2015/10/26

A verdadeira conversão


Texto: 1 Tessalonicenses 1.9

Ninguém nasce cristão, ninguém nasce cristão, e muito menos torna-se cristão automaticamente, tornar-se cristão não é alguma coisa que acontece naturalmente no processo de desenvolvimento de uma pessoa, ninguém nasce cristão, ninguém torna-se cristão sem fazer uma opção pela fé cristã. É por isso que Ninguém nasce cristão, ninguém se torna cristão naturalmente.

Para que você seja um cristão, uma cristã há necessidade que você tenha uma experiência pessoal, uma experiência inclusive de ruptura, que a sua vida passa a ser explicada nas categorias do antes e depois dessa experiência, a bíblia sagrada chama essa experiência nas palavras de Jesus de o novo nascimento. É uma experiência tão radical, é como se você nascesse literalmente de novo, você nasceu da água, mas agora você nasceu do espirito, você nasceu para a existência e você vai nascer de novo para a sua experiência espiritual. Isto é bem simbolizado no batismo, que é a celebração iniciatica dos cristãos, ao batizar a pessoa estamos dizendo essa pessoa não existe mais ela morreu, esta sendo sepultada e ela ressurgiu, ressuscitou, nasceu novamente para uma nova vida.

 E a expressão desta experiência no Novo testamento é chamada conversão, você precisa se converter para ser cristão ou ser convertido(A).Se converter ou ser convertido porque a bíblia diz que é o Espirito Santo que nos convence do pecado da justiça e do juízo... é o Espirito Santo que nos converte, mas nós não dizemos assim "Ah o fulano agora se converteu, ah o fulano agora é da igreja, ah o fulano agora virou crente", a expressão correta para identificar alguém que se torna cristão é a palavra conversão ... fulano se converteu... essa é a expressão... Mas a pergunta é, se converteu de que para que? Essa é a questão. De onde para onde, de quem para quem? Converter-se é estar andando em uma direção e fazer uma conversão ou sofrer um impacto que obriga a mudança de direção. A questão é estávamos indo para um lugar e estamos indo para onde agora, de onde pra onde? De quem pra quem? Do que para que?

E aqui nessa carta do apostolo Paulo pra a igreja de tessalônica ele responde... ele esta elogiando a igreja de tessalônica falando dos cristãos em tessalônica e dizendo que de fato eles se converteram e no verso 9 ele explica... pois eles mesmos relatam de que maneira vocês nos receberam, como se voltaram para Deus, deixando os ídolos a fim de servir ao Deus vivo e verdadeiro, 1 Tessalonicenses 1:9

Eles deixaram os ídolos e voltaram para Deus, deixaram os ídolos afim de servir ao Deus vivo e verdadeiro, então para ser cristão você precisa se converter dos ídolos para o Deus vivo e verdadeiro.

E você tem que entender uma coisa simples, é que Deus não é um nome, Deus é uma etiqueta. Deus é uma etiqueta que você vai colocar em algum lugar, em alguma coisa, que a partir de então voce  vai dizer "Aqui esta o meu deus" dai você cola a etiqueta. Por exemplo: Há pessoas que colam a etiqueta na lua, no sol, na vaca... a vaca é uma divindade para alguns povos, a etiqueta deus foi colada em um animal, a etiqueta deus pode ser colada em uma pessoa, a etiqueta pode ser colada em uma ideologia, pode ser colada na ciência, pode ser colada na razão, por que como diz o papa Francisco o oposto da fé não é a incredulidade o oposto da fé é a idolatria, neste sentido não existe ateus, ou todos nós somos ateus de algum deus.

Se você perguntar você cre nesta divindade a vaca, você crê que a vaca deve ser adorada, eu digo não, então eu sou ateu da vaca, você crê que a ciência é um deus, eu digo não então eu sou um ateu da ciência, você crê que a ideologia é deus, o partido é deus eu digo não, então eu sou ateu do partido da ideologia.Porque todos nós colocamos a etiqueta deus em alguma coisa e

Deus é algo que nós julgamos que não podemos viver sem esse algo, é algo que da sentido a nossa vida, é algo que nós não imaginamos perder e em imaginando perder nós perdemos também a razão de nossa existência....Por exemplo na palavras simples de um romance: quando alguém diz " eu não posso viver sem você", como não pode viver sem mim, como não posso viver sem você, quem disse isso pra você colocou a etiqueta deus em você, "você é a razão de minha vida" colocou a etiqueta deus em você, "eu daria tudo para ter você" colocou a etiqueta Deus em você.

Por que Deus é isso, é aquilo que nos absorve plenamente, que ao nos absolver plenamente praticamente nos possui, a gente começa devotar tudo a Ele e a organizar a nossa vida a partir da experiência com Ele. Eu organizo a minha agenda, eu organizo o meu tempo, eu organizo as minhas relações, eu estabeleço os meus valores, eu defino minhas prioridades, eu faço os meus planejamentos, eu concentro as minhas esperanças e meus anseios, nisso que eu coloquei a etiqueta Deus. Por exemplo, e você sabe o dinheiro, sexo, o poder é DEus de muitas pessoas e elas organizam sua vida em torno deus, a própria religião acaba sendo uma divindade falsa também, ídolos... E o apostolo Paulo esta dizendo que a experiência de conversão cristã legitima, é quando colocamos a etiqueta Deus neste um que Jesus Cristo chamava de Pai.

Experiência cristã legitima, é Quando a gente descobre que a etiqueta Deus estava colocada em seres, objetos, realidades existentes que não merecem receber a devoção que se da a um Deus. e retiramos essa etiqueta e a colamos em Jesus Cristo.

Vamos lembrar das palavras de Jesus que disse: "Não podeis servir a Deus e a Mamom."Lucas 16:13

O que é mamom? Mamom é dinheiro elevado a categoria de Deus. O que é mamom ? é um ídolo, porqueo que não é Deus e é tratado como se fosse deus, é um ídolo e quando nós devotamos a nossa vida a um ídolo, esse ídolo se torna rapidamente um demônio, e ele começa a nos escravizar. Os ídolos que se tornam um demônio escravizam... e o que é ser escravizado?, ser escravizado é ser exigido contra a própria vontade. É fazer as coisas não porque escolhi fazer, mas é porque eu não consigo não fazer...Por exemplo: você já teve a experiência de dizer " eu não consigo parar de pensar nisso...", você dorme, você acorda, no meio do seu trabalho, no meio do seu dia, você fica pensando naquilo o tempo inteiro... tipo só pensa naquilo... então esse aquilo, esse negocio ai que não sai de sua cabeça é um deus falso, portanto é um ídolo, e se é um ídolo vai se tornar um demônio em sua vida e vai te escravizar e em um determinado momento você vai querer se ver livre disso e não vai conseguir, porque os ídolos escravizam. Eles exigem sujeição absoluta... Eles exigem devoção absoluta e eles vão fazendo que você dê, dê, dê, que você faça concessões, abra mão de coisas por ele, porque lembra você não pode viver sem ele, sua vida não faz sentido sem aquilo, então você vai abrindo mão de outras coisas que você acha menos importante para manter a relação com aquilo, e você vai dando tudo... E o ídolo vai te exaurindo, vai roubando seus recursos, leva seu dinheiro, leva sua saúde, leva o seu juízo... a gente não fala assim "o fulano perdeu seu juízo, perdeu sua cabeça", por exemplo dentro de um romance é muito corriqueiro escutarmos " ah essa mulher faz gato e sapato de você" é um ídolo... Você deixa ela fazer de gato e sapato de você, e porque você deixa ele a fazer gato e sapato de você? Porque você perdeu o juízo, você perdeu o controle de suas emoções de seus sentimentos.

Porque esse homem abusa de você? Por que ele domina você, ele escravizou você ou pelo medo ou pela força e você foi abrindo mão... Você foi abrindo mão de sua opinião, você foi abrindo mão da sua identidade, você foi abrindo de seus recursos, daqui a pouco você vai abrir mão de sua dignidade, daqui a pouco você se percebe incapaz de tomar decisões, porque você esta não apenas escravizada, você esta exaurida ele sugou tudo ele levou tudo. Porque os ídolos vivem de extorsão... Eles dizem eu te dou isso, mas você me da aquilo, eles extorquem você e eles lhe fazem promessas falsas, eles iludem você, você acha que se você romper com o ídolo a sua vida esta acabada e ele o faz acreditar que esta mesmo... E ele ilude e seduz você de tal maneira, que faz você acreditar que se você se der bem com ele e abrir mão disto ou daquilo por ele, que você será a pessoa mais realizada e mais feliz do mundo. Tudo mentira..

E ai logo, logo você percebe a mentira e na sua relação com o ídolo você se frustra porque você espera do ídolo o que o ídolo não tem pra te dar, não pode te dar, dai você se frustra, e depois de se frustrar você se decepciona e você vira as costas.

Mas como você vai virar as costas se você esta exaurido(A), escravizado... Esta um trapo sem condição de nada. Perdeu a sua autonomia, perdeu sua identidade, perdeu a capacidade de ser protagonista de sua própria vida e da própria existência é isso que ídolo faz...  É por isso que o Apostolo Paulo vem e diz assim "olha quando a gente se converte, ou quando a gente é convertido a gente coloca a etiqueta neste que Jesus chamava de pai e nos ensinou a chamar de pai, quando nós colocamos essa etiqueta em Deus e pai de nosso Senhor Jesus Cristo, nós desmascaramos todos os ídolos e ai começa um trabalho em nossa vida espiritual que é impressionante, nós vamos até aqueles ídolos que nós colocamos a etiqueta de deus e começamos a tirar as etiquetas..

Você é um ídolo... descobri você é um deus falso, tira a etiqueta... Você é uma divindade falsa, você é ídolo, você só me prejudicou, você só me fez o mal, Você só me frustrou, você me iludiu, você me enganou, você exauriu, você me extorquiu, você abusou de mim, olha como estou, olha o que me tornei, não quero mais ser assim eu não quero mais nada com você...

 Só que tem um detalhe na hora que você vai arrancando as etiquetas de Deus desses ídolos, alguns você arrancará fácil, mas tem outros que vão dizer epa pera ai não vai ser tão fácil assim não... tem certeza???  Porque os ídolos trabalham com sedução, os ídolos trabalham com ameaças, os ídolos trabalham com promessas, os ídolos falam pra nós.... você vai abrir mão de tudo que você conquistou, por causa de Jesus??

Tem certeza que você vai abrir mão de sua reputação por causa de Jesus? Tem certeza que você vai abrir mão de sua paixão por causa de Jesus? Tem certeza que você vai romper relacionamentos por causa de Jesus? O apostolo Paulo fala que os tessalonicenses tiveram uma experiência muito forte de conversão, deixaram os ídolos e seguiram ao Deus verdadeiro... Isso é conversão... é quando eu descubro que algo domina a minha vida e contra a minha vontade me escraviza, algo que para eu manter em minha vida eu vou ter que pagar caro, é algo que a medida que eu vou pagando caro eu vou percebendo que estou somando perdas e cada vez eu estou dando mais e sempre com a expectativa que vai dar certo que eu vou ser feliz, mas é uma felicidade constantemente adiada, constantemente frustrada e eu vou mantendo aquilo sem saber direito o porque to fazendo isso, até que eu entendo que estou sendo escravizado por um ídolo dai eu arranco aquela etiqueta e digo: Jesus é o Deus, só Jesus na minha vida e ai eu me converti dos ídolos para servir o único Deus verdadeiro.

Agora note que não é você passar a acreditar nesse que Jesus chamava de Pai, não basta você acreditar nele, ou que Ele existe ou mesmo que Ele é o Senhor, é o poder acima de todos os poderes, não basta você acreditar nisso... Porque se você pegar a satanás e perguntar" você acredita que Jesus é o filho do Deus vivo? Ele vai dizer acredito, você acredita que o ser que Jesus chamava de pai existe? Acredito, você acredita que ele esta acima de todos os poderes? Ah se acredito...  você acredita que ele é o criador de tudo que há? Acredito mas você é convertido? Sou não...

Porque não é convertido? Porque não basta acreditar, você precisa se relacionar com esse Pai de nosso Senhor Jesus Cristo do mesmo jeito que Jesus se relacionava com ele, porque é possível acreditar nele e tentar se relacionar com ele do mesmo jeito que você se relacionava com os ídolos. E como é que você se relacionava com os ídolos? Você se relacionava com ídolos colocando sobre os ídolos expectativas de sua felicidade, de sua satisfação, de sua realização, você pagava caro mas você esperava em troca, você nem se importava direito com o preço que você pagava para os ídolos, com os trabalhos que você fazia para os ídolos, com os compromissos que você fazia com os ídolos, porque?

Porque você esperava uma retribuição generosa para que os ídolos fizessem de você uma pessoa feliz, realizada, satisfeita e ai você vai se relacionar com o Deus e pai de nosso Senhor Jesus Cristo e você acha que é do mesmo Jeito, mas não é...

 Quando você vai na bíblia sagrada você vai encontrar um personagem chamado  Simão o magico, feiticeiro de Samaria. Ele fazia lá as mandigas dele, manipulava os poderes espirituais dele, pelo menos ele pensava que manipulava, mas um dia chegou Felipe em Samaria e disse "olha eu vim falar de Jesus Cristo o senhor que foi morto, mas ressurgiu ao 3 dia e Felipe passou por cima de Simão feiticeiro e nem tomou conhecimento dele e Simão pensou assim " esse cara conhece um poder que eu não conheço ele foi lá falar com Felipe e disse eu quero esse poder ai" e Felipe falou "então invoca o nome de Jesus que ele é o senhor..."

E a bíblia diz que Simão acreditou, foi batizado, seguiu a Felipe foi discipulado e viu sinais e maravilhas que Jesus operava. (atos 8)... Só que de repente chega na cidade Pedro e João e Felipe presta reverencias a Pedro e João então Pedro e João impõe as mãos sobre as pessoase e o Espirito Santo de Deus é derramado sobre as pessoas, o Simão feiticeiro vai a loucura, ele olha pra Felipe e diz " kara tu não é nada, ele olha pra Pedro e João e diz eu quero esses caras eles são o máximo... e ele chega para os dois e diz: ta aqui um saco de dinheiro, quanto é que tenho que pagar pra ter esse poder ai..."

dai o Pedro com sua elegância diz pra ele... "vai pro inferno você e seu dinheiro, porque  você esta querendo se relacionar com o Deus e pai de nosso Senhor Jesus Cristo do mesmo jeito que você se relacionava com os  seus ídolos...Deus não se compra, com Deus não se negocia Deus não se submete aos seus joguinhos de causa e efeito, Deus não se submete as suas expectativas e a seus interesses, Deus não existe pra fazer você feliz, realizado e satisfeito... Deus é Deus, você e entendeu...Então você vai pro inferno porque você esta confundindo Deus com ídolo."

Porque não basta você descobrir ou acreditar que há um Deus superior, este um é o pai de nosso Senhor Jesus Cristo e nós devemos nos relacionar com ele do mesmo jeito que Jesus se relacionava com Ele... E como é o Jeito que Jesus se relacionava com ele? Jo 17.10

Tudo o que tenho é teu, e tudo o que tens é meu. E eu tenho sido glorificado por meio deles João 17:10

Aqui esta a maneira que Jesus se relacionava com seu pai, com aquele que ele se rendia e obedecia.... Jesus deu tudo para o Pai Inclusive a própria vida... Jesus desde a eternidade foi abrindo mão de tudo... abriu mão de suas prerrogativas divinas. O apostolo Paulo diz aos filipenses:

"que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus...mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!
Filipenses 2:6-8

Jesus abriu a mão de tudo inclusive a sua própria vida, na cruz do calvário Jesus gritou Pai nas suas mãos entrego o meu espirito... e saltou para a escuridão e a morte... Crendo que Deus o pai não o deixaria na morte, mas o levantaria e o traria de volta ao terceira dia e devolveria a sua glória.

Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra,
e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.
Filipenses 2:9-11

Se relacionar com o Deus pai da forma que Jesus se relacionou é Dar tudo, ficar com Nada e ao ficar com nada, descobrir que tem tudo. Essa é a experiência de Jesus... Em nosso caso é arrancar todo as etiquetas, abrir mão de tudo, tudo, tudo, tudo, tudo, mergulharmos no colo do pai e falarmos assim. "Faça da minha vida o que o senhor quiser..."

O senhor não tem obrigação nenhuma comigo, não é obrigado a responder minhas orações, não é obrigado a suprir minhas necessidades e expectativas, não é obrigado a responder meus anseios, a satisfazer os meus desejos, meus sonhos, o senhor não é obrigado a nada, se o senhor quiser me esmagar pra que eu vire pó de volta o senhor é Deus... eu me entrego, eu me coloco no lugar  de criatura, eu dou tudo, tudo que tenho é teu e pronto...

Dai o pai olha pra mim e diz o Marcelo to achando isso bonito de mais que você está fazendo, nas o que você quer ? Bom Deus no fundo, no fundo já que eu entreguei tudo eu espero desfrutar de sua bondade, de sua generosidade, de sua fidelidade, do seu amor...E o que Deus diria pra mim?  Deus diria assim então você ainda não me deu tudo, porque você reteve com você a esperança, você reteve com você uma expectativa a meu respeito, você ainda espera que eu faça alguma coisa pra retribuir o seu gesto, então você não me deu tudo, você ficou com a expectativa de receber algo em troca... e porque você ficou com essa expectativa eu posso te frustrar, eu posso te decepcionar e você vai olhar pra mim um dia e vai dizer eu esperava mais do Senhor.

Talvez seja por isso que encontramos tantos crentes, tanta gente ai fora frustrada com Deus, quantas pessoas andam por ai decepcionada com Deus... "eu orei e Deus não fez... fui na vigília e Deus não atendeu... eu jejuei e Deus  não me deu... Eu pedi, e olha que pedi com fé e Deus não fez..."

Você já deve ter encontrado pessoas assim, são pessoas que não deram tudo, são pessoas que não experimentaram nada e elas acabam se relacionando com O Deus e pai de Jesus Cristo como  se ele fosse um ídolo...

 Agora pensa em Jó... perdeu casa, perdeu a fazenda, perdeu a lavoura, perdeu os cavalos, as ovelhas perdeu os filhos perdeu os netos... perdeu, perdeu, perdeu... perdeu as noras perdeu os genros perdeu, perdeu, perdeu. A mulher dele diz assim "você é um desgraçado amaldiçoa esse teu Deus ai e morre" o que Jó responde... "O senhor Deus deu o senhor Deus tomou, bendito seja o Senhor Deus" é como se ele falasse para a mulher dele Deus tem todo o direito em minha vida...E bem no finalzinho do livro depois de ter orado pelo amigos Deus restituiu Jó em dobro, aquele que não tinha nada, teve tudo... Agora é claro que isso é um paradoxo, porque se você entregar tudo pra Deus pra receber tudo dele, isso é um negócio, e negócio você faz com ídolos e não com Deus.. se você quiser fazer negócio com ídolos tem muitas gente fazendo isso por ai posso até indicar alguns lugares pra você fazer negócio com divindade caso você queira, mas não é com Deus e pai de nosso Senhor Jesus Cristo, a gente não faz negócio com Deus, a gente entrega tudo e se surpreende com a sua bondade e graça em nos dar tudo o que é dele...* Essa é a postura da verdadeira conversão.

Ed René Kivitz

Áudio: https://www.mixcloud.com/1ipisjp/serm%C3%A3o-de-11102015/


Nenhum comentário: