2022/12/21

Seguir a Cristo

SÉRIE: JESUS

35No dia seguinte João estava ali novamente com dois dos seus discípulos. 36Quando viu Jesus passando, disse: "Vejam! É o Cordeiro de Deus!" 37Ouvindo-o dizer isso, os dois discípulos seguiram a Jesus. 38Voltando-se e vendo Jesus que os dois o seguiam, perguntou-lhes: "O que vocês querem?" Eles disseram: "Rabi" (que significa Mestre), "onde estás hospedado?" 39Respondeu ele: "Venham e verão". Então foram, por volta da hora décima, viram onde ele estava hospedado e passaram com ele aquele dia. 40André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que tinham ouvido o que João dissera e que haviam seguido a Jesus. 41O primeiro que ele encontrou foi seu irmão Simão, e lhe disse: "Achamos o Messias" (isto é, o Cristo). 42E o levou a Jesus. Jesus olhou para ele e disse: "Você é Simão, filho de João. Serás chamado Cefas" (que significa Pedro). 43No dia seguinte Jesus decidiu partir para a Galiléia. Quando encontrou a Filipe, e disse-lhe: "Siga-me". 44Filipe, como André e Pedro, era da cidade de Betsaida. 45Filipe encontrou Natanael e lhe disse: "Achamos aquele sobre quem Moisés escreveu na Lei, e a respeito de quem os profetas também escreveram: Jesus de Nazaré, filho de José". 46Perguntou-lhe Natanael: "Nazaré? Pode vir alguma coisa boa de lá?" Disse Filipe: "Venha e veja".47Ao ver Natanael se aproximando, disse Jesus: "Aí está um verdadeiro israelita, em quem não há falsidade". 48Perguntou Natanael: "De onde me conheces?" Jesus respondeu: "Eu o vi quando você ainda estava debaixo da figueira, antes de Filipe te chamar". 49Então Natanael declarou: "Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel!" 50Jesus disse: "Você crê porque eu disse que o vi debaixo da figueira. Você verá coisas maiores do que essa!" E então acrescentou: "Digo-lhes a verdade: Vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem".

INTRODUÇÃO

Relembrar

Bom noite meus irmãos graça e paz, que bom estarmos juntos novamente para termos esse tempo de aprendizagem da palavra de Deus vamos relembrar um pouquinho da semana passada. Nós falamos sobre João Batista como a testemunha de Cristo.

Lembrando que Jesus disse que entre os homens viventes não havia ninguém maior do que João Batista, ele era a testemunha, "a voz Que Clama no deserto". Aprendemos com João Batista algumas coisas bem interessantes.

1ª Sobre a responsabilidade de nós sermos testemunhas, para isso fomos criados, a nossa existência se deve a isso; o Catecismo Maior de Westminster faz uma pergunta. Qual é o fim supremo e principal do homem? Resposta: O fim supremo e principal do homem é glorificar a Deus e gozá-lo para sempre. O apóstolo Paulo escrevendo aos Coríntios deixou isso bem claro quando disse: "Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus" (1Co 10.31).

 2ª lição aprendemos com a postura de João Batista que uma boa testemunha sabe quem ele é. João Batista sabia que ele não era o Cristo, nem o profeta Elias, ele era apenas a voz que clamava no deserto.

3ª Lição João Batista tinha uma mensagem bem definida e essa mensagem era que Cristo era o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, ele não falava de si próprio, ele falava apenas daquele a quem estava anunciando o filho de Deus.

Hoje meus irmãos nós iremos falar sobre esse tema "Seguir a Cristo", tão importante pois faz parte do DNA de todo o cristão.

Eu acredito que seja importante nós definirmos primeiramente para entrar nesse tema o que significa seguir alguém (ser um seguidor) e quais as características de um seguidor de Cristo são duas coisas importantes que nós precisamos trabalhar nessa noite.

O dicionário define seguidor como alguém que vai atrás, na companhia "dê" ou então alguém que segue no mesmo ritmo da pessoa.

Hoje em dia com o advento das redes sociais essa palavra seguir, perdeu muito da sua propriedade, porque hoje as pessoas seguem as pessoas no Instagram, seguem hoje no YouTube, segue no Facebook e não necessariamente quer dizer que elas andam no mesmo ritmo ou pensam da mesma forma e isso acaba trazendo aí um prejuízo a essa palavra,

mas quando falamos em seguir a Cristo nós estamos falando na perspectiva do discipulado, de caminhar bem de perto, de ser aluno que obtém ali um aprendizagem, quando nos referimos ao discipulados estamos falando de andar no mesmo ritmo, falar da mesma forma, pensar nas mesmas coisas, ter o mesmo foco e viver da mesma maneira, ser um imitador daquele que você se propõe seguir.

Diante disso, queridos irmãos é muito comum vermos os cristãos fazendo essa confusão achando que seguir a Cristo é frequentar uma igreja, cumprir algumas regras ou doutrinas aqui e acolá e isso é seguir a Cristo, não meus irmãos, seguir a Cristo é muito mais...

Seguir a Cristo é parecer com Cristo é imitá-lo em todas as áreas de nossa vida, é ter o estilo de vida e a convicção que o apóstolo Paulo teve ao dizer

Sede meus imitadores, como também eu de Cristo.1 Coríntios 11:1

Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam. Filipenses 3:17

Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores. 1 Coríntios 4:16

Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; Efésios 5:1

Então seguir a Cristo exige de cada um de nós uma maior intimidade, um maior comprometimento com a verdade que é Cristo, com o reino e com a palavra. Por isso quero deixar aqui algumas características de um seguidor de Cristo.

SEGUIR A CRISTO, ENVOLVE ESTAR COM ELE

37Ouvindo-o dizer isso, os dois discípulos seguiram a Jesus. 38Voltando-se e vendo Jesus que os dois o seguiam, perguntou-lhes: "O que vocês querem?" Eles disseram: "Rabi" (que significa Mestre), "onde estás hospedado?" 39Respondeu ele: "Venham e verão". Então foram, por volta da hora décima, viram onde ele estava hospedado e passaram com ele aquele dia.

Os dois discípulos com esta pergunta "onde estás hospedado?" estavam sinalizando que eles queriam ter um relacionamento mais profundo com o senhor e conhecê-lo melhor. E não tem como você conhecer uma pessoa sem estar com ela e gastar tempo com ela.

Quando você convida alguém para sua casa, você o faz por que já tem um relacionamento com a pessoa ou quer desenvolver um relacionamento mais profundo. Nossa casa é o nosso lugar de refúgio de aconchego e não chamamos qualquer pessoa para ir na nossa casa, Jesus os convida e eles ficaram naquele dia com Senhor.

Aqueles discípulos sabiam que para conhecer as lições daquele mestre precisariam de tempo para aprender, porque não tem como você seguir alguém, ser imitador de alguém, sem você intensificar propositalmente uma comunhão. Eles deram um passo pensado, dizendo Jesus onde você mora? Podemos passar um tempo contigo.

Meus irmãos a intimidade com Deus faz parte hoje do discipulado, não tem como você ser um discípulo e estar alheio ao seu discipulador, ao seu mestre. Quanto mais profundo você desenvolver essa intimidade com o seu mestre, mais parecido você vai estar com ele.

Seguir a Cristo meus irmãos, envolve estar com ele, envolve buscá-lo em todos os momentos, envolve desenvolver essa intimidade, envolve gastar tempo na presença dele, conhecer a sua palavra envolve ter um relacionamento através da oração. Aquele que está com Deus desfruta da sua presença e contempla sua beleza, sua grandeza e sua bondade.

A vontade de Deus é que seus discípulos estejam com ele. E nomeou doze para que estivessem com ele e os mandasse a pregar, Marcos 3:14

Seguir a Cristo, não somente implica em segui-lo aonde vai, mas também demanda ser o que Ele é.

SEGUIR A CRISTO ENVOLVE APRENDER DELE

46Perguntou-lhe Natanael: "Nazaré? Pode vir alguma coisa boa de lá?" Disse Filipe: "Venha e veja".

Dois aspectos acho interessante abordar sobre isso.

O 1ª aspecto é que um bom discípulo é aquele que se deixa ser ensinado, é aquele que aprende e suga o máximo daquele que está ensinando. Seguir a Cristo significa absorver tudo aquilo que Ele nos ensina. Ele é a fonte da água da vida.

"Quem beber desta água terá sede outra vez, mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna". João 4:13-14

Meus irmãos Jesus é a fonte da água viva, a nossa vida depende dele, a nossa vida está em suas mãos, nós não vivemos sem ele. Ele é uma fonte de vida abundante queridos irmãos e essa água é límpida, é inesgotável, é cristalina e flui de maneira abundante. Seguir a Cristo é beber dessa fonte e queridos irmãos a Bíblia diz que quem nele crê tem uma fonte a jorrar para a vida eterna e nunca mais essa pessoa terá sede.

É por isso que Jesus em Mateus nos convida a aprender dele dessa fonte e beber dessa água.

Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Mateus 11:29

Esse convite de Jesus é estendido a todos os seus discípulos, todos aqueles que estão nele devem aprender dele. Meus irmãos a aprendizagem ela é necessária para a vida cristã e aprender leva ao crescimento espiritual, ao crescimento intelectual e moral. Aprendizagem é bom em qualquer aspecto.

No entanto meus irmão quero fazer um alerta, devemos aprender sim, mas precisamos ter algumas prioridades em aprender, o discípulo de Cristo ele aprende de Cristo, isso está muito claro nas palavras de Jesus, é um alerta importante que faço porque hoje temos muitas fontes de aprendizagem diferente do Senhor por isso nós devemos perguntar de quem nós estamos aprendendo? quem é o nosso mentor? Qual/quem está sendo a fonte do nosso conhecimento? Meus irmãos a resposta deve ser Cristo, o texto diz olha aprendei de mim.

Infelizmente meus irmãos muitas pessoas estão usando como fonte do cristianismo livros, pastores, teólogos, cantores, Colths e estão deixando a Bíblia de lado, é por conta disso que essa geração é a geração mais superficial no relacionamento com Cristo. E muitos acabam se afastando da fonte da vida dentro da sua própria casa.

Cabe aqui a repreensão de Jeremias ao povo de Judá

"Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas que não retêm as águas". Jeremias 2.13

Judá queridos irmãos foi abandonando o Manancial das Águas Vivas e essa rejeição foi algo lento, moroso, imperceptível, foi um esquecimento despercebido aqui, foi algo alguma coisa errada ali não confessada e tratada, e Judá foi cedendo de pouquinho em pouquinho não falando de Deus aos seus filhos, levando um animalzinho imperfeito para sacrifício, realizando cultos vazios de adoração a Deus sem sentido espiritual.

Vivendo apenas de aparência, esqueceram das ofertas das alçadas, esquecendo dos Pobres dos necessitados e praticaram prostituição e assim eles foram abandonando o seu Deus o Manancial de águas vivas

Eis o perigo meus irmãos de ser seduzido por algo artificial. Israel deixou-se ser seduzidos pelos Ídolos. Infelizmente muitos querem uma religião que nos custe menos e que nos dê mais liberdade e que não nos cobre tanto.

 Queremos ser livres como outros povos para fazermos conforme a nossa própria vontade sem nos sentirmos feridos para nossa consciência, meus irmãos cisternas rotas é a maneira humana de satisfazer as nossas necessidades espirituais.

Cisternas são apenas um poço que acumula água parada enquanto Nosso Deus é fonte jorrar de água viva ele é a fonte é a única fonte

O 2ª aspecto é que sempre aprendemos algo novo e vivo ao lado dEle.

Meus irmãos ser um seguidor de Cristo é estar aberto para novos ensinamentos, estar aberto para algo novo de Deus em nossas vidas.

Nós vemos aqui Natanael se mostrando bem cético sobre aquele que haveria de vir da cidade de Nazaré, eu fiquei pensando porque será que Nazaré tinha uma má reputação. Fui dar uma pesquisada e vi que Nazaré era uma cidade sem importância alguma aos olhos dos homens, sequer era contada como uma verdadeira cidade, era considerado como Aldeia um ajuntamento de famílias pobres sem importância alguma.

Então as pessoas passavam por lá e nem sequer notavam Nazaré pelo caminho, no entanto aquele lugar insignificante aos olhos dos homens foi escolhido por Deus para abrigar o mais importante ser que esse planeta inteiro já acolheu, Jesus Cristo de Nazaré.

Mas o fato meus irmãos é que muitas vezes nós nos fechamos naquilo que aprendemos e achamos que certas coisas são imutáveis e não estamos dispostos a aprender coisas novas. O Deus que servimos é o Deus que faz coisas novas todos os dias.

"Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço uma coisa nova; agora está saindo à luz; porventura não a percebeis? eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo." Isaías 43:18,19

"E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve; porque estas palavras são fiéis e verdadeiras." Apocalipse 21:5

Queridos o nosso Deus ele é imutável ele não muda

"Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação." Tiago 1:17

Mas a sua obra está em constante transformação. Deus tem a sua multiforme graça de agir em todas as situações, às vezes nós nos prendemos queremos prender Deus numa caixinha. Na caixinha da teologia, caixa da Tradição, na caixinha da moralidade, mas Deus é maior do que tudo isso, maior do que qualquer coisa que queiramos enquadrá-lo. Deus olha por cima dessas coisas e não de dentro destas coisas.

É uma soberba tão grande imaginarmos que alguém pode destrincha-lo por meio do estudo da Teologia. Os teólogos captaram apenas parte da revelação desse Deus. Cada um, um pedacinho, ninguém obteve a porção completa de revelação. Você lê Ulrico Zuínglio pai da tradição reforma e aprende algumas coisas sobre Deus, você Lutero e aprende outras coisas, lê Calvino aprende mais um pouco sobre Deus, é assim o agir de Deus

Mas infelizmente muitos seguidores de Jesus permanecem fechados, preconceituosos e perdem a verdadeira revelação, os fariseus rejeitaram o filho de Deus, porque na sua compreensão teológica o messias não poderia ser o filho de um carpinteiro, mas teria que ser um guerreiro que iria livrá-los das garras de Roma. E crucificaram o Deus encarnado por conta de sua ignorância teológica.

Muitas vezes nós aprendemos a teologia humana, às vezes nós nos prendemos em dogmas e doutrinas. Mas quero te dizer que Deus é maior que dogmas, é maior que doutrinas, é maior que a Igreja placa denominacional, ele é maior que a teologia Arminiana, maior que a teologia Calvinista, ele é Deus!!!! ele age além dessas coisas...

 O discípulo que segue a Cristo tem que estar aberto ao aprendizado que Deus traz através do seu Espírito por meio de sua Palavra.

Quando ele fala que no texto que Eis que Faço nova todas as coisas aqui meus irmãos, o tempo verbal é o presente, ele não Diz eis que fiz todas as coisas não!!! Eis que faço!!! poderia ser traduzido estou fazendo nova todas as coisas, então nós precisamos estar atentos ao agir de Deus e aprender com ele no decorrer da

Natanael ele expressou esse preconceito na cidade de Nazaré, mas ele estava aberto para novos ensinamentos quando ele teve um encontro com Jesus.

49Então Natanael declarou: "Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel!"  e é isso que nós precisamos estar aberto para os novos ensinamentos do mestre.

E é isso que nós precisamos estará aberto para os novos ensinamentos que Jesus tem feito em nossas. O aprendizado sobre Jesus não envolve simplesmente o acúmulo de conhecimentos, já que a intenção de Deus é tornar esse conhecimento experimental. Logo, devemos provar de Deus no dia a dia, vendo-O agir em nossas vidas.

SEGUIR A CRISTO ENVOLVE FAZER OUTROS SEGUIDORES

41O primeiro que ele encontrou foi seu irmão Simão, e lhe disse: "Achamos o Messias" (isto é, o Cristo). 42E o levou a Jesus.

Irmãos três aspectos importantes sobre esse texto: 1ª é que devemos falar de Cristo incessantemente, indiscriminadamente.

Seguir a Cristo envolve a gente falar das nossas experiências com Deus a outros, envolve evangelizarmos as pessoas com as boas novas da fé. Irmãos discípulos fazem discípulos e esse é o principal intuito do seguidor de Cristo, de proclamar o evangelho àqueles que estão em Trevas.

No decorrer do texto nós vemos João Batista fazendo seguidores no deserto e ele não estava fazendo para si próprio, mas estava pregando o reino dos céus a todos eles. Ele não tinha um perfil alvo de ouvinte, ele falava para os fariseus, para o povo, para o estrangeiro. Todos que estavam ao seu redor ouviram a mensagem.

E o texto relata que a primeira atitude de André foi ir ao encontro de alguém falando sobre o Messias e a Bíblia diz que ele o levou a Jesus. Queridos irmãos, o seguidor de Cristo é testemunha de Cristo, o seguidor de Cristo tem um ardor pelas almas perdidas, assim como o seu mestre.

"Porque isto é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador, Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade." 1 Timóteo 2:3,4

Essa é a vontade de Deus que todos saibam de sua mensagem de amor.

O 2ª aspecto importante desse relato é que você deve falar de Jesus para aqueles que são da sua casa.

O texto diz que a primeira pessoa com quem André compartilhou a respeito do messias foi seu irmão Simão.

 Precisamos falar de Jesus para aqueles que amamos, eles têm que ser o principal alvo da nossa mensagem sobre Jesus. Eu sei que existem muitas complexidades em testemunharmos dentro de casa, o próprio Jesus sentiu essa dificuldade na pele, mas não podemos nos esforçar pra ganhar o mundo inteiro e perdemos quem amamos.

É importante nós falarmos de Jesus para os nossos entes queridos, para aqueles que são amigos mais chegados como irmãos como foi o caso de Felipe e Natanael, devemos chorar aos pés de Jesus clamando salvação pelas almas deles. Eles precisam saber que são importantes para Jesus e são importantes para nós também.

O 3ª aspecto é que nossa mensagem deve ser Cristocêntrica.

 André chegou e disse "Achamos o Messias" (isto é, o Cristo), essa é a nossa mensagem Cristo!!! Nós não devemos falar de nós mesmos, nós não devemos falar de doutrina, nós não devemos falar de teologia, nós devemos falar de Cristo. Ele é a principal mensagem.

Felipe fez a mesma coisa meus irmãos, e ele proclamou o Cristo. Ele falou olha achamos aquele aqui Moisés disse que seria o Messias. A nossa mensagem tem que ser Cristo. Foi isso que Paulo nos deixou como ensino.

"E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria. Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado." 1 Coríntios 2:1,2

No compartilhar da mensagem às vezes vamos ter a mesma experiência que Felipe teve com Natanael que desdenhou da mensagem; Pode vir coisa boa de Nazaré, mas ele fez algo muito importante que nós devemos também fazer, não devemos ficar explicando tentando abrandar a mensagem para que a pessoa creia, não devemos ficar floreando para ela ficar mais atraente e as pessoas gostem mais de Jesus e venham a ele. Não devemos caminhar pela estrada da argumentação humana. Não!!!

Felipe diante da resposta de Natanael disse venha e veja!!!  Não é a eloquência, ou o muito falar que traz a revelação de Deus.

"E a minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder; que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus." 1 Coríntios 2:4,5

Venha e veja!!!  é assim simples, venha ter experiência e venha ver esse Jesus, comprove você mesmo. É o Espírito Santo que faz a obra e não você.

"E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo." João 16:8

 DEUS ESCOLHEU VOCÊ PARA SEGUI LO

Paulo, em sua primeira carta aos Coríntios (1:26-29), escreve que Deus escolheu as coisas simples deste mundo, as débeis, as tolas, assim discorrendo: "poucos foram os escolhidos que são de nobre nascimento." Nós e grande parte dos crentes somos débeis, tolos, fracos e não de nobre nascimento. Mesmo assim, fomos escolhidos e acolhidos por Deus para, através de nossa insignificância, sermos instrumento de Sua graça. Ele quer deixar transparecer toda a sua glória através de nossa pequenez. Deus escolheu os fracos, os limitados, os insignificantes, para serem instrumentos do seu poder, do seu amor. 

Extraído e adaptado

Nenhum comentário: