2016/05/16

O evangelho de Deus...

Texto: Romanos 1.17

Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: "O justo viverá pela fé". Romanos 1:17

 Queridos irmãos a cada dia que passa o meu coração se enche de uma responsabilidade e de uma preocupação santa em ensinar a igreja as Sagradas Escrituras. São tantas heresias, tantos achismos, são tantas doutrinas de homens sendo pregadas no meio das igrejas que chega a dar nojo dessa caricatura de evangelho que tem sido pregado. O meu desejo é ensina-los a discernir o verdadeiro evangelho. E talves essa seja a principal atribuição da minha função em ajuda-los a andar no caminho estreito. O evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo tem sido sucateado de tantas formas, ele esta sendo tão corrompido por líderes inescrupulosos que o resultado é a formação de um bando de gente alienada e analfabeta biblicamente. Pessoas que estão enganando e sendo enganadas por falta de conhecimento, por falta de revelação de Deus... Meu povo foi destruído por falta de conhecimento. Oséias 4:6

É triste perceber que esta se formando no Brasil e no mundo uma massa de pessoas que se denominam cristãos, mas não passam de um massa de pessoas ignorantes, idolatras, orgulhosos, soberbos, religiosos em nada parecidos com Jesus. É por isso que hoje as pessoas não fazem uma diferenciação de alguém que é cristão e de quem não é...

Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te." (2 Timóteo 3:1-5)

O apostolo Paulo estava falando de pessoas que possuíam certa religiosidade, por isso ele fala "tendo uma aparência de piedade", possivelmente ele estava se referindo dos judeus religiosos bem como aos convertidos que se tornaram repreensíveis em sua caminhada cristã. É por conta disso queridos irmãos que quero pela graça de Deus, proclamar a palavra de Deus, pregando não doutrina de homens, mas as boas novas do Reino de Deus que é Jesus Cristo o ressurreto... e quero faze-lo estudando o livro de romanos. Quero incentiva-los também irmãos, que você que é o ouvinte tenha uma postura de aprendizagem, que a partir do próximo domingo você traga um caderninho e um lápis pra você anotar o sermão ou aquilo que Deus falará ao seu coração.

 Pois bem algumas informações importantes sobre a Epistola de Romanos. Ela é considerada não apenas uma carta, mas um tratado teológico devido o seu conteúdo doutrinário, ela é a fonte de inspiração e fonte de muitos pensamentos teológicos. Calvino chegou a declarar que se atingirmos uma verdadeira compreensão desta epístola encontraremos uma porta aberta para todos os tesouros mais profundos da Escrituras. Nenhum outro livro da bíblia teve maior influência na história da igreja do que carta de Romanos. Aurélio Agostinho lendo Rm 13 se converteu em 386. dC, tornando-se o maior expoente da igreja ocidental no período dos pais da igreja. O monge agostiniano Martinho Lutero rompeu os grilhões da escravidão espiritual diante de Rm 1.17. E em 31 de Outubro de 1517 após estudar exaustivamente a carta de romanos Lutero deflagra a reforma protestante do século 16 fixando nas portas da Igreja de Wittenberg as 95  teses.

Em 24 de maio de 1738 John Wesley comparece a muito contra gosto a uma reunião dos irmãos Morávios. O líder da reunião lê o prefácio de Lutero ao comentário de Romanos e seu coração foi aquecido, seu olhos foram iluminados e grande doçura invadiu o seu peito e as portas do paraíso lhe fora aberta, nasce ali um dos maiores expoentes espiritual da igreja da Inglaterra fundador do metodismo. "Dai-me cem homens que nada temam senão o pecado, e que nada desejam senão a Deus, e eu abalarei o mundo." - John Wesley

A carta de Romanos foi escrita pelo Apostolo Paulo por volta de 57-58 d.C endereçada a uma Igreja que não foi fundada por Paulo, aliás ele nem conhecia essa igreja pessoalmente quando escreveu aos irmãos de Roma. Roma que fora fundada em 754 a.C pelos irmãos Rômulo e Remo as margens do rio tigre possuía uma população de 1 milhão de habitantes na época do Apostolo Paulo. A Igreja era formada por pessoas convertidas a Cristo oriundos dos Judaísmo e pelos gentios, pagãos que se converteram a Cristo. É neste contexto que surge a carta, a epistola aos Romanos, onde o evangelho é proclamado. John Murray diz que essa carta é: "é uma exposição e uma defesa do evangelho da Graça..." Não foi uma carta com objetivo de corrigir problemas que surgiam na igreja como ele faz em outras cartas. Não! Ele a escreveu para apresentar o evangelho. O que é o evangelho?

O evangelho é Cristo crucificado, sua obra consumada na cruz. E pregar o evangelho é apresentar Cristo publicamente como crucificado. O evangelho não é, antes de mais nada, as boas novas de um nenê na manjedoura, de um jovem numa banca de carpinteiro, de um pregador nos campos da Galiléia, ou mesmo de uma sepultura vazia. O evangelho trata de Cristo na cruz. O evangelho só é pregado quando Cristo é "publicamente exposto na sua cruz".  Isso significa que, quando pregamos o evangelho, temos de nos referir a um acontecimento (a morte de Cristo na cruz), expor uma doutrina, e fazê-lo publicamente, ousadamente, vivamente, para que as pessoas vejam como se o testemunhassem com os seus próprios olhos.  Isso é o que alguns autores têm chamado de elemento existencial da pregação. Fazemos mais do que descrever a cruz como um acontecimento do primeiro século. Na realidade descrevemos Cristo crucificado diante dos olhos de nossos contemporâneos, de modo que sejam confrontados com o Cristo crucificado hoje e percebam que podem receber hoje a salvação de Deus vinda da cruz. Esse evangelho contrasta violentamente com esse "evangelho" que tem sido pregado nos dias de hoje, onde a palavra sacrifício foi anulada e substituída por você pode, conquiste, a benção é tua, você determina, Deus prometeu e ele tem que cumprir, associe-se a Deus, seja um parceiro de Deus. Assim como nos dias da igreja dos apóstolos, existem muitos hoje que distorcem a simplicidade da mensagem do evangelho.  E a acida constatação de Paulo aos gálatas ainda faz efeito hoje;

Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho que, na realidade, não é o evangelho. O que ocorre é que algumas pessoas os estão perturbando, querendo perverter o evangelho de Cristo. Gálatas 1:6,7

O evangelho que Paulo pregou foi Jesus Cristo. Que (1) Cristo morreu por nossos pecados (2) que ele foi sepultado (3) e que Ele ressurgiu dos mortos ao terceiro dia. Este era o evangelho que Paulo pregou, o evangelho que os Corintos ouviram e receberam, e o evangelho pelo qual eles foram salvos. O essencial do evangelho é "Cristo morreu pelos nossos pecados". Sobre a cruz, Cristo levou a penalidade dos pecados do Seu povo. Em outras palavras, sua morte foi uma substituição, ou uma morte vicária por nós. Cristo tomou o nosso lugar, "o justo pelos injustos" carregando sobre si todas as punições que nós merecíamos. O que o evangelho oferece?

Com base na cruz de Cristo, o evangelho oferece uma grande bênção. Ele nos justifica, aceitando-nos como justos diante dele, e coloca o seu Espírito em nós. E ainda mais, ele nunca oferece um dom sem dar o outro. Todos os que recebem o Espírito são justificados, e todos os que são justificados recebem o Espírito. É importante observar esta dupla bênção inicial, uma vez que atualmente muita gente ensina uma doutrina de salvação em dois estágios, que primeiros somos justificados e só posteriormente recebemos o Espírito. O evangelho de Jesus Cristo não oferece riquezas nesta terra, não é um trampolim para o seu enriquecimento material. Não é um formula magica de proteção contra as coisas ruins deste mundo. Não lhe oferece a cura de sua enfermidade. essas coisas são periféricas, consequências. O Evangelho de Jesus Cristo lhe oferece a cura de sua alma, lhe oferece a troca do seu fardo pesado pelo dele que é leve, ele lhe oferece a reconciliação com Deus e a eternidade.

A morte de Cristo sobre a cruz não foi um acidente. Sua morte foi o cumprimento do plano eterno de Deus para a remissão dos pecadores perdidos (Atos 2.23) ao tomar nosso lugar, e sofrer a punição que era nossa. O apóstolo Pedro, da mesma forma, declara: "carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados." I Pedro 2.24. O que o evangelho exige?

O evangelho oferece bênçãos; e nós, o que devemos fazer para recebê-las? A resposta adequada é "nada"! Não temos de fazer nada. Temos apenas de crer. Nossa reação não consiste nas "obras da lei", mas em ouvir a "pregação da fé", isto é, não em obedecer a lei, mas em crer no evangelho. Obedecer a lei é tentar fazer a obra da salvação pessoalmente, enquanto que crer é deixar que Cristo seja o nosso Salvador e descansar em sua obra consumada.  É evidente que diante de Deus ninguém é justificado pela lei, pois "o justo viverá pela fé". Gálatas 3:11

Assim é o verdadeiro evangelho, o evangelho do Antigo e do Novo Testamento, o evangelho que o próprio Deus começou a pregar a Abraão e que o apóstolo Paulo continuou pregando no seu tempo. É a apresentação, diante dos olhos dos homens, de Jesus Cristo como crucificado. Nessa base tanto a justificação como o dom do Espírito são oferecidos. E se exige apenas a fé.

Ultimamente temos visto que muitos cristãos tem migrado do cristianismo para uma cristianismo judaizante messiânico, eles dizem que tudo está errado que se deve fazer isso e aquilo, que tem que guardar o sábado e tudo mais... No entanto a Palavra do Senhor é clara em dizer-nos: Cristo nos redimiu da maldição da lei quando se tornou maldição em nosso lugar, pois está escrito: "Maldito todo aquele que for pendurado num madeiro". Isso para que em Cristo Jesus a bênção de Abraão chegasse também aos gentios, para que recebêssemos a promessa do Espírito mediante a fé. Gálatas 3:13,14

É isso que se refere ao evangelho queridos irmãos não se deixem enganar por outras coisas, que se apresentam com uma roupagem gospel ou piedosa... As principais ênfases da epístola aos Romanos são:

1)  Mostrar a Unidade da Igreja... a Igreja de Cristo é formada por todos que se entregaram a Cristo. Pelo sangue de Cristo a parede da separação foi derrubada e agora somos um e formamos a igreja do Senhor. Por isso é muito triste quando vemos um irmão(a) esnobando o outro por se achar melhor ou por se sentir especial porque tem algum dom diferente... Não é uma atitude que agrada a Deus e também não é uma postura cristã, pois em Cristo somos todos iguais.

2)  Evidenciar a universalidade do pecado... O pecado atingiu a todos sem exceção. Todos somos culpados. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Rm 3.23 Tem gente que acha porque não comete pecados horrendos como assassinatos, roubo, violências etc, aos seus olhos consideram que são pessoas boas... Não você não é uma pessoa boa. A marca do pecado esta em você. Somos absolutamentes corruptos em nosso ser pois o pecado opera em nós. Nos estávamos mortos...

"E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espirito que agora opera nos filhos da desobediência, entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também" - Efésios 2:1-3

Nascemos neste mundo com uma natureza desobediente. Não nascemos com equilíbrio justo, com a possibilidade de ir por este ou aquele caminho. Nascemos com forte inclinação unilateral. Davi o expressa memoravelmente no Salmo cinqüenta e um, versículo cinco: "Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe"

3)  Manifestar a justiça de Deus no evangelho... Na cruz de Cristo Deus revelou sua ira sobre o pecado e seu amor ao pecador. A cruz de Cristo foi a justificação de Deus, uma vez que nela Deus satisfez plenamente sua justiça violada.

4)  Anunciar a doutrina da justificação pela fé... A justificação não é alcançada pelas obras da lei, mas pela fé na obra de Cristo. Não é a obra que fazemos para Deus que nos salva, mas a obra que Deus fez por nós em Cristo que nos traz a vida eterna.

5)  Proclamar a nova vida na pessoa de Cristo... Deus nos salvou do pecado e não no pecado, ou seja fomos libertos do poder da presença do pecado. Não podemos mais viver no pecado nós que morremos para ele

6)  Anunciar a vida vitoriosa no Espírito... o Espírito Santo nos vivifica, nos capacita e nos reveste de poder para vivermos em santidade.

7)  Revelar a soberania de Deus na salvação... Não somos nós que escolhemos a Deus mas Ele que nos escolheu. Deus nos escolhe não por causa de nossos méritos, mas apesar de nossos deméritos.

8) Mostrar a vital necessidade de relacionamentos transformados... a necessidade de estabelecermos relacionamentos corretos com Deus, com nós mesmos, com o próximo com os inimigos e com as autoridades....

Comentário de Romanos

Hernandes Dias Lopes

Nenhum comentário: