2022/12/21

Bodas de Caná

Jo 2.1-11

Três dias depois, houve uma festa de casamento no povoado de Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava ali,

e Jesus e seus discípulos também foram convidados para a celebração.

Durante a festa, o vinho acabou, e a mãe de Jesus lhe disse: "Eles não têm mais vinho".

"Mulher, isso não me diz respeito", respondeu Jesus. "Minha hora ainda não chegou."

Sua mãe, porém, disse aos empregados: "Façam tudo que ele mandar".

Havia ali perto seis potes de pedra usados na purificação cerimonial judaica. Cada um tinha capacidade entre 80 e 120 litros.

Jesus disse aos empregados: "Encham os potes com água". Quando os potes estavam cheios,

disse: "Agora tirem um pouco e levem ao mestre de cerimônias". Os empregados seguiram suas instruções.

O mestre de cerimônias provou a água transformada em vinho, sem conhecer sua procedência (embora os empregados obviamente soubessem). Então chamou o noivo.

"O anfitrião sempre serve o melhor vinho primeiro", disse ele. "Depois, quando todos já beberam bastante, serve o vinho de menor qualidade. Mas você guardou o melhor vinho até agora!"

Esse sinal em Caná da Galiléia foi o primeiro milagre que Jesus fez. Com isso ele manifestou sua glória, e seus discípulos creram nele. João 2:1-11

RECAPITULAR

Falamos no último sermão dessa série sobre o tema a seguir a Cristo e nós aprendemos algumas coisas importantes.

A primeira que nós todos nós somos chamados a seguir a Jesus e imitá-lo. Seguindo de perto e isso diz respeito a andar próximo dele. Nós aprendemos que um seguidor de Jesus, deve estar com ele, deve gastar tempo com ele, em devocional, em momentos de oração, em conhecimento da palavra.

Nós aprendemos também que o seguidor de Jesus tem que aprender de Jesus. Ele tem que estar aberto ao aprendizado, mas esse aprendizado é específico, nós precisamos aprender de Jesus, não de pessoas, não de livros, mas do mestre na dependência da sua palavra e do Espírito Santo.

Também aprendemos que o seguidor de Jesus Ele deve falar de Jesus. Deve ser um evangelista. As pessoas precisam conhecer o nosso mestre e uma das primeiras pessoas que nós temos que falar de Jesus é para os nossos próprios familiares.

Nessa noite vamos falar das Bodas de Caná  a onde Jesus foi convidado junto com seus discípulos para um casamento.

Tem muitas lições interessantes que podemos trabalhar aqui. A primeira delas meus irmãos é que aqui nesse casamento foi feito o primeiro sinal divino do ministério de Jesus, ou seja Jesus iniciou seus feitos sobrenaturais em um casamento.

 Dois aspectos importantes nós podemos trabalhar aqui:

1º)  É interessante observarmos que a história inicial do ser humano, do homem, começa com um casamento tá lá em Gênesis 2 24 quando Deus diz:

Por isso o homem deixa pai e mãe e se une à sua mulher, e os dois se tornam um só. Gênesis 2:24

 Então Jesus se revela ao mundo e inicia sua missão em casamento fazendo esse milagre que nós lemos aqui.

E no final de tudo meus irmãos, a história humana vai finalizar também com casamento, que é as bodas do cordeiro está em Apocalipse Capítulo 21 e também Apocalipse 19 Versículo 9

E o anjo me disse: "Escreva isto: Felizes os que são convidados para o banquete de casamento do Cordeiro Apocalipse 19:9

"Então um dos sete anjos que seguravam as sete taças com as últimas sete pragas se aproximou e me disse: "Venha comigo, e eu lhe mostrarei a noiva, a esposa do Cordeiro". Apocalipse 21:9

Então o que nós vemos aqui?  Algumas coisas bem importantes: que o casamento é uma instituição divina, é uma instituição instituída pelo próprio Deus e a participação de Jesus sugere que a sua aprovação a essa união.

Deus concorda com o casamento ainda que muitas pessoas digam ao contrário. Algumas religiões proíbem o casamento, isso não é correto afirmar.

"Tais pessoas afirmam que é errado se casar e proíbem que se comam certos alimentos, que Deus criou para serem recebidos com ação de graças pelos que são fiéis e conhecedores da verdade. Porque tudo que Deus fez é bom, não devemos rejeitar nada, mas a tudo receber com ação de graças,"

1 Timóteo 4:3,4

Proibir o casamento é coisa do diabo meus irmãos é doutrina do anticristo. John Macarthur ele diz o seguinte a respeito disso: "ao comparecer a festa do casamento e realizar ali seu primeiro milagre Jesus santificou a ambos tanto a instituição do casamento como a cerimônia pública do casamento. O casamento é sagrado união entre um homem e uma mulher, na qual ambos se tornam uma só carne aos olhos de Deus"

2ª) É que ao participar do casamento Jesus mostra que a religião não rouba a felicidade não rouba a alegria da festa, a religião não é um azedume de tristeza e que para você ser santo não precisa virar monge aprisionado em um mosteiro. (Não que isso seja errado desde que você tenha uma direção de Deus pra viver assim)

Jesus foi para festa, ele participou da festa. E isso é algo que nós precisamos entender, a religião veio para trazer alegria aos corações, para abençoar as pessoas, para mudar para mudar a vida das pessoas, não para aprisioná-las, não para fazer com que elas se sintam aprisionadas no desprazer a religião em Jesus em Cristo É Para nos trazer quem

3ª) É houve uma transformação em todo aquele casamento. O casamento Judaico meus irmãos naquela época era muito parecido com o nosso, com a diferença que os noivos já eram como se fossem casados, já estavam prometidos. A festa que durava às vezes semanas, dias e dias dependendo do poder aquisitivo era de cada noivo, e a falta de vinho meus irmãos, era uma coisa muito grave, algo que não poderia nunca acontecer.

O simbolismo do vinho na Bíblia é de alegria e a falta dele em um casamento era a falta de alegria. O casamento já estava começando com alguma dificuldade, por isso a insistência de Maria para que Jesus fizesse alguma coisa pelo casal, para que aquele casamento não acabasse de maneira que viesse a envergonhar os noivos e a família dos noivos.

Podemos extrair coisas importantes a respeito desse evento:

1ª A intercessão de Maria

Ela vai até Jesus intercede, para que Jesus faça alguma coisa, essa atitude dela não há transforma como muitos alegam a nossa intercessora. Não!!! Maria vai até Jesus porque ela sabia que Jesus tinha autoridade, tinha poder para mudar a situação, então ela vai falar com ele porque ele era a única pessoa presente que poderia resolver aquela situação.

A atitude de Maria nos ensina que, para que alguma situação seja transformada em nossas vidas, nós precisamos ir até a Jesus. Precisamos colocar nossos joelhos no chão e pedir a Jesus uma solução. Ele é que tem a resposta, é ele que pode transformar meus irmãos nas nossas situações, a intercessão ela é poderosa, intercessão está no coração de Deus e nós precisamos colocar todas as questões aos pés daquele que pode fazer alguma coisa.

2ª Os recursos usados para a solução do problema

Vejam o que Jesus usou para fazer o milagre. Algo que fazia parte dos recursos disponíveis alí. Irmãos muitas vezes o milagre e a transformação que tantos almejamos vem daquilo que já temos em mãos, nós precisamos estar de olho nos nossos recursos porque Jesus usou os recursos que ali tinha.

Ele usou os vasos de purificação para encher de água e transformar em vinho. Então meus irmãos nós devemos interceder pedir a Deus que ele faça algo por nós, mas devemos também fazer a nossa parte, nós devemos usar aquilo que nós temos nas mãos para poder ver aquela situação transformada, aquela situação mudada.

As coisas não caem do céu meus irmãos, as coisas não brotam do nada. Nós precisamos trabalhar para que as coisas aconteçam. Há quem diga que oração são 60% inspiração e 40% transpiração ou seja orar é ação!!!

As pessoas às vezes elas querem ver o milagre de Deus em suas vidas, querem ver transformações em suas vidas, mas elas não querem erguer um palmo, não dão um passo em direção para aquela coisa que elas querem que aconteça. Por exemplo, tem gente que quer ganhar mais quer vencer profissionalmente, quer galgar cargos na empresa, mas a pessoa não faz nada para  que isso se torne realidade, ela não estuda, ela não corre atrás de um curso, ela não se habilita para isso.

Tem pessoas que querem ver seus casamentos restaurados, mas ela não levanta uma palha para que isso aconteça. Ela só ora, não vai lá pedir perdão, não confessa o pecado, não busca ser mais amoroso(A), não abraça mais falar que ama etc... Queridos nós precisamos entender que Deus não é um mágico ou um gênio da lâmpada que basta dar uma esfregadinha na lâmpada para que ele se manifeste a seu favor.

  Deus, é poderoso pra mudar qualquer situação, Ele ouve as nossas orações, mas ele sabe que nós temos a nossa responsabilidade e as coisas que nós devemos fazer Ele não vai fazer por nós é isso que nós precisamos entender.

3ª) Casamento

Quero encerrar meus irmãos, trazendo aqui uma palavra a todos que são casados e aqueles que irão casar, meu desejo é que guardem em seus corações essas palavras.

 O casamento hoje está sendo atacado de todos os lados, as pessoas estão casando já pensando em se separar, pensando "bom se não der certo a gente para por aqui". Esse pensamento é maligno meus irmãos não só para o casamento, mas para tudo. Porque nunca vai dar certo alguma coisa quando você já entra em alguma situação esperando que não dê certo.

 Então a primeira coisa que você precisa entender é que a separação nestes moldes de pensamento não é permitido por Jesus. A bíblia diz que isso pode acontecer apenas por adultério apenas.

Mas a palavra adultério vai além da relação carnal, na minha opinião, adultério é toda a violação ou transgressão matrimonial onde não há qualquer possibilidade de acordo "podem" (no sentido de que acontece e não que se deva acontecer) ocorrer ainda sim pela dureza do nosso coração.

Porque no casamento deve haver resiliência, as dificuldades devem ser trabalhadas, ajustadas, as coisas podem sim mudar, você pode sim recuperar o amor pelo seu esposo(a) é preciso muito Labor em cima disso para que as coisas dêem certo.

Então quero deixar algumas dicas a respeito disso, não falo como expert no assunto e muito menos como se não tivesse que lidar com as mesmas dificuldades que todos os casais têm enfrentado.

Convide Jesus para o seu casamento

Jesus foi convidado para essas bodas e o que seria desse casamento se Jesus não estivesse ali? Seria uma vergonha, seria um fiasco. E assim também a nossa vida quando nós não convidamos Jesus para os nossos casamentos a gente vai tomando as decisões que a gente quer que achamos que é a melhor decisão e no fim meus irmãos nós trocamos os pés pelas mãos e perdemos aquilo que nós temos de mais valioso então a primeira dica é convidar Jesus para o seu casamento.

2ª Saiba que mesmo quando Jesus está presente pode faltar alegria no casamento

Pode faltar o vinho... Muitos casamentos acabam entrando em uma rotina traiçoeira, maldita que acabam resultando na separação; os cônjuges começam a se estranhar e depois não há perdão, não há conserto e começam a ver apenas as coisas ruins do outro e não enxergam mais as coisas boas.

A grama do vizinho parece melhor, o marido da vizinha parece mais responsável, respeitador, a esposa do vizinho parece mais prendada, são mais interessantes ou melhores do que o meu que eu tenho em casa e assim começa a alegria esvair-se do casamento.

Logo os filhos vem, vem as dificuldades financeiras, vem o compromisso com isso, com aquilo e a roda vai ficando pesada e o casal vai perdendo a alegria de estar juntos.

Tudo isso pode acontecer é absolutamente normal, muitos casamentos passam por essa fase mas isso não é o fim meus irmãos, os casais precisam ter no coração de cada um deles que essa união foi feita por Deus, foi Deus que os uniu. Então se tem algo quebrado precisa ser consertado e não jogado fora.

3ª Descubra o que está faltando em seu casamento

No caso das Bodas de Caná era o vinho que tinha acabado. Talvez o seu casamento tenha acabado a alegria, o respeito, o romantismo, a esperança, os sonhos. Você sabe? É necessário descobrir o que está faltando em seu casamento, o que está faltando para que o seu casamento seja aquilo que Deus quer que seja, então descubra isso o mais rápido possível.

4ª Leve o problema a pessoa certa

Ao descobrir o que está faltando no seu casamento, leve o problema a pessoa certa. Maria foi procurar quem? Ela foi procurar Jesus.... Não adianta procurar o cara que trouxe o vinho porque não tinha mais vinho, ela foi a fonte que poderia resolver a sua solução.

Meus irmãos muitos casamentos têm acabado porque as pessoas têm procurado solução em tantas outras coisas ao invés de os dois darem as mãos e de Joelhos dobrados buscarem a face do senhor, a presença do senhor, para resolução daquele problema.

É Deus que pode resolver, é Deus que vai orientar, primeiro buscar ajuda de Deus. infelizmente deixamos Deus por último. É óbvio que as coisas não vão ser transformadas desse jeito precisa haver uma postura diferente, primeiro busque a Deus e as demais coisas vão acontecer.

5ª espere o tempo certo

Não se apresse, a Bíblia fala meus irmãos que a posse antecipada de uma bênção no fim gera maldição. Jesus disse olha não chegou o meu tempo. Maria ela esperou, ela falou para pessoa "faça tudo que ele pedir"

 Então muitos casais acabam por questão de ansiedade e não esperam o trabalhar do Senhor. Vão tentar dar uma forcinha pro Senhor. Ei!!! Deus tem o seu tempo, a sua maneira de trabalhar. Deus tem o seu tempo e hora de fazer as coisas. O que devemos fazer é esperar no Senhor o milagre acontecer.

Meus irmãos às vezes Deus fala, faça outras vezes Deus diz espere. Precisamos obedecer para não perder a benção. Lembram do que aconteceu com o Rei Saul? Samuel havia dito para ele esperar a chegada dele, mas Saul por conta do povo, da pressão do Povo, ele quis oferecer sacrifício a Deus, mas não era para ele fazer isso, era para ele esperar o profeta, e quando o profeta chega diz porque você fez isso? eu não falei que era para você me esperar? Por conta disso Deus não se agradou da sua atitude e ele perdeu seu reinado. Irmãos a transformação ela acontece quando nós aprendemos a esperar o tempo de Deus.

6ª Obedeça prontamente às ordens de Jesus

Aqueles homens que levaram as Taças, os vasos eles obedeceram a Jesus, Jesus deu uma ordem "enche de água os vasos" e eles encheram até o topo.

Precisamos obedecer às ordens de Jesus com a expectativa de que aquilo vai acontecer mesmo, que as coisas vão acontecer, obedeça as ordens creia no que ele fala, não adianta falarmos que amamos a Deus, se ele manda fazer uma coisa e você não obedece nada vai acontecer, porque para que um casamento seja restaurado é preciso que haja obediência

7ª creia que com Jesus no casamento o melhor está por vir

O Senhor quer fazer o melhor em nossas vidas, ele vai fazer o melhor nas nossas vidas, por isso espere nele, creia nele, viva para ele, tenha uma expectativa santa de que o melhor está por vir em nossas vidas. Ele não nos abandonará, Ele não nos deixará caídos na sarjeta, Ele está conosco e a

8ª  Quando Jesus fizer um milagre a alegria será restaurada

A festa vai continuar, ela não vai acabar, o milagre ele vem para mudar, para transformar coisas situações. O Milagre vem para mudar vidas e é um tempo de alegria, por isso se alegre quando receber a bênção, conte para as pessoas, falem daquilo que Jesus fez isso é muito importante.

Extraído e adaptado

Nenhum comentário: