2015/10/26

Série – “Vivendo mais perto de Deus” (3)

A DISCIPLINA DA ORAÇÃO

Certo dia Jesus estava orando em determinado lugar. Tendo terminado, um dos seus discípulos lhe disse: "Senhor, ensina-nos a orar, como João ensinou aos discípulos dele". Lucas 11:1

Queridos irmãos essa noite vamos falar da disciplina da oração, uma das mais importantes dentro das disciplinas espirituais.  A oração abre as portas para uma vida espiritual. A oração cria uma realidade, a oração transforma a vida. Orar é mudar. A oração é a avenida central que Deus usa para transformar-nos. Se não estivermos dispostos a mudar, abandonaremos a oração.  Quanto mais nos aproximamos do pulsar do coração de Deus, tanto mais vemos nossa necessidade e tanto mais desejamos assemelhar-nos a Cristo.  Além disso quando desenvolvemos a disciplina da oração, começamos a pensar os pensamentos de Deus à sua maneira: desejamos as coisas que ele deseja, amamos as coisas que Ele ama. Progressivamente, aprendemos a ver as coisas da perspectiva  divina.

Todos quantos têm andado com Deus consideraram a oração como principal negócio de suas vidas. As palavras de Marcos, "Tendo-se levantado alta madrugada, saiu, foi para um lugar deserto, e ali orava", soam como um comentário sobre o estilo de vida de Jesus (Marcos 1.35). Jesus mesmo sendo Deus ele orava e buscava as orientações de seu pai,  em várias passagens bíblicas o vemos se retirando para orar.

Martinho Lutero declarou: "Tenho tanto o que fazer que não posso prosseguir sem passar três horas diariamente em oração." Hoje trocamos as prioridades. acordamos preocupados com os afazeres e quando vemos a oração ficou em último lugar em nossa lista de urgências.

Jonh Wesley disse: "Deus nada faz senão em resposta à oração", e apoiava sua convicção devotando duas horas diariamente a esse exercício sagrado.

A característica mais notável dos grandes personagens da bíblia é a vida de oração. Suas histórias estão cheias de relatos de oração, jejum e meditação, para eles a oração não era um pequeno hábito preso à periferia de suas vidas - ela era a vida deles. Por isso chego a mesma conclusão que os discípulos chegaram. Precisamos aprender a orar. A verdadeira oração é algo que aprendemos. Os discípulos pediram a Jesus "Senhor, ensina-nos a orar" (Lucas 11.1).

Eles haviam orado a vida toda, não entanto, algo acerca da oração de Jesus levou-os a ver quão pouco sabiam a respeito da oração.  Nós assim como os discípulos necessitamos aprender a orar e a primeira coisa que precisamos aprende é que devemos orar com fé e neste momento não há lugar para a indecisão. Talvez a mais surpreendente característica de Jesus ao orar seja que, ao fazê-lo em favor de outros, nunca terminava dizendo "se for da tua vontade". Nem o fizeram os apóstolos e profetas quando oraram a favor de outros. Obviamente acreditavam conhecer a vontade de Deus antes que fizessem a oração da fé. Estavam tão imersos no ambiente do Espírito Santo que, ao encontrarem uma situação específica, sabiam  o que se deveria fazer.

A oração era tão positiva que freqüentemente tomava a forma de uma ordem direta, autoritária: "Anda", "Fica  bom", "Levanta-te"

Quando eles Oravam pelos  outros, evidentemente não havia lugar para orações indecisas, tentativas meio esperançosas, que terminam com "se for da tua vontade". Se for possível... pra Deus tudo é possível.... Muitas de nossas orações não são respondidas por conta de alguns motivos.

1 motivo: Não temos convicção do que estamos orando, a gente ora meio no automático.. Sem uma certeza de como fazer.... Muitas vezes oramos com duvida se isso vai acontecer ... essa atitude é uma afronta ao Deus todo poderoso não lhe agrada. O apóstolo Thiago falou sobre isso em sua carta.

Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. Não pense tal pessoa que receberá coisa alguma do Senhor, pois tem mente dividida e é instável em tudo o que faz. (Tiago 1:6-8NVI)

2 motivo: Por não termos uma intimidade maior com Deus não conhecemos a sua vontade e por conta disso não oramos segundo o seu querer...

Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a vontade de Deus, ele nos ouvirá. E, se sabemos que ele nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que temos o que dele pedimos. (1 João 5:14-15 NVI)

Esse texto nos mostra que podemos determinar se estamos orando da forma certa, se os pedidos se realizam, sim estamos. Se não, talvez estejamos orando de forma errada, fazendo não conforme a vontade dele, talvez algo dentro de nós precise de mudança, talvez haja novos princípios de oração a ser aprendidos, talvez precisemos de paciência e persistência.

3 motivo: Ouvir a Deus antes de orar. Afinar-nos com os sopros divinos é obra espiritual; sem isto, porém, nossa oração é vã repetição (Mateus 6.7). Ouvir ao Senhor é a primeira coisa, a segunda coisa e a terceira coisa necessária à oração bem-sucedida.

Soren Kierkegaard certa vez observou: "Alguém orava pensando, a princípio, que a oração era falar; mas foi-se calando mais e mais até que, afinal, percebeu que a oração é ouvir."

Se você  muitas vezes não entende o porque de suas intercessões não são respondidas,  é porque na verdade você desconhece alguns desses princípios importantes sobre oração e alias uma deles é que a meditação é o prelúdio necessário à intercessão. Devemos ouvir, conhecer a vontade de Deus e a ela obedecer. Na quietude, aprenderemos não somente quem é Deus, mas como seu poder opera.

4 motivo: Às vezes temos medo de não ter fé suficiente para orar por este filho ou por aquele casamento que está acabando. Nossos temores deveriam ser sepultados, pois a Bíblia nos diz que os grandes milagres são possíveis pela fé do tamanho de um pequenino grão de mostarda. De modo geral, a coragem para orar a favor de uma pessoa é sinal de suficiente. O problema é que muitas vezes gostamos de complicar a oração. Nunca deveríamos complicar demais a oração.  Oração é falar com Deus como você fala a uma pessoa.  No entanto muitas vezes criamos certos protocolos pra se achegar a Deus, mudamos até a entonação da voz, enchemos nossas orações de palavras difíciceis e sem nexo... A orações que parecem mais um discurso pra ser ouvido.

Jesus, porém nos ensinou a dirigir-nos como crianças a um pai. Franqueza, honestidade e confiança, marcam a comunicação do filho com o pai. Há certa intimidade entre pai e filho com espaço tanto para a seriedade como para a gargalhada. Meister Eckhart observou que "A alma produzirá, a pessoa se Deus rir para ela e ela, em retribuição, rir para ele".

Jesus ensinou-nos a orar pelo pão de cada dia; uma criança pede a refeição matinal na plena confiança de que esta será provida. Ela não precisa esconder algumas fatias do pão de hoje com receio de que amanhã não haverá nenhuma fatia disponível; no que a ela concerne, há um inesgotável abastecimento de pão. Uma criança não acha difícil ou complicado conversar com seu pai, nem ela se sente constrangida em trazer à atenção dele a mais simples necessidade. Assim como as crianças precisamos aprender a nos jogar nos braços do pai eterno no momento de oração, crendo que ele provera todos as nossas necessidades.

5 motivo: não usamos nossa imaginação ao orar - As crianças ensinam-nos o valor da imaginação. Como acontece com a meditação, a imaginação é um instrumento poderoso na obra da oraçao. A imaginação abre a porta da fé. Se pudermos "ver" com os olhos de nossa mente um casamento refeito que antes estava em frangalhos ou uma pessoa que estava enferma e agora está bem, é curta a distância para crer que assim será. 

         Paul young sho em seu livro quarta dimensão diz que ele engravidava pela fé, das coisas que ele orava a Deus. Usava a sua imaginação.

Deus deseja que os casamentos sejam saudáveis, íntegros e permanentes. Talvez você conheça casamentos que estão em grande dificuldade e precisam de sua ajuda. Experimente orar a favor deste casamento uma vez por dia, durante trinta dias.

Talvez você conheça alguém enfermo, ore pela cura dele todos os dias... Até que seja curado.

Seu pastor e os cultos de adoração precisam ser banhados em oração. Paulo orava por seu povo; ele pedia ao povo que orasse por ele. C. H. Spurgeon atribuía seu êxito às orações de sua igreja. Sature os cultos de adoração com suas orações. Visualize o Senhor no alto e sublime, enchendo o santuário com a sua presença. Seus próprios filhos podem e devem ser transformados mediante suas orações. Ore por eles durante o dia com a participação deles; ore por ele à noite enquanto dormem.

Um bom método é entrar no quarto e colocar levemente as mãos sobre a criança adormecida. Imagine a luz de Cristo fluindo através de suas mãos e curando cada trauma emocional e cada mágoa que seu filho sofreu nesse dia.Encha-o da paz e da alegria do Senhor. Como sacerdote de Cristo, você pode executar um serviço maravilhoso pegando os filhos nos braços e abençoando-os.

Na Bíblia, os pais traziam os filhos a Jesus não para que ele brincasse com eles ou mesmo lhes ensinasse, mas para que ele pudesse colocar as mãos sobre eles e abençoá-los (Marcos 10.13-16). Ele deu-lhe capacidade de fazer a mesma coisa. Bem-aventurada a criança abençoada por adultos que sabem abençoar! 

Outra forma de orar é fazer "Orações relâmpago" faça orações em todos momentos, ore no carro, no trabalho, quando olhar para alguém, ore por essa pessoas, uma criança brincando no parque ore por ela pela família dela, seja onde estiver ou for imagine Jesus tocando as vidas. Poderíamos mudar toda a atmosfera de uma nação se milhares de nós constantemente atirássemos um manto de oração em torno de todos os que vivem em nosso círculo de ação.

 E por último queridos irmãos, falo a você que quer orar mais se comprometer mais com o reino através da oração. Não espere sentir vontade de orar, porque isso nunca vai acontecer é preciso de um posicionamento diante disso...  Oré em tempo e fora do tempo. Os nossos músculos de oração precisam ser flexionados um pouco, e uma vez iniciada a corrente sanguínea da intercessão, descobriremos que estamos dispostos a orar.

Temos tanto que aprender, uma longa distância a percorrer. Certamente o anelo de nossos corações se resume no que disse o arcebispo Tait: "Desejo uma vida de oração mais excelente, mais profunda, mais verdadeira."

Mensagem extraído do livro de Richard Foster intitulado "Celebração das Disciplinas".

 

Áudio: https://www.mixcloud.com/1ipisjp/serm%C3%A3o-de-28062015/

Nenhum comentário: