2016/05/16

A ira justa de Deus

Texto: Romanos 1.18a

Portanto, a ira de Deus é revelada do céu contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça,

Boa noite irmãos... Queridos irmãos, semana passada a reverenda Valdete tratou de um tema muito importante, sobre tudo hoje, que é a degradação da humanidade e a ira de Deus. Pode ter certeza queridos que você é um privilegiado, pois mensagens que tratam do pecado e da ira de Deus são raras nos dias de hoje, da maioria dos púlpitos hoje, infelizmente tem sido anunciado um evangelho do conforto, do sucesso, das riquezas. A maioria dos púlpitos massageiam o ego do pecador ao invés de confrontá-lo...

Infelizmente queridos irmãos nós fazemos parte desta humanidade caída, quando Adão desobedeceu a Deus, ele encerrou toda a humanidade na desobediência e à consequência disso foi a destruição e morte espiritual de todos nós. A cada dia que passa o ser humano esta definhando em seus delitos e pecados. É só você olhar ao seu redor não é preciso ser profeta ou vidente para enxergar essa verdade..

A partir do versículo 18 Paulo trata deste assunto e foca na ira de Deus, para ele a ira de Deus é sua santa repulsa ao mal, Deus odeia o pecado, o pecado atrai a ira de um bom Deus contra Maus homens. Algumas pessoas podem se perguntar: se Deus é amor como pode ter ira? E por conta disso dão abrigo ao erro de pensar que a ira de Deus não é coerente com a Sua bondade, e assim procuram bani-la dos seus pensamentos. Sim, muitos há que fogem de visualizar a ira de Deus, como se fossem intimados a ver alguma nódoa (falha) no caráter divino, ou algum defeito no governo divino. Mas, o que dizem as Escrituras? Quando a procuramos nelas, vemos que Deus não fez tentativa alguma para ocultar a realidade da Sua ira.

Ele não se envergonha de reconhecer que a vingança e a cólera Lhe pertencem. Eis o Seu desafio: "Vejam agora que eu sou o único, eu mesmo. Não há deus além de mim. Faço morrer e faço viver, feri e curarei, e ninguém é capaz de livrar-se da minha mão. Ergo a minha mão para os céus e declaro: Juro pelo meu nome que, quando eu afiar a minha espada refulgente e a minha mão empunhá-la para julgar, eu me vingarei dos meus adversários e retribuirei àqueles que me odeiam. Dt.32:39-41).

Um estudo na concordância mostrará que há mais referências nas Escrituras à indignação, à cólera e à ira de Deus, do que aos Seu amor e ternura. Porque Deus é santo, ele odeia todo pecado; e porque ele odeia todo pecado, a Sua ira inflama-se contra o pecador. Deus é um juiz justo, um Deus que manifesta cada dia o seu furor (Sl.7:11). O que precisamos entender é que, a ira de Deus é uma perfeição divina tanto como a sua fidelidade, o Seu poder ou a Sua misericórdia.  Só pode ser assim, pois não há mácula alguma, nem o mais ligeiro defeito no caráter de Deus, porém, haveria, se Nele não houvesse "ira"!

A indiferença para com o pecado é uma nódoa moral, e aquele que não odeia o pecado é um leproso moral. Como poderia Aquele que é a soma de todas as excelência olhar com igual satisfação para a virtude e o vício, para a sabedoria e a loucura?  Como poderia Aquele que é infinitamente santo ficar indiferente ao pecado e negar-Se a manifestar a Sua "severidade"(Rm.11:22) para com ele? Como poderia Aquele que só tem prazer no que é puro e nobre, deixar de detestar e de odiar o que é impuro e vil?

A ira de Deus é sua eterna ojeriza por toda injustiça. É o desprazer e a indignação da divina equidade (Justiça) contra o mal. É a santidade de Deus posta em ação contra o pecado. É a causa motora daquela sentença justa que ele lavra sobre os malfeitores.

Deus está irado contra o pecado porque este é rebelião contra a Sua autoridade, um ultraje à Sua soberania inviolável. E é justamente porque nos ama de forma verdadeira, fiel e séria. Que Ele está irado conosco em nossa pecaminosidade...

Os insurgentes contra o governo de Deus saberão um dia que Deus é o Senhor. Serão levados a sentir quão grandiosa é aquela Majestade que eles desprezaram, e como é terrível aquela ira de que foram ameaçados e a que não deram a mínima importância. Pois nesse dia ele vira como o Justo juiz, não mais como o advogado... e ele julgara as causas...

Pois bem voltando para o texto Paulo trabalha três assuntos: 1) revelação 18-20; 2) rejeição 21-23; 3) retribuição 24-32 Sobre a revelação foi falado aqui pela Valdete domingo passado o versos 20 Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis; Deus se revelou ao homem. O conhecimento que o homem tem de Deus é fruto da revelação que Deus faz de si mesmo.  Deus proporcionou ao homem a revelação especial, é como Deus escolheu Se revelar através de meios milagrosos. Ela inclui aparições físicas de Deus, sonhos, visões, a Palavra escrita de Deus e mais importante – Jesus Cristo. A revelação natural é a criação que é a manifestação visível do Deus invisível. Deus se revela através da natureza..

Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra das suas mãos.2 Um dia fala disso a outro dia; uma noite o revela a outra noite.3 Sem discurso nem palavras, não se ouve a sua voz. 4 Mas a sua voz ressoa por toda a terra, e as suas palavras, até os confins do mundo. Salmo 19.1-4

Aqui cai por terra a teoria do indio inocente, de povos remotos que estão em estado de inocencia. Não é essa teologia de Paulo. Todos os povos são indesculpaveis diante de Deus. Eles pecam contra Deus conscientemente.  Os homens não poderão fazer apologia em seu proprio favor. Ninguem poderá dizer a Deus no dia de juizo "Ah eu não sabia que o Senhor existi, NÃO SABIA QUE O Senhor é o criador do universo".

 2) rejeição 21-23;

E é por conta disso que Paulo entra no segundo assunto e fala sobre a Rejeição. A humanidade deliberadamente rejeitou a Deus versos 21 diz: porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças.

O problema humano queridos não é a falta de conhecimento de Deus, mas sim a negação a Deus. O homem tem conhecimento suficiente de Deus, mas ele sufoca esse conhecimento, ele deliberadamente quer banir Deus de sua vida. E ele faz isso com um duplo não, eles não o glorificam e não lhe redem graças...esses dois não os acusam. Eles rejeitam a Deus conscientemente atraves desses dois não.

1) Não!!! Eles deixam de glorifica-lo por aquilo que ele é. O homem deveria olhar para a natureza e ver nela a glória de Deus. Não fazendo isso, não reconhecendo os atributos invisiveis de Deus e seu eterno poder e sua divindade nas obras da criação é privar Deus de sua glória, de sua majestade.

2) Não!!!deixando de agradecer-lhe pelo que fez. Devemos glorificar a Deus por quem ele é, e devemos dar graças a Deus por aquilo que ele faz.

 Foi Deus que criou a terra e a encheu de fartura, foi Deus que deu ao homem vida, saúde, pão, as estações do ano e tudo mais para o seu aprazimento... e qual foi e tem sido a resposta do homem? Ingratidão. O homem tornou-se o centro e a medida de todas as coisas. Não há mais espaço para Deus. E qual o resultado disso?  Verso 21b e 22 mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e os seus corações insensatos se obscureceram.22 Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos O resultado é que nesse vazio de Deus, o raciocinio do homem se tornou nulo, futil. O problema é que o que começa na mente vai para o coração. O raciocinio errado leva o coração as trevas. Quando o homem perde o conhecimento de Deus, perde também a referencia de santidade. Não sabe mais de onde vem, pra onde vai. Tornan-se totalmente louco, não compreendendo a si mesmo ou mesmo o universo em que vive. Um raciocinio nulo gera um coração obscuro. Uma mente sem Deus produz uma vida de trevas. Banir Deus deliberadamente da vida desemboca na escuridão moral, na loucura mais consumada. E é essa situação em que os homens se meteram.  Eles achavam que deixar Deus de fora seria um ato de sabedoria, mas Paulo diz que essa é a mais consumada loucura. E por conta dessa loucura eles cairam na idolatria versos 23 diz: e trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de pássaros, quadrúpedes e répteis. Aquilo que começou na mente desceu ao coração e desaguou na religião, na idolatria.

A pretensa sabedoria humana de rejeitar a Deus e mudar a glória do Deus incorruptível em imagens de homens, aves, quadrupedes e répteis é a mais tosca loucura e o nivel mais baixo de degradação espiritual que o ser humano pode chegar.  Em seus pensamentos os seres humanos reduziram a Deus o todo poderoso, o rei dos reis, em duas pernas, depois em 4 perna, e finalmente a rastejar sobre o ventre. E ainda se acham sabios da adoração ao Deus vivo, a humanidade gradualmente desceu a idolatria e ao fetchismo. A idolatria é uma rebelião contra Deus. Substituir o Deus inncorruptível por criaturas corruptiveis e prostrar-se diante de obras das próprias mãos é perverter o culto divino e desonrar o Senhor..E diante deste contexto mordaz é que Paulo a partir do verso 24 entra no outro assunto e ultimo que é na verdade uma consequencia da idolatria. Que é a retribuição...

Paulo nos mostra nos versiculos finais que da idolatria para a imoralidade é um passo. Sobre isso John Stott diz que uma falsa imagem de Deus leva a um falso conceito de sexo. Hernandes diz lopes concorda dizendo que se a raiz do pecado humano é a pervisidade religiosa, o fruto é a corrupção moral. Segundo ele quando o homem é arrancado de Deus, da fonte de sua vida e felicidade, ele procura satisfação na criatura no afam de preencher o vazio de Deus que é o resultado do seu afastamento ele esta condenado a um anelo insaciavel.

3) retribuição 24-32

É o que vemos nos versos seguintes onde Paulo fala de um diluvio de vicios, fazendo estourar toda a podridão interna da sociedade humana sem Deus. Por isso Deus os entregou à impureza sexual, segundo os desejos pecaminosos dos seus corações, para a degradação dos seus corpos entre si. Romanos 1:24

Enganam-se aqueles que pensam que o Deus do juizo esta dormindo, inativo ou indifretente ao que acontece no mundo.  Esse verso nos mostra queridos irmãos que o estado de degradação em que se encontra esta sociedade já é uma retribuição divina, uma manisfestação do juizo de Deus... "por isso Deus os entregou..." Alem de receberem a justa condenação num futuro vindouro eles ja recebem em seus proprios corpos. Deus os abamdonam a sua propria impiedade.

 Queridos não há juizo mais severo de Deus de dar ao homem o que ele quer. Nãocastigo maior ao homem do que Deus o entregar a si mesmo. Deus pergunta isso que vc quer? Seja feita a sua vontade. Esse é o maior juizo de Deus, entregar o homem a si mesmo, á sua propria vontade. Os homens que tanto amam o esgoto do pecado são enviados para lá, o que querem terão...

Adolf Pohl diz que Deus não é um expectador que tão somente grava na memoria os pecados do homem para recuperá-los no juízo final. Ao contrario, sua ira interior já hoje se torna resistência ativa. Deus os entrega as suas paixões... Assim os perdidos gozam para sempre da horrível liberdade que sempre pediram, porém essa liberdade é a mais perturbadora escravidão.

 A paciência divina sem resposta humana favorável resulta no derramamento de indignação divina. Assim quando o homem se mostra resistente a graça e obcecado por lambuzar-se no pecado, Deus então o entrega. Francis schaeffer ilustra essa realidade da seguinte forma: "O homem pretende fugir de seu dono, por isso, Deus simplesmente tira a coleira."  As pessoas escolheram abrir mão da verdade, e Deus escolheu abrir mão das pessoas. Sabe como ? Deus lhes tirou a culpa. Agora o homem consegue pecar e a consciência não lhe culpa mais, não lhe acusa. Ai ele se gloria no pecado e aplaude o vicio.  As pessoas mergulham no pântano mais asqueroso da imoralidade e se corrompem ao extremo sem nenhum constrangimento... Isso é juízo de Deus. É isso que acontece nos versos de 26 -28Por causa disso Deus os entregou a paixões vergonhosas. Até suas mulheres trocaram suas relações sexuais naturais por outras, contrárias à natureza. Da mesma forma, os homens também abandonaram as relações naturais com as mulheres e se inflamaram de paixão uns pelos outros. Começaram a cometer atos indecentes, homens com homens, e receberam em si mesmos o castigo merecido pela sua perversão. Além do mais, visto que desprezaram o conhecimento de Deus, ele os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem o que não deviam. Romanos 1:26-28

O que começou no raciocínio, passou pelo julgamento e se transformou em religião agora desemboca no comportamento desregrado.  Nestes 3 versículos encontramos 2 perversões sexuais muito comuns em nossos dias. Perversões complacentemente consideradas variantes interessantes pelas pessoas que se dizem "evoluídas". Lesbianismo... a relação sexual entre mulher e mulher já era pratica comum nos dias de Paulo, mas não com tanta publicidade como existe hoje.  Deus tirou o pé do breque. Entregou essas pessoas as paixões infames, e as mulheres se entregaram ao lesbianismo. Quando Paulo fala que Até suas mulheres trocaram suas relações sexuais naturais por outras, contrárias à natureza, está enfatizando o grau de superlativo da degradação, pois as mulheres sempre foram guardiãs da moralidade. Quando até as mulheres corrompem, a cultura já chegou ao fundo do poço.  Homossexualismo... quando o homem desprezou o conhecimento de Deus e perverteu o culto divino, perdeu a própria identidade.

O homossexualismo é uma negação total do mundo real. Refuta qualquer possibilidade de continuidade é a extinção da raça  e ameaça a identidade da pessoa como fruto do relacionamento de um pai e mãe Não podemos concordar com a bandeira levantada pela homofobia, quando os ativistas deste movimento afirmam que o homossexualismo é uma opção normal e que o casamento entre pessoas do mesmo sexo é uma união de amor que deve ser chancelada pela lei de Deus e dos homens.

Ao descrever o homossexualismo, Paulo aponta 7 características desse pecado abominável. Imundícia, desonra do corpo (24), Paixão infame, anti-naturalidade, contrariedade a natureza (26). Torpeza, erro (28)

Ele encerra esse capitulo dizendo: Embora conheçam o justo decreto de Deus, de que as pessoas que praticam tais coisas merecem a morte, não somente continuam a praticá-las, mas também aprovam aqueles que as praticam. Romanos 1:32

Paulo nos mostra que as pessoas agem sabendo que estão agindo errado, elas sufocam a verdade, abafam a voz da consciência, apagam a luz vermelha do alarme, mas no intimo sabem que aquilo que praticam é um ato de rebeldia contra Deus e passível de morte.  Nestes versos vemos também o nível mais baixo de degradação moral de uma sociedade que não apenas praticam o mal, mas também aprovam, aplaudem e incentivam quem faz...  Essa é o clímax da perversidade de nossa sociedade decaída.

Comentário de Romanos

Hernandes Dias Lopes

Nenhum comentário: