2021/03/01

NA PALMA DA SUA MÃO É O LUGAR EM QUE PRECISO ESTAR

Eis que eu gravei você nas palmas das minhas mãos Isaías 49:16

INTRODUÇÃO: 

  Queridos irmãos Eis que eu te gravei nas palmas das minhas mãos – este é contra argumento do Senhor em resposta à queixa de Sião em Isaías 49:14.

 Sião, porém, disse: "O Senhor me abandonou, o Senhor me desamparou". Isaías 49:14

Sem dúvida, uma parte da maravilha que está concentrada na palavra "eis" é incrementada pela lamentação incrédula proferida anteriormente por Sião.

Quão admirada a mente divina parece estar com esta incredulidade ímpia! O que pode ser mais espantoso do que os temores e dúvidas infundadas do povo de Deus?

Os israelitas estavam se sentindo abandonados pelo Senhor, era um sentimento irreal, fantasioso, mas estavam se sentindo assim. Abandonados.

Logos Eles que viram o agir de Deus nas 10 pragas do Egito, logos eles que tiveram o mar vermelho aberto para que eles passassem a pé, logo eles que viram da rocha sair água, logo eles que venceram batalhas uma atrás das outras contra povos muito mais fortes do que eles, logo eles que viram o sol parar para que eles vencessem uma batalha. Logo eles.

É de se admirar com essa lamúria infundada, sabe o que é pior de tudo isso é que muitas vezes também nos sentimos assim. Esse sentimento de abandono nos assola também, quando passamos por provações, muitas vezes nos sentimos assim quando passamos por lutas e aflições.

As aflições não nos faltam neste mundo queridos irmãos. Muitas são as aflições do justo, diz o SALMOS 34:19b. É praticamente impossível não viver uma passagem pelo deserto e é difícil não passar por lutas e sofrimentos aqui nesta vida passageira.

  Deus não promete uma vida sem sofrimentos. Também não sabemos prever os caminhos que teremos de passar. Jesus em certa ocasião disse: "escolhei o caminho estreito". Quando pensamos nesta passagem, logo vem à mente: o que vem pela frente não é nada fácil!

É nestes momentos que loucamente agimos como o povo de Israel, nos sentimos abandonados, sozinhos, duvidamos de Deus e de suas promessas, nos sentimos raivosos e amargurados com o Senhor.

Onde você estava quando mais precisei? É como se um branco cegasse nossas lembranças passadas sobre tudo que Deus fez, está fazendo e ainda fará em nossas vidas. Como somos maus!!! Deus tem misericórdia de nossas vidas.

  Mas Deus na sua infinita bondade e misericórdia sempre deixa um oásis no deserto, para que passemos a enxergar os milagres da Divina providência; ou seja o descanso, o matar da sede e da fome, ainda melhor; o refrigério da nossa alma.

Moisés, depois de muito tempo andando no deserto, já exausto e cansado de uma longa jornada rumo ao um lugar que nem mesmo ele sabia ao certo; depois de muita sede e cansaço, enxergou uma palmeira no deserto.

O que isto significa? Significa que Deus se manifesta no teu deserto, como uma fonte de vida.

A palmeira é uma árvore que consegue sobreviver em lugares difíceis, porque ela tem as características da sobrevivência. Quando o fogo queima sua casca, ela renasce das cinzas; porque a seiva corre pelo seu interior.

Pense nisto, Deus está dentro de você, então você sempre sobreviverá às intempéries desta vida, pois o Espírito Santo está dentro de você e você tem a marca da Bênção.

A amável palavra de repreensão da parte de Deus deveria nos fazer corar de vergonha. No verso 15 ele diz:

O Senhor responde: "Será que uma mulher pode se esquecer do filho que ainda mama, de maneira que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, porém, não me esquecerei de você. Isaías 49:15

Para corrigir essa desconfiança, ele acrescenta aos protestos uma exortação cheia do mais doce consolo. Por uma comparação apropriada, ele mostra quão forte é seu carinho e cuidado em relação ao seu povo, comparando-se a uma mãe, cujo amor pelos filhos é tão forte e ardente, que deixa para trás o amor de um pai.

 Assim, ele não se satisfez em propor o exemplo de um pai (que em outras ocasiões costuma empregar), mas, para expressar sua afeição muito forte, optou por se comparar a uma mãe e os chama não apenas de " filhos ", mas o fruto do (ventre) útero, em relação ao qual geralmente há um afeto mais quente.

Que afeição incrível sente uma mãe por seus filhos, que ela ama no peito, amamenta no peito e cuida com carinho, para que passe noites insones, se desgasta pela ansiedade contínua ela se esquece!

E esse cuidado se manifesta, não apenas entre os homens, mas também entre os animais selvagens, que, embora sejam por natureza cruéis, ainda assim são gentis.

Mesmo se eles esquecerem. Como às vezes acontece que as mães degeneram em monstros que excedem cruelmente os animais selvagens e esquecem "o fruto de seu ventre", o Senhor declara em seguida que, mesmo que isso deva acontecer, ele nunca esquecerá seu povo.

A afeição que ele tem por nós é muito mais forte e mais quente que o amor de todas as mães. Também devemos ter em mente as palavras de Cristo,

"Se vós, sendo maus, sabes dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai celestial?" ( Mateus 7:11 .)

Os homens, embora por natureza depravados e viciados em amor próprio, estão ansiosos por seus filhos. O que Deus fará, quem é a própria bondade? Será possível ele deixar de lado o amor de um pai? Certamente não.

Embora, portanto, deva acontecer que as mães (o que é uma coisa monstruosa) abandonem seus próprios filhos, mas Deus, cujo amor pelo seu povo é constante e incessante, nunca os abandonará.

Em uma palavra, o Profeta aqui nos descreve o cuidado inconcebível com o qual Deus vigia incessantemente nossa salvação, para que possamos estar plenamente convencidos de que Ele nunca nos abandonará, embora possamos ser atingidos por grandes e numerosas calamidades.

Então ele pronuncia o nosso texto em tela: Eis que eu gravei você nas palmas das minhas mãos Isaías 49:16

Ele disse: "Como posso esquecer vocês, se os gravei nas palmas de minhas mãos? Como ousam duvidar de minha constante lembrança, quando o memorial está colocado em minha própria pele?"

A incredulidade é um estranho prodígio! Não sabemos de que nos admirarmos mais: A fidelidade de Deus ou a incredulidade de seu povo.

Eis nas palmas das minhas mãos. Deus através de Isaias está descrevendo o cuidado inconcebível que Ele exerce em relação a nós.

Todos nós conhecemos o significado de um provérbio comum: "nós o temos nas pontas dos dedos", quando temos algo totalmente e profundamente fixo em nossa memória.

Moisés, quando recomenda meditação constante sobre a Lei, diz: "Tu os prenderás por sinal na tua mão;" isto é, eles devem sempre ter os mandamentos de Deus colocados diante de seus olhos. ( Deuteronômio 6: 8. )

Alguns estudiosos dizem que supõe que é uma alusão a alguma prática comum entre os judeus da época, fazer marcas nas mãos ou nos braços por meio de perfurações na pele com algum sinal ou representação da cidade ou templo, para mostrar seu zelo e carinho por isso.

 Ele agora faz uso da mesma comparação; como se ele tivesse dito: "Não posso olhar para minhas mãos sem te ver nelas; Eu te carrego gravado no meu coração, para que nenhum esquecimento possa apagá-lo; em uma palavra, não posso te esquecer sem me esquecer. "

É verdade que Deus não tem mãos nem forma corporal; mas as Escrituras acomodam-se à nossa fraca capacidade, de modo a expressar a força do amor de Deus para conosco.

  Portanto, temos que descansar no Senhor. Isto implica em uma atitude: agarrarmos nessa verdade e viver nossas vidas na dimensão do amor desse Deus tão pessoal que nos gravou nas palmas de suas poderosas mãos.

  Gostaria de meditar contigo, três grandes benefícios desta ação.

PRIMEIRO BENEFÍCIO:

- É O BENFÍCO DO LIVRAMENTO

  O Salmos 34:19 diz que muitas são as aflições do justo; mas o Senhor de todas nos livra.

  No Salmos 23:4, a Palavra do Senhor é bem categórica. "Ainda que eu andasse pelo vale da sobra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam."

No Salmos 91 também menciona: Que Deus dará ordens aos seus anjos, para que te guardem em todos os seus caminhos. (Ler salmo 91)

Você quer ter este benefício meu irmão e minha irmã? Agarra-se a essa verdade, desenvolva sua intimidade com esse Deus que tanto te ama...

SEGUNDO BENEFÍCIO:

- É O DESFRUTAR DA VIDA

  Sabe o que os problemas nos trazem? Muitas preocupações e às vezes desespero. Uma das mais bem sucedidas estratégias de Satanás, é nos trazer problemas para resolver; principalmente àqueles que nós temos muitas dificuldades de encontrar soluções ou até mesmo; sem nenhuma.

  É aí que Deus tem uma estratégia maravilhosa e difícil de ser aplicada pelos Seus filhos. Enquanto nosso inimigo, usa a estratégia de nos confundir qual caminho que devemos seguir para alcançarmos o êxito da vitória sobre nossos problemas e aflições;

Deus nos aponta através de Seu filho Jesus a solução: "vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados, Eu vos aliviarei"  Mateus 11.28

  Quando Deus criou o homem, onde Ele o colocou? "PARAÍSO". Ele colocou o homem em um lugar lindo cheio de vida para que ele desfrutasse das maravilhas que Deus havia feito para ele e não só isso Deus vinha diariamente visitá-lo para que o homem desfrutasse de sua presença.

  Por que então, temos tanta dificuldade de achar o caminho de volta? Sim, o caminho de volta! Porque nesta vida o que melhor sabemos fazer, é se perder!  presença, vontade...

Enquanto andamos vagando e perambulando por caminhos cheios de espinhos; Deus tem uma estrada totalmente pavimentada e sem buracos bem do nosso lado.

Então por que não a enxergamos? Fácil, porque nossos olhos sempre estão voltados para os problemas em questão; nos esquecemos de olhar para nosso mestre e para nosso autor da vida.

Você pensa que Deus se agrada em ver seus filhos perdidos em problemas? Claro que não. Se fosse assim, não teria colocado Adão para viver no paraíso.

  Caros irmãos e minhas irmãs. Deus quer ver vocês desfrutarem desta vida, comer o mel desta terra. A Palavra do Senhor diz: "por que comer o pão de dores, se o Senhor os dá a todos os seus filhos enquanto estes estão dormindo?" Salmo 127.2

Meu querido irmão(ã) desfrute desta vida! Você está inscrito nas palmas das mãos do Senhor e Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra". Isaías 1.19

Deus sempre tem o melhor para nós, mesmo que não vemos, ou não entendemos, mas se confiarmos inteiramente Nele nunca seremos confundidos creia nisto. ( Ef 3.20) "Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, a essa glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém!".

Deus tem todo o poder realizar o Tudo em nossas vidas porém depende como nós nos portamos diante Dele. Números 23:19 Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria? Lc 6:38

TERCEIRO BENEFÍCIO:

- É O BENEFÍCIO DA VIDA ETERNA

Aqueles que são gravados nas palmas das mãos de Deus possuem a vida eterna.

Apocalipse 3:5 – "O vencedor será igualmente vestido de branco. Jamais apagarei o seu nome do livro da vida, mas o reconhecerei diante do meu Pai e dos seus anjos".

O livro contém os nomes daqueles que viverão com ele para sempre. Os nomes de seu povo são, portanto, representados como inscritos em um livro que ele guarda – um registro daqueles que devem viver para sempre.

A frase "livro da vida" ocorre com frequência na Bíblia, representando essa ideia.

A expressão "não apagarei" significa que os nomes seriam encontrados lá no grande dia do relato final e seriam encontrados ali para sempre.

Esse livro não pode ser aberto por qualquer um. Nem no céu, nem sobre a terra, nem debaixo da terra, ninguém podia abrir o livro, nem mesmo olhar para ele. João chorava muito porque ninguém podia abrir o livro nem olhar para ele, até que um dos anciões disse:

Eu chorava muito, porque não se encontrou ninguém que fosse digno de abrir o livro e de olhar para ele. Então um dos anciãos me disse: "Não chore! Eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos". Apocalipse 5:4,5

Pode-se observar que, como ninguém pode ter acesso a esse livro, senão aquele que o guarda, é a garantia mais positiva de que a salvação dos redimidos será, portanto, segura.

Jesus disse: "não se turbe o vosso coração, credes em Deus, crede também em mim; na casa do meu pai há muitas moradas, vou preparar-vos lugar" Jo 14.1-2

Conclusão:

- Estamos vivendo um momento de preparação, ainda não é o fim. Deus está no controle de tudo. E ainda quando chegar o fim, também Ele estará lá; Soberano como sempre.

O fato de passarmos por lutas e tribulações, não quer dizer que tudo está perdido; mas sim que tudo ainda tem solução. Enquanto você descansa, Deus está trabalhando. Enquanto você trabalha para resolver seus problemas, Deus está descansando.

 Lembre-se daquela canção: "não tenha sobre ti, qualquer cuidado qualquer que seja, pois um, somente um; seria muito para ti. É meu somente meu todo trabalho, e teu trabalho é descansar em mim"

Para concluir, vamos ler a parte "b" do verso da nossa meditação; onde a Palavra diz: "os teus muros estão continuamente perante mim"

Saiba meu irmão e minha irmã; Deus tem os Seus olhos voltados para você 24 horas por dia. Então não se preocupe e sim desfrute em estar na presença do nosso Deus que é rico em milagres. Ele tem alguns guardados para você.

Deus cumpre a sua promessa milhares de vezes, mas na próxima provação não duvide dele.

Ele nunca falha.

Ele não é uma fonte sem água.

Ele nunca é como um sol a se pôr, uma estrela cadente, ou um vapor que se dissolve.

Ele é Deus conosco, Deus presente...

O céu e a terra podem admirar-se de que rebeldes obtenham tão grande proximidade do coração de tão infinito amor, que os inscreveu nas palmas de suas mãos. Eu "te gravei", e não "gravei o teu nome".

Ministrar

Compromisso

Seriedade no cristianismo

Intimidade  etc


Nenhum comentário: