2016/05/16

A MENINA ANÔNIMA

2 Reis 5

Ela era só uma escrava, uma Maria ninguém. Escravo não é gente. Não tem identidade. Não passa de uma indigente, Não tem alma. Não tem origem. Não tem sentimento algum de pertencimento. Não tem esperança de libertação. Não tem sonhos para serem sonhados. Não tem futuro. Não tem nada, nada, nada! Assim era vida de uma menina, que fora levada cativa de Israel para as Terras da Síria, e tornada escrava de um grande oficial do exército do Rei da Síria

A Síria era uma das maiores, senão a maior, potencia bélico-econômica do planeta, naqueles idos da História. Naamã, era um homem extremamente respeitado e honrado, publica e privadamente, pelo homem mais importante do mundo: O Rei da Síria. Naamã exercia poder, comando e tremenda influência em milhares e milhares de pessoas, tanto dentro da Síria como no mundo conhecido de sua época. Naamã, bem provavelmente era o homem mais célebre de seu tempo. Todavia, era leproso. Lepra naqueles tempos era uma doença com algumas características:

1.Incurável;

2.Provocava contagio pelo toque ou proximidade;

3.Tornava a área afetada absolutamente insensível;

4.O avanço seria inevitável, até o comprometimento de órgãos vitais, levando à morte;

5.Obrigava o afetado a se isolar.

Uma menina, ANÔNIMA, vai trabalhar dentro daquela casa. Esta jovenzinha tinha tudo (podia justificar seu atos, sentimentos e comportamentos) para ser triste (talvez o fosse), cheia de saudades de casa (e talvez estivesse), cheia de questionamentos (talvez os tivesse). Mas lá, ela percebe a dor de uma família inteira. Ela era só uma garota "sem nome", sem "poder" e sem sua família. Não sabemos se os pais ainda estavam vivos depois daquela Guerra, ou se estavam desesperados buscando saber notícias de sua filha.

Era só uma garotinha, indefesa e frágil, diante de um homem de nome famoso e extremamente poderoso. Com a família ferida, provavelmente estava sofrendo as dores da separação, da ausência e da impossibilidade do afeto, do carinho e do toque de um marido a sua esposa, e de um pai a seus filhos.

Ela era só uma menina que tinha uma dor na alma, oriunda de uma ferida que fora causada pelo medonho sequestro (sempre abrupto e desumano) que lhe arrancara do convívio de sua família. Ela, que poderia dar e receber afeto, carinho e paixão, estava impedida, pela distância e separada da geografia por onde seus pais viviam e por onde ela mesma era mantida escravizada. Todavia, ela era uma menina com uma fé no coração. Fé que, bem provavelmente era, o que lhe mantinha viva, serviçal e absolutamente comovida com a dor alheia. Ainda que fosse a dor daquele que a escravizava.

Ele, Naamã, o grande general, o famoso líder, a celebridade pública, por sua vez, tinha uma dor corpo que provocava: uma horrenda separação na família, um distanciamento dos filhos, uma ausência de afeto de sua esposa, um fracasso em casa, um verdadeiro "escravo" de seus infortúnios íntimos - secretos. Além do que, tudo indicava que os deuses aos quais serviam não eram capazes de resolver suas dores e angústias. Seus "deuses de guerra" não eram capazes de vencer a batalha da lepra impregnada em lugares escondidos (ainda) de seu corpo. Lugares danados pela enfermidade, mas que ainda eram possíveis de serem cobertos, ou pela armadura do super-herói, ou pelas roupas de festas da celebridade e modelo pessoal de sucesso publico. Certamente era um homem que já não podia mais crer em nenhum "deus", ou em nenhum homem.

Ela era uma menina anônima, extremamente ponderosa em Deus, que podia ver na vida daquele homem perfeito para o público, uma dor pavorosa que doía nele e em sua família. Ela era uma menina com as dores da saudade, porquanto fora separada de sua casa e família. O poder residente no coração daquela menina lhe dava forças, não só para viver, como também para ter compaixão pelo inimigo e escravizador. Ao ponto de ser sua fonte de libertação.

Ele era um homem investido de extremo poder, mas ao mesmo tempo sem nenhum poder, que pudesse livrar-lhe, ou ao menos o aliviar, das dores da doença que separava o doente de sua própria família - dentro de sua própria casa.

Ela era apenas uma menina escrava, anônima, que deu testemunho de sua fé e isto mudou aquela família para sempre. Bem provavelmente, a cura de Naamã, que o levou a crer no Deus de Israel, trouxe ponderosas influências para toda a nação Síria, naqueles tempos. Desta linda história, podemos tirar algumas preciosas lições para nossa vida. Vamos lá?

1. PROPÓSITO DE DEUS PARA ESTE LUGAR E MOMENTO:

Não importa a razão, ou motivo que lhe colocou onde você vive, trabalha ou estuda, Deus espera que você SIRVA, AME e TESTEMUNHE de sua fé, exatamente aí, exatamente para estas pessoas daí!

Muitas vezes somos "levados", por pessoas ou circunstancias, a estar em lugares que preferiríamos não estar. Muitas vezes somos obrigados a conviver com situações, ou pessoas as quais bem que escolheríamos não conviver. A vida é assim mesmo. A vida é DURA. Na verdade, acredito que a vida é cheia de dificuldades, lutas e enfrentamentos tristes; com alguns INTERVALOS. O que precisamos aprender é a USUFUIR dos intervalos. Contudo, o Senhor ESPERA que nestes lugares, por sua opção ou não, você SIRVA, AME e TESTEMUNHE de sua fé aos outros. Mesmo quando estes "outros" não merecerem seu serviços, seu amor ou seu testemunho. Deus ama tanto todas as pessoas e CADA uma das pessoas do mundo que, em Sua SABEDORIA, enviou a MELHOR PESSOA do Universo para servir, amar e dar testemunho a estas pessoas que Ele tanto ama. Sabe quem é a MELHOR OPÇÃO de Deus no Universo? VOCÊ. Isso mesmo!!! Você é a MELHOR OPCÃO de Deus em todo o Universo para todas as pessoas que vivem ao seu redor. Lá onde você vive, trabalha, estuda e tem seu lazer.

Atos 17:26-27, nos ensina que foi o Senhor quem MUDOU você de lugar. Para que você possa ser a testemunha DELE, às pessoas que também Ele mudou de lugar.

2. PODER DE DEUS PARA ESTE LUGAR E MOMENTO:

Deus usa pessoas que são "nada", para mudar pessoas que são "tudo". Isso mesmo. Se você se sente pequeno demais, limitado demais, fraco demais, ÓTIMO. Você preencheu todos os requisitos para ser usado por Deus.

"Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes. E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são" - 1 Coríntios 1:27-28.

Por que será que aquele homem extremamente importante, inteligente, graduado e experimentado, deu ouvidos a uma simples escrava sem nome? Porque nossa vida dá validade às nossas palavras. Nossa vida sempre falará mais alto do que nossas palavras. Somente pessoas que vivem uma vida (atitudes, comportamentos, ações e reações) coerente com seu discurso, é que serão ouvidas, cridas e seguidas. As pessoas não seguem o que falamos, seguem (ou não seguem) o que vivemos.

Há muitos cristãos nos lugares CERTOS, mas parecem que ainda não se deram conta deste fato. Em vez de questionar o por quê de estar ali, de resmungar e se queixar porque esta ali; POR QUE NÃO PERGUNTA, para o Senhor, O QUE O ELE ESPERA DE MIM AQUI?

Você já parou para pensar que pode ser a ÚLTIMA e ÚNICA solução do Senhor para estas pessoas que vivem em seu entorno, que pisam nas mesmas calçadas da existência que você? PRIVILÉGIO e RESPONSABILIDADE. Aqui ou ali, você sempre deverá escolher ser um canal por onde a GRAÇA de Deus virá a agir na vida de outras pessoas. Ou por causa de reclamações, queixas, acusações, raiva e ódio, ser um canal ENTUPIDO, com estas tranqueiras que IMPEDEM a passagem da GRAÇA, e portanto, a impedem de chegar à vida de todas as pessoas que estiverem ao seu redor.

3. O FUTURO DE DEUS NESTE LUGAR E MOMENTO

A Bíblia não conta como foi o retorno de Naamã. O que você faria se fosse Naamã? Você libertaria aquela escrava, a promoveria, adotaria como sua filha? Talvez você daria para ela todos os presentes que Elizeu não desejou receber. Você pode imaginar como foi o retorno daquele homem para sua casa? Disto falaremos no próximo sermão, que será sobre a vida de Naamã. Hoje posso arriscar (dar meu palpite) que, quando Naamã voltou para casa, foi ter com esta menina para lhe agradecer. Posso imaginar como ele olhou para os olhos dela. Posso imaginar como foi grato pelo resto de sua vida. Não sabemos! Não sabemos no que deu a vida daquela escrava anônima. Mas sabemos que por seu testemunho um dos homens, mais importantes do mundo, foi curado e convertido.

Certamente o testemunho dele, impactaria toda a nação Síria e outras nações ao redor. Incrivelmente a Síria tem hoje um de seus mais poderosos, sanguinários e violentos reis de sua história. Por quê? Por que mais do que 100 mil sírios foram mortos no cruel combate da Guerra civil daquele país? Desta vez, não o general do exército do Rei da Síria esta leproso. Desta vez o próprio rei está tomado e impregnado de ódio e insaciável desejo de poder. Até quando? Quando outra missionária anônima poderá ser usada para parar o rei da Síria?  Não sabemos o final daquela história, nem tampouco da Síria de nossos dias. Creio, porém, que podemos ainda acreditar nas promessas de Deus ao seu povo. Ele tem uma promessa para seus filhos em Jeremias. 29:11 e seguintes.

APLICAÇÕES PARA MEU VIVER DIÁRIO

1.Como você reage às provações?

2.O que você faz quando tudo dá errado para você?

3.Você vive reclamando da vida?

4.Acredita que não teve a melhor oportunidade de sua vida?

5.É revoltado com a sua condição financeira?

6.É revoltado com suas origens?

7.Há muitos cristãos nos lugares certos sem o saber. Você sabe ou acredita que está no lugar certo?

8.Você sabe onde está a cura?

9.Você tem vergonha de sua fé, ou de ser identificado como crente?

10.Você convida pessoas para virem à Igreja?

11.Você não convida pessoas ilustres porque acha que o pregador é simples demais?

12.Quer vencer os inimigos? Pague o mal com o bem. Escolha amar em vez de odiar.

13.Quer que acreditem em suas palavras? Mude sua maneira de viver.


Nenhum comentário: