2015/10/26

Cristianismo abstrato


Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho Gálatas 1:6

Queridos semana passada tratamos de um assunto muito importante para a sobrevivência de uma fé pura e simples, uma fé pura e simples que é vivenciada somente através da palavra de Deus. Uma fé baseada nas boas novas de Jesus Cristo que rechaça a mentalidade pagã, de causa e efeito, de Justiça retributiva, de obrigações e expectativas. Nós vimos semana passada que o Cristianismo supera a religião porque a religião se pauta em ritos e praticas em quanto o cristianismo se fundamenta no relacionamento com Cristo Jesus.

O tema desta noite é fruto da reflexão da semana passada, pois quero nessa noite descaracterizar o falso cristianismo vivido por muitos nestes dias. E digo falso por que a tantos evangelhos e tantos cristianismos hoje principalmente em nosso pais, que se faz necessário distingui-los. Aqui neste texto o apostolo Paulo lamenta profundamente e adverte a igreja da Galácia por ela ter abandonado o evangelho da graça de Deus e seguido um "outro evangelho". O apostolo Paulo chega a dizer Maldito seja, amaldiçoado seja aquele que prega um "outro evangelho".

De modo que a gente fica perguntando onde esta o verdadeiro evangelho? E creio que existe sim um verdadeiro evangelho. Agora onde estão os falsos evangelho, onde se encontra os outros evangelhos? quais são eles? Como eles se caracterizam? Muitas vezes ficamos procurando e dizendo a verdadeiro evangelho é dos batistas, é dos presbiterianos, é dos Assembleanos e o falso evangelho é da Universal, é da Mundial; ah o verdadeiro evangelho é dos pentecostais o falso é dos tradicionais. E a gente vai tentando dizer este é certo e este é errado. Mas se agente parar pra prestar atenção existe um falso evangelho que não é privilegio de ninguém ou é mazela de todo mundo. Que é o evangelho do cristianismo abstrato, talvez esse seja uma dos mais populares falso evangelho que temos convivido hoje e com certeza um dos mais perniciosos para a igreja de Jesus Cristo.

Quero queridos iniciar mostrando essa tela ou quadro com uma pintura Abstrata, essa imagem é uma pintura de Jackson Pollock(Paul Jackson Pollock foi um pintor norte-americano e referência no movimento do expressionismo abstrato.)  o que ela diz pra você?

Bom para olhos bem treinados e sabedores isso é uma arte, com certeza para Jackson ela significa ou representa algo. Mas para pessoas comuns como eu, ela não passa de rabiscos e um emaranhado de pontos. Para os leigos a arte abstrata tem muita expressão e pouco significado lógico. E o que me parece é que o cristianismo que se tem vivido hoje é um cristianismo abstrato, ou seja, de muita expressão Gospel e pouco significado espiritual. De muito ritualismo e pouca intimidade, de muita moralidade e pouco amor. De muito sacrifício de muita obra e pouca fé...

Abstrato adj. que não se prende à representação da realidade tangível. Em outras palavras: abstrato é aquilo que não se pega, não se vê, e não tem cheiro nem gosto. E é exatamente assim que muitos irmãos se encontram presos a esse cristianismo abstrato. Um cristianismo feito por ensinos de falsos profetas e mestres. Um cristianismo onde as pessoas são entregues a sua própria ignorância por falta de conhecimento da verdade da palavra de Deus...

 Quinta feira passada conversando com um amigo conversando sobre alimentação, sobre a maneira que é feito as coisas, ele disse a "ignorância é uma benção" neste caso... também acho se você souber de que maneira e como é feito certos alimentos você não come nada...(pastel) mas neste sentido da palavra a Ignorância é uma maldição, que impede o amadurecimento do crente, que impede o crescimento do crente.

Pois bem, vamos lá então ver o que é esse Cristianismo Abstrato:

1. Cristianismo abstrato é aquele de quem acredita nas realidades espirituais, mas não interage com elas. Por exemplo, acreditar em Deus pode ser o mesmo que acreditar na existência de Barak Obama sem nunca ter apertado sua mão, ou na existência da Austrália e no Amazonas sem nunca ter visitado o país ou navegado as águas do rio. Ter conhecimento sobre, não altera a experiência pessoal, não gera mudança alguma na minha vida, porque eu não estou interagindo com essas realidades, eu nunca fui na Austrália e mesmo que um dia eu vá para o EUA dificilmente serei recebido pelo Obama.. Isto é, "acreditar na existência de" é diferente de "se relacionar com". O cristianismo abstrato é um cristianismo de Quem acredita na existência de Deus, mas não se deixa afetar por Ele.

Esse é um cristianismo que não tem vantagem alguma sobre o diabo, que também acredita que Deus existe. Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem. Tiago 2:19. Esse cristianismo tem gerado uma multidão que crê em Deus apenas com sua mente, com o seu raciocínio, e não com o coração. Tem muita gente que diz que crê em Deus e acha que isto basta. Apenas dizer que crê não é suficiente queridos é preciso experimenta-lo, é preciso interagir....

Por exemplo: você acredita que existe demônios, espíritos imundos, malignos? Se você acredita você considera a possibilidade que esses demônios lutam para destruir a sua vida, a sua família, que eles afetam seu casamento, atacam seus filhos, que eles interferem na sua maneira de pensar de sentir, que eles se colocam contra os seus interesses para tentar prejudicar você, que eles atiram setas malignas contra o seu coração para tentar derrota-lo, que eles empurram você para determinadas situações, eles constroem armadilhas pra você cair, eles estão preocupados em destruir você, a sua comunidade, e as pessoas?

Você acredita? Tá e o que você faz em posse dessa informação, o que você faz? Como é que você se relaciona com essa realidade. Porque acreditar sem interagir com aquilo que cremos torna o fundamento do abstrato.

Mc3.27 De fato, ninguém pode entrar na casa do homem forte e furtar dali os seus bens, sem que primeiro o amarre. Só depois conseguirá saquear a casa dele.

Esse cristianismo abstrato é um cristianismo apenas de informação é talvez o mesmo cristianismo que Jó exercia no início de sua caminhada ele disse: "antes te conhecia de ouvir falar", um cristianismos que só ouve, sabe que é, mas não experimenta.

Queridos esta na hora de da um basta neste cristianismo abstrato. O próprio jó teve uma mudança em sua vida, porque logo após ele disse: "Mas agora meus olhos te veem" agora eu interajo com essa realidade.

2. Cristianismo abstrato é aquele baseado em ritualismo litúrgico, sem afeto: "Esse povo faz um grande show, dizendo as coisas certas, mas o coração deles não está nem aí para o que dizem. Fazem de conta que me adoram, mas é tudo encenação", reclama Deus pela boca do profeta Isaías (29.13 – A Mensagem) – espiritualidade sem lágrimas, culto sem paixão, devoção mecânica, rituais automatizados e bailado de bonecos.

Cristianismo frio que não nos muda, não nos conscientiza, ou melhor, que nos conscientiza mas não nos deixa mudar, cristianismo que fica dentro das quatro paredes apenas, não olha para fora, que supervaloriza o moralismo em detrimento do engajamento social. Para esse cristianismo abstrato o conceito de vida piedosa fica restrito aos pecados íntimos, notadamente relacionados com sexo, considerando os pecados estruturais e sociais, como a pobreza, a injustiça e a corrupção, coisa de menor importância. Os moralistas se escandalizam mais facilmente com homossexuais andando de mãos dadas nas ruas de São José do que com mendigos embriagados estirados nas calçadas.

Pastor você acha que homossexualismo é pecado? Claro que acho, não esta de acordo com a Natureza criada por Deus. Como também acho que é pecado desfazer da pessoa do homossexual e maltrata-los ou repudia-los de não querer recebê-los em nossa comunidade. Mas o que estou dizendo, é que maior pecado é ficar indiferente aos gritos de socorro dos marginalizados. Os moralistas se escandalizam mais facilmente com as prostitutas do que com a situação daquela criança que deveria estar na escola ou brincando de boneca, mas não pode porque tem que estar nos sinaleiros pedindo esmola para que sua família tenha que comer.  Esse é Cristianismo abstrato é aquele que proclama a expectativa do céu sem a consequente convocação para a responsabilidade social.

Então os justos lhe responderão: 'Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos? Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar? "O Rei responderá: 'Digo a verdade: O que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram'. Mt25.37-40

 3. Cristianismo é abstrato quando é o cristianismo do eu e não sabe pronunciar o nós. É o cristianismo fundamentado no "eu" sem "nós". Tem gente que confunde pessoalidade (O Senhor é o meu pastor) com individualismo (O pão é nosso, não apenas meu) não existe cristianismo de uma pessoa só. O próprio Deus se relaciona na trindade.

Igreja é gente, não dá pra você ser cristão na sua sala diante de uma tela de computador, igreja é povo... tem que ter relação, tem que ter ajuntamento pra você perceber o vento passando no ajuntamento, tem que ter troca de olhares, tem que ter abraços, tem que ter gente legal, tem que ter gente chata pra você aprender tolerar, porque olha pra participar de igreja o sujeito tem que ser muito crente por que não é fácil, se não for crente não aguenta a igreja. Bruce sheler disse o seguinte..."a igreja é que nem arca de Noé, se não fosse a tempestade do lado fora, ninguém ia aguentar o fedor do lado de dentro" a igreja é esse lugar, mas é a arca e temos que estar na arca.

Tem que ter gente pra gente pedir oração, tem que ter gente pra nos ensinar ler a bíblia, tem que ter gente pra nos exortar, pra nos animar, pra nos visitar... não existe "Cristo sim... e igreja não". Mas nesse Cristianismo abstrato prevalece as questões de foro íntimo sem satisfações comunitárias. Na minha vida mando eu...

Exemplo: Chega em casa 4 horas da manhã e a tua mulher te pergunta. Onde é que você estava? E você diz isso é questão de fórum intimo... faça isso pra ver o que acontece com você?

Cristianismo abstrato é esse cristianismo que acha que não deve dar satisfação a comunidade, ele possuiu uma fé sem dimensões públicas, com ênfase exagerada em privacidade e preservação da        intimidade, esse cristianismo negligencia o fato de que "somos membros uns dos outros, e quando um membro do corpo sofre, todos os outros sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se alegram com ele" (1Coríntios 12.26).

4. Cristianismo abstrato é aquele onde a religião está separada da vida. O mundo é dividido entre religioso e secular: de um lado ficam os santos redimidos pelo sangue do Cordeiro e do outro os pagãos que marcham céleres para o inferno. A igreja deixa de ser sal da terra e passa a ser "sal no saleiro". É o Cristianismo onde a religião é à lá carte, sem sujeição à autoridade da revelação de Deus, que conhecemos como Bíblia. Quando cada um escolhe o que crer, de acordo com sua própria lógica e suposto bom senso, a mensagem cristã acaba sendo transformada num mix barato de folclore popular, filosofia em gotas, misticismo pagão e autoajuda espiritualista.

5. Cristianismo abstrato é aquele tem um Deus de invocação e outros muitos de devoção. Tem muita gente que invoca o Deus é pai de nosso senhor Jesus Cristo em suas orações, mas toma decisões no dia-a-dia e organiza a vida ao redor do dinheiro, invoca o Deus é pai de nosso senhor Jesus Cristo em suas orações, mas toma decisões baseada no prazer pessoal, na família, de um romance, da carreira profissional ou de qualquer outra pseudo sutil divindade idolátrica.

Esse tempo atrás assisti um documentário onde os traficantes com as armas em punho estava agradecendo a Deus e pedindo proteção para o  assalto que eles iam fazer.. cristianismo abstrato. Invocam a Deus, mas a devoção esta em outro... no youtube você vai encontrar uns corruptos agradecendo a Deus pelo dinheiro recebido. É igual aquela historia que uma irmã pediu pra dar um testemunho na igreja e ela contou toda feliz que foi na padaria com 5 reais comprar pão e na hora de devolver o troco o caixa se enganou de a ela 50 reais e ela saiu dali glorificando a Deus....

6. Cristianismo abstrato é aquele onde existe carisma sem caráter. Cristianismo espiritual auau. Muita profecia, muito exorcismo em nome de Jesus, mas sem submissão à vontade de Deus. Muita língua estranha que nem mesmo o Espírito Santo entende. No dia do juízo, muita gente cheia de carismas vai se espantar quando ouvir Jesus dizer, "Tudo o que vocês fizeram foi me usar para virar celebridades. Fora daqui" (Mateus 7.23 – A Mensagem).

Enfim queridos essas são algumas características do outro evangelho, do cristianismo abstrato  um cristianismo onde você não ouve ninguém, você não aprende com ninguém, você não pede perdão pra ninguém, você não volta atrás nunca. É cristianismo que você diz que serve a Deus mas quando perguntado quando foi a ultima vez que você serviu alguém ele responde  "eu sirvo a Deus e não as pessoas" é um cristianismo que não entende que servir as pessoas é servir a Deus.

Cristianismo abstrato é quando a gente fala muito de Deus, mas não se relaciona com o próximo, esse falso evangelho esse cristianismo falso, ele não esta na igreja do lado, nem no pregador da televisão, porque o cristianismo falso ele não esta numa pessoa ou num grupo religiosos, ele é uma ideia, ele é uma postura, ele é uma atitude, ele é um inequívoco da consciência, ele é uma distorção dos afetos, ele é um cativeiro da vontade e isto esta dentro da gente.

Ed René Kivitz

Áudio: https://www.mixcloud.com/1ipisjp/serm%C3%A3o-de-27092015/


Nenhum comentário: