2016/05/16

Deus quer ser seu amigo.


Texto: "pois o Senhor detesta o perverso, mas o justo é seu grande amigo." Provérbios 3:32

Queridos nesta noite quero falar ao seu coração sobre desenvolvermos um relacionamento com nosso Deus de Amizade. Talvez você não saiba ou até se espante com essa declaração, mas Deus quer ser seu melhor amigo. Nosso relacionamento com Deus tem diversos aspectos: Deus é seu Autor e Criador, Senhor e Mestre, Juiz, Redentor, Pai, Salvador e muito mais. A mais espantosa verdade, porém, é esta: o Deus todo-poderoso anseia ser seu Amigo!

Fomos feitos para viver continuamente na presença de Deus.  Porém estragamos isso por conta do pecado. A Bíblia diz: "mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça. " Isaías 59. Mas por sua misericórdia e Graça, Deus concertou isso para nós através de Jesus, Ele mudou essa situação quando pagou nossos pecados na cruz, o véu do templo, que simbolizava nossa separação de Deus, foi rasgado de cima a baixo, indicando a nossa reconciliação com Deus. Ao contrário dos sacerdotes do Antigo Testamento, que precisavam passar horas se preparando para encontrar com Deus, hoje podemos entrar na presença de dele a qualquer instante.  Fomos reconciliados... A Bíblia diz: "E não somente isso, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora temos recebido a reconciliação.Romanos 5:11 Ter amizade com Deus só é possível por causa da graça dEle e do sacrifício de Jesus. " Mas todas as coisas provêm de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Cristo, e nos confiou o ministério da reconciliação; " 2 Coríntios 5:18 .

Deus nos convidou a desfrutar da sua amizade e da sua companhia e não somente isto, Ele nos fez seu representante legal para reconciliarmos outros...Deus já nos vê como amigos. Jesus disse: Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer. " João 15:15  A palavra utilizada para "amigo" nesse versículo não significa uma relação superficial, mas um relacionamento íntimo e de confiança. Conhecer e amar a Deus é nosso maior privilégio, e sermos conhecidos e amados é o maior prazer de Deus.

Deus quer que você nessa noite entenda que Ele tem esperado você para um bate papo. Deus quer que você se torne o seu melhor amigo. É isso o que Ele quer que você saiba essa noite. Essa relação de amizade depende de você também. Porque?

Porque, Você está tão perto de Deus quanto escolhe estar. A exemplo do que ocorre com qualquer amizade, você deve se esforçar para desenvolver o relacionamento com Deus. Isso não acontecerá por acidente. É necessário desejar essa amizade e disponibilizar-lhe tempo e energia. "Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês!... " Tiago 4:8a

Pastor quais são os passos para que eu consiga desenvolver esse relacionamento de amizade e fazer de Deus o meu melhor amigo?

·       Por meio de um diálogo constante. Você jamais cultivará um relacionamento íntimo com Deus apenas indo à igreja uma vez por semana ou mesmo observando um período de busca diária. A amizade com Deus é construída quando compartilhamos com ele todas as nossas experiências. É importante estabelecer um momento diário consagrado a Deus, mas ele quer mais que um compromisso na sua agenda. Ele quer ser incluído em todas as suas atividades, todas as conversas, todos os problemas e até mesmo em todos os pensamentos. Você pode ter uma conversa contínua e ilimitada com Ele todos os dias, conversando sobre o que quer que você esteja fazendo ou pensando cada momento.

 Um conceito equivocado bastante comum é o de que "passar seu tempo com Deus " significa estar sozinho com ele. É claro que, seguindo o exemplo de Jesus, você precisa de um tempo a sós com Deus, mas isso se refere somente a uma parte do período que você passa acordado.

A Bíblia diz: "Orem continuamente " I Tess 5.17. e como eu faço isso? Simples... fale com Deus em pensamento a todo momento " Deus obrigado porque Tu estás comigo "; " Recebo  tua graça "; " Dependo de ti "; " Quero conhecer-te "; " Pertenço a ti "; " Ajuda-me a confiar em ti ". Faça essas orações com a maior frequência possível, de modo que fiquem profundamente arraigadas em seu coração. 

Buscar  a presença de Deus é um hábito que você pode desenvolver. Procure pensar em Deus em diversos momentos do dia. Mas não para que você se sinta bem. Seu objetivo não é uma sensação, mas a consciência constante da realidade da presença de Deus. Deus está com você a todo momento...e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Mt 28.20 Esse é o estilo da vida de adoração.

·       Por meio da meditação contínua. A segunda forma de estabelecer amizade com Deus é pensar em sua palavra durante todo o dia. Isso é o que chamamos "meditação", e a bíblia nos exorta repetidamente a meditar sobre quem Deus é, o que ele fez e o que ele disse.  "Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite." Salmos 1:1-2

É impossível ser amigo de Deus sem saber o que ele diz. Você não pode amar a Deus a não ser que o conheça, e não pode conhecê-lo sem conhecer sua Palavra. Embora você não possa passar o dia inteiro estudando a Bíblia, é possível pensar nela ao longo do dia, recordando os versículos que leu, ou os memorizando, e refletindo sobre eles. Quando você pensa repetidamente em determinado problema, isso é preocupação. Quando você pensa repetidamente na Palavra de Deus, isso é meditação.

 Amigos dividem segredos, e Deus irá compartilhar os segredos dele com você, se você desenvolver o hábito de meditar em sua Palavra. Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes."  Jeremias 33:3 .

·       Deve optar por ser sincero com Deus. O primeiro elemento fundamental de uma amizade mais profunda com Deus é ser absolutamente sincero a respeito das próprias falhas e sentimentos. O Criador não espera que você seja perfeito, mas insiste em que você seja absolutamente sincero.

Nenhum dos amigos de Deus que aparecem na Bíblia eram perfeito. Se a perfeição fosse um requisito para a amizade com o Senhor, jamais poderíamos ser amigos dele. A verdadeira amizade é edificada sobre transparência. Para ser amigo de Deus, você deve ser sincero com Ele e dividir seus verdadeiros sentimentos, e não o que você pensa que deve sentir ou dizer. É provável que você precise confessar alguma raiva ou ressentimento oculto em relação a Deus em certas áreas de sua vida, nas quais você se sentiu enganado ou decepcionado, abrigamos ressentimentos em relação a Ele por causa de nossa aparência, formação, orações não respondidas, mágoas do passado e outras coisas que mudaríamos se fôssemos Deus. As pessoas frequentemente o culpam por mágoas causadas por outras pessoas. Isso resulta no que William Backus chama "seu rompimento oculto com Deus ". A amargura é a maior de todas as barreiras para a amizade com Deus: " Porque eu iria querer ser amigo de Deus, se ele permitiu isto? "

O antídoto, é claro, é perceber que o Senhor sempre age em nosso benefício, mesmo quando sofremos e não conseguimos entender o que está acontecendo. Livrar-se dos ressentimentos e revelar o que sentimos, porém, são os primeiros passos para a cura.

Para nos instruir em uma honestidade sincera, Deus nos deu o livro de Salmos, um manual de adoração, repleto de linguagem impetuosa, fúria, dúvidas, medos, ressentimentos e sofrimentos intensos, combinados com ações de graças, louvores e declarações de fé. Todas as emoções possíveis estão catalogadas em Salmos. Quando você lê as confissões emocionadas de Davi: "Derramei a minha queixa perante a sua face; expus-lhe a minha angústia." Salmos 142:2 .

·  Deve optar por obedecer a Deus pela fé. Todas as vezes que você confia na sabedoria de Deus e faz tudo que ele diz, mesmo sem compreender, sua amizade com ele se aprofunda. Normalmente, não consideramos a obediência uma característica da amizade. Ela parece mais adequada ao relacionamento com os pais, com o chefe ou com algum superior imediato, mas nunca com um amigo. Jesus, no entanto, deixou claro que a obediência é uma condição para se obter intimidade com Deus. Ele disse: "Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. " João 15:14

Obedecemos a Deus não por obrigação, medo ou imposição, mas porque o amamos e confiamos que ele sabe o que é melhor para nós. Queremos seguir a Cristo por gratidão a tudo que ele fez por nós, e, quanto mais perto o seguirmos, mais intensa nossa amizade se torna. Os não cristãos em geral pensam que os cristãos obedecem por obrigação, culpa ou medo de serem punidos, mas a realidade é o oposto. Fomos perdoados e libertos, então obedecemos por amor - e nossa obediência nos traz grande alegria!  Jesus disse:  "Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor. Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço. Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa. " João 15:9 .

Observe que Jesus espera de nós o mesmo comportamento que ele tem com o Pai, que é o modelo para nosso relacionamento com o Filho. Foi por amor que Jesus realizou tudo que o pai lhe pediu.

A verdadeira amizade não é passiva: é atuante. Quando Jesus nos pede que amemos o próximo, ajudemos os necessitados, dividamos nossos recursos, conservemos nossa vida irrepreensível, perdoemos e levemos outras pessoas a ele, o amor estimula-nos a obedecer imediatamente. Deus guarda simples atos de obediência como se fossem um tesouro.  A Bíblia diz:  " Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros." 1 Samuel 15:22 .

·   Deve optar por valorizar o que Deus valoriza. É isso que os amigos fazem: eles se importam com o que é importante para a outra pessoa. Assim, quanto mais você se torna amigo de Deus, mais se importará com o que é importante para ele, mais sofrerá com o que lhe causa sofrimento e mais se alegrará com o que lhe dá prazer. Davi escreveu: " Pois o zelo da tua casa me devorou, e as afrontas dos que te afrontam caíram sobre mim." Salmos 69:9.

O que importa mais para Deus? A redenção de seu povo. Ele quer que todos os seus filhos perdidos sejam encontrados! Esse é o único motivo pelo qual Jesus veio a este mundo. A segunda coisa mais preciosa é quando seus filhos comunicam essa boa-nova às outras pessoas ao seu redor, pois Deus se importa com elas. Os amigos de Deus falam dele aos seus amigos.

·  Devo desejar ser amigo de Deus, mais que qualquer outra coisa. Os salmos estão cheios de exemplos desse desejo. Davi desejou muito conhecer a Deus, expressando-se com palavras como "anelo", "anseio", "sede", "fome". Ele ansiava pelo Senhor e declarou: "Uma coisa pedi ao Senhor, é o que procuro: que eu possa viver na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a bondade do Senhor e buscar sua orientação no seu templo. " Salmos 27:4 . Em outro salmo, ele diz: " O teu amor é melhor do que a vida! Por isso os meus lábios te exaltarão. " Salmos 63:3 .

A verdade é: você está tão perto de Deus quanto escolhe estar. A amizade íntima com Deus é fruto de uma escolha, não de uma eventualidade, e você deve buscá-la intencionalmente. Você realmente a deseja mais que qualquer coisa? Qual a importância disso para você? Vale a pena desistir de outras coisas por causa dela? Valeria o esforço de desenvolver certos hábitos e habilidades?

Talvez você tenha perdido o primeiro amor por Jesus. Esse foi o problema dos cristãos de Éfeso; haviam perdido o primeiro amor. Faziam todas as coisas corretamente, mas por obrigação, e não por amor. Se você estiver passando por algum sofrimento espiritual, não se surpreenda quando Deus permitir sofrimento em sua vida. O sofrimento é o combustível da paixão: ele gera energia com tal intensidade que transforma o que normalmente não possuímos. Assim disse C.S. Lewis: "O sofrimento é o megafone de Deus ".  Os nossos problemas não são uma punição, mas apelos de um Deus amoroso para nos despertar. O senhor não esta irritado com você: esta irritado por você e fará o que for necessário para traze-lo de volta a comunhão com Ele. É a forma de Deus nos sacudir da letargia espiritual. Há porém um meio mais fácil de reacender este amor o amor por Deus: comece a pedir que ele lhe dê esse amor e continue pedindo até que recebas. Se deseja um vínculo mais profundo e íntimo com Deus aprenda a compartilhar de forma honesta seus sentimentos, a ter confiança quando ele lhe pedir para fazer algo, a se importar com aquilo que é importante para ele e a desejar sua amizade mais que qualquer outra coisa. 


Um comentário:

Unknown disse...

Muito bom !