2016/05/16

Marcas da verdadeira igreja...

Texto: Romanos 1.1-13

"Paulo, servo de Cristo Jesus, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus, o qual foi prometido por ele de antemão por meio dos seus profetas nas Escrituras Sagradas, acerca de seu Filho, que, como homem, era descendente de Davi, e que mediante o Espírito de santidade foi declarado Filho de Deus com poder, pela sua ressurreição dentre os mortos: Jesus Cristo, nosso Senhor. Por meio dele e por causa do seu nome, recebemos graça e apostolado para chamar dentre todas as nações um povo para a obediência que vem pela fé. E vocês também estão entre os chamados para pertencerem a Jesus Cristo. A todos os que em Roma são amados de Deus e chamados para serem santos: A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo. Antes de tudo, sou grato a meu Deus, mediante Jesus Cristo, por todos vocês, porque em todo o mundo está sendo anunciada a fé que vocês têm. Deus, a quem sirvo de todo o coração pregando o evangelho de seu Filho, é minha testemunha de como sempre me lembro de vocês em minhas orações; e peço que agora, finalmente, pela vontade de Deus, me seja aberto o caminho para que eu possa visitá-los. Anseio vê-los, a fim de compartilhar com vocês algum dom espiritual, para fortalecê-los, isto é, para que eu e vocês sejamos mutuamente encorajados pela fé. Quero que vocês saibam, irmãos, que muitas vezes planejei visitá-los, mas fui impedido até agora. Meu propósito é colher algum fruto entre vocês, assim como tenho colhido entre os demais gentios."

 Boa noite irmãos... Iniciamos domingo retrasado uma série de estudo sobre a Epistola aos Romanos e abordamos a incomparável importância de Romanos na história da igreja e de sua influência na Reforma do século 16 como nos grandes reavivamentos espirituais posteriores, vimos também a importância de aprendermos as Sagradas Escrituras para seguirmos o verdadeiro evangelho, evangelho este que é personificado pelo o Cristo filho de Deus que foi crucificado e morreu em nosso lugar e ao 3 dia ressuscitou e venceu a morte, pois nem a morte pode detê-lo..

"Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória?" (I Co 15:55)

A morte não pôde lidar com Ele, e a sepultura não pôde contê-lo. A escuridão não pode cega-lo... aleluia...Ele ressuscitou e não está morto! Ele tornou à vida e não morreu de novo! Ninguém jamais passou com vida por aqueles portais. Quem pode cruzar estas portas celestiais desta maneira? Quem é tão poderoso para fazer isto?

"Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória. Quem é este Rei da Glória? O SENHOR forte e poderoso, o SENHOR poderoso na guerra. Levantai, ó portas, as vossas cabeças, levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória. Quem é este Rei da Glória? O SENHOR dos Exércitos, ele é o Rei da Glória." (Salmos 24:7-10)

Somente Jesus Cristo, o nosso Rei, o nosso Senhor e Salvador teve esse poder...  e Paulo faz questão de declarar esse fato no início de sua saudação aos irmãos de Roma nos verso 3 e 4 dizendo:

...acerca de seu Filho, que, como homem, era descendente de Davi, e que mediante o Espírito de santidade foi declarado Filho de Deus com poder, pela sua ressurreição dentre os mortos: Jesus Cristo, nosso Senhor. Romanos 1.3-4

Mostrando através destas palavras aos leitores daquela época e também aos de agora que o Evangelho de Deus revelado nas sagradas Escrituras tem um centro da qual tudo gira em torno que é Jesus Cristo. O evangelho tem como Essência o filho de Deus. É o evangelho de Jesus Cristo, ele é o eixo, o cerne, o conteúdo deste evangelho. John Stott diz que que as boas novas de Deus é Jesus...

É por isso queridos irmãos que muitas igrejas têm se desviado da verdade porque tem pregado um evangelho, onde o homem é o foco, é só olharmos para os ensinos distorcidos sobre prosperidade, sobre a compensação material, o positivismo demonstram esse fato, eles tem se afastado do Verdadeiro evangelho que é Jesus Cristo e afastar-se de Jesus um passo que seja é afastar-se do evangelho.

Nestes dois versus Paulo apresenta dois pilares do Evangelho a Encarnação (como homem ) e a Ressurreição. Em primeiro lugar: Encarnação fala do estado de humilhação, Jesus se fez homem, o verbo se fez carne, o Deus eterno entrou no tempo, entrou no Kronos humano, aquele que preenche todas as coisas se esvaziou, o Senhor do universo se fez servo, o filho do Deus eterno entra neste mundo como descendente de Davi, se puxar a genealogia de Jesus tanto em Mateus que se refere José e em Lucas que se refere a Maria, descobriremos que Jesus descendeu de Davi de ambas as partes... Jesus ele se fez homem. Em segundo a ressureição; Jesus Cristo foi designado Filho de Deus com poder, pela ressurreição dos mortos. Porque a ressurreição é importante pastor? A ressurreição de Cristo é importante por vários motivos.

Primeiro, é um testemunho do imenso poder de Deus. Acreditar na ressurreição é acreditar em Deus. Se Deus realmente existe, e se Ele criou o universo e tem poder sobre o mesmo, então Ele tem poder de ressuscitar os mortos. Ao ressuscitar Cristo dos mortos, Deus nos faz lembrar de Sua absoluta soberania sobre a morte e vida.

Segundo, a ressurreição de Jesus é um testemunho da ressurreição de seres humanos, que é uma doutrina básica da fé Cristã. Ao contrário de outras religiões, o Cristianismo possui um fundador que transcende a morte e promete que os Seus seguidores farão o mesmo.

 "Eu Sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, mesmo que morra, viverá; 26 e todo o que vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Tu crês nisso? Jo 11.25

Todas as outras (falsas) religiões foram fundadas por homens e profetas cujo fim foi o túmulo.  Maomé permaneceu no túmulo, Buda permaneceu no tumulo, Hare Krishna permaneceu no túmulo. O único que a morte não pode conter foi Jesus Cristo O filho de Deus. Como Cristãos, podemos nos confortar com o fato de que Deus Se tornou homem, morreu pelos nossos pecados, foi morto e ressuscitou no terceiro dia. O túmulo não podia segurá-lO. Ele vive hoje e se senta à direita do Pai no Céu.  Nós também ressuscitaremos com ele, para a vitória. O Nosso Deus é um Deus vivo...A igreja viva tem um Cabeça vivo!

Terceiro a Ressurreição é a vitória triunfante e gloriosa para todo o crente em Jesus Cristo, pois Ele morreu, foi enterrado e ressuscitou no terceiro dia de acordo com as Escrituras. E Ele voltará! Os mortos em Cristo vão ser ressuscitados, e aqueles que permanecem vivos na Sua vinda vão ser transformados e receber corpos novos e glorificados (1 Tessalonicenses 4:13-18). Por que a ressurreição de Cristo é tão importante? Por que ela demonstra que Deus aceitou o sacrifício de Jesus a nosso favor. Ela prova que Deus tem o poder de nos ressuscitar dos mortos. Ela garante que aqueles que acreditam em Cristo não vão permanecer mortos, mas serão ressuscitados à vida eterna. Essa é a nossa abençoada esperança! No verso 5 o apostolo discorre sobre algo muito importante a respeito do alcance deste evangelho

Pelo qual recebemos a graça e o apostolado, para a obediência da fé entre todas as gentes pelo seu nome, Romanos 1:5

O evangelho de Deus, cujo o conteúdo é Cristo destina-se a todos os povos, a todas as pessoas sem exceção e sem distinção. Jesus morreu por você querido irmão, como morreu para aquele assassino, para aquele hediondo estuprador. Os judeus pensavam que as boas novas de salvação eram destinados só para eles. No entanto, o plano eterno de Deus incluía todos os povos. Cristo morreu a fim de comprar para Deus os que procedem de toda tribo, língua e nação. Esse é um tema de suma importância em Romanos. Entretanto querido este evangelho é universal em seu alcance, mas não universalista em sua aplicação. Ele não vai salvar todos...  O Seu propósito é salvar apenas os que creem, ou seja, todos os homens sem acepção, mas não todos os homens sem exceção. Somente os que creem... por que é pela fé em Cristo que somos salvos...

O apostolo Paulo é claro em dizer que o evangelho é poder de Deus para a salvação de todo aquele que Crê, mas todo aquele que Crê prova a sua fé na obediência. É por isso queridos que não adianta você dizer que tem fé se você não obedece, porque fé e obediência são palavras idênticas e inseparáveis. Uma não existe sem a outra.  Assim irmãos a causa da salvação é a graça, o instrumento da salvação é a fé e a evidência da salvação é a obediência. O apostolo Paulo antes de apresentar as marcas de uma igreja verdadeira ele apresenta-se a igreja e ele começa dizendo "Paulo servo de Cristo" vs1 esta palavra servo no grego é doulos que significa escravo... Ele não bate no peito dizendo que é apostolo que estudou aos pés de Gamaliel, que era o cara que teve um encontro com Deus e foi chamado pra revolucionar  a espiritualidade daquela época...Não... ele diz eu Paulo escravo de Cristo... um escravo não tem vontade própria, nem liberdade pra fazer o que quer, ele só vive pra agradar o seu senhor e obedecê-lo.

No império Romano os escravos carregavam uma pesada argola de ferro soldada em volta do pescoço com o nome do seu Senhor. Acredita-se que existiam cerca de 60 milhões de escravo em todo império romano. Nessa sociedade um escravo não era considerado uma pessoa, mas apenas uma propriedade, uma ferramenta viva. Como propriedade de seu dono, este poderia submetê-lo a trabalhos forçado, castigá-lo severamente e até mata-lo...É neste sentido que Paulo se apresenta como um escravo de Cristo... é interessante como temos uma inversão de valores hoje, hoje os pregadores batem no peito eu sou profeta de Deus... eu sou homem de Deus, gabam-se de sua sabedoria, de sua eloquência, da revelação que obtiveram de Deus. Paulo não... ele diz eu sou um escravo do meu senhor, porém ele não é escravo de um senhor carrasco, pois o seu senhor deu a vida por ele, comprou-o com o seu próprio sangue o conquistou com o seu amor.

Ainda no verso 1 ele  Diz "chamado para ser apostolo", a palavra apostolo significa enviado. Paulo foi chamado do mundo para ser enviado de volta ao mundo afim de anunciar o evangelho aos gentios.

Ele foi revestido de autoridade de Cristo e do Espirito Santo. Ele não se auto-intitulou apostolo como muitos hoje fazem, erroneamente e em desacordo com a palavra. Pois não temos mais apóstolos no sentido da palavra do Novo testamento. E ele continua se apresentando dizendo que ele foi "separado para o evangelho", Deus o havia separado antes mesmo do seu nascimento para anunciar o evangelho da Graça. Mas Deus me separou desde o ventre materno e me chamou por sua graça. Gálatas 1:15

Essa convicção de chamado de Paulo ao evangelho era muito forte e clara, a sua consagração a esse evangelho foi total e integral ao ponto de ele chamar o evangelho de Deus de meu evangelho. Romanos 2.16. "conforme declara o meu evangelho..." Convicção esta que falta na vida de muitos crentes... A partir dos verso 6 o Paulo nos apresenta  as marcas de uma verdadeira Igreja. São 5 marcas...

1)  A igreja é povo amado de Deus. A todos os que estais em Roma, amados de Deus,
Romanos 1:7

A igreja é um povo amado de Deus. Deus amou a igreja na eternidade e a atraiu para si com cordas de amor. o Senhor lhe apareceu no passado, dizendo: "Eu a amei com amor eterno; com amor leal a atrai. Jeremias 31:3

Não foi a igreja que escolheu a Deus, foi Deus quem a escolheu. Não foi a igreja que o amou primeiro, foi Deus quem a amou e o fez desde a eternidade. Deus colocou seu coração na igreja antes mesmo de lançar fundamentos da terra.

Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. Romanos 8:29

O amor de Deus pelos crentes de Roma assim como por nós é um amor que antecede, acompanha...

2)  A igreja é chamada para ser propriedade de Cristo. E vocês também estão entre os chamados para pertencerem a Jesus Cristo. Romanos 1:6

Os crentes pertencem a Cristo por predestinação, redenção e chamamento. Sua salvação tem origem no chamamento eficaz de Deus. E aos que predestinou, também chamou; aos que chamou, também justificou; aos que justificou, também glorificou. Romanos 8:30

A igreja é o presente de Deus Pai ao Deus Filho. A igreja é o povo chamado para ser propriedade de Cristo.

Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. 1 Pedro 2:9

 A Bíblia nos fala dessa compra, Cristo comprou os Seus pelo altíssimo preço do Seu sangue – 1Co 6.20: "Porque fostes comprados por preço".

Em outra carta, aos romanos, Paulo admoesta os membros da igreja no capítulo 14 para que tivessem mais tolerância com quem é fraco na fé, porque nenhum de nós vive para si mesmo e nenhum de nós morre para si mesmo. Se vivemos, é para o Senhor que vivemos; e, se morremos, também é para o Senhor que morremos. Assim, tanto se vivemos como se morremos, somos do Senhor. Todos nós temos um só Senhor e Mestre, Cristo, e somos de Sua propriedade exclusiva.

Nos últimos tempos, satanás tem usado meias verdades para confundir os salvos, usando a própria palavra fora de contexto para deturpar a verdade. A palavra é clara quando diz que somos a raça eleita, o sacerdócio real, a nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus (1ª Pedro 2:9-10).

Propriedade exclusiva quer dizer exatamente isso, nós pertencemos exclusivamente a Deus e a ninguém mais, nem a nós mesmos. Não podemos sequer pensar em servir a dois senhores... Seja lá o que tiver disputando esse senhorio em seu coração. Carro, casa, namoro, faculdade, emprego.... De um basta, vc pertence apenas a um Deus...

3)  A Igreja é o povo chamado a ser santo. ...chamados para serem santos:
Romanos 1:7

A igreja é chamada do mundo, para ser separada do mundo, mesmo estando no mundo, para viver exclusivamente para Deus no mundo como sal e luz.  Essa santidade é fruto do chamado e é tanto uma dádiva como uma exigência.

"Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância. Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: "Sejam santos, porque eu sou santo"." 1 Pedro 1:14-16

A ideia básica da santificação é de separação, contudo os santos não são apenas os separados, mas também os purificados. Hernandes dias Lopes comentando sobre isso diz que o povo de Deus é santo tanto da forma posicional como processual.

Segundo ele todos que creem em Cristo são separados de Deus esta é a santificação posicional. Todos os santos devem santificar-se e isto é a santificação processual. Os santos precisam santificar-se. Todos os que crerem em Cristo são santos e chamados a santificarem.

Antes vocês estavam separados de Deus e, em suas mentes, eram inimigos por causa do mau procedimento de vocês. Mas agora ele os reconciliou pelo corpo físico de Cristo, mediante a morte, para apresentá-los diante dele santos, inculpáveis e livres de qualquer acusação, Colossenses 1:21,22

É para Ele, é diante dele que nós vamos nos encontrar, não importa quem você seja, de onde você veio, a sua cor denominacional, a sua teologia, se você esta em Cristo, você é santo, inculpável, irrepreensível aos olhos de Deus e Ele é o único e digno de honra e glória por causa disto. Ele é tudo e todos

4)  A Igreja é o povo que recebe graça e paz. A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo. Romanos 1:7

Tanto a paz quanto a graça são dádivas divinas á igreja. Por isso é impossível pertencer a igreja sem ter graça e paz. A graça é o amor imerecido de Deus pelos pecadores revelado em Cristo. A paz é o estado de reconciliação com Deus desse pecador salvo pela graça. A graça indica sempre algum dom absolutamente gratuito e totalmente imerecido, enquanto a paz é o bem estar que os homens desfrutam mediante a graça. A graça é a raiz; a paz é o fruto. A graça é a causa da salvação e a paz é o resultado

O fato de Deus nos amar obstinadamente não esta em nós, a razão de tanto amor e tanta obstinação, não está em nós. Deus olha pra mim e pra você, ele não fica encantado dizendo ah este eu tenho que chamar... esse ai eu não posso deixar de chamar pra minha igreja pois ele tem tantas qualidades, tem tanto conhecimento, ele é tão especial, ele prega tão bem, ele canta tão bem, ah este tem que ser parte de minha igreja.

Não!!! Quando Deus olha pra nós o que ele vê são pecadores que merecem a condenação eterna, "mas Deus Prova o seu amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós quando nó ainda éramos pecadores... isso é graça... graça é eu não sei o porque, mas ele me escolheuuuuu...

Ele resolveu em me amar e a razão não esta em mim, eu não sei a razão do o porque Deus me amou e desde a eternidade me escolheu, eu sei muitas razões pelas quais ele não deveria me amar... eu não sei a razão a não ser que a razão é ele mesmo!!! Ele é amor... e por sabermos disso temos paz...

e todos os irmãos que estão comigo, às igrejas da Galácia: A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo, que se entregou a si mesmo por nossos pecados a fim de nos resgatar desta presente era perversa, segundo a vontade de nosso Deus e Pai, a quem seja a glória para todo o sempre. Amém. Gálatas 1:2-5

5)  A igreja é o povo que dá testemunho de sua fé. Antes de tudo, sou grato a meu Deus, mediante Jesus Cristo, por todos vocês, porque em todo o mundo está sendo anunciada a fé que vocês têm. Romanos 1:8

A igreja não é apenas chamada do mundo para ser propriedade exclusiva de Cristo, mas é também enviada de volta ao mundo para ser embaixadora de Cristo e dar testemunho de sua fé.

"E disse-lhes: "Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas." Marcos 16:15 NVI

Precisamos olhar para as pessoas como Jesus olhava, precisamos prestar atenção nelas como Jesus prestava. Jesus mesmo sendo filho de Deus, mesmo sendo cheio de ternos afetos e misericórdia, mesmo sendo ele a encarnação do amor do perdão e da graça, ele foi rejeitado e você também será e mesmo assim ele anunciou que o reino de Deus esta próximo, intencionalmente andou com os rejeitados, por que ele sabia o que é ser rejeitado

O senhor Jesus tocou leprosos, comeu com impuros, perdoou ladrões, adúlteros, prostitutas, socorreu doente e se hoje ele estivesse no meio de nós ele pararia na esquina da praça pra conversar com um traveco, ele o abraçaria, ele choraria por ele, mas a igreja de hoje é muito santa, a igreja de hoje é cheia de muitas éticas, a igreja de hoje é cheia de muitas coisas, mas a igreja de hoje é vazia de amor.

 Nós queridos irmãos precisamos repensar muitas coisas, o senhor Jesus tinha um poder extraordinário de atração de gente ruim, gente imoral, gente que não prestava, gente indesejável, miserável, quanto pior o tipo mais atraída por ele se sentia, ele exalava misericórdia... e a igreja tantas vezes exala juízo.  Não é esse testemunho que devemos transmitir a o mundo, mas da mesma maneira que recebemos devemos dar, estender as mãos pra ajudar, pra acolher , pra servir e amar as pessoas como ele amou... somos chamados a demostrar em nossa fala, mas principalmente com a nossa vida a grandiosidade do amor de Deus aos perdidos...

"Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina." 2 Timóteo 4:2 NVI

Comentário de Romanos

Hernandes Dias Lopes

 

Nenhum comentário: