2016/05/16

Santidade

Texto: Ef 4. 17-32, 5.3-18

Olá irmãos boa noite quero convida-los a abrirem os seus corações para a palavra que Deus tem para nós nesta noite. O tema pra essa noite é Busque uma vida de Santidade. Acredito irmãos que precisamos meditar sobre o nosso estilo de vida e verificar se estamos andando em santidade. Aliás essa é uma palavra que infelizmente caiu no desuso por muitos cristãos.

Santidade não é uma palavra que deve ser observada apenas pelos os monges tibetanos, pelos pastores e líderes, não!!! Ser santo é uma prerrogativa do Cristão, se você ama a Deus e tem o Senhor Jesus Cristo como o Senhor de sua vida. Andar em Santidade deve ser uma questão que você deva considerar de suma importância. O Espirito Santo através do apostolo Pedro é taxativo, é imperativo, ou seja ele imprime um caráter de mando, de autoridade a mim e a você dizendo o seguinte. Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. 1 Pedro 1:15,16

Para fazer essa reflexão, quero fazer esse sermão de forma expositiva observando os versículos e aprendendo com o Apostolo Paulo e com os irmãos de Éfeso. Acredito ser interessante contextualizar essa carta.

 A cidade de Éfeso localizada na atual Turquia, aliás essa semana a Turquia foi alvo de muitos comentários nas rede sociais e jornais pois ela abateu um caça russo que ultrapassou sua fronteira, e o Presidente  Russo Vladimir Putin disse que foi uma apunhalada nas constas da russia... oremos pra que esse conflito seja resolvido.  Éfeso era a cidade mais importante da província romana de Ásia. Uma cidade bem localizada por estar situada perto do mar Egeu. Isso lhe garantia uma localização importantíssima de contato entre os dois lados do império romano (a Europa e a Ásia).  Historiadores geralmente calculam a população da cidade no primeiro século entre 250.000 e 500.000. Éfeso era conhecida, também, como o foco de adoração da deusa da fertilidade, Ártemis ou Diana. O que me chama a atenção é que essa igreja é uma das 7 igrejas de Apocalipse que receberam uma carta do Apostolo João com recomendações, aprovação e desaprovações. A carta à Igreja de Éfeso se encontra no capitulo 2 de Apocalipse, era uma igreja que era perseverante, que não suportava o homem mal, colocou os que se denominavam apóstolos a prova, era uma igreja que não se deixava esmorecer.. contudo ela perdeu algo muito impotente denunciado e requerido pelo próprio Deus;

Contra você, porém, tenho isto: você abandonou o seu primeiro amor. Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio. Se não se arrepender, virei a você e tirarei o seu candelabro do seu lugar. Apocalipse 2:4,5

Muitos cristãos dessa igreja estavam no automático fazendo o que faziam por obrigação, por habito talvez, por necessidade, mas não por amor... e é dentro deste contexto de igreja que o Apostolo Paulo repreende muitos irmãos por não estarem vivendo de modo digno do Senhor, por não estarem vivendo em santidade. Eram pessoas engajadas com a igreja, perseverantes na obra, mas por estarem em falha com seu amor ao Senhor da obra, não estavam vivendo em santidade e estavam seguindo os passos dos gentios.  E ao que me parece irmãos se formos bem sinceros, não estamos longe deste contexto, e se pararmos para olhar ao nosso redor encontraremos esses mesmos desafios em nosso meio.  Pessoas que foram alcançadas por Jesus, que são completamente engajadas em sua obra, mas demostram uma falha grotesca no seu amor quando não vive em santidade, mas preferem andar segundo os rudimentos deste mundo. Era isto que o Apostolo Paulo estava falando para alguns irmãos, pois estavam andando no caminho dos gentios, a mente deles estavam sendo mudadas. E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente. Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração; Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza. EF 4.17-19

Paulo esta dizendo ei cuidado, o caminho que você esta seguindo é perigoso, e Paulo adverte não foi isso que você aprendeu: Mas vós não aprendestes assim a Cristo, vs 20

Querido irmão quando você se converteu, alguém chegou a você e disse olha irmão, a vida cristã é assim é assado, isso você não pode fazer mais, a palavra de Deus diz isso.... Você aprendeu, você sabe o que é o certo... aquelas pessoas aviam aprendido dos apóstolos. No entanto eles estavam agindo de forma totalmente diferente, ao ponto de gerar uma duvida no coração de Paulo se eles realmente tinham se entregado a Jesus. Se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, com a verdade que está em Jesus; vs 20 Não batia a fé que eles professavam, com a postura cristã que eles estavam demonstrando, algo estava errado, no vs 22 Paulo esta dizendo gente vocês foram ensinados que o homem velho deve ser deixado de lado, ou seja os pecados e atitudes antigas devem ser deixadas, Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; vs.22Isso já foi, você já passou dessa fase, agora você é nova criatura, você é outra pessoa, com certeza -  ele estava lembrando do ensino dado aos coríntios que diz: 2 coríntios 5.17 : Aquele que esta em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas se passaram eis que tudo se fez novo pra você ! O Cristão é uma nova pessoa, ele tem que ser, você tem que se considerar morto pra TUDO AQUILO QUE LHE TIRE A SANTIDADE, ou seja, o pecado. Da mesma forma, considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus. Romanos 6:11 E ele diz no verso 23 mude a sua mente, renove ela E vos renoveis no espírito da vossa mente; vs.23  ele esta aqui citando Rm 12.2 Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2

No verso 24 Paulo insiste a nos revestirmos de um novo homem em justiça e retidão... Caminhos retos... É isso que Deus espera de seus filhos, de mim e de você, que sejamos homens e mulheres separados, santos, com uma nova mente, um novo coração, novos anseios, novas atitudes etc.

Mas separado irmãos não do mundo não... Achando que você é muito santo, pelo contrário... Vc tem que estar infiltrado no mundo, mas sendo diferente... luz do mundo. E a partir dos versos 25 adentrando o capitulo 5 o apostolo Paulo começa a contrastar as obras da carne e os frutos da luz. Eu quero neste momento trabalhar alguns deles neste momento...No verso 3 do capitulo 5 de Efésios eles diz: Mas a impudicícia, e toda sorte de impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos; vs.3 Paulo estava orientando que os irmãos de Éfeso deixassem a obscenidade de lado. A palavra impudicícia é sinônima de obscenidade, de falta de pudor, de falta de vergonha na cara. Muitos estavam sendo envolvidos pela sensualidade. A Cidade de Éfeso era conhecida pela adoração a Diana ela ficou conhecida e muito difundida pelas sacerdotisas Cultuais. Elas ofereciam sexo e prazer como forma de adoração a Diana. A sensualidade era parte dominante da cultura de Efésio.

Acredito queridos que irmãos que essas palavras de Paulo têm um peso maior em nossos dias, pois estamos bombardeados por todos os lados, pela lascivia, sensualidade, pela obscenidade, a luta é cruel e é travada na arena da mente, dos pensamentos e muitos tem sucumbido diante dela. Fico triste quando vejo um cristão que ao invés de ter a mente de Cristo "Nós, porém, temos a mente de Cristo. 1 Coríntios 2:16 reduz essa mente santa, em coisas humanas, fracas, impuras, obscenas. Quantos cristãos estão com sua mente impregnadas de porcaria de coisas mundanas, de desejos lascivos. O apostolo Paulo diz que essas coisas não se nomei entre vocês porque somos santos. No verso 4 temos outra atitude que é obra da carne. Nem conversas torpes, nem parvoíces, nem chocarrices, que não convêm; mas antes, ações de graças. Vs.4

Por muitos não terem uma mente santa consequentemente também não tinham uma boca santa. Paulo é tão incisivo quanto ao falar santo, que ele repete esse versículo no vs 24 de efésios 4 ordena que essa atitude seja evitada pelo cristão.. Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, Efésios 4:29

 O que é palavra torpe? Torpe vem do grego Sapros que significa estragado, podre, decadente. Conversa torpe são conversas indecentes, nojentas, vergonhosas, palavra torpe é palavrões coisas vulgares que não deveria habitar na boca de um cristão. Querido Deus pede santidade em sua vida inclusive sobre aquilo que sai de sua boca. Devemos abandonar esse tipo de atitude; Mas agora, abandonem todas estas coisas: ira, indignação, maldade, maledicência e linguagem indecente no falar.  Colossenses 3:8 Boca do ímpio é vulgar "Suas bocas estão cheias de maldição e amargura". Romanos 3:14 O cristão teme a Deus e cuida com que fala, pois ele sabe que dará contas de todas as suas palavras diante de Deus "Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no Dia do Juízo; porque, pelas tuas palavras, serás justificado e, pelas tuas palavras, serás condenado" (Mateus 12:36-37).

Irmãos parece que hoje pra muitos é normal adorar e louvar a Deus com os seus lábios e com sua boca e com essa mesma boca pronunciar palavrões e participar de conversas indecentes. Não....não é!!! normal...pastor é que vim de um contexto familiar ou profissional que é normal. Pode ser normal pra esse mundo. Mas você não é deste mundo. Você é nova criatura, nova quer dizer nova...tudo é novo inclusive o seu falar... No verso 18 temos mais uma obra da carne: E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, Vs 18

Paulo aqui chama atenção de alguns que estavam se embriagando, dando mal testemunho, ele é enfático em dizer que a bebida só traz dissolução, intrigas, e isso é a mais pura verdade, como pastor eu sei o poder destruidor que o vicio da bebida tem em muitas famílias...como me entristece de ver uma pessoa que tinha tudo pra ser alguém na vida, mas é engolida pelo vicio da bebida... isso me corta o coração. Mas o que mais me corta o coração e me deixa decepcionado é ver irmãos bebendo e bebendo bem e enaltecendo essa atitude como se fosse louvável, mas queridos não é louvável, é de chorar pois a palavra é clara "...e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus. Gálatas 5:21

A alegria é passageira momentânea, mas a tristeza será eterna... Nós não encontramos na bíblia passagens que proíba beber (tolo), nós também não somos uma igreja legalista que proíbe os seus membros de beberem. Agora entre não proibir e avalizar bebedices. Há uma grande distancia.

 Duas coisas me preocupam sobre a bebida, primeiro são aqueles que não sabem beber não tem um alerta de pare na cabeça...embriagam-se, a segunda é aqueles que não se preocupam com o testemunho e nem com os mais fracos na fé... Esses também serão cobrados Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem! Mateus 18:7

No verso 5-6 o apostolo Paulo fecha com um tiro de misericórdia dizendo Deus não se agrada com essas atitudes e quem as pratica não herdará o reino dos céus e sua ira será com o desobediente. (ler) E segue exortando a não fazermos parte dessas coisas (vs 11 ler), pois fomos alcançados por Deus, fomos tirados das trevas e hoje somo filhos da luz e devemos nos portar como tais. (8 Ler) a nossa postura tem que ser outra precisamos aprender a andar como sábios (15 ler)

Queridos precisamos de santidade, aqui evidenciei algumas apenas o texto nos exorta a muito mais como não roubar não mentir, não irar-se. A vida do crente tem que ser envolvida pelo desejo de santidade e isso envolve uma busca por uma transformação completa de nosso modo de pensar e viver.

Ser santo é ser separado, ser santo é não entristecer o Espirito Santo de Deus ef4.30 é não dar lugar ao diabo conforme Ef 4.27... A noite está quase acabando; o dia logo vem. Portanto, deixemos de lado as obras das trevas e vistamo-nos a armadura da luz. Comportemo-nos com decência, como quem age à luz do dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidade sexual e depravação, não em desavença e inveja. Pelo contrário, revistam-se do Senhor Jesus Cristo, e não fiquem premeditando como satisfazer os desejos da carne. Romanos 13:12-14

Nenhum comentário: