2021/03/01

2021 seguros em Deus

"Estou editando um decreto para que nos domínios do império os homens temam e reverenciem o Deus de Daniel. "Pois ele é o Deus vivo e permanece para sempre; o seu reino não será destruído, o seu domínio jamais acabará. Ele livra e salva; faz sinais e maravilhas nos céus e na terra. Ele livrou Daniel do poder dos leões". Daniel 6:26-27

2020 foi um ano que muitos se pudessem gostariam de esquecer. Um ano cheio de provações, de desafios e muitas perdas. Neste período, a fé de muitos foi abalada de tal forma que alguns não se levantaram mais, outros estão sofrendo para equalizar em seus corações onde Deus está em tudo isso?

O fato irmãos, é que desde que o mundo é mundo, nós filhos de Deus somos provados ao longo da história, as provações e lutas fazem parte do amadurecimento cristão.

Ao contrário do que os críticos do cristianismo falam, a Palavra de Deus é bem clara quando alerta que todos, bons e maus, crentes e não crentes, passarão por provações, ou seja, tribulações, momentos de dificuldades.

Nestes momentos, os fracos podem acreditar que Deus não existe ou que é um vingador, imagem criada pelos iluministas na Idade Média. A bíblia sagrada, em especial o Novo Testamento, nos mostra como as provações fazem parte da vida do cristão, independentemente de sua conduta.

 Os primeiros cristãos foram os maiores exemplos de como seguir a fé em Cristo não impede ninguém de passar pelas tribulações, pelo contrário, a defesa do evangelho foi o que fez muitos sofrerem e morrerem nos primeiros séculos do cristianismo.

O texto de Daniel meus irmãos é o relato de um momento angustiante que um servo de Deus passou ao longo de sua vida.

Falar sobre o texto de Daniel 6....

  • Foi jovem para Babilônia
  • Foi separado para trabalhar na corte real
  • Decifrou um sonho de nabucodonosor
  • Se destacou e tornou-se um homem respeitado pelo rei
  • Depois de decifrar um sonho foi colocado pelo Rei Belsazar como a terceira pessoa mais importante no Reino.
  • Foi admirado por Ciro o Rei.
  • Foi traído pelos ministros e governadores.

Olhando para esse relato aprendemos algumas coisas importantes que podem nos ajudar neste ano de 2021.

1)    Mesmo servindo fielmente a Deus somos provados. Vs 16

"Então o rei deu ordens, e eles trouxeram Daniel e o jogaram na cova dos leões." Daniel 6:16

Irmãos Daniel era uma pessoa extremamente temente a Deus, além disso serviu fielmente o reino da babilônia desde jovem, era uma pessoa muito respeitada dentro da corte real devido seus serviços.

No entanto, toda a sua história não valeu de nada para os governadores do Rei. E todas as suas orações e testemunho de temor a Deus impediu que ele fosse jogado na cova dos Leões.

Algumas pessoas lendo esse relato de Daniel ficam chocadas perguntando como Deus permite que um servo dele passe por isso.

Alguns cristãos pensam que existe uma imunidade espiritual sobre a vida daqueles que servem a Deus e são intocáveis que não podem sofrer nada e que se estão em situações difíceis é porque estão em pecado.

Foi isso que os amigos de Jó pensaram sobre ele, sendo que o próprio Deus já havia dito que ele era um homem reto, justo e temente a Deus.

 Elifaz disse que Jó era orgulhoso e mau, e que ele não temia a Deus. (Jó 15). Acusou Jó de ser ganancioso e injusto. Disse que o homem não vale nada para Deus. (Jó 22)

Bildade deu a entender que Jó praticava o pecado. (Jó 18). Afirmou que não adianta sermos leais a Deus. (Jó 25)

Zofar: Acusou Jó de falar coisas sem sentido e disse que ele deveria parar de fazer o que era mau. (Jó 11). Deu a entender que Jó era mau e que gostava de fazer o que era errado. (Jó 20)

Infelizmente muitos pensam dessa maneira. Essa é uma forma de pensar muito difundida pela teologia da prosperidade. É um ensino enganoso.

As provações fazem parte da vida do crente irmãos, foi assim com a vida de Jó, foi assim com a vida de José do Egito, as situações terríveis que José passou era propósito de algo maior que estava por vir.

Foi assim com a vida do apóstolo Paulo e ele sabia muito bem disso. Ele disse:

Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos; 2 Coríntios 4. 7-9

Irmãos, não queremos que vocês desconheçam as tribulações que sofremos na província da Ásia, as quais foram muito além da nossa capacidade de suportar, a ponto de perdermos a esperança da própria vida. 2 Coríntios 1:8

O apóstolo Pedro foi mais fundo e disse que todas as tribulações que enfrentamos tem um valor para o reino de Deus.

Essas provações são para mostrar que a fé que vocês têm é verdadeira. Pois até o ouro, que pode ser destruído, é provado pelo fogo. Da mesma maneira, a fé que vocês têm, que vale muito mais do que o ouro, precisa ser provada para que continue firme. E assim vocês receberão aprovação, glória e honra, no dia em que Jesus Cristo for revelado. 1Pedro 1:7 NTLH

2)    O inimigo usará todas as artimanhas pra nós prejudicar.  Vs 5

Finalmente esses homens disseram: "Jamais encontraremos algum motivo para acusar esse Daniel, a menos que seja algo relacionado com a lei do Deus dele". Daniel 6:5

A bíblia, fala meus irmãos, que temos um inimigo que nos odeia e ele tem seus súditos que igualmente nos odeia. Inocentes são aqueles que acham que por andarmos com Deus e fazer o bem teremos aprovação de todos. Isso é uma inocência infantil.

"Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade." (Efésios 6:12)

Assim como há um Deus no céu, um Pai que nos ama, zela por nosso bem-estar físico, emocional e espiritual; que quer nos abençoar com o melhor que há, tanto na mortalidade quanto na eternidade; há um inimigo comum aqui na terra disposto a TUDO para nos tornar tão miserável quanto ele é.

O inimigo de Deus e do homem, conhecido com o diabo (Efésios 4:26), Satanás (Jó 2:2) ou Lúcifer (Isaías 14:12) conhece-nos muito bem. Ele e seus anjos caídos (Apoc.12:9) estão à nossa volta, atentos a tudo o que fazemos e dizemos, trabalhando a mil para nos destruir e muitas pessoas que nos cercam fazem parte deste exército maligno...

Foi assim com Daniel, homens maus motivado por inveja e ódio planejaram malignamente para destruir Daniel. Usaram contra ele o próprio sistema ritualístico de Daniel.

Satanás usa todos os recursos para nos destruir, ele usa lobos travestido de ovelhas, religiosos, igrejas. Ele usa o nosso próprio sistema cristão para tentar nos destruir.

* Foi assim com Sadraque, Mesaque e Abede-nego.

Mas há alguns judeus que nomeaste para administrar a província da Babilônia, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que não te dão ouvidos, ó rei. Não prestam culto aos teus deuses nem adoram a imagem de ouro que mandaste erguer". Furioso, Nabucodonosor mandou chamar Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. E assim que eles foram conduzidos à presença do rei, Daniel 3:12,13

3) Não somos livres da cova dos leões, mas somos livres dos leões da cova. Vs21

Daniel respondeu: "Ó rei, vive para sempre! O meu Deus enviou o seu anjo, que fechou a boca dos leões. Eles não me fizeram mal algum, pois fui considerado inocente à vista de Deus. Também contra ti não cometi mal algum, ó rei". Daniel 6:21,22

As lutas virão meus irmãos, mas saiba que Deus estará nos ajudando, nos livrando, nos dando a vitória. A bíblia fala que o anjo do senhor está ao nosso lado.

O anjo do Senhor é sentinela ao redor daqueles que o temem, e os livra. Salmos 34:7 NVI

Sadraque, Mesaque e Abednego foram jogados na fornalha ardente.

Mas, logo depois o rei Nabucodonosor, alarmado, levantou-se e perguntou aos seus conselheiros: "Não foram três homens amarrados que nós atiramos no fogo? " Eles responderam: "Sim, ó rei". E o rei exclamou: "Olhem! Estou vendo quatro homens, desamarrados e ilesos, andando pelo fogo, e o quarto se parece com um filho dos deuses". Daniel 3:24,25

*Gideão Israel estava sendo saqueado o povo morrendo de fome.

Então o Senhor olhou para ele, e disse: Vai nesta tua força, e livrarás a Israel das mãos dos midianitas; porventura não te enviei eu? E ele lhe disse: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai. E o Senhor lhe disse: Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás aos midianitas como se fossem um só homem. Juízes 6:14-16

Josafá era um bom Rei. À provação veio sobre o seu reinado.

Ele disse: "Escutem, todos os que vivem em Judá e em Jerusalém e o rei Josafá! Assim lhes diz o Senhor: 'Não tenham medo nem fiquem desanimados por causa desse exército enorme. Pois a batalha não é de vocês, mas de Deus. Vocês não precisarão lutar nessa batalha. Tomem suas posições; permaneçam firmes e vejam o livramento que o Senhor lhes dará, ó Judá, ó Jerusalém. Não tenham medo nem se desanimem. Saiam para enfrentá-los amanhã, e o Senhor estará com vocês' ". 2 Crônicas 20:15, 17

E tantos outros como Jeremias, Davi, Paulo etc...

4) Nossa vida em meio a lutas, dores e provações é testemunho da grandeza de Deus vs 16b e 20

Então o rei deu ordens, e eles trouxeram Daniel e o jogaram na cova dos leões. O rei, porém, disse a Daniel: "Que o seu Deus, a quem você serve continuamente, o livre! " Daniel 6:16

O Rei já havia ouvido falar do Deus de Daniel, a vida de Daniel o impactava

Quando ia se aproximando da cova, chamou Daniel com voz aflita: "Daniel, servo do Deus vivo, será que o seu Deus, a quem você serve continuamente, pôde livrá-lo dos leões? " Daniel 6:20

As provações e lutas que enfrentamos glorificam a Deus e testemunham a grandeza de Deus em nossa vida.

Há irmãos dentre nós que já perderam um ente querido próximo. Há irmãos que estão lutando com problemas de saúde ou então com enfermidades de entes queridos bastante próximos.

Há irmãos que estão passando por muitas lutas em seus ministérios e provavelmente há irmãos que lutam com dificuldades impostas pelo campo missionário. Há irmãos que foram e/ou são perseguidos pelas crenças nas doutrinas da graça.

Algo importante é que a igreja não está preparada para sofrer. Ela não é preparada para sofrer por intermédio da pregação. Vivemos numa cultura que foge da dor. Esse é o motivo porque igrejas que pregam a teologia da prosperidade estão lotadas de pessoas.

Para todos meus irmãos e irmãs presentes que já passaram por intenso sofrimento, estão passando ou passarão:

"O sofrimento aprofunda a fé e a santidade" sendo um meio de edificar compaixão na vida dos servos de Deus. Nos torna mais dependentes de Deus e mais humildes de coração. Cristo é formado em nosso caráter à medida em que sofremos por Ele. Não desperdice o seu sofrimento, glorifique a Deus em tudo.

2. O sofrimento quando recebido e atravessado com paciência nos faz experimentar mais a glória de Deus aqui e no céu. Quanto mais sofremos por Cristo, mais glória usufruída teremos.

 Aproveite o deserto para desfrutar da presença de Deus enquanto aguarda a promessa. No céu acaba! Lá está o nosso tesouro. Não haverá mais dor, não haverá mais choro. O sofrimento nos faz amar mais o céu. Suportamos o sofrimento com paciência no Senhor.

3. Aos que são perseguidos pelas crenças, especificamente nas doutrinas da graça ou a fé reformada, que escandaliza muita gente pelo antagonismo a visão libertária do ser humano tão ensinada de forma errônea no evangelicalismo brasileiro: fiquem firmes! Portem-se com humildade. Nossa crença hoje é muito mais transmitida pelo nosso caráter do que pelo nosso discurso.

4. Aos colegas pastores e presbíteros. Quando pastores fiéis apanham e suportam com paciência as injustiças e ações indóceis por parte dos fiéis amando o rebanho, Cristo está sendo formado no caráter deles. Fiquemos firmes, meus irmãos e colegas.

Só faltam alguns domingos e estaremos lá com Ele. Passa rápido. Nosso prêmio está no céu! Deus honrará toda a fadiga na batalha.

5. Quem milita em missões. Seja qual for a sua luta, dificuldade em evangelizar o campo, oposição demoníaca, desgaste familiar e pessoal, doenças e enfermidades, dificuldade de sustento e outros, Deus está zelando por você. Ele honrará. Ele não te abandonará! Saiba amado que quanto mais você sofrer por Ele, maior será seu prêmio. Fica firme, contínua, não desista.

6. A você meu irmão e minha irmã que está passando hoje, agora por intenso sofrimento e está muito desgastado: Não deixe que Satanás roube, tome de assalto a alegria do seu coração. Se agarre nesse texto e lute com Deus. Ele sustentará você.

A fala de Ciro nos apresenta algumas verdades.

"Estou editando um decreto para que nos domínios do império os homens temam e reverenciem o Deus de Daniel. "Pois ele é o Deus vivo e permanece para sempre; o seu reino não será destruído, o seu domínio jamais acabará. Ele livra e salva; faz sinais e maravilhas nos céus e na terra. Ele livrou Daniel do poder dos leões". Daniel 6:26-27

 * Deus vivo

Mas o Senhor é o Deus verdadeiro; ele é o Deus vivo; o rei eterno. Quando ele se ira, a terra treme; as nações não podem suportar o seu furor. Jeremias 10:10 NVI

* Deus é eterno.

 Deus não teve princípio. Nas palavras da Bíblia, "de eternidade a eternidade, tu és Deus" (Salmos 90:2).

Nunca houve tempo em que Deus não existisse e nunca existirá um tempo quando Ele não existirá. Deus descreve a si mesmo como aquele que é, e que era, e que há de vir (Apocalipse 1:8). Ele permanece eternamente o mesmo: Eu, o Senhor, não mudo (Malaquias 3:6). Tudo que Deus era Ele ainda é e sempre será.

* Deus é soberano. 

Ele é o único e supremo governador do universo e nada, não importa o que, está fora do Seu controle. "Tudo o que o SENHOR quis, ele o fez, nos céus e na terra" (Salmos 135:6).

Com Deus não há acidentes ou surpresas. Ele escreve toda a história do mundo e opera todas as coisas em conformidade com o propósito de Sua vontade (Efésios 1:11).

Deus não precisa de conselho ou consentimento para algo que Ele escolha fazer. Nem pode alguém impedi-Lo de fazer o que Lhe agrada: "não há quem lhe possa deter a mão, nem lhe dizer: Que fazes?" (Daniel 4:35)

 Deus é o Governador do mundo.

 "O SENHOR tem estabelecido o seu trono nos céus, e o seu reino domina sobre tudo " (Salmos 103:19). Deus é o único "Soberano, Rei dos reis e Senhor dos senhores " (1 Timóteo 6:15).

Ele não é um Deus fraco cuja vontade é frustrada pela criatura. Ele é o eterno Rei, o que domina sobre todas as coisas, incluindo você e eu. Ele controla tanto todas as coisas do mundo que Ele produz o que Ele eternamente planejou para o mundo e para tudo o que há nele.

Ele "faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade " (Efésios 1:11). Deus é o seu Governador e Rei.

Deus conosco que age em nossa história.

Ele livrou Daniel do poder dos leões".

Mas, segundo a Escritura, a intervenção de Deus, no que podemos conhecer dela, começa na criação, ainda que tenha nos amado antes da própria fundação do mundo.

Estou com você e cuidarei de você, aonde quer que vá; e eu o trarei de volta a esta terra. Não o deixarei enquanto não fizer o que lhe prometi". Gênesis 28:15 esta promessa feita a jacó é para nós seus filhos

 A partir de então, não parou de intervir, seja falando, agindo, alterando, mudando, fazendo tudo o que condiz com os seus propósitos eternos.

O Deus da Bíblia é o Deus que é todo amor e justiça, verdade e misericórdia. É o Deus que ama e que é ofendido pelo pecado humano.

O Deus da Bíblia é o Deus de Abraão, Isaque e Jacó; o Deus de Moisés, Davi, Isaías e Jeremias; o Deus de milhares que foram levados para o cativeiro, anonimamente, sofrendo e, ao mesmo tempo, consolados pela sua presença e certeza de que os traria de volta

O Deus de Daniel, um cativo  um israelita. Se o sofrimento do povo de Israel na ida para o cativeiro não foi para cumprir os propósitos de Deus, vamos ter que arrancar a metade dos escritos dos profetas da Bíblia (Isaías, Jeremias, Habacuque etc.). Mas o Deus que intervém ordena a sua bênção para sempre (Sl 133)

. Bênção é iniciada na ordem Edênica (Gn 1.28) e alcançada em Cristo, sempre para cumprir o seu eterno propósito.

2021 pode ter toda a certeza que estaremos seguros nas mãos de Deus. E se tivermos que encarar a morte até lá ele estará conosco.

"Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem."Salmos 23:4 NVI

Que venha 2021 feliz ano novo....


Nenhum comentário: