2016/05/16

Porque eu sou Cristão?


Queridos nessa noite quero conversar sobre assuntos relacionados com a nossa Fé. O tema é Porque Eu sou Cristão? Penso ser interessante pensarmos sobre isso, pois temos visto muitas pessoas confusas a respeito do tema. O nosso pais é majoritariamente formado por cristãos, entretanto isso não quer dizer que todos que se dizem cristãos tenham entendimento do que isso significa.

 O que significa ser um cristão? É bem provável que aqui em nosso meio muitos não saberiam responder essa questão. Primeiramente penso ser necessário definir a palavra cristão, o que ela significa?

Pois bem, a palavra cristão surgiu pela primeira vez na comunidade de Antioquia, ali se localizava a primeira grande Igreja do cristianismo "em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos." At 11.26b. Esse nome queridos irmãos, não foi designado aos seguidores de Jesus como uma honraria ou por eles possuírem uma elevada posição no meio da sociedade, pelo contrario foi dado a eles por motivo escárnio e zombaria, pois ligava as pessoas, a pessoa de Jesus o crucificados em Jerusalém. O cristãos por outro lado assumiram esse nome com muita convicção, pois eles queriam sim serem lembrados como seguidores de Cristo.

 Basicamente então podemos definir a palavra cristão como aquele que é seguidor de Cristo. Só nessa definição, queridos irmãos, já conseguimos delinear o perfil de um cristão. Cristão é aquele que segue. Que seguem o que? ou quem? Seguem a Cristo.

Tem muita gente que pensa que ser cristão é seguir o pastor... que ser cristão é seguir a igreja, que ser cristão é acreditar em alguma ênfase teológica, não!!! Ser cristão é seguir a Cristo. É obedecer os seus mandamentos, cumprir sua vontade.

Agora que já entendemos o que significar ser cristão podemos responder a pergunta Porque eu sou Cristão?

1 - Eu sou cristão porque fui alcançado pelo amor de Deus.

Queridos irmãos eu sou o que sou, porque Deus usou da sua misericórdia sobre mim e me alcançou com a sua graça. A ação sempre foi de Deus "Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome." João 15:16. Deus desde os tempos eternos, Deus foi movendo e transformando situações em minha vida para que uma dia os meus olhos fossem abertos para ele. Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro. 1 João 4:19

 Se você esta aqui nesta noite, e assim como eu, decidiu por andar com Cristo é porque você também foi alcançado por esse amor. Esse amor é por mim que tive os meu olhos abertos para ele, mas é também para você que ainda não teve essa experiência, Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16 Talvez essa noite seja a noite que você responderá a esse amor convidando-o a fazer parte de sua vida. Se você ainda não fez isso eu oriento a você não sair daqui sem entregar seu coração para Jesus.

Entender que você é o que é, e é cristão por conta do amor de Deus nos livra de acharmos que temos algo de bom para oferecermos a Deus. Não temos nada de bom em nós que pudesse convencer a Deus em nos salvar. Pelo contrario tudo que há em nós é motivo para nossa condenação. "Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer." Romanos 3:10

Ser cristão é reconhecer que somos frutos da misericórdia e Deus e que todas nossas justiças não passam de abominação a Deus. "Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades como um vento nos arrebatam." Isaías 64:6

Tem gente que acha que ser bom, ser uma pessoa justa, imparcial é um ingresso nas mãos para a  salvação, não é queridos, pois a salvação depende de Deus usar ou não a sua misericórdia e não de sua justiça. "Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade." Mateus 23:28

2 - Eu sou cristão porque amo a Deus por aquilo que Ele é e não por aquilo que ele pode me dar

Irmãos com certeza esse é um entendimento que diferencia um Cristão genuíno, e de uma pessoa que se diz cristã. Infelizmente por conta de falsos profetas e falsos mestres que estão assolando a igreja brasileira, aliás Jesus adverte: "Cuidado com os falsos profetas. Eles chegam disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores. Vocês os conhecerão pelos que eles fazem. Os espinheiros não dão uvas, e os pés de urtiga não dão figos".(Mateus 7:15-16) Jesus esta dizendo cuidado com essa gente...

E por conta destes falsos mestres pregam falsos ensinos, as pessoas têm sido ensinadas a se aproximarem de Deus com uma expectativa de receberem algo em troca, é aquele pensamento pagão que eu alertei os irmãos alguns domingos atrás de causa e efeito. Se você fizer isso eu faço aquilo. Esse sistema é diabólico e faz do nosso Deus um mero resolvedor de problemas, um gênio da lâmpada que tem o poder de realizar infinitos pedidos. E quando esse gênio não atende os pedidos ou responde na hora devida ele não serve para nada, pois descumpriu a sua parte. E por conta deste ensino diabólico as pessoas estão vindo para igreja não por causa de Cristo, não em resposta ao seu amor abnegado que o levou para a cruz por conta de nossos pecados, mas em resposta aos seus desejos e necessidades. Em resposta a um desejo de enriquecimento.

Giorgio Agamben é um dos maiores filósofos vivos. Foi definido pelo Times e pelo Le Monde como uma das dez mais importantes cabeças pensantes do mundo. "O capitalismo é uma religião, e a mais feroz, implacável e irracional religião que jamais existiu, porque não conhece nem redenção nem trégua. Ela celebra um culto ininterrupto cuja liturgia é o trabalho e cujo objeto é o dinheiro",

"pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos." 1 Timóteo 6:10

Séneca foi um dos mais célebres advogados, escritores e intelectuais do Império Romano "O caminho mais curto para a riqueza passa pelo desprezo a riqueza" Deixe ele correr atrás de você, se você correr atrás dela ela fugirá de você... ame-a e ele desprezará, despreze-a e ela o amará. O cristianismo que se tem visto pregado em muitas igrejas é o Cristianismo onde o Deus Jesus Cristo foi desbancado por Mamom que conhecido como Deus do dinheiro. Então muitos estão buscando as igreja por conta de uma necessidade física, financeira, emocional...

É notório queridos irmãos que muitos de nós inicialmente nos aproximamos de Deus por alguma situação de necessidade, porque Deus usa situações adversas para chamar a nossa atenção, entretanto essa fase é de amadurecimento e a medida que vamos crescendo espiritualmente vamos entendendo que devemos permanecer em sua presença por aquilo que Ele é, e não por aquilo que ele pode fazer. O que Ele é?  Vamos olhar para a vida de Jó

"Saiu, pois, Satanás da presença do Senhor e afligiu Jó com feridas terríveis, da sola dos pés ao alto da cabeça. Então Jó apanhou um caco de louça com o qual se raspava, sentado entre as cinzas. Então sua mulher lhe disse: "Você ainda mantém a sua integridade? Amaldiçoe a Deus, e morra! "Ele respondeu: "Você fala como uma insensata. Aceitaremos o bem dado por Deus, e não o mal? " Em tudo isso Jó não pecou com os lábios." Jó 2:7-10

 Ser cristão é amar Deus como Jó, é segui-lo mesmo diante das dificuldades, é ficar firme e amá-lo mesmo diante de uma dificuldade, mesmo diante de uma enfermidade mortal, mesmo quando Deus se cala diante de uma situação, mesmo quando a porta do emprego não abre, mesmo quando seu casamento esta desmoronando, mesmo quando um filho esta na UTI. Jó entendia que Deus era mais do que tudo em sua vida.

O cristão diz: "essa situação esta desesperadora, a dor esta de mais, estou no meu limite, eu não sei por que isto esta acontecendo, mas uma coisa eu sei MEU REDENTOR VIVE e continuarei amando e servindo o meu Deus. Por ser cristão eu não sigo a Deus pelas coisas".

Por ser cristão eu não sigo a Deus pelo medo, tem muita gente que esta na igreja ainda por que tem medo de ir pro inferno, se não existisse o inferno a pessoa estaria fora daqui a muito tempo. Querido irmão se você tem medo de Deus é porque você não conhece o seu amor e não o ama.

No amor não há medo; pelo contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor. 1 João 4:18

Não sigo a Deus por medo, por achar que algo de mal vai me acontecer se não segui-lo, que alguma coisa vai dar errado por não estar com ele. Não. Amo o meu Deus sem medo e sem reservas, pois sei que ele esta presente e me ajuda, sabe porque eu sei disso por que a palavra de Deus diz isso Is 41.13

Pois eu sou o Senhor, o seu Deus, que o segura pela mão direita e lhe diz: Não tema; eu o ajudarei. Isaías 41:13

Por ser um cristão também não sigo a Deus por tradição, queridos irmãos a tradição é algo bom porque ela nos orienta como devemos nos comportar, no entanto ela é maléfica se a transformamos em objeto de culto. É muito comum vermos pessoas que rejeitam a Cristo por conta da tradição dos Pais. Ah meu pai e minha mãe é isso e eu vou continuar sendo assim e perdem a oportunidade de experimentar algo mais profundo de Deus. Mas no nosso contexto evangélico também é muito comum vermos pessoas extremamente apaixonadas e comprometidas com a denominação, e nem um pouco por Deus, vivem uma vida morna chafurdada no tradicionalismo. E Jesus acrescentou: Vocês são bastante espertos para deixar de lado o mandamento de Deus a fim de guardar as tradições de vocês. (Mc 7;1-9)

Para mim, Deus esta acima de toda denominação, credo ou tradição. Entendo a importância deles, respeito, vivo debaixo do guarda-chuva deles, mas amo de todo o meu coração a Deus. O meu amigo e salvador.

Por ser um cristão sigo a Deus e vivo na dimensão de que tudo aqui é passageiro e transitório.

Infelizmente irmãos as pessoas tem perdido a noção de transitoriedade. Elas vivem como se o mundo não fosse acabar para elas. Queridos o cristão sabe que o seu tempo aqui na terra é finito e por saber disto ele aproveita o máximo da sua vida em Deus, ele aproveita o máximo da sua família, ele aproveita o máximo dos pais, dos filhos, dos amigos, ele tira o de melhor da vida, pois tudo isso é passageiro.

Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa. Tiago 4:14

Quantas pessoas choram pelo canto entristecidas, pois não tem mais o pai ou a mãe pra abraçar, mas quando tinha não valorizava. Quantos e quantos vivem amargurados, pois deixaram coisas inacabadas para traz, deixaram sonhos para o final da vida, mas o tempo passou e não tem hoje saúde e ânimo para alcança-los. "Quando o sol brilha, desfrute-o; quando a chuva cai, desfrute-a. Todas as coisas nesta vida – deixe que venham e deixe que se vão"(Gyomay Kubose).

O Cristão leva muito sério a sua vida terrena, pois ele sabe que um dia estará na frente de Deus Pai, o justo Juiz e dará conta de todas as suas atitudes. "Pois todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba de acordo com as obras praticadas por meio do corpo, quer sejam boas quer sejam más." 2 Co 5.10. "Deixa a vida me levar, leva eu", não é uma atitude de um cristão, mas sim de um pagão que desconhece a Deus

Por ser um cristão sigo a Deus e vivo em comunidade. Deus é essencialmente comunidade, ele se relaciona na trindade Pai, Filho e Espirito, esse relacionamento é eterno. E é esse tipo de relacionamento que Deus espera que a sua igreja viva. Não existe cristianismo de uma pessoa, cristianismo é um ajuntamento de pessoas que juntas adoram Jesus Cristo o nosso Senhor. O cristão preza pela comunidade, pela comunhão com outros irmãos. Ele sabe que sua vida depende de sua igreja, depende de sua comunidade. É através dela que somos protegidos, e através dela que nos desenvolvemos espiritualmente, é através dela que nos relacionamos com o próprio Deus. 

Nenhum comentário: