2016/05/16

Natal

Texto: Mateus 1.22-23 (citação de Is 7.14) 700 anos...

Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor dissera pelo profeta: "A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe chamarão Emanuel" que significa "Deus conosco".

Quando falamos em natal muitas vezes passa um filme em nossas cabeças, a gente começa buscar na memória o significado do natal e repassamos toda a história do Deus que deixou a sua gloria e veio a esse mundo em forma humana. mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. Filipenses 2:7 Ou seja o criador do universo entrou na história e vestiu pele humana. Deus se fez homem, o Rei dos reis se fez servo. O eterno entrou no tempo. O infinito nasceu de uma virgem. Aquele que nem o céu dos céus pode contê-lo foi enfaixado em panos e deitado numa manjedoura.

Se eu fosse um catalogador de filmes eu teria dificuldade de catalogar esse filme, por que essa história do natal é muito intensa. Por exemplo, poderíamos catalogar como um filme de amor, pois um Deus poderoso, Deus criador resolve descer ao nível humano e se faz igual a eles criatura para livra-los da morte, um Deus entregou tudo que tinha de mais precioso a esse mundo, ou seja, seu único filho, para que nascesse e morresse como homem, para que através deste sacrifício, nós seres humanos fossemos salvos. Poderia ser catalogado como um filme de romance, pois José mesmo lutando contra seus sentimentos de homem, ter uma esposa gravida sem nem ao menos toca-la, decide ficar ao lado de sua esposa e cuidar do filho que haveria de nascer.  Poderia ser catalogado como um filme de terror, pois vemos um rei maluco (Herodes) possesso por um espirito maligno que ao tentar matar Jesus ordena a morte de todas as crianças de até 2 anos de idade do seu reinado.  Poderia ser catalogado como um drama, pois vemos o desespero de uma mãe que chora a morte de seus filhos que foram arrancadas de suas mãos. Poderia ser catalogado como um filme religioso, pois vemos a todo momento um anjo de Deus orientando a José ao que fazer e a onde ir...Enfim independente da catalogação que damos a essa narrativa natalina é importante entender que essa data é uma data muito especial e precisamos devolvê-lo a seu verdadeiro dono.

Natal É tempo de celebrarmos Cristo e não a nós mesmos. É tempo de nos prostrarmos diante dele para adorá-lo, como o fizeram os magos do Oriente e não fazermos festa para nós mesmos. É tempo de nos alegrarmos com grande e intenso júbilo, porque Deus nos amou de tal maneira que nos deu seu próprio Filho Unigênito, para que nele pudéssemos ter a vida eterna.  Eis o conteúdo do Natal! Eis o propósito do Natal! Eis a glória do Natal!  Deus desceu até nós para nos tirar do império das trevas e da escravidão do pecado. Deus desceu até nós para nos adotar como seus filhos. Deus desceu até nós para nos dar vida e vida em abundância! O texto diz que ele seria chamado Emanuel cujo significado é Deus conosco. O que isso quer dizer? O que entendemos por Deus conosco?

Eu acredito que nestas palavras se encontram o maior significado do natal: Deus está presente, Deus está entre nós, eu não estou sozinho. Desejar o feliz natal a alguém é lembra-lo que ele não está sozinho, pois o Deus conosco esta com ele...Comemorar o Natal é lembrar que não estamos mais sozinhos é nos conscientizarmos de sua presença real, que Ele esta presente a todo instante em nossas vidas.

O natal nos assegura que quando sentimos temor por alguma coisa nós podemos nos voltar pra Ele e encontrar a paz que só Ele pode oferecer, que quando estivermos cansados, por Ele estar presente receberemos força para continuar, quando nos sentimos vazios receberemos plenitude, quando nos encontrarmos tristes, encontraremos alegria e regozijo em sua presença. Comemorar o Natal significa também que quando passarmos por violentas tempestades da vida, encontraremos abrigo e proteção nEle... é só confiar neste Deus conosco, neste Deus presente. Ele está pronto a toma-lo pelas mãos e ajuda-lo... Comemorar o natal é trazer Deus para dentro de nossa rotina e de nossas experiências diárias. Essa postura impactará nossas vidas. Vamos lembrar alguns dos impactos que a presença de Jesus causa.

A presença de Jesus transforma as circunstâncias

Transforma água em vinho (Jo 2.1-11 - casamento). Por isso, convide o Emanuel para o seu casamento, para o seu negócio, para a sua vida.

Transforma tempestade em bonança (Mt 8.23-27 – Jesus e os discípulos no barco). Por isso, aguente firme em tempo de tempestade, pois o Emanuel está no seu barco para acalmar os ventos.

Transforma cinco pães e dois peixinhos para alimentar uma multidão de cinco mil homens, fora mulheres e crianças. Por isso, coloque o pouco que está em suas mãos para que seja multiplicado pelo poder do Emanuel. O Deus presente prove nossas necessidades mais básicas.

 Transforma de maneira anônima um paralítico de trinta e oito anos em um ser andante. Por isso, aguarde pela cura das suas "pernas", mas também dos seus "passos".

Transforma condenação em perdão (Jo 8.1-11 - mulher adúltera). Por isso, não negue sua ficha suja, arrependa-se, pois o Emanuel está ao seu lado no momento de sua execução para salvá-lo e dizer: vai e não peques mais.

 Ele é sensível ao clamor do necessitado, ao grito do que está em agonia porque ele está entre nós. Muito mais que transformar circunstâncias, Jesus quer transformar nossos corações.

A presença de Jesus transforma nossos corações. 

Impossível estar na presença de Jesus e continuar sendo a mesma pessoa. Natal é lembrar que Deus transforma e transformou os nossos corações.  Veja o caso do endemoninhado geraseno que, depois de seu encontro com Jesus, foi profundamente transformado ao ponto de muitas pessoas que o conheciam,  indo ter com Jesus, viram o endemoninhado, o que tivera a legião, assentado, vestido, em perfeito juízo; e temeram (Mc 5.15 – Ler de 1 a 15). 

Na presença de Jesus, as cadeias que nos prendem são despedaçadas, os grilhões quebrados, toda dominação das trevas cai por terra, toda arma forjada contra nós não prospera.Veja o caso de Zaqueu, o cobrador explorador de impostos, que, depois de receber a presença de Jesus em sua casa, declara: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais (Lc 19.8 – Ler de 1 a 10). 

Na presença de Jesus nossa iniquidade é arrancada de dentro e nossas transgressões são transformadas em novas bênçãos. Quem está em Cristo é definitivamente uma nova criação.
Não somente a presença de Jesus transforma as circunstâncias e nossos corações, mas ele quer derramar muito mais sobre nós.

A presença de Jesus traz grande júbilo. 

Lc 2.10-11 O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.

Ninguém pode nos roubar a alegria de sabermos que o Salvador nasceu por nossa causa. A alegria que nos é dada em Jesus não é uma alegria passageira. Ela é colocada em nosso coração e nos enche de profunda paz. Sua alegria sustenta de maneira maravilhosa a nossa vida nos dias de felicidade e de sofrimento. Sua alegria é a certeza da vida eterna, a maravilhosa certeza de estar ligado a Deus. Essa alegria falta ao homem natural, porque lhe falta a comunhão com Deus. Ele procura preencher esse vazio com alegrias passageiras da vida. Sua alegria se apoia em aventuras e divertimentos – mas o seu coração não se satisfaz com tais coisas. Ao invés de encontrar a alegria que tanto busca, ele se afunda cada vez mais em desesperança e aflição.

O Deus conosco Jesus entra nessa situação e quer dar-Se a Si mesmo a você. Aceite o dom inefável de Deus. Então seu coração ficará em paz e você receberá plena alegria. A partir desse momento sua vida passará a ter um fundamento firme e permanente. "Eis que vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo." 

A mensagem de Deus por ocasião do Natal é para todos, para grandes e pequenos, para jovens e velhos, para pessoas de moral elevada, para vagabundos e criminosos. O Senhor não faz diferença: qualquer um pode vir a Ele, e todo aquele que Lhe pede, recebe, por isso, permita que haja Natal em seu coração, lançando sobre Jesus os seus pecados, assim como todas as suas preocupações e angústias, e entregando-Lhe sua vida! Então valerá também para você: "É que hoje vos nasceu... o Salvador, que é Cristo, o Senhor" (Lc 2.11).

O nascimento do Rei abriu-nos o caminho de volta para Deus. Ele mesmo é o caminho do céu. Ele é a porta da glória. Por meio dele temos livre acesso ao Pai e podemos entrar confiadamente na presença daquele que está assentado no trono. É por meio de Jesus que somos reconciliados com Deus. É por meio de Jesus que recebemos vida em abundância. É por meio de Jesus que somos adotados na família de Deus, somos feitos filhos de Deus, e nos tornamos herdeiros de Deus. Comemorar Natal sem Jesus no coração não faz sentido.

Não adianta Jesus ter nascido mil vezes em Belém se Ele não nascer uma única vez em nosso coração. Jesus veio para nos dar vida, pois estávamos mortos no pecado.  Jesus veio ser luz, pois estávamos nas trevas espirituais. Jesus veio para nos libertar do pecado, porque estávamos presos a ele. Jesus só vai fazer diferença em nossa vida caso permitirmos que Ele nasça em nós.

Natal é um presente de Deus para Nós...

Se Jesus não tivesse nascido...hoje eu não teria nascido...nascido para uma nova vida...cheia de esperança, de amor... aonde ELE nos da uma nova chance...de sermos diferentes...Deus nos deu o melhor presente...jamais poderíamos imaginar o tamanho do seu amor por nos, quando mandou Jesus se tornar homem...nos dando o privilegio de uma vida eterna...portanto hoje eu digo com toda a alegria do mundo...que quando Jesus nasceu...eu morri...morri para mundo, e agora vivo por ELE!!"...

Isso é natal.... 


Nenhum comentário: