2015/10/26

Série – “Vivendo mais perto de Deus” (5)

A DISCIPLINA DO ESTUDO

 "Examinai as Escrituras pois nelas tereis a vida eterna, e são elas que de mim testificam..." (Jo.5.39).

O propósito das Disciplinas Espirituais é a total transformação da pessoa. Elas visam a substituir os velhos e destruidores hábitos de pensamento por novos hábitos vivificadores. O apóstolo Paulo diz que o modo de sermos transformados é mediante a renovação da mente (Romanos 12:2).  "Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." Romanos12:2. A mente é renovada aplicando-se a ela as coisas que a transformarão. "Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento" (Filipenses 4:8).

A Disciplina do estudo é o veículo básico que nos leva a ocupar o pensamento. Assim, devemos nos alegrar, pois recebemos este recurso da graça de Deus para a transformação de nossa disposição interior. Muitos cristãos permanecem em sujeição a temores e ansiedades simplesmente porque não se beneficiam da Disciplina do estudo. Talvez sejam fiéis em sua frequência à igreja e desejosos de cumprir seus deveres religiosos, mas ainda não estão sendo transformados. Não estou aqui falando dos que manifestam meras formas religiosas, mas dos que verdadeiramente buscam adorar e obedecer a Jesus Cristo como Senhor e Mestre. Talvez cantem com prazer, orem no Espírito, vivem tão obedientemente quanto sabem, até mesmo recebam visões e revelações divinas; não obstante, o tom de suas vidas permanece inalterado.

Por quê? Porque nunca se dedicaram a uma das principais formas que Deus usa para mudar-nos: o estudo.  Perceba que eu não estou falando de meditação, mas de estudo, de conhecimento cognitivo. Jesus deixou inconfundivelmente claro que o conhecimento da verdade é que nos liberta. "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" (João 8:32). Os bons sentimentos não nos libertarão. Experiências não nos libertarão. Estar "inebriado com Jesus" não nos libertará. Sem o conhecimento da verdade, não seremos libertos. O princípio é verdadeiro em qualquer área do esforço humano. É verdadeiro em Biologia e em Matemática. É verdadeiro no casamento e em outras relações humanas. Mas é especialmente verdadeiro com referência à vida espiritual.

Muitos estão embaraçados e confusos no andar espiritual por simples ignorância da verdade. Pior ainda, muitos têm sido levados à mais cruel escravidão por ensinamentos falsos. "Rodeais o mar e a terra para fazer um prosélito; e, uma vez feito, o tornais filho do inferno duas vezes mais do que vós" (Mateus 23:15). São inúmeras as razões pelas quais nós precisamos buscar ler e entender a Bíblia Sagrada, afinal nela está escrito: "Conheçamos e prossigamos em conhecer a Palavra de Deus...", mas o motivo primordial é que assim fazendo nos protegemos contra os falsos mestres e falsas doutrinas que se levantarão nos últimos dias para nos tirar da presença do pai. Apliquemo-nos, pois, a aprender o que constitui a Disciplina Espiritual do estudo, a fim de identificar as ciladas da falta de estudo, praticá-la com alegria e experimentar o livramento que ela traz.

Que é Estudo?

Estudo é um tipo específico de experiência em que, mediante cuidadosa observação de estruturas objetivas, levamos os processos de pensamento a moverem-se numa determinada direção. Por exemplo, tomemos o estudo de um livro.

Vemo-lo, sentimo-lo. À medida que o estudamos, nossos processos de pensamento assumem uma ordem que se conforma à do livro.( vc começa assimilar aquilo que vc está lendo e isso faz com que vc se mova de uma forma pratica em direção daquilo que vc aprendeu.). O Antigo Testamento instrui no sentido das leis serem escritas nas portas e nos umbrais das casas, e atadas aos punhos, de sorte que "estejam por frontal entre vossos olhos" (Deuteronômio 11:18). A finalidade dessa instrução era dirigir a mente de forma repetida e regular a certos modos de pensamento referentes a Deus e às relações humanas. Evidentemente, o Novo Testamento substitui as leis escritas nos umbrais das casas por leis escritas no coração, e nos leva a Jesus, nosso Mestre interior e sempre presente.

Devemos esclarecer, uma vez mais, que os hábitos de pensamento que se formam,  se conforma à ordem da coisa que está sendo estudada. O que estudamos determina que tipos de hábitos devem ser formados. Por isso é que Paulo insistia em que nos ocupássemos das coisas que são verdadeiras, respeitáveis, justas, amáveis e de boa fama. para que assim procedamos em nossas atitudes. O processo que ocorre no estudo deve distinguir-se da meditação. Esta é devocional; o estudo é analítico. A meditação saboreará a palavra; o estudo a explicará.

Quatro Passos

O estudo envolve quatro passos. O primeiro é a repetição. A repetição é uma forma de canalizar a mente de modo regular, numa direção específica, firmando assim hábitos de pensamento. A repetição desfruta, hoje, de certa má fama. Contudo, é importante reconhecer que a pura repetição, mesmo sem entender o que está sendo repetido, em realidade, afeta a mente interior. Hábitos arraigados de pensamento podem ser formados apenas pela repetição, mudando assim o comportamento. Esse é o princípio lógico central da psicocibernética, que treina o indivíduo para repetir certas afirmações regularmente (por exemplo, amo a mim mesmo incondicionalmente). Nem mesmo é importante que a pessoa creia naquilo que está repetindo; basta que seja repetido.

A mente interior é assim treinada, e afinal responderá modificando o comportamento para conformar-se à afirmação. Naturalmente, este princípio tem sido conhecido durante séculos, mas só em anos recentes recebeu confirmação científica. Uma mal exemplo do uso dessa técnica é o que a tv faz... Com inumeráveis crimes cometidos todas as noites no horário nobre da TV, a própria repetição treinará a mente interior em padrões de pensamento destruidor. É por isso que a programação de televisão tem tanta importância. Nós não podemos ter a mente cheia dessas coisas, nós temos a mente de Cristo.

Um bom processo de repetição que você pode fazer é repetir pra você mesmo a seguinte frase eu sou separado para Cristo... Tenho certeza que quando a tentação bater em sua porta querendo fazer você pecar, você estará mentalmente preparado para combatê-la. Ou então vc pode memorizar versículos bíblicos chaves e usá-los  neste mesmo sentido.

A concentração é o segundo passo no estudo. Se além de conduzir a mente repetidas vezes ao assunto em questão a pessoa concentrar-se no que está sendo estudado, a aprendizagem aumenta sobremaneira. É por isso que não adianta estudar a bíblia na frente da tv, ouvindo música... Etc...

A concentração centraliza a mente. Ela prende a atenção na coisa que está sendo estudada. A mente humana tem capacidade incrível de concentrar-se. Ela está a todo instante recebendo milhares de estímulos. Esta capacidade natural do cérebro aumenta quando, concentramos nossa atenção num desejado objeto de estudo.

A compreensão é, pois, o terceiro passo na Disciplina do estudo; ela leva à introspecção e ao discernimento; também provê a base para uma verdadeira percepção da realidade. Há necessidade de mais um passo: a reflexão. Embora a compreensão defina o que estamos estudando, a reflexão determina o seu significado.

A reflexão faz-nos ver as coisas da perspectiva de Deus. Na reflexão chegamos a entender, não somente a matéria de nosso estudo, mas a nós mesmos. Jesus falou muitas vezes dos ouvidos  que  não  ouvem  e  dos  olhos que  não  vêem. Quando ponderamos o significado do que estudamos, chegamos a ouvir e ver as coisas de maneira nova. Logo se torna óbvio que o estudo demanda humildade. Isto não acontece enquanto não estivermos dispostos a sujeitar-nos à matéria que estudamos.  Devemos submeter-nos ao sistema. Devemos vir como aluno, não como professor. Todos nós conhecemos indivíduos que seguiram algum curso de estudo ou alcançaram algum grau acadêmico, que alardeiam seus conhecimentos de modo ofensivo. Devemos sentir profunda tristeza por tais pessoas. Elas não entendem a Disciplina Espiritual do estudo. Confundiram o acúmulo de informações com conhecimento. Equiparam verborragia com sabedoria. Que tragédia!

Estudo de Livros

O primeiro e mais importante livro que devemos estudar é a Bíblia. "Examinai as Escrituras pois nelas tereis a vida eterna..." (Jo.5.39). A palavra grega traduzida por examinar significa uma investigação minuciosa, diligente e curiosa. Não podemos nos contentar com a leitura superficial de um ou dois capítulos da Bíblia.

Com a iluminação do Espírito, temos de descobrir deliberadamente os significados profundos da Palavra de Deus. As Escrituras Sagradas exigem esse tipo de investigação, pois, em sua maior parte, as Escrituras podem ser aprendidas somente mediante estudo cuidadoso. Na Bíblia, existe leite para os bebês e carne para os adultos. O grande teólogo Tertuliano exclamou: "Eu adoro a plenitude das Escrituras".

Nenhuma pessoa que apenas lê superficialmente o Livro de Deus pode se beneficiar dele. Temos de cavar, até que encontremos os tesouros escondidos. A porta da Palavra se abre tão-somente por meio da chave da diligência. Ao zelo...

As Escrituras são dignas de ser examinadas. Elas são os escritos de Deus, os quais trazem sobre si o selo de aprovação divina. Quem ousa tratar as Escrituras com leviandade? Aquele que as despreza rejeita o próprio Deus que as escreveu.

1. PORQUE É IMPORTANTE ESTUDAR A BÍBLIA?

As Escrituras revelam Jesus. "São elas mesmas que testificam de mim" (João 5.39). Nenhum motivo mais poderoso pode ser apresentado aos leitores da Bíblia, além deste: aquele que encontra a Jesus encontra a vida eterna, o céu e todas as demais coisas. Existe grande alegria estocada para aquele que examina a Bíblia e encontra nela o seu Salvador.

a) É a Palavra de Deus para o homem - Salmo 19.7-9

"A lei do Senhor é perfeita e revigora a alma. Os testemunhos do Senhor são dignos de confiança e tornam sábios os inexperientes. Os preceitos do Senhor são justos e dão alegria ao coração. Os mandamentos do Senhor são límpidos e trazem luz aos olhos. O temor do Senhor é puro e dura para sempre. As ordenanças do Senhor são verdadeiras, são todas elas justas." Salmos 19:7-9

b) Ë viva e ativa, ou eficaz (eficiente) - Hebreus 4.12

"Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e as intenções do coração." heb.4.12

c) Opera eficazmente naqueles que crêem - I Tessalonicenses - 2.13

"Também agradecemos a Deus sem cessar o fato de que, ao receberem de nossa parte a palavra de Deus, vocês a aceitaram, não como palavra de homens, mas conforme ela verdadeiramente é, como palavra de Deus, que atua com eficácia em vocês, os que creem."1 Tessalonicenses 2:13

d) É útil para o ensino, para a repreensão, correção e educação - II Timóteo 3.16

"Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra" (2 Timóteo 3:16, 17).

Observe que o propósito central não é pureza doutrinária (embora esta, sem dúvida, esteja envolvida) mas a transformação interior. Quando vamos à Escritura vamos para ser transformados, não para acumular informações.

e) Ela nos Santifica: O salmista perguntou: "De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho?" E ele respondeu à sua própria pergunta: "Observando-o segundo a tua palavra", e acrescentou: "Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar, contra ti" (Salmo 119:9, 11). Os cristãos, através dos séculos, têm confirmado esta verdade em seu estudo das Escrituras.

Que deve você estudar na Bíblia por onde começar?

Isso depende de sua necessidade. Não sei quais são suas necessidades; sei, porém, que uma das grandes necessidades dos cristãos hoje é simplesmente da leitura de grandes porções da Bíblia. Grande parte de nossa leitura bíblica é fragmentada e esporádica. Conheço estudantes que fizeram cursos de Bíblia e nunca leram, nem mesmo como um todo, o livro da Bíblia que estava sendo estudado.

·         Considere pegar um grande livro da Bíblia, como Gênesis ou Jeremias, e lê-lo do começo ao fim. Observe a estrutura e o desenvolvimento do livro.

·         Note áreas de dificuldades e volte a elas mais tarde.

·         Anote os pensamentos e as impressões. Às vezes é bom combinar o estudo da Bíblia com o estudo de algum grande clássico devocional.

Outro método de estudar a Bíblia é tomar um livro menor, como Efésios ou 1 João, e lê-lo por inteiro, todos os dias, durante um mês. Mais do que qualquer outro esforço isolado, isto porá em sua mente a estrutura do livro. Leia-o sem tentar encaixá-lo em categorias estabelecidas. Espere ouvir coisas novas em novas formas. Mantenha um diário de suas descobertas. O estudo produz alegria. Como todo novato, acharemos difícil trabalhar no começo. Mas quanto maior nossa proficiência, tanto maior nossa alegria.

Alexander Pope disse: "Não há estudo que não seja capaz de deleitar-nos depois de uma pequena aplicação a ele." O estudo é digno de nosso mais sério esforço.

Mensagem extraído do livro de Richard Foster intitulado "Celebração das Disciplinas".

 

Áudio: https://www.mixcloud.com/1ipisjp/serm%C3%A3o-de-19072015/


Nenhum comentário: