2016/05/16

A religiosidade produz a hipocrisia

Texto: Romanos 2.1-24

 Boa noite irmãos... Semana passada o Apostolo Paulo falou sobre a degradação da humanidade que resultou no derramamento da justa ira de Deus, nesta noite o Apostolo aperta o cerco aos Judeus, uma vez que no capitulo anterior Paulo demonstrou a culpa dos gentios, do ser humano dizendo que somos indesculpáveis pois Deus se revelou a nós de diversas formas, agora ele trata do caso Judeu que segundo Romanos é indesculpável também tanto quanto os gentios, pois receberam a revelação especial. (escrituras, os profetas, anjos, Jesus)

Enquanto os gentios eram idólatras os judeus julgavam-se livres dessa denuncia de Paulo, pois eram os santarrões, entretanto por meio de sua autorretidão muitos estavam fazendo sí próprio um ídolo. Sabe aquela pessoa que se acha santa, que se acha melhor do que as outras, e por ser achar melhor pensa que pode julgar os outras que estão ao seu redor. Então assim eram na sua maioria os Judeus, extremamente  prepotentes no que se tratava da religião. Uma exemplo de um Judeu assim encontramos em no evangelho de Lucas 18 10-13

"Dois homens subiram ao templo para orar; um era fariseu e o outro, publicano. O fariseu, em pé, orava no íntimo: 'Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens: ladrões, corruptos, adúlteros; nem mesmo como este publicano. Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho'. "Mas o publicano ficou à distância. Ele nem ousava olhar para o céu, mas batendo no peito, dizia: 'Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador'. Lucas 18:10-13

A tendência de Julgar os gentil por causa da sua perversão moral e religiosa era uma características dos Judeus. Na verdade esse era um passatempo nacional dos judeus, Julgar os outros. Eles acreditavam que todos estavam destinados ao juízo, exceto eles mesmos. O orgulho espiritual queridos irmãos nos torna tão culpados quanto os que cometem adultério ou roubo. E Paulo adverte os Judeus e a nós também a respeito desta pratica.

O que Romanos está combatendo aqui, é atitude insolente e implacável de julgar os outros em vez de olhar pra sí mesmo e lamentar os seus próprios erros. Paulo ataca a religiosidade daquela época, ele fala da hipocrisia vivida por pessoas que se encontravam num contexto de Igreja, de comunidade, e tem tudo haver conosco também, com a nossa religiosidade e com o nosso contexto. Os versos 2 e 3 deste capitulo desnuda a hipocrisia dos religiosos: 1 Portanto, você, que julga, os outros é indesculpável; pois está condenando a si mesmo naquilo em que julga, visto que você, que julga, pratica as mesmas coisas...3 Assim, quando você, um simples homem, os julga, mas pratica as mesmas coisas, pensa que escapará do juízo de Deus? Romanos 2:1,3

 Paulo fala aqui de um grupo de pessoas que condenava a forma de vida dos gentios, que condenava e apontava o dedo em reprovação aos gentios, mas nas escondidas praticavam a mesma coisa que condenavam. O problema da pessoa religiosa é que ela acha que estar na igreja e conhecer os mandamentos de Deus a faz melhor do que aquele que não conhece, que não frequenta a igreja. E Paulo diz não, os dois grupos são culpados, mas segundo Paulo o gentil é mais coerente na sua posição do que os moralistas. Para Paulo você ser religioso é pior... sabe porque?

Por que o gentil, o não religioso, praticam as coisas sabendo que são erradas e aprovam quem pratica o mesmo 1.32, Já o judeu moralista, o crente moralista, também praticam coisas erradas sabendo que esta errado, mas condenam os outros que agem da mesma forma, eles são acusado por Paulo pelo pecado da hipocrisia, pois condena o erro na vida dos outros enquanto eles mesmos praticam os mesmos erros.

Os moralistas usam lupa para ver o pecado alheio, mas colocam vendas para enxergar os seus próprios. Eles são céleres para julgar os outros, mas lerdos para reconhecer a própria culpa. Escondem o próprios pecados, mas os projetam na outras pessoas. Julgam os pecados alheios enquanto praticam a mesma coisa. É mais fácil ver o erro dos outros que em nós mesmos, julgar os outros que nós mesmos, abominar o pecado dos outros que em nós e enfrentar a feiura do pecado dos outros do que os nossos. Essa atitude faz parte da fraqueza humana e Paulo expõe isso.... é mais fácil criticar e ser intransigente com todo mundo, a exceção de nós mesmos. Os judeus se achavam em um nível mais elevado. Não eram culpados como os depravados gentios, nem mereciam juízo tão severos. E Paulo da um sonoro não para esses moralistas.. epa pode parar vocês são indesculpáveis e Deus é contra esta hipocrisia. Sabemos que o juízo de Deus contra os que praticam tais coisas é conforme a verdade. Romanos 2:2 Pior do que praticar as coisas erradas é pratica-las e não admitirFranz Leenhardt "aos olhos de Deus, não é o homem aquilo que sabe nem aquilo que diz, mas aquilo que faz"

A atitude de sermos hipócritas e julgar os outros por atitudes que nós também cometemos nos expõe ao juízo de Deus, entretanto queridos irmão o Apostolo Paulo não está alegando que devemos perder o nosso senso critico e deixar de reprovar o que esta errado em nós e nos outros. Pelo contrario devemos sim ser guardiões de uma fé santa e sem macula, o que o apostolo Paulo esta reprovando é atitude dos que se arvoram juízes dos outros em vez de condenar a sí mesmos, já que são culpados de cometer os mesmos atos que condenam... Tem gente que diz julgar é pecado... não, julgar não é pecado, pecado é julgar o outro sem antes fazer uma analise de sua vida de  olhar pra sí primeiro. O que Jesus disse sobre  isso? Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão. Mateus 7:5

A partir do verso 4 Paulo diz que esses que se mostram mais dispostos a emitir juízo condenatórios contra outros parecem imaginar que serão julgados por uma regra diferente escapando da condenação. Na verdade esse comportamento hipócrita, religioso é fruto de uma teologia errada. Uma teologia errada produz um comportamento errado. Ou será que você despreza as riquezas da sua bondade, tolerância e paciência, não reconhecendo que a bondade de Deus o leva ao arrependimento? Romanos 2:4

Os judeus moralistas olhavam para a bondade de Deus como uma licença para pecar e não como um chamado ao arrependimento. Eles veem a bondade de Deus como prova de uma parcialidade divina a eles demonstrada por serem eles o povo escolhido de Deus. É um erro teológico, pois Deus demonstra sua  bondade divina não para produzir soberba espiritual, mas arrependimento. Os moralistas pensam que só os devassos carecem de arrependimento. Os críticos moralistas perverteram a bondade de Deus, fazendo dela uma desculpa para continuarem pecando. Por conta disto tornaram-se mais obstinados e endurecidos. E serão julgados no dia do Juízo. Contudo, por causa da sua teimosia e do seu coração obstinado, você está acumulando ira contra si mesmo, para o dia da ira de Deus, quando se revelará o seu justo julgamento. Romanos 2:5

Queridos irmãos tudo que fazemos nesta vida tem consequências eternas, tudo o que falamos ou fazemos representa um investimento para o bem ou para o mal no banco da eternidade. Ou estamos acumulando bens tesouros para o céu ou acumulando a ira para o dia do julgamento.

Cada um de nós comparecerá diante de Deus para prestar contas de sua divida. O juízo de Deus é individual, intransferível verso 6 diz Deus "retribuirá a cada um conforme o seu procedimento". Romanos 2:6 Deus retribuirá a cada um segundo o seu procedimento. O julgamento não será coletivo, mas individual. O pai não será julgado no lugar do filho, nem a esposa no lugar do marido. O que o homem semear isso ele colherá; esse é o principio da justa retribuição na qual se fundamenta a justiça.

Paulo não esta ensinando salvação pelas obras aqui... todos nós sabemos que a salvação é pela fé somente, o que ele esta salientando é a imparcialidade de Deus com relação a judeus e gentios. Os dois estão debaixo do mesmo juízo. "Porque para Deus não há acepção de pessoas" Romanos 2.11. O que Paulo esta dizendo é que tantos gentios devassos quanto judeus moralistas terão de comparecer perante o tribunal de Deus. Ambos serão julgados pelos mesmos critérios e Deus não inocentará o culpado seja judeu ou grego. É impossível subornar este juiz. E cada um será julgado mediante a luz que recebeu. Os judeus serão julgados com base na lei escrita, os gentios com base na lei moral implantada em seu coração, a lei da consciência. Todo aquele que pecar sem a lei, sem a lei também perecerá, e todo aquele que pecar sob a lei, pela lei será julgado. Romanos 2:12

No verso 13 o Apostolo Paulo critica a religião formal dos judeus e ressalta que ela não poderá ajuda-lo no julgamento; Porque não são os que ouvem a Lei que são justos aos olhos de Deus; mas os que obedecem à lei, estes serão declarados justos. Romanos 2:13 Paulo enfatiza que a própria lei não dava ao judeus garantia de imunidade no julgamento, como eles acreditavam, pois  importante não é ter a lei, mas obedecer-lhe, ou seja o importante é praticar a lei e não apenas ser um ouvinte. Assim como os judeus nutriam, muitos cristãos hoje nutrem uma falsa segurança pelo fato de ouvirem a lei, de frequentarem a igreja e de terem familiaridade com as coisas sagradas. Contudo não os ouvintes da lei que agradam a Deus e serão justificados, mas aqueles que lhe obedecem. Então não adianta vc vir a igreja em todos as programações, não adianta vc conhecer a Bíblia de cabo a rabo. Se vc é apenas um ouvinte e não coloca em pratica o que aprende. "Sejam praticantes da palavra e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos" (Tiago 1:22).

Nossas igrejas desenvolveram, através dos tempos, uma cultura de ouvintes. Muito dos comentários que ouvimos, após os cultos, é sobre a qualidade do sermão – se foi "bonito", "bem preparado", "contextualizado". Se perguntarmos sobre a mesma pregação na segunda-feira seguinte, ou, pior ainda, na quinta-feira de manhã, ninguém ficará surpreso se as respostas forem vagas ou superficiais. Só que, aparentemente, ninguém está ligando para isso: nosso negócio é ouvir. É apenas ouvir.

Foi para nós que Tiago escreveu sua carta. Porque, desde o primeiro século, ele quis nos ensinar que apenas ouvir a Palavra não nos ajuda a crescer espiritualmente. Apenas ouvir tende a nos fazer insensíveis. Apenas ouvir reduz a Palavra ouvida a uma quantidade de sons sem sentido e, acima de tudo, sem nenhum poder do Espírito. Quando a Bíblia diz "quem tenha ouvidos para ouvir, que ouça", seu desafio é para a nossa prática. Seu desafio é para não sermos "apenas ouvintes".

A falsa segurança é uma armadilha perigosa, pois muitos indivíduos pensam que estão salvos, quando ainda estão perdidos. É por isso que no verso 17 Paulo confronta os judeus presunçosos, você que leva o nome de judeu, apóia-se na lei e orgulha-se em Deus; Romanos 2:17

A confiança desses judeus presunçosos estava no nome que eles ostentavam, eles julgavam melhores que os outros homens apenas por serem Judeus. Eles gabavam-se de sua nação ser a única beneficiária do favor divino, eles transferiam para si a glória que pertence somente a Deus. É mais ou menos como a gente vê algumas pessoas vangloriando-se de sua igreja de sua denominação como que se eles fossem o únicos e fossem os detentores da verdade.

A partir do verso 18 a 24 Paulo nos mostra que os judeus não fizeram uso devido desse conhecimento. A luz do conhecimento cegou-lhes os olhos, em vez de iluminar-lhes o coração.  Os judeus se consideravam não apenas melhores, mas também estavam persuadidos de que eram instrutores e mestres da humanidade e não atentavam para o fato que eram tão transgressores da lei quantos os pagãos que viviam fora da vontade de Deus. Como está escrito: "O nome de Deus é blasfemado entre os gentios por causa de vocês". Romanos 2:24

 Aqui estão os judeus que deveriam mostrar para o mundo pagão a imagem do Deus vivo, eles deveriam levar o mundo perdido a ver o grande Deus de Abraão, mas o que faziam?  Apenas se orgulhavam em ser a raça eleita, o povo escolhido, mas não tinham nenhum amor e preocupação com as nações vizinhas, com o povo que não conhecia o verdadeiro Deus. Esse talvez seja um dos maiores perigos que enfrenta a igreja contemporânea, a inconsistência no testemunho; pois um cristão que é vida dupla é pior que um ateu. Um crente vivendo na pratica do pecado é o maior agente do diabo na igreja.

Por conta disso que o apóstolo Paulo nos alerta através deste texto que temos que cuidar com a hipocrisia em nossas vidas, não podemos deixar que uma vida de religiosidade tome de nós aquilo que temos de mais precioso a comunhão com Jesus e a sua palavra.

Comentário de Romanos

Hernandes Dias Lopes

Nenhum comentário: