2021/03/01

Vivendo como terceiro.

Série: Eu sou o terceiro.


Texto: Romanos 12.9-21

 

Existe um primeiro em nossa vida – Ele é Deus!

Existe um segundo, que não somos nós, mas nosso próximo!

E existe o terceiro – que somos nós.

Nos primeiros 11 Cap de Rm. Paulo discorre sobre o tema: Salvação Pela fé. A partir do cap 12 ele passa a falar sobre coisas práticas.

Vv.1-16 à Como viver em comunidade

Vv.17ss à Como viver com os de fora da comunidade.

 Nós vamos meditar nos versos lidos procurando entender como nós, que nos identificamos como 3º devemos viver.

1)              O terceiro vive o amor não apenas com palavras, mas com ações!

v. 9 à "Que o amor de vocês não seja fingido!"

Você já foi vítima de uma amor fingido? = Político em época de campanha!

O apóstolo passa a especificar os deveres dos cristãos em geral, a fim de garantir a beleza e a ordem da igreja. O primeiro que ele especifica é o amor. Essa palavra aqui evidentemente se refere à benevolência ou à boa vontade para com toda a humanidade. Em Romanos 12:10, ele especifica o dever do amor fraterno; e não há dúvida de que ele aqui se refere à benevolência que devemos valorizar para todas as pessoas.

Ele diz que esse amor deve ser sincero

A palavra 'sincera' vem da junção de duas palavras do latim: sine cera.

A versão mais comum para a origem dessa palavra é que, em Roma, os escultores desonestos, quando esculpiu uma estátua de mármore com pequenos defeitos – trincas ou pequenas imperfeições no material ou na confecção – usavam uma cera especial para ocultar e esconder essas imperfeições nas estátuas e de um modo que o comprador não percebesse.

Com o tempo, as pessoas que compravam essas estátuas descobriram as imperfeições, ou seja, descobriram que era uma escultura "cum cera". Os escultores honestos faziam questão de dizer que suas estátuas eram "sine cera", ou seja, perfeitas, sem defeitos escondidos.

Há ainda outra versão para a origem da palavra. Segundo esta versão, os artesãos romanos fabricavam vasos de cera. Se a cera era de excelente qualidade – pura –, o vaso tinha uma transparência que permitia ver os objetos colocados dentro dele. Os romanos apreciavam muito um vaso assim e diziam que era um vaso que parecia não ter cera, sine cera, límpido, que deixava ver o que estava dentro dele.

Independente de qual das duas versões é a correta, a ideia aqui é de uma integridade no amor. – Sem hipocrisia. Que seja sincero e não fingido.

Paula ordena o que é especialmente necessário, que todos os disfarces sejam descartados e que o amor surja da pura sinceridade da mente. Infelizmente muitos fingem um amor que realmente não têm, pois não apenas enganam os outros, mas também enganam a si mesmos. O nosso amor a Deus é demonstrado na prática do nosso dia a dia.

Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade. 1 João 3:18

É Por isso que esse amor na prática consiste em duas coisas importantes

O amor deve ser sincero. Odeiem o que é mau; apeguem-se ao que é bom. Romanos 12:9

Pra isso acontecer duas atitudes são necessários.

a)              Odeiem o que é mau! (detestem, tenham horror, sinta aversão)

b)              Sigam o que é bom! (olhe e encontre)

Estas atitudes não estão atreladas a uma sensação, mas a uma decisão! Para viver como 3º eu tomo a decisão de seguir o que é bom e odiar o que é mau!

Paulo declara aqui, que o amor não é outro senão o que está livre de toda dissimulação: e qualquer um pode ser facilmente uma testemunha de si mesmo, se ele tem algo nos recônditos de seu coração que se opõe ao amor.

Agora que vocês purificaram as suas vidas pela obediência à verdade, visando ao amor fraternal e sincero, amem sinceramente uns aos outros e de todo o coração. 1 Pedro 1:22

O terceiro vive em uma busca sincera de amar a Deus de todo coração amando todos que estão ao seu redor. 1 Jo 4.7-13

· O terceiro honra primeiro;

· O terceiro serve primeiro;

· O Terceiro ama primeiro;

· O terceiro socorre primeiro;

2)              O terceiro é um inspirador na vida do próximo!

Seja uma inspiração na vida dos outros!

Quem são as pessoas que lhe inspiram? Quem são as pessoas que lhe influenciam?

Quem são as pessoas que você inspira e influencia?

Quanto ao zelo, não sejam preguiçosos. Sejam fervorosos de espírito, servindo o Senhor. Romanos 12:11

O que Paulo estava dizendo era... vocês precisam trabalhar de tal forma que as pessoas sinta-se inspirada e isso as impulsione, as encorajem a fazer o mesmo que você faz!

"...não sejam preguiçosos..." O que você faz quando está com preguiça? Nada! Não tem ânimo!

Paulo convidou as pessoas a imitar seu exemplo (1 Coríntios 11:1).

Sejam meus imitadores, como também eu sou imitador de Cristo. 1 Coríntios 11:1

É comum ouvir que "a melhor maneira de ensinar é pelo exemplo". Se os pais de uma criança dizem para ela que deve se comportar de determinada maneira, mas praticam o oposto, dificilmente ela aprenderá o correto e terá vontade de obedecer.

Outra boa forma de ensinar algo é fazer junto. Pense, por exemplo, em alguma habilidade, como tocar um instrumento musical ou falar um idioma estrangeiro. Ter alguém mais experiente fazendo junto enquanto apresenta a teoria e os exercícios facilita muito o aprendizado.

Mais que ensinamentos, seguimos uma pessoa: Jesus. Convivemos e nos tornamos parecidos com Ele. Dessa forma, outras pessoas podem aprender dEle por meio de nós.

Este é o sentido de imitar. Não é simplesmente copiar, mas receber aquele exemplo, aprendê-lo de fato e, assim, incorporá-lo.

Paulo imitava Cristo. Os tessalonicenses passaram a imitar Paulo. Depois, se tornaram modelo para os irmãos da Macedônia e Acaia. Este é um ciclo de vida, o qual devemos transmitir.

As pessoas de nossos círculos de convivência precisam ver Cristo em nós. Temos que avaliar: temos sido imitadores do Senhor em todas as áreas de nossas vidas? Nas coisas que mostramos ser mais importante para nós; em nossos relacionamentos; na maneira como estudamos e trabalhamos; na maneira como reagimos a acontecimentos desagradáveis desta vida, nossas vidas transmite a mensagem de Cristo? Ou será que, por nosso exemplo, deixamos pessoas confusas a respeito de Cristo?

A fé dos tessalonicenses tornou-se conhecida. Pessoas de outras cidades falavam sobre eles. Comentavam sobre como eles deixaram seus ídolos para servir o Senhor (1 Ts 1:8-9). E quanto a nós? Outros podem ver em nós vidas de pessoas que têm o Senhor como tesouro e vivem para Ele? Ou veem vidas que entesouram outras coisas e servem a elas?

Paulo inspirou e foi inspirado, animou e foi animado. "Que o Senhor seja bondoso com a família de Onesíforo, pois muitas vezes ele me animou..." 2 Tm 1.16

·         O terceiro inspira porque ele é fervoroso...

·         O terceiro inspira porque ele é intenso no que faz...

·         O terceiro inspira porque encoraja

·         O terceiro inspira porque o coração dele pulsa na batida do coração de Deus!

ð     Mas de onde brota esse entusiasmo e fervor?

O motivo da nossa Alegria deve estar sempre em Cristo Jesus, pois através dele nós fomos salvos pela graça!

Se o motivo da sua alegria, do que faz você viver são as coisas efêmeras deste mundo, você não entendeu o que Cristo fez por você!

Eu te redimi, eu te conheço pelo nome, Tu és meu. Eu te fortaleço, te sustento e ajudo. Eu sou teu Deus!  Isaias 43

3)              O terceiro constrói o ambiente divino ao seu redor.

Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação e perseverem na oração. Romanos 12:12

A partir do verso 12 Paulo começa a nos orientar como esse ambiente pode ser construído mesmo inseridos em meio ao caos. O que acontece sempre que ligamos a televisão ou abrimos um jornal em busca de informação relevante e de qualidade que possam nos ajudar a navegar neste mundo por vezes turbulento?

Na grande maioria das vezes ocorre que somos bombardeados com todo tipo de notícias ruins que podemos imaginar; raramente os jornais, tanto na televisão quanto escritos ou de qualquer outra mídia, transmitem da mesma forma as notícias boas, que possam nos edificar e ajudar a enfrentar o cotidiano, como o fazem com as ruins.

Geralmente o que costumamos ver, ouvir e ler nas mídias são em sua maioria absoluta notícias que podem desestruturar nossa mente e contaminar nosso coração (pensamentos, sentimentos, emoções e crenças); ou seja, notícias como aquelas que dizem todos os dias que o país está em uma grave crise, que a economia entrou em recessão, que a violência aumentou, que a inflação é a maior dos últimos anos, que o desemprego não para de crescer, que o mundo está em guerra, que os recursos naturais da terra estão acabando, que o futuro será sombrio, e tantas e tantas coisas como estas.

Como construir um ambiente divino neste contexto.

A partir do verso 12 Paulo começa a nos orientar como esse ambiente pode ser construído.

v.12 "Esperança; Paciência e oração"

Os resultados das nossas atitudes levam tempo para refletir na vida do próximo.

O significado de Paciência na bíblia envolve conceitos de resistência, perseverança, bondade, otimismo.

Paulo está nos instigando a construir um ambiente divino ao nosso redor.

Vai levar tempo sim, mas o resultado final vai dar a nós a satisfação de que alcançamos o nosso objetivo. Viver como terceiro é ser alguém que encoraja o próximo!

A partir deste verso encontramos pelo menos 13 vezes Paulo nos dando ordens claras de como se constrói um ambiente de amor.

'Aguentem com paciência' ... 'repartam com os necessitados' ... 'peçam a Deus que abençoe os que perseguem vocês' ... 'Alegrem-se com os que se alegram' ... 'Chorem com os que choram' ...  'Aceitem serviços humildes' ... Não paguem a ninguém com o mau' ... 'Procurem agir de tal maneira que recebam aprovação dos outros' ... 'Façam todo o possível para viver em paz com todas as pessoas' ... 'Nunca se vinguem' ... 'não deixem que o mal vença vocês!'

É só fazer isso então? É só seguir essa lista de bondades?

Não é só isso... não podemos limitar a construção de um ambiente de amor somente com ordenanças!

O ambiente de amor ao seu redor é construído, seguindo todos os passos desta série de sermões.

Eu não sou o primeiro – Deus é!

Eu não sou o segundo – O meu próximo é!

Eu sou o terceiro e vivo como terceiro! 


https://youtu.be/0B1zp56MMIw

Nenhum comentário: