2016/05/16

Singularidade do Evangelho

Texto: Romanos 1.14-16
Sou devedor tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes. Por isso estou disposto a pregar o evangelho também a vocês que estão em Roma. Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego. Romanos 1:14-16
Boa noite irmãos Graça e Paz... Hoje quero falar da singularidade do Evangelho, a palavra singular significa dizer que aquele objeto, pessoa ou momento, é único. Não existe outro igual. Por exemplo acredito que o nascimento do primeiro filho seja um momento único embora a pessoa possa ter outros filhos e se alegrar com todos eles o nascimento do primeiro filho é algo muito poderoso que acredito eu fica marcado no coração dos pais por toda vida...
E aqui Paulo esta dizendo que o Evangelho que ele proclama é único, não tem outro igual, é bem diferente das doutrinas pesadas que os fariseus pregavam, muito diferente da adoração dos romanos a vários deuses ou da filosofia religiosa dos gregos. Esse evangelho apresentado pelo apostolo Paulo é Único!!! E ele continua sendo singular nos dias de hoje diante de tantas aberrações que temos presenciado dentro da igreja... e eu acredito com todo o meu coração que eu e você somos privilegiados em ouvir e aprender com o apostolo Paulo através do Livro de  Romanos. Sinta-se especial querido irmão, porque você esta recebendo alimento sólido, que o ajudará manter-se firme no Verdadeiro Evangelho nestes dias de sucateamento da Palavra de Deus...
Esse é o tempo a qual Paulo orienta o jovem Pastor Timóteo que as pessoas prefeririam mais espetáculo do que a verdade.
Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos. Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos. 2 Timóteo 4:3-4  E todos nós podemos dizer que isto tem sido muito comum em nossos dias...
O texto de Romanos 1.16-17 formam a transição da introdução para o tema principal que é a gloriosa Doutrina da Justificação pela fé. Essa doutrina é a essência do evangelho. Com ela a igreja mantém-se em pé ou cai. Mas antes de entrar propriamente nesta doutrina Paulo fala nos versículos anteriores que ele é devedor do evangelho, que ele estava pronto pra pregar esse evangelho e que não se envergonhava deste evangelho. Acompanhe comigo verso 14 Sou devedor tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes. Romanos 1:14
Deus havia confiado a Paulo o evangelho como um tesouro que ele deveria entregar a Roma a ao mundo inteiro. Ele não podia reter esse tesouro. Precisava entrega-lo com fidelidade. E queridos irmãos essa é uma verdade que cabe também a nós,  Deus confiou a sua Palavra a nós, ele deixou esse tesouro em nossas mãos e precisamos ir e anunciar. Sonegar o evangelho é como um crime de apropriação indébita.
O evangelho não é para ser retido, mas para ser proclamado. Ninguém pode reivindicar o monopólio do evangelho.  Eu tenho muita dificuldade com líderes ou pessoas que se acham detentores da verdade.
Charles Erdman diz que: A boa nova de Deus é para ser repartida e não é uma questão de sentimento ou preferência é obrigação moral, é dever.
Verso 15: Por isso estou pronto a pregar o evangelho também a vocês que estão em Roma. 
Romanos 1:15 Paulo sempre estava pronto a pregar o evangelho. Pregava em prisão, e em liberdade; nas sinagogas e nas cortes; nos lares e nas praças; em pobreza ou em fartura. Chegou a dizer  "ai de mim se não pregar o evangelho" 1 Co 9.16 Pregar o evangelho era a sua paixão e a razão de sua vida. Ele chegou a declarar em Éfeso
Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão-somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do evangelho da graça de Deus. Atos 20:24 E é essa convicção queridos irmãos que Deus espera de sua igreja de seus discípulos. ministrar...
 A pregação do evangelho de Cristo Jesus foi um evento decisivo na história da humanidade, ela inaugura neste mundo dos homens, o mundo de Deus. Ela apresenta a humanidade o sobrenatural e é uma benção divina ser portador desta mensagem. Como são belos nos montes os pés daqueles que anunciam boas novas, que proclamam a paz, que trazem boas notícias, que proclamam salvação, que dizem a Sião: "O seu Deus reina! " Isaias 52.7 É teu dever ser um proclamador da salvação. Verso 16: Não me envergonho do evangelho, Romanos 1:16a
Ao contrario de muitos cristãos hoje o Apostolo Paulo não tinha vergonha do evangelho, na verdade ele considerava uma alta honra proclamá-lo. Porque será que Paulo afirma que não tinha vergonha de anunciar o evangelho. Qual o motivo de ele dizer isso... quero te dar 3 motivos pelos quais os cristãos poderiam ter vergonha do evangelho apresentado.
1)  Naquela época, assim como hoje, os sábios do mundo nutriam um desprezo pelo evangelho.
Roma era a sede do poder mundial, era a capital do império, era uma cidade orgulhosa. Os romanos pensavam que tinham tudo e muitos pensavam que não poderiam haver nada que receber de um pregador cristão.
Eles tinham riquezas, muitos deuses, poder politico e glorias humanas o que mais eles precisavam.. além disso Roma era uma cidade altiva, e os cristãos não faziam parte da alta sociedade, da elite pelo contrario eram pessoas comuns e até mesmo escravos.
2)  O evangelho que Paulo pregava estava centrado na cruz de Cristo.
A pregação do Apóstolo Paulo era Cristocentrica... A crucificação era a forma de execução mais abjeta, mais desprezível reservada apenas aos criminosos.
Quando se falava que Jesus morreu na cruz os ouvintes Romanos  imaginavam um bandido da pior espécie...
Para os gregos a cruz era loucura e para os judeus era escandâ-lo. pois era considerado um maldito. Paulo testifica este sentimento falando aos Corintios
nós, porém, pregamos a Cristo crucificado, o qual, de fato, é escândalo para os judeus e loucura para os gentios 1 Coríntios 1:23
3)    Por conta deste evangelho muitos irmãos haviam enfrentado dificuldade
Irmãos sempre que o evangelho é pregado com fidelidade, ele gera oposição, desprezo e até escárnio.  Pode ver, é só você se posicionar como um cristão verdadeiro que vc vai encontrar resistência na família, no emprego, nas amizades. Paulo havia sido perseguido em Damasco, rejeitado em Jerusalém, apedrejado em Listra, açoitado em Filipos, enxotado de Tessalônica e Bereia, chamado de tagarela em Atenas e tachado de impostor em Corinto. Por causa deste evangelho, ainda enfrentaria prisões e o próprio martírio.
É por conta disto que muitos hoje preferem pregar uma mensagem mais light a gosto do freguês, do incrédulo. Para não se incomodar... Entretanto irmãos um evangelho inofensivo é também um evangelho inoperante.
Hernandes dias Lopes discorrendo sobre isso diz: que 3 tipo de pessoas; os que se envergonham do evangelho; os que são a vergonha do evangelho e os que não se envergonham do evangelho. E a pergunta que eu deixo pra você responder essa noite é qual destas três pessoas você é...?
Esses foram alguns motivos que muitos cristãos poderiam ter para sentir vergonha de testemunhar da sua fé. No próximo domingo vamos fazer o caminho inverso e mostrar alguns motivos pelos quais Paulo teve e nós devemos ter para não sentir vergonha do evangelho. Mas antes de dar os motivos entendo que é necessário apresentar o evangelho a qual Paulo prega. Por que ele não prega um evangelho qualquer...
1)    Ele não anuncia o evangelho da prosperidade.
Hoje tem florescido no mundo um outro evangelho, um falso evangelho, conhecido como evangelho da prosperidade e não como evangelho da Cruz. Esse evangelho promete conforto e não sacrifício, sucesso e não renuncia, riquezas na terra e não bem aventuranças no céu.
Este evangelho coloca o ser humano no centro em vez de Deus, neste evangelho é Deus quem esta a serviço do homem e não o homem a serviço de Deus. Neste evangelho é a vontade do homem que deve ser feita no céu e não a vontade de Deus que deve ser feita na terra. O evangelho da prosperidade é um falso evangelho. Confunde prosperidade com salvação, troca a cruz pelo dinheiro, salvação pelo sucesso. Mansões celestiais por mansões na terra. Este evangelho da prosperidade pode até ser popular hoje em dia, mas não é verdadeiro. Ele atrai multidões, mas não reconcilia o homem com Deus. Ele produz entusiasmo da carne, mas não alivia a consciência de culpa, enche o pecador de soberba em vez de leva-lo ao arrependimento, este falso evangelho tem ludibriados muitos obreiros gananciosos e atraído muita gente avarenta e afastado de Deus muitas pessoas incautas.
2)    Ele não anuncia um evangelho centralizado em milagres e prodígios.
Há muitos falsos pregadores que pregam um evangelho apenas para aliviar a dor do corpo, e não para sarar as enfermidades da alma. Pregam cura e não arrependimento, milagres e não uma fé salvadora... eles esquecem que Jesus disse aquele enfermo no tanque de betesda.
Mais tarde Jesus o encontrou no templo e lhe disse: "Olhe, você está curado. Não volte a pecar, para que algo pior não lhe aconteça". João 5:14
Esse falso evangelho prega sobre supostos direitos que o homem tem e não sobre a necessidade de arrependimento. É claro irmãos que Deus faz milagres e eu acredito nisto, pois o nosso Deus é mesmo ontem, hoje  e  eternamente. Ele já mais abdicou do seu poder. Porém o evangelho não é constituído apenas de milagres. O milagre pode abrir portas para o evangelho, mas não é o evangelho. As pessoas que mais viram milagres e prodígios foram as pessoas que viveram os dias de Moisés, de Elias e dos apóstolos. Essas três gerações foram as gerações mais incrédulas. O milagre em si não é suficiente para converter o pecador. Somente o Espírito santo pode faze-lo.
3)          Ele não anuncia um evangelho do descompromisso com o senhorio de Cristo.
 Há muitas pessoas que entram para a igreja, mas não nascem de novo. Elas fazem parte da igreja na terra, mas não da igreja do céu. Tem seu nome registrado no rol de membros da igreja, mas não no livro da vida. São filhos de crentes, mas não filhos de Deus. Foram batizados com água, mas não com o Espirito Santo. São pessoas que aderiram a igreja, mas não se converteram a Cristo. Professam o nome de Jesus Cristo com seus lábios, mas o negam com suas obras. Chamam Jesus de Salvador, mas não o obedecem como Senhor.  São pessoas que frequentam a igreja, mas não mudam a vida, professam uma coisa, mas fazem outra. Há um abismo entre o que dizem e o que fazem, entre sua teologia e a sua vida.
Hoje queridos irmãos temos visto muita adesão e pouca conversão. Muito ajuntamento e pouco quebrantamento. Muito barulho carnal e pouco choro pelo pecado. Os crentes entram para o evangelho, mas o evangelho não entra neles. Dízimo obediência... O apostolo Paulo diz que o evangelho que ele prega é poder de Deus para a salvação... porque é o poder de Deus para a salvação de todo. Romanos 1:16
Evangelho da Salvação, da transformação, é o evangelho do compromisso com Cristo, da santificação, do quebrantamento. O falso evangelho do descompromisso faz com que o crente não se deleite na palavra de Deus. Faz com que muitos não orem. É o evangelho da mornidão. Há crentes que não oram e não se alegram em estar na casa de Deus. Preferem ficar em casa desfrutando a sua tv. Amam o mundo e as coisas que há no mundo. São amigos do mundo e se conformam com ele. Há aqueles que querem viver no mundo e na igreja ao mesmo tempo. Querem servir a Deus e ás riquezas.  Aqueles que ainda tem apetite pelas iguarias do mundo nunca experimentaram o sabor do pão do Céu, pois Jesus disse que aquele que comer desse pão nunca mais terá fome.  Aqueles que correm para as fontes do mundo, jamais beberam da água da vida, pois Jesus disse que quem beber dessa água nunca mais terá sede...
Fuja deste evangelho querido irmão antes que seja tarde de mais. O diabo tem se esforçado ao máximo para destruí-lo, para apresentar a você um falso evangelho, e infelizmente você caiu em  seu engodo e precisa de ajuda.
O evangelho que Paulo prega é duro, ele bate forte, mas é o evangelho verdadeiro para a sua salvação. Hoje é o dia que Deus te dá a oportunidade de mudar a sua vida, o seu  relacionamento com seu criador. Hoje é tempo... "Porque diz: Ouvi-te em tempo aceitável e socorri-te no dia da salvação: eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação."  (II Corintios 6:2) Se temos a oportunidade de receber um excelente presente hoje, dificilmente iremos adiar para amanhã ou para o próximo mês ou ano, dizendo que ainda não é o melhor momento de recebê-lo, não é? Este é o convite que o Senhor está fazendo para nós, o maior e melhor dos presentes que alguém pode receber. 
Portanto amado, não procrastine suas decisões para amanhã, pois o tempo aceitável do Senhor não é quando você ficar mais velho, não é daqui há meses ou anos. O dia de recebermos nosso presente é HOJE, portanto, hoje é o dia de recebermos a nossa salvação.
Conclusão:
Deus está nos oferecendo um presente, e não se pode cobrar um presente, por isso recebermos de graça, e para isso, basta receber Jesus Cristo como Senhor e Salvador das nossas vidas e receberemos essa dádiva do Deus criador.
Comentário de Romanos
Hernandes Dias Lopes

Nenhum comentário: