2021/03/01

EU NÃO SOU O PRIMEIRO.

O amor incondicional de Deus expressado por Jesus. O principal fundamento da vida e do serviço de todo discípulo é o inalterável amor de Jesus. O que nos move a fazer tudo o que fazemos é o amor de Jesus por nós. à João 3.16

è   A nossa vida foi transformada por este amor

è   Esse amor deu sentido a nossa vida.

è   Esse amor é o motivo de virmos aos domingos celebrar em unidade com a igreja.

è   Por conta desse amor você testemunha o que Ele fez em sua via!

Quando lemos o verso 1º vemos que Jesus "os amou até o fim" – O que isso quer dizer? è que seu amor permaneceu e permanece inabalável até o fim!. Uma vez um recém convertido me disse è Pastor se tem uma coisa que estremece quem não é convertido é quando ele houve: Jesus te ama!

O contexto em que ocorre esse acontecimento é na última noite antes da prisão. Eles estão a mesa participando da ceia. Jesus sabia que sua hora havia chegado, porém, apesar de terem passado tanto tempo com Jesus eles ainda não haviam aprendido o que realmente era essencial.

Tanto que a partir do verso 4 João faz uma narrativa detalhada dos acontecimentos: Ele diz que Jesus levantou-se, tirou a capa, pegou a toalha, amarrou na cintura, pôs água na bacia e começou a lavar os pés dos discípulos.

Ouvi um pastor falando sobre esse momento e ele diz que aqui Jesus fundou o ministério da toalha!

Jesus disse que Ele não veio para ser servido, mas para servir! Quem quiser ser o maior que seja o primeiro a servir!

A impressão que tenho é que tem alguma coisa errada e a minha certeza é; Que não é a bíblia! Infelizmente a cultura hedonista (A busca pelo prazer como finalidade humana)  se espalhou e foi aceita de tal forma que ela se impregnou até dentro das igrejas.

Muitos vão à igreja esperando que a igreja lhes proporcione prazer. Parece que o único propósito da vida é curtir, sentir-se bem consigo mesmo. Essa atitude colocou-nos numa posição que não nos pertence. Nos tornamos egocêntricos, egoístas e mimisentos.

Exemplos: Não gostei da pregação, o pastor foi muito ofensivo.

Pastor perguntou para o presbítero porque ele não foi ao culto – Pastor estou ofendido, o senhor está me pressionando! Pastor perguntou ao jovem porque ele não fez o que tinha se comprometido a fazer no evento tal – Eu não sou obrigado, pois não recebo da igreja!

Pastor vou tirar férias, portanto nesse mês não virei a igreja. Vai viajar irmão? Não vou ficar em casa mesmo, estou estressado! Quem vai pregar hoje? E o fulano... Então eu não vou!

Nós chegamos num ponto onde nos colocamos em primeiro lugar!

Tema desse domingo: Eu não sou o primeiro!

João 13. 1-17

1)              Jesus, exemplo do servo dos servos

Não era o papel do líder realizar o lava pés. Alias de acordo com a cultura quem lavaria os pés seria o escravo, mas não qualquer escravo. Seria o escravo mais simples, mais humilde da casa. Quem realizava era o escravo mais desvalorizado!

O que dá a entender é que naquele momento não havia naquela casa ninguém para fazer isso. E entre os discípulos de Jesus, nenhum deles estava pronto para ser o mais simples, o mais humilde, para ser aquele que assumiria a função mais desvalorizada. Havia uma trava natural neles que não os permitia assumir essa posição.  

A trava do orgulho! Como nasce o orgulho em nosso coração? Quando passamos a pensar que somos superiores a outras pessoas! Acredito que naquela hora os discípulos se entre-olharam e pensaram acho que se alguém tiver que lavar os pés aqui eu é que não sou... Por que eu sou...

O ministério da toalha não tem audiência, não dá palco... É o ministério onde aprendemos a ter o mesmo modo de pensar e agir que Jesus Cristo tinha! Neste ministério nós aprendemos a nos esvaziar de nós mesmos! Nós aprendemos a servir o nosso inimigo, a orar pelos que nos perseguem, Aprendemos a andar mais uma milha. Neste ministério o eu sai do foco.

O Serviço torna-se protagonista em nossas vidas! A igreja de Jesus precisa resgatar esse princípio... ele não caducou, ele não saiu de moda! A igreja quando serve ela ama!

Mas pastor nós temos o ministério de ação social e diaconia, nós distribuímos sextas básicas, nós fazemos campanha para socorrer o órfão e a viúva...Tudo isso é muito bom, é correto é nosso dever, mas o que Jesus nos ensina aqui é precisamos estar prontos para servir uns aos outros em todas as circunstâncias!

2)     Temos dificuldade em permitir que Jesus expresse seu amor por nós.

Na caminhada pastoral eu já vi pessoas irem até certo ponto, mas depois elas agiram como Pedro.  – "Senhor você nunca lavarás o meus pés!"

Muitos estão respondendo isso para Jesus com outras palavras. Elas dizem assim:

__ Agora eu vou cuidar da minha vida!

__ Preciso focar na minha carreira profissional!

__ Vou dar atenção a minha formação!

As palavras de Pedro expressam o que muitos de nós pensamos a respeito do filho de Deus. Tem coisas que não podemos aceitar que Ele faça por nós! Apesar da teologia reformada ensinar que há um livre acesso a Deus. Nós criamos barreiras para que aproximemos dele. Pegue uma criança coloque-a em cima de um muro e diga para ela se jogar em seus braços... ela fará isso com certeza e sem dúvida, pq ela confia que você vai segurar...

Mas quando ficamos maiores, vamos perdendo a confiança. Sabe porquê? Não é pq perdemos a confiança nos braços que vão nos segurar, mas pq passamos a confiar demais em nós mesmos! Caminhar com Jesus requer de nós confiança de que ele segura toda nossa vida em suas mãos!

Talvez o motivo de você não confiar em Jesus esteja por conta de um trauma, uma ferida, uma mágoa... E é possível que há muito tempo Jesus tem se apresentado para você vestido com um avental, uma toalha da mão e a bacia na outra, pronto para lavar seus pés! E você olha e diz, não Jesus, os meus pés você não pode lavar!

Sabe às vezes por conta dessa resistência você tem perdido a oportunidade de viver o melhor de Deus para sua vida! É possível que por conta disso ainda tenham coisas que estão travadas na sua caminhada. Por conta disso é capaz que você não consiga amar os outros nem se amar...

Creio que o diálogo entre Jesus e Pedro serviu para os discípulos e serve para nós entendermos que precisamos deixar que Jesus nos toque, para sermos curados e assim participarmos do ministério da toalha!

3)  O exemplo do mestre nos impeliu a sermos devedores uns dos outros v. 15 "Eu dei o exemplo para que vocês façam o que eu fiz!"

Nos evangelhos nós encontramos os imperativos de Jesus. Imperativos não estão na bíblia para discutirmos, Você não aprende e depois ora para ver se Deus confirma se você deve ou não obedecer. Imperativos de Cristo não ofendem, porque quem nasceu de novo, sabe que entrou no reino e há um

Senhor que tem autoridade sobre a sua vida! Jesus disse: Façam o que eu fiz! Apesar de sabermos disso, nós preferimos seguir a teologia do papagaio!

João 13.34-35 "Eu lhes dou um novo mandamento: amem uns aos outros. Assim como eu os amei, amem uns aos outros. Se tiverdes amor uns pelos outros, todos saberão que vocês são meus discípulos!"

Ele não nos mandou apoiar políticos!

Ele não mandou juntarmos dinheiro! (falou ao contrário)

Ele não lhe mandou combater LGBT!

Ele não mandou você escrever textão para lacrar nas redes socias!

Ele não mandou você condenar ninguém!

Ele mandou você amar!

Somente amar!

Se você amar, se eu amar, se a igreja amar... o mundo saberá que somos discípulos de Jesus!

 


https://youtu.be/CS7Cegsbrx4

Nenhum comentário: