oração é derramar o coração e a alma de modo sincero, consciente e afetuoso através de Cristo

Por que você ora?

Não seja rápido demais dando uma resposta qualquer. Leve um momento para pensar, honestamente, o que te leva a orar?

Talvez a sua motivação possa ser descoberta com outra pergunta: Quando foi a última vez que você orou? (Estou falando da nossa vida de oração particular, não de uma oração antes de uma refeição ou em um pequeno grupo).

Penso eu que, de certa forma, somos tentados a ver a oração apenas como um veículo para levar a Deus nossa lista de desejos, necessidades e vontades.

Se este for o caso, oraremos apenas quando algo estiver fora do nosso alcance. Sim, a oração é feita para esses propósitos também ("Dá-nos hoje o pão para este dia"), mas a oração é muito mais do que isso.

Quero que você saia daqui com um forte desejo de orar mais, de se entregar mais em oração.

Quando o nome de Deus é invocado – quando o chamamos pelo modo como ele se revela, pelos seus atributos, fazemos um reconhecimento, para nós mesmos, nossa própria consciência, que Deus é Deus. Ele é Deus acima de tudo e de todos. Ele reina, governa, exerce domínio. A oração é o meio pelo qual nós na pratica entendemos e vivemos essa verdade.

Na oração Deus é reconhecido como Pai, como provedor, como protetor, como refúgio, segurança, direção, bússola, âncora. Deus é chamado perdoador, clemente, misericordioso, bondoso e amor.  E Ele é tudo isso mesmo.

A oração é um milagre. Pense nisto: O Deus vivo, criador dos Céus e da terra, ouve as palavras, os murmúrios e até os sentimentos e impressões dos seres humanos. Mais ainda, ele atende. Ele intervém em tudo isso.

Cedo na vida cristã aprendemos o valor da oração. A oração envolve todo o ser do adorador. Envolve a alma, a emoção, os sentimentos, o intelecto.

O apóstolo Paulo diz para a jovem igreja em Tessalônica que esta deveria orar. E orar sem cessar. O que quer dizer isso? Como assim, sem cessar?

Aquelas pessoas estavam lidando com perdas, sofrimento e incertezas. Paulo recomenda a oração.

Elas estavam lidando com a morte e a incerteza do que a morte trazia. Paulo diz a eles que deviam orar sem cessar. Mas como alguém pode orar sem cessar?

Paulo meus irmãos estava fazendo referencia à perseverança na oração. Eles estavam tão assoberbados, tão exaustos e perturbados com os dramas de suas vidas e com as lutas, que talvez poderiam esquecer de buscar a direção de Deus.

Parece que guardando as devidas proporções o mundo de hoje está vivenciando os mesmos dilemas.

Paulo já havia falado sobre o valor de se perseverar na oração, como vemos em Romanos 12.12.

Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração. Romanos 12:12

 Assim, Paulo está lembrando os tessalonicenses que nossa adoração a Deus, nossa comunhão com Deus não pode ser comprometida por circunstâncias.

Mas, ainda mais do que se lembrar de orar, Paulo traz a ideia de que a oração deve ser algo constante na experiência do cristão.

Em Romanos 1.9, Paulo diz aos romanos que "incessantemente" faz menção deles em oração, diante de Deus. Em Efésios 6.18 Paulo mesmo orienta os cristãos de Éfeso a orar o tempo todo no espírito.

Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos. Efésios 6:18

 Isto é um convite de Paulo para o cristão tornar suas lutas, em seus motivos de oração.

A oração não precisa (e nem deve) ser aquela coisa mecânica, repetitiva, sem vida ou sempre solene. Jesus critica os fariseus que oravam para ser vistos pelos homens.

 A oração pode ser como nos salmos. Mais de 60 salmos são orações, ou, como alguém já disse, "escola de oração".

Neles vemos a pessoa que ora dizendo para Deus o que está sentindo, o que está vendo e como está vendo as coisas. No fim, ele afirma seu amor a Deus, sua confiança, mas também expressa suas dúvidas, temores, tristezas e incertezas.

Orar sem cessar é tornar as questões do dia a dia em seu motivo de oração. É viver "coram Deo", face a face diante de Deus,( Coram Deo é uma expressão teológica em latim cunhada no século XVI) de modo que, na medida que o dia passa, as questões com as quais você lida são colocadas naturalmente diante de Deus.

Suas dúvidas, dilemas, lutas, vitórias e fracassos, coisas pequenas e coisas grandiosas, são colocadas diante de Deus, como um desabafo humano, uma busca por direção, consolo e auxílio. Em todo tempo.

Faz-se necessário acrescentar que a oração deve ser feita  através de Cristo. Caso contrário, cabe duvidar se é oração, mesmo que se empregue muita pompa e eloquência.

Cristo é o caminho pelo qual a alma tem acesso a Deus, e sem o qual é impossível que um único desejo chegue aos ouvidos do Senhor dos Exércitos:

E eu farei o que vocês pedirem em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho. O que vocês pedirem em meu nome, eu farei". João 14:13,14

Agora, isso não quer dizer que todos os que proferem o Nome de Cristo em suas orações estão realmente orando em Seu nome.

Porque o achegar-se a Deus através de Cristo é a parte mais difícil da oração. O homem pode mais facilmente experimentar Suas obras, e até mesmo desejar sinceramente Sua misericórdia, do que pode ir a Deus através de Cristo.

Aquele que vem a Deus através de Cristo deve conhecê-lo primeiramente: pois aquele que se achega a Deus deve crer que Ele existe.

Somente o Pai pode revelar a este Cristo. E vir por meio de Cristo é um poder de Deus que é dado à alma para abrigar-se na sombra do Senhor Jesus, como aquele que se abriga em um refúgio.

Por isso, Davi chama, muitas vezes, de seu escudo, torre, fortaleza, rocha de confiança, etc. E dá-Lhe esses nomes, não só porque Ele venceu seus inimigos, mas porque achou favor junto a Deus Pai. Para Abraão foi dito: "Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo", etc. (Gênesis 15:1).

Então, quem se aproxima de Deus por meio de Cristo deve de ter fé, por meio da qual é revestido por Ele, e Ele aparece diante de Deus.

"Quem nos condenará, então? Ninguém, pois Cristo Jesus morreu e ressuscitou e está sentado no lugar de honra, à direita de Deus, intercedendo por nós." Romanos 8:34

 Como funciona isso?Pois bem, aquele que tem fé é nascido de Deus, nascido de novo, e, portanto, torna-se um de Seus filhos, em virtude disto está unido a Cristo e  é feito um membro seu.

Por conseguinte, uma vez que foi feito um membro de Cristo, tem acesso a Deus. Deus coloca o Espírito no coração deste pobre homem, de modo que agora se achega a Deus em virtude dos méritos de Cristo, em virtude de Seu sangue, Sua justiça, Sua vitória, Sua intercessão.

 E este está perante Ele, sendo aceito em Seu Filho amado. Sendo assim, esta pobre criatura torna-se membro do Senhor Jesus, e, portanto, tem acesso ao trono de Deus, em virtude desta união, uma vez que o Espírito Santo também está nele, habilitando-o a derramar sua alma diante de Deus e a ser ouvido, por isso oramos em nome de Cristo.

Orar é derramar o coração e alma de modo sincero, consciente e afetuoso diante Deus por meio de Cristo, no poder e ajuda do Espírito. Essas coisas dependem de tal modo umas das outras, que é impossível que haja oração sem que todas elas cooperem.

Por mais excelente que seja o nosso discurso, Deus rejeita toda súplica que não possua estas características.

Se não se derrama o coração sincera, consciente e afetuosamente diante dEle, e isso por meio de Cristo, não se faz outra coisa senão um mero esforço de lábios, o que está longe de ser agradável aos ouvidos de Deus.

Assim também, se não é no poder e ajuda do Espírito, é como o fogo estranho que ofereceram os filhos de Arão (Levítico 10:1).

A maior parte dos cristãos entra precipitada na oração sem considerar a maneira, o propósito, o contexto, ou as consequências das suas orações.

Demais vezes encaram a oração como encaram apressadamente o cardápio do restaurante de fast food.

Logo pedem o que não querem, o que não satisfarão mas, são apressados demais ir pra casa para preparar uma refeição equilibrada que seria mais satisfatória e nutritiva.

Este quadro representa a vida de oração da maioria. Porém, as orações bíblicas são designadas com propósito, são equilibradas, realizadoras e cheias de nutrição. A Bíblia nos dá três tipos de oração para o santo entrar na presença de Deus.

O primeiro tipo de oração é uma busca para falar com Deus por causa da devoção por Ele. Carrega a ideia de respeito reverencial com calmaria.

É buscar contato com Deus com o reconhecimento que está entrando na presença literal da santidade absoluta.

A devoção a este tipo de oração faz-nos pisar com um maior grau de reverência à terra santa diante do trono do Deus Todo-Poderoso.

O segundo tipo de oração vem pelo estudo da palavra que expressa a nossa necessidade, urgência ou desejo para ajuda especial.

Reconheça a nossa incapacidade e insuficiência. Não se trata de uma lista cheia de desejos carnais. É a entrega de um pedido urgente e biblicamente válido.

O terceiro tipo de oração é a intercessão para o bem dos outros. É uma intervenção proposital.

Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ação de graças por todos os homens; pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranqüila e pacífica, com toda a piedade e dignidade. Isso é bom e agradável perante Deus, nosso Salvador,1 Timóteo 2:1-3

Aprender a orar corretamente é saber lutar a guerra espiritual. Oração não deve ser desperdiçada.

Cristãos devem aprender a respeitar e confiar em oração.

A oração bíblica não é uma exposição de palavras grandiosas proferida numa linguagem corporal extravagante.

A oração bíblica busca somente os ouvidos e os olhos de Deus. Seu propósito é assegurar a atenção do Deus santo e eterno, tal oração é executada com a maior reverência devida a Ele. Oração eficaz depende destes três tipos de oração bíblica.

Uma das coisas que mais amo em uma oração (e também que me desafia o máximo, como no Pai Nosso), é que ela começa com rendição.


https://youtu.be/NMlnUB98d3I


Nenhum comentário: