2015/10/26

Texto: Genesis 12.1

Olá Irmãos Boa noite, na semana passada trabalhamos a questão do cristianismo abstrato nós estávamos falando que precisamos vivenciar o cristianismo baseado nas boas novas de Jesus, não apenas um cristianismo de aparência, no entanto queridos irmãos não adianta tentarmos vivenciar o cristianismo puro e simples se não possuímos uma fé pura e simples. Então tão importante  quanto o cristianismo genuíno é possuir também uma fé verdadeira, uma fé  pura, uma fé genuína.

Vamos então ler o texto de Gênesis Capítulo 12 Versículo 1  "O Senhor disse a Abraão sai da tua terra tua parentela e da casa de teu pai para a terra que eu te mostrarei."

Queridos irmãos, a cada dia que passa percebo que é muito mais fácil, explicar a fé do que vivenciá-la, é muito fácil conceitua-la do que pratica-la, é muito mais fácil você falar sobre a fé, é muito mais fácil você  exemplificar a fé, do que vivenciar a fé. Quando nós olhamos para homens e mulheres de Fé que se encontram em nossas Bíblias, nós temos a tendência de pensar que ter fé é algo simples, que é algo fácil, nós esquecemos que esses homens e mulheres de Deus demonstraram sua fé com grande louvor, mas por trás dessa fé vibrante, há uma história de renúncia,  há uma história de sofrimento, há uma história de dor, de superação etc..

Quando eu olho pra esse texto e penso na decisão que Abraão tomou, garanto que não foi uma decisão simples de ser tomada. Aliás, eu não gostei da abordagem que Deus fez, do modo que Ele falou com Abraão.  Claro Ele é Deus e fala do jeito que quiser, mas eu não gostei, como assim, sai da onde você esta e vai pra outro lugar que vou mostrar... Saia do seu conforto deixe essa casa grande que você acabou de construir, saia do meio dos teus parentes que você ama tanto, peça a conta do seu emprego que você demorou tanto pra se adaptar, mas agora gosta tanto, faça isso por que Vou mandar você pra outro lugar... a onde Deus? Faça isso depois te falo?

Eu aprendi depois que casei que quando sua esposa pedir pra você acompanha-la até o centro é bom fazer sempre algumas perguntas antes... porque é assim: " amor vamos comigo ali na loja é rapidinho, dai você pensa ah é rapidinho vamos sim meu amor, de lá ela diz vamos agora ali um pouquinho só quero ver uma coisinha, de lá ela fala vamos ali em tal lugar é  2 minutos" quando você se da por conta já foi a tarde...

Então pergunte antes. A onde você vai? E depois? Só isso? Nós homens precisamos de um roteiro... Elas não se preocupam muito com isso... Dai você fala a loja é a onde? Ela fala vai indo ai que te mostro... Foi mais ou menos isso que Deus fez com Abraão e Deus disse Vamos Abraão vi levantando acampamento ai, que vou te levar pra outro lugar, a onde Senhor? Vai andando que te mostro... Como assim Senhor? Porque? Quando?  Eu tenho mesmo que ir? Vai demorar? Posso ir sozinho? Não... Leva a sua esposa e filhos, "vou fazer de você uma grande nação Disse Deus... aliás leva tudo que você tem Abraão... mas pro Senhor fazer de mim uma grande nação, não pode ser aqui mesmo... tem que me tirar da minha casa, do meu conforto, do vinculo do meus amigos? Você tem que deixar a minha vida do perna pro ar, não pode fazer de mim uma grande nação aqui mesmo?

Preciso de mais informação Senhor, falei com a Sara e ela quer saber mais, que tipo de roupa ela leva pra frio ou calor, pra onde estamos indo, quanto a gente vai gastar nesta viagem, que sacrifício a gente vai ter que fazer, que mudanças vamos ter que ter como família...

E Deus é econômico nas palavras "vem comigo eu te mostro no caminho... "vai andando que vou revelando",  mas não tem como mostrar no mapa o ponto de chegada e Deus diz: para de perguntar só vem comigo... Deus eu preciso de mais informação...Deus sabe que precisamos o problema é nós, porque não sabemos o porque de precisar tanto delas... 2 suspeitas.

Primeira delas é que nós somos viciados em controle, nós não queremos ficar na dependência ninguém, não queremos depender de outras consciências, não queremos abrir mão da nossa autonomia, quem decide a minha vida sou eu, e é por isso que eu quero saber pra onde eu vou, eu quero escolher, eu posso até seguir alguém mas eu preciso saber para onde estou indo, viciado em controle e por isso temos dificuldade de obedecer a Deus. Eu quero afirmar a minha competência, eu quero afirmar a minha dignidade,  são os meus planos. Nós somos viciados no controle e tudo que foge desse controle ficamos temerários.

* O Segundo: O que é que nós podemos esperar se nós somos viciados em controle? A certeza nós queremos saber exatamente o que vai acontecer, essa viagem será bem sucedida? Vai dar certo? Vai valer a pena?

 A pastor nem todo mundo é assim? Nem todo mundo é assim na pratica, na diligencia, mas é no seu interior. Por exemplo, tem gente que é atirada, que não programa nada, vive na filosofia da vida "deixa a vida me levar leva eu", mas a noite quando pensa no futuro coloca a cabeça no travesseiro não dorme direito porque fica pensando e se não der certo... O que será do amanhã? O fato é que todos nós queremos certezas e queremos garantias e mais nós queremos explicações lógicas para as coisas.. porque estamos indo, porque está acontecendo isso com agente, porque é necessário essa mudança.

E nós somos também mimados e melindrosos, porque nós temos planos, nós temos expectativas para um futuro imaginário e quando por alguma razão, imprevisto isso não dá certo e não sai conforme imaginamos, achamos que Deus não nos ama, ele se esqueceu de mim, Ele esta me castigando...eu devo ter atirado pedra cruz, eu devo ter vendido pão de queijo no dia da multiplicação dos pães... alguma coisa eu fiz... Esse é o mix que nos compõe... A necessidade de controle, a necessidade de garantia e de certeza, a necessidade de explicações logicas de uma expectativa de futuro conforme sonhamos é o que nos tira o sono é que atrapalha a nossa vida e prejudica a nossa fé.

Deus chega na vida de Abraão e interfere e tira de Abraão completamente o controle e  não dá a Abraão muita explicação se é que deu alguma Ele diz: " Abraão sai da terra da tua parentela e vem comigo para uma terra que eu vou te mostrar"

Deus interfere na vida de Abraão e não dá garantias de um futuro, vem comigo.... Por quanto tempo? Vem comigo... E mais Deus fura a agenda de Abraão. "sai da sua terra e da sua parentela e vem pra terra que vou lhe mostrar".

 Ele convida-o a se entregar a uma vulnerabilidade total...porque quem não sabe a onde que é, o que vai encontrar lá, e quanto tempo levará essa jornada esta dependente de quem? De quem o levou nesta jornada.

Abraão o seu controle acabou.... Aqui na sua terra você conhecia a região, conhecia todos os seus empregados, toda a rotina... Agora o seu controle acabou nós vamos para um outro lugar. Aqui você estava no controle, você estava acomodado na zona de conforto sabia todas as histórias sabia todas as respostas, mas agora acabou você vai aprender a conviver com as perguntas...

É claro meus irmãos que Deus não vai aparecer pra você e dizer olha largue tudo e faça isso, mas tenho certeza que todos nós já nos sentimos como Abraão sem controle da situação, cheio de perguntas não respondidas. Eu mesmo já passei situações em minha vida onde perdi completamente o controle e o meu futuro imaginário estava completamente destruído, o plano A já era o B o C tudo ta de ponta cabeça...

 Nós podemos sim nos identificar com esse momento da vida de Abraão, onde reconhecemos que não temos mais o que fazer, foi tirado o controle de nossas mãos, a vida se encarrega de fazer-nos experimentar isso. É uma doença grave que aparece no melhor momento de sua vida e você percebe que não pode fazer nada, é o fim de um casamento de tantos anos você não quer, mas a outra parte já pediu o divorcio... É o nascimento de um filho não programado que vai mudar tudo que você havia planejado... É a resposta dura e direta do medico lhe informando que você não esta gravida do filho tão esperado. É seu filhinho que nasceu morto e você já não sabe mais o que fazer com as coisinhas que tinha comprado. As perdas... As pessoas que perdemos, os contratos que não foram assinados. tudo isso nos tira o controle.

Mas pensando positivamente também perdemos o controle com coisas boas, quando aquela promoção tão esperada sai, quando você convida aquela pessoa pra sair e ela diz sim "o que me belisca", quando você se inscreveu pra aquela vaga e foi escolhido, a gente perde o controle da situação, a gente cai na vulnerabilidade de respostas e explicações e a gente vê que estávamos indo em uma direção, mas ela foi mudada completamente... Nossa vida vira de cabeça pra baixo.

O que é a fé? Fé é quando temos essa experiência da vida sem as rédeas nas mãos e a gente perde a ilusão que controla alguma coisa neste universo, neste mundo inclusive a nossa vida. Perdeu o controle você pensava que controlava e você descobre que não controla.

Fé é a experiência possível quando as nossas lógicas, as nossas explicações, as nossas certezas não dão mais conta de nos sustentar na nova situação que agente se encontra, quando a gente não sabe o que esta acontecendo, porque esta acontecendo e o que vai acontecer. Fé é a experiência que nos é possível quando o futuro que tínhamos imaginado desmorona e aquele sonho que tínhamos desaparece e vira uma nuvem de fumaça e a gente cai em um vazio e cai de cara em um outro cenário que não necessariamente nos agrada. Quando a gente perde o controle, as certezas, as respostas, quando a gente perde o rumo na vida, quando ficamos sem chão, ai é a hora da fé. Fé colocar-se nas mão de Deus e dizer a ele o seguinte " Deus, eu não controlo nada, me perdoe a minha pretensão e me perdoe o tempo que eu julgava que controlava alguma coisa, Deus eu não estou entendendo nada, Deus eu não sei o que fazer, eu não sei a onde ir, eu não sei se devo ir para a direita ou para a esquerda. Fé é se colocar nas mãos de Deus e dizer a Ele " o que eu imaginava de meu futuro não vai se realizar, mas eu me entrego aos seus cuidados e eu me coloco em suas mãos. Seja feita a tua vontade. Fé e esta confiança no amor e no cuidado de Deus apesar da nossa absoluta falta de controle e falta de resposta e apesar de nossos sonhos e perspectiva de futuro estarem desmoronando...

Se você conseguir dormir em um dia a sim, você é uma pessoa de fé... Se você consegue dormir sem certezas ou respostas você é uma pessoa de fé. Se você vê o seu castelo, seus sonhos desmoronando e você diz assim bom "Deus sabe de todas as coisas, o Senhor deu, o Senhor Tomou louvado seja Deus" você é uma pessoa de Fé... Você é uma pessoa de fé?

Aqui somos tudo pessoa de Igreja... mas ser pessoa de fé é uma coisa totalmente diferente...

Agora uma questão muito importante que precisamos tomar cuidado é que algumas pessoas podem pensar... "bom se eu não tenho controle de nada, não tenho certeza, o futuro não depende de mim, então não adianta planejar o meu futuro, não adianta eu orar..." é assim então? Nãooo.....

Faça planos, tome decisões mas antes de fazer isso diga pra Deus "Deus eu sei que não controlo a minha vida, eu sei que não tem explicação pra tudo, eu sei que o futuro esta aberto, mas no exercício da responsabilidade de viver que  o Senhor meu concedeu eu estou tomando uma a decisão de ir pra lá e se estou indo pra lá toda via seja afeita a tua vontade e não a minha vontade."  É isso que Tiago nos ensina fazer

Ouçam agora, vocês que dizem: "Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro". Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa. Ao invés disso, deveriam dizer: "Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo".
Tiago 4:13-15

Faça seus planos, tome as suas providencias levante-se e vá, todavia diga a Deus não seja a minha vontade, mas a tua vontadeA minha vida esta em tuas mãos eu não a controlo, e o futuro esta em aberto, eu não tenho garantias de nada, mas no melhor de minha consciência eu digo ao Senhor Fiz tudo que podia, e devia e a melhor decisão que eu consigo tomar nestas circunstancias é essa daqui eu vou... todavia seja feita a sua vontade.

Porque esse é o conselho de Deus a Abraão em Gn 17.1 Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito. Gênesis 17:1

Gosto de pensar que Abraão fez muitas perguntas pra Deus... Senhor vou sozinho primeiro depois busco a Sara ou vamos todo mundo junto, preciso levar comida ou Senhor vai mandar um corvo como é que vai ser isso? Deus diz: para de perguntar Abraão anda em minha presença e sê perfeito. Ser perfeito evidentemente não significa ser sem pecado. Ser perfeito significa ser integro, ser verdadeiro, ser autentico, não dar desculpa pra nada, não racionalizar nada.  Ser perfeito significa ser inteiro diante de Deus, "seja honesto Abraão anda comigo seja honesto porque vou guiar você vou conduzir você".

O que é andar na presença de Deus e ser perfeito? É chegar no fim do dia e dizer Deus, o Senhor sabe que hoje eu fiz de tudo para viver com dignidade em tua presença, a minha vida é tua, o Senhor põe , o Senhor dispõe eu to com a minha consciência tranquila e eu te agradeço pelo dia que vivi e eu vou dormir agora debaixo do seu cuidado porque é debaixo do  seu cuidado que eu vivo.

 Isso é andar na presença de Deus e ser perfeito. Mas andar na presença de Deus e ser perfeito é chegar na presença de Deus e dizer " Deus o Senhor viu que hoje eu deixei a desejar, que hoje eu fui mau, que eu fiz de novo aquilo que te disse que não ia fazer, que falei coisa que não devia, o senhor sabe que aquela decisão que tomei foi covarde, Deus o Senhor sabe que eu sabia o que devia fazer mas eu não tive coragem de fazer o senhor sabe... e Deus vai dizer assim... Sim eu sei de tudo, e eu me agrado muito de saber que você também sabe e eu me agrado muito de saber que você não varre nada que esta na sua alma para debaixo do tapete, e eu me agrado e tenho muita alegria de ouvir sua oração honesta e integra perfeita diante de mim.

Isso é andar na presença de Deus, isso é ser uma pessoa de Fé. É dizer pra Deus... Deus nós  somos o povo da fé e Deus diz que é esse povo da fé? É povo que sabe que não controla a sua vida, é povo que sabe que não tem explicação pra tudo, é povo que sabe que não pode ter a certeza de tudo.

Nós somos o pessoal que tem mais perguntas do que respostas Nós somos o pessoal quem descobriu que é vulnerável, que sabe que não tem garantias do Futuro. Mas nós somos o pessoal que sabe que depende de ti, que sabe que tu és bom tu és bom, que tua misericórdia dura para sempre, nós somos... nós estamos aqui com a nossa consciência limpa diante de ti  que Estamos fazendo o melhor que a gente pode e a gente sabe que o melhor que a gente pode não é tudo que o Senhor espera de nós. É o povo que sabe que Qualquer que seja o nosso amanhã, descansaremos na vida e no Cuidado de Deus pela fé... Isso é fé... pura e simples... você possui essa fé.

 Ceia do senhor

E nesse momento quero que você volte sua atenção a essa mesa, a palavra de Deus diz: Deus prova seu amor para conosco Cristo morreu por nós sendo nós ainda pecadores. Rm5.8.... talvez você não se sinta digno de participar desta mesa.. E diga pra Deus "Deus eu não sou uma pessoa sem pecado ele vai dizer, eu sei...eu sempre soube disso...eu me entreguei por você mesmo antes de você me conhecer eu te amo... venha a mim...

Ed René Kivitz


Áudio: https://www.mixcloud.com/1ipisjp/serm%C3%A3o-de-04102015/

 

Nenhum comentário: