2022/12/21

O templo de Deus

SÉRIE JESUS

TEXTO: JO 2:13-22

Boa noite irmãos graça e paz queridos, vamos fazer aqui um remember daquilo que nós tratamos na semana passada.

Jesus foi convidado para festa de casamento em Caná da Galiléia e inicia o seu ministério oficialmente através de um milagres e após a festa, Jesus vai para outra festa, Ele sai de uma festa familiar e vai para uma festa bem importante para os judeus, que é a festa da páscoa na cidade de Jerusalém.

Jerusalém possuía mais ou menos uns 30 mil habitantes, porém quando havia essa festa ela quintuplicava de pessoas. A festa meus irmãos, era a alegria dos judeus e ao mesmo tempo era um terror para os romanos, porque havia por parte deles um grande temor de conflitos e insurreições uma vez que judeus de todo Império Romano se dirigiam a Jerusalém.

Foi exatamente inserido dentro deste contexto queridos irmãos, que Jesus vai até Jerusalém e entra no templo. No casamento Jesus exerceu a misericórdia, agora no tempo ele exerce o juízo e a disciplina, no casamento ele transforma água em vinho, e aqui no templo Ele pegou um chicote e expulsou os cambistas.

Jerusalém era uma cidade muito linda com belíssimas construções, ela foi edificada pelo rei Herodes, que foi um grande construtor e acostumado a muitas obras. As pessoas que vinham da Galileia para Jerusalém sentiam um impacto ao olhar a cidade, principalmente pela grande Fortaleza que ela era. Infelizmente a cidade hoje não se encontra mais muito vestígio a não ser parte do muro de arrimo de Jerusalém conhecido como muro das lamentações.

O templo de Jerusalém foi construído no ano 19 antes de Cristo e foi concluído em 66 dC e sua destruição se deu no ano 70 dC. Os judeus estavam acostumados com o templo, ele possuía áreas bem específicas, havia o lugar do Santíssimo, havia o Santo Lugar, havia o pátio para os homens, somente homens podiam entrar, havia o pátio das mulheres, havia o pátio onde se encontravam as provisões de óleo de madeira para o sacrifícios, um pátio a onde os leprosos que haviam se encontrado com sacerdote podiam permanecer, também havia o pátio dos gentios que era uma área separada para eles e eles não podiam passar dali.

O problema meus irmãos, é que os judeus acabaram com o tempo no sentido de casa para todos os povos. quando Salomão construiu o templo todos teriam acesso inclusive o estrangeiro.

"Quanto ao estrangeiro, que não pertence a teu povo Israel, e que veio de uma terra distante por causa do teu grande nome, da tua mão poderosa e do teu braço forte; quando ele vier e orar voltado para este templo, ouve dos céus, lugar da tua habitação, e atende o pedido do estrangeiro, a fim de que todos os povos da terra conheçam o teu nome e te temam, como faz Israel, teu povo, e saibam que este templo que construí traz o teu nome. 2 Crônicas 6:32,33

Além disso eles montaram naquele lugar uma feira bastante conveniente para eles próprios, eles vendiam animais para o sacrifício (boi, ovelhas, Pombas etc...) era conveniente e lucrativo pois as pessoas vinham de longe poderiam comprar ali os animais para o sacrifício não precisava trazer na viagem e pagavam o preço exigido. Talvez em outros tempos esses animais fossem vendidos fora nos arredores da cidade e não dentro do tempo, mas, não é o caso aqui, além disso havia ali bancas de cambista também na porta do templo, porque eles não aceitavam o dinheiro dos viajantes havia uma troca de dinheiro, segundo os historiadores as moedas dos outros povos não valiam por um critério puramente econômico e não religioso, a única moeda que era aceita era a Dracma de Tiro. Foi nesse contexto que Jesus chegou em Jerusalém, o pano de fundo.

Eu fico pensando meus irmãos sobre como nós homens (seres humanos) temos a capacidade de transformar uma coisa boa em uma coisa ruim, com certeza isso deve por conta de nossa natureza caída. A gente pode entrar num processo de religiosidade e transformar as coisas sagradas e profanas, o ser humano tem esse dedinho podre de pegar uma coisa boa e transformar uma coisa ruim, o próprio Jesus havia dito isso para os fariseus que eles estavam convertendo as pessoas e transformando eles em pessoas  pior que eles.

"Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas, porque percorrem terra e mar para fazer um convertido e, quando conseguem, vocês o tornam duas vezes mais filho do inferno do que vocês. Mateus 23:15

Olhem o que os Judeus fizeram com o templo, eles departamentalizaram a adoração, criaram estruturas de adoração, regras e mais regras, uma coisa que era para todos os povos se tornou uma coisa privada presidida por um feudo religioso.

E eu percebo queridos irmãos essa mesma atitude em muitas pessoas querendo sacralizar (chamar de divino) o que não é sacralizado, e demonizar o que não é para ser demonizado, eu tenho muita dificuldade com pessoas que colocam as regras acima das pessoas, que colocam doutrina acima das pessoas, eu tenho dificuldade com essas igrejas que tudo não pode não é porque a Bíblia não deixa é porque foi criado ali uma estrutura de regras humanas que não deixam as pessoas livres, que aprisionam as pessoas na lei, eu tenho dificuldade em ver pessoas sendo colocadas no cabresto de uma denominação.

Eu estou ciente que o liberalismo é muito forte hoje e precisamos sim nos posicionar contra qualquer forma de deformação do entendimento da graça de Deus mas igualmente perigoso e mortal é o farisaísmo, a religiosidade. Ela também precisa ser combatida com todas as nossas forças.

Não podemos dificultar o caminho das pessoas até Jesus, criando regras e estruturas humanas, só para segurarmos membros, aqui nessa igreja as pessoas que quiserem caminhar conosco serão amadas, acompanhadas e quando for necessário questionadas e corrigidas, no então serão livres. O nosso desejo é que você cresça em comunhão com Cristo.

 Voltando ao texto meus irmãos, vamos encontrar 3 lições importantes para todo cristão. A primeira lição vemos na atitude de Jesus, nós vemos um Jesus indignado com aquilo que estava vendo, a indignação era tanta que Jesus foi reativo nesse episódio ele providencia um chicote e expulsa os vendedores, os animais, Ele vira a mesa dos cambistas, ele faz um esparramo, tudo isso motivado segundo o texto referenciando o salmo 69 por amor/ por zelo pelas coisas de Deus.

"pois o zelo pela tua casa me consome, e os insultos daqueles que te insultam caem sobre mim.Salmos 69:9

A palavra zelo significa segundo o dicionário: Grande cuidado e preocupação que se dedica a alguém ou algo ou também forte disposição, diligência, empenho aplicado na realização de algo (tarefas, deveres, obrigações religiosas etc.).

Queridos como a Palavra de Deus é atualizada contemporânea isso é um problema que nós temos passado em nossas igrejas a falta de zelo, de paixão, de amor, pelas coisas divinas e essa é a grande dificuldade dos nossos dias, de cristãos que possuam uma paixão real verdadeira sem cair para o lado da religiosidade.

Lembro-me das palavras de Jesus em Mateus 24 quando disse que nos últimos tempos o amor de muitos se esfriaria e eu acredito que nós já estamos vivendo essa era essa era do esfriamento do amordo Zelo pelas coisas sagradas.

O Apóstolo Paulo trabalha esse mesmo tema em Timóteo quando diz

"aiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se também destes.2 Timóteo 3:1-5

Eu acredito que a falta de zelo é provocada pelo esfriamento espiritual meus irmãos, acredito que esse seja um desafio da igreja desde quando a igreja surgiu. Quanto mais afastado de Deus a pessoa se encontra, mais esfriamento espiritual ela vai ter e menos zelosa ela se encontrará. E isso é algo que desagrada a Deus, Jesus ficou extremamente irritado pela falta de zelo daquelas pessoas aquelas pessoas esfriaram-se no seu amor.

Pastor, como posso saber se meu amor não esfriou? A luz do texto do apóstolo Paulo aos Coríntios fazei essa reflexão.

"Examinem a si mesmos. Verifiquem se estão praticando o que afirmam crer. Assim, poderão ser aprovados. Certamente sabem que Jesus Cristo está entre vocês; do contrário, já foram reprovados."   2 Coríntios 13:5

Talvez no fundo do coração você já saiba a resposta. Ore, Mude, se posicione diferente. Saia dessa areia movediça da mornidão e encontre um terreno firme em Jesus.

"Oro para que o amor de vocês transborde cada vez mais e que continuem a crescer em conhecimento e discernimento. Quero que compreendam o que é verdadeiramente importante, para que vivam de modo puro e sem culpa até o dia em que Cristo voltar. Que vocês sejam sempre cheios do fruto da justiça, que vem por meio de Jesus Cristo, para a glória e o louvor de Deus.Filipenses 1:9-11 Precisamos recuperar o zelo pela obra de Deus.

 A Segunda lição é que a casa de Deus é lugar de Adoração, de contemplação e não de comércio.

Nós já vimos que os religiosos já tinham limitado o espaço onde as pessoas poderiam entrar pra adorar a Deus. e o único lugar que eles poderiam estar foi transformado em uma praça de comércio. profanaram a casa de Deus, jeitosamente a transformaram em covis de ladrões e salteadores. ao invés de se ouvir os murmúrios de orações, choros e quebrantamentos só se ouvia os rugidos do gado e os balido das ovelhas. Ao invés de buscar a face de Deus buscava-se o lucros abusivos.

Queridos, esse lugar é casa de oração, de contrição, e quebrantamento, de reconhecimento que nada somos e que tudo depende de Deus. Sim há liberdade na presença de Deus e podemos adorá-lo de inúmeras maneiras, o salmista diz:

"Louvem o nome dele com danças, acompanhadas de tamborins e harpas. Pois o Senhor tem prazer em seu povo; ele coroa os humildes com vitória.Salmos 149:3,4

"Louvem-no com o toque da trombeta, louvem-no com a lira e a harpa! Louvem-no com tamborins e danças, louvem-no com instrumentos de cordas e flautas! Louvem-no com o som dos címbalos, louvem-no com címbalos ressonantes! Tudo que respira louve ao Senhor ! Louvado seja o Senhor !Salmos 150:3-6

A casa de Deus existiu e existe com o propósito de ser benção, de levar as pessoas a Deus, o cultuar a Deus não depende do seu gosto ou do jeito que você acha que deveria ser. Os fariseus estipularam que somente eles poderiam providenciar os animais para o sacrifício, que precisava trocar as moedas para entrar e sacrificar algo que fosse simples de fazer, um direito de todos passou a ser controlado por um grupo.

Às vezes ainda hoje percebo essa gana de querer controlar a nossa adoração, isso não pode, isso pode, tem que ser assim ou assado e isso vai travando a adoração, vai tirando a liberdade de adorar genuinamente, obviamente que aqui não é casa da mãe joana que todo mundo faz o que quer, existe uma liturgia, existe ordenanças bem claras na palavra de Deus do que pode ou não pode de como se comportar na presença de Deus, mas acredito que devemos tratar os exageros e não cercear por completo a liberdade de adoração por causa dos exageros.

Ainda dentro dessa segunda lição igreja não é comércio, aqui não se vende vassoura ungida, óleo ungido, feijão ungido que cura covid, aqui não se vende promessas de cura, de restauração de casamentos, de sorte no amor, de enriquecimento e prosperidade, aqui não garantimos que sua vida será transformada para melhor, até porque isso não está em nossas mãos, aqui não garantimos que você será feliz ou terá alguma proteção espiritual se seguir todos os passos. Não!!!

Aqui apenas o convidamos a olhar pra dentro de você e reconhecer que você é um pecador miserável, um infeliz, destinado à morte eterna e apresentamos a você um Deus que lhe ama, que morreu por você, que lhe estende a sua mão de misericórdia e está disposto a perdoá-lo e mudar a sua vida.

Aqui não queremos o teu dinheiro, queremos que você entregue seu coração genuinamente a ele. Queremos sua salvação, queremos encontrá-lo no céu.

A terceira lição é que Jesus ressignificou o templo,

"Pois bem", respondeu Jesus. "Destruam este templo, e em três dias eu o levantarei." João 2:19

Não mais a estrutura de pedra e cimento, mas o nosso corpo, o nosso coração. Jesus está dizendo que a verdadeira adoração vem de dentro de nós. Nós somos o verdadeiro templo diante de Deus. O apóstolo Paulo diz

"Vocês não entendem que são o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês? Deus destruirá quem destruir seu templo. Pois o templo de Deus é santo, e vocês são esse templo."  1 Coríntios 3:16,17

"Juntos, somos sua casa, edificados sobre os alicerces dos apóstolos e dos profetas. E a pedra angular é o próprio Cristo Jesus. Nele somos firmemente unidos, constituindo um templo santo para o Senhor.Efésios 2:20,21

Muito mais importante do que isso aqui (templo) é isso daqui (corpo, mente, coração, emoções etc). O próprio Deus habita em nós.

William Hendriksen, em seu comentário expositivo de 1 Coríntios, diz que "nós não somos os donos de nosso próprio corpo, porque Deus nos criou, Jesus nos redimiu e o Espírito Santo faz sua habitação dentro de nós"; e continua: "Por Deus ser dono de nosso corpo, nós somos mordomos dele e precisamos prestar contas a ele". Isso realmente é uma verdade absoluta.

Não adianta termos um zelo por isso aqui (igreja) e destruirmos isso daqui (corpo). queridos precisamos sim ter um zelo com as coisas sagradas, mas a coisa mais sagrada que temos somos nós mesmos. e quem desrespeitar isso sofrerá terríveis consequências.

"Vocês não entendem que são o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês? Deus destruirá quem destruir seu templo. Pois o templo de Deus é santo, e vocês são esse templo."

 Como você destrói esse templo?

Além dos vicíos já conhecidos, bebidas, drogas, prostituição, você destroe esse templo quando você come de mais além da conta ou deixa de se alimentar com a quantidade devida, quando você dorme pouco ou dorme além do que é saudavel, quando vc trabalha de mais e não respeita o dia descanso, quando você deixa a ansiedade tomar conta de sua mente, quando você deixa de ir ao médico para tratar um problema, quando você não faz nehum tipo de exercício, enfim etc...

Somos templo do Deus vivo e precisamos cuidar dessa casa para sermos usados por ele.

Pois somos o templo do Deus vivo. Como ele próprio disse: "Habitarei e andarei no meio deles. Serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. 2 Coríntios 6:16

A quarta Lição diz respeito a missões, Indignação de Jesus se deu pelo fato de que os religiosos estavam corrompendo o projeto missionário de Deus. O templo era para alcançar as pessoas não para roubar seus recursos. Aqueles homens usaram o templo como ferramenta de enriquecimento quando na verdade a igreja existe para alcançar pessoas que estão em trevas, a nossa própria vida existe para levar o evangelho a outros é pra isso que existimos e nos movemos, para glorificar a Deus e fazê-lo conhecido.

Eu sei que é muito bom estarmos juntos aqui, é prazeroso participar da comunhão, mas somos chamados para fora, Jesus disse serão minhas testemunhas em toda parte: em Jerusalém, em toda a Judéia, em Samaria e nos lugares mais distantes da terra". Atos 1:8

Eu entendo a importância de vivermos o máximo em comunhão dentro do templo, a comunhão nos fortalece, nos traz crescimento, aqui somos treinados para o nosso chamado supremo.

"Novamente Jesus disse: "Paz seja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu os envio". (João 20:21)

Jesus se aproximou deles e disse"Toda a autoridade no céu e na terra me foi dada. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinem esses novos discípulos a obedecerem a todas as ordens que eu lhes dei. E lembrem-se disto: estou sempre com vocês, até o fim dos tempos". Mateus 28:18-20

Extraído e adaptado

Nenhum comentário: