2022/12/21

Irrepreensibilidade

Série Maturidade Espiritual

Hoje começo uma série que tem por objetivo descrever quais são as marcas que caracterizam a maturidade espiritual. Então, estarei pregando sobre quais são os critérios que identifico nas escrituras como sinais de maturidade.

Todos nós já chegamos ao entendimento que temos uma natureza pecaminosa, e que Deus nos regenera através do seu Santo Espírito o qual vem habitar em nós. É Ele que nos capacita a viver a vida Cristã e cumprir com padrões elevadíssimos.

Também temos o entendimento que estamos em contínuo processo de aperfeiçoamento, pois é isso que Deus espera de cada um de nós, lembrando da orientação do nosso Senhor Jesus Cristo: "Portanto, sejam perfeitos, como perfeito é o Pai Celestial de vocês." Mateus 5:48

Ou seja, no ideal de Deus, o Seu plano não é que sejamos qualquer coisa, mas antes, que tenhamos como referência o caráter perfeito de Deus, e o Seu alvo é que esse caráter perfeito se reproduza em nós.

 No contexto desta passagem, no sermão da montanha, vamos encontrar orientações diversas associadas com esta ideia de não matar, de não odiar alguém, de tratar questões quando se encontra alguém indignado contra si. Ainda fala do não envolvimento no adultério, mas também do cuidar da imoralidade dentro do pensamento, fala do não divórcio, do não jurar em falso, mas ter consigo mesmo a postura de somente falar o que é verdade, e a sua palavra ser suficiente. Fala de não se vingar e nem tampouco manter o ressentimento no coração.

Para falar sobre isso, nos dedicaremos totalmente a duas passagens nas Escrituras: 1 Timóteo, capítulo 3 e Tito, capítulo 1.

Timóteo, nesta época, estava na cidade de Éfeso e Tito na cidade de Creta. Eles eram auxiliares, ou agentes apostólicos, e foram colocados nestas cidades justamente com o objetivo de colocar a Igreja em ordem e, também, escolher a liderança que deveria estar naquela Igreja. Em 1Timóteo 3.1 lemos: Esta afirmação é digna de confiança: se alguém deseja ser bispo, deseja uma nobre função.

Alguém poderia requerer ser bispo, cuja palavra poderia ser traduzida por supervisor da Igreja. Então, Paulo está escrevendo a Timóteo dizendo como escolher alguém para ser supervisor na Igreja, para ter uma posição de liderança na Igreja.

A Tito, ele escreve, conforme diz em Titot 1.5: A razão de tê-lo deixado em Creta foi para que você pusesse em ordem o que ainda faltava e constituísse presbíteros em cada cidade, como eu o instituí.

Eu diria que esta palavra "presbítero" tem uma certa semelhança com o bispo. Enquanto o bispo era o supervisor, o presbítero era alguém mais velho e experiente que podia estar naquela posição. Tanto o bispo quanto o presbítero, iriam desempenhar a função do pastor que era a de orientação, instrução e o cuidado do rebanho.

Então, a função de Tito e Timóteo, em Creta e Éfeso, era constituir liderança nestas Igrejas. Nesse exercício vamos perceber que havia um ideal do apóstolo em relação a estes, e estes, em relação à Igreja.

Quando Paulo escreveu aos Tessalonicenses ele disse em 2Ts 3.9: não porque não tivéssemos tal direito, mas para que nos tornássemos um modelo para ser imitado por vocês. São várias as passagens em que o apóstolo se vê no ministério, na função de ser um modelo que deveria ser imitado. Uma vez que ele deveria ser imitado, ele está passando para estes agentes, seus representantes nestas Igrejas, a mesma função.

Para Timóteo ele diz em 1Tm 4.12: Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza.

Não era o preenchimento de um cargo que Timóteo deveria fazer. O que Paulo queria de Timóteo, é que ele fosse uma referência para aquelas pessoas, na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza. Da mesma maneira, quando ele escreve a Tito e diz (Tt 2.7): Em tudo seja você mesmo um exemplo para eles... .

Paulo se via como alguém que devia ser imitado, e via os seus agentes que deviam viver de tal maneira que fosse um exemplo para sua Igreja. Mas não é somente isso, quando se trata de liderança de Igreja, muito mais do que discurso, do que criatividade e grande didática, espera-se dela que tenha caráter, e que seja um exemplo.

Quando Pedro escreveu sua primeira carta, no capítulo 5, versículo 3, ele diz: vocês não devem agir como dominadores dos que lhes foram confiados, mas como exemplos para o rebanho.

Basicamente, no contexto do discipulado, o ser um exemplo e ser copiado, constitui a essência do discipulado. Eu vou me sentar com alguém para estudar as escrituras e essa pessoa vai poder ouvir minhas palavras, ler o texto que estou apontando, mas também vai poder ver minha vida, ver se ela é compatível com aquilo que estou ensinando.

Então, há um padrão que é passado pelo apóstolo Paulo. Esse mesmo padrão tem que ser o objetivo de cada um da Igreja. Quando Paulo escreveu aos Filipenses (Fp 3.17), ele diz: Irmãos, sigam unidos o meu exemplo e observem os que vivem de acordo com o padrão que lhes apresentamos. A ideia de seguir um exemplo, um padrão, um modelo, é uma ideia que Deus coloca para toda a Igreja. Então, todos nós temos um exemplo, um modelo e um padrão a perseguir e a seguir.

Eu diria que esse padrão seria como um fio de prumo. E eu posso observar em pessoas que são referências, por exemplo, o jeito como esta pessoa trata a sua esposa ou seu marido, e posso aprender com isto.

Posso olhar para esta pessoa e ver como ela trata os seus subordinados e os seus chefes e posso aprender com isto. Também posso aprender olhando como ela trata a questão do seu dinheiro.

Então, observe, há um padrão que é inerente ao caráter de Deus, que Deus quer ver reproduzido em mim e em você, em todos, e não somente algumas pessoas. Infelizmente irmãos, muitos cristãos estão tão acostumados ou melhor moldados a pensar que igreja é para serem servidos e não servir que perderam de vista o propósito de Deus de seus corações.

Qual é o propósito de Deus para nós? O que Ele quer ver em nossas vidas?  Que nós sejamos exemplos de Cristãos que venham impactar o mundo caído através de nossas vidas, através de nossa postura.

Hoje quero focar em uma característica: a Irrepreensibilidade.  Observe o que lemos em 1Tm 3.2: É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível... . Em Tito 1.6 lemos: É preciso que o presbítero seja irrepreensível.... No versículo 7 diz: ...é necessário que o bispo seja irrepreensível.

Ainda que seja dentro do tema qualificação para se escolher um líder, eu diria que é hora de todos nós olharmos para isto porque estas coisas não são somente para líderes. Para o líder, como ele diz, é necessário. Essa expressão traduzida por: "é necessário", poderia ter sido traduzida por: tem-se que, deve-se, é imperativo que, é indispensável. Isso é muito mais do que: seria interessante, seria recomendável.

A maneira como Deus trata as qualificações aqui, em se tratando de liderança, isto é um imperativo. Quando Paulo escreve a Timóteo, ele usa uma palavra, e quando escreve a Tito ele emprega outra palavra na língua grega, e as duas são traduzidas por: ser irrepreensível. A soma destas palavras significa: esse alguém tem que ser inatacável, não censurável, inculpável e irreprovável. Certamente ele não está falando aqui sobre qualidades de alguém que dispensa a possibilidade de cometer erros e pecar. Nós sabemos, as escrituras nos ensinam: se dissermos que não temos pecado, mentimos. Talvez você olhe para alguém muito comedido e você pense: "Ele não tem pecado." Mas tem! Todos nós temos pecados.

A questão como se processa isto, como se trata com isto. Vejam que esta irrepreensibilidade, não era requerida, não era orientada somente para as pessoas que aspiravam à liderança. Por exemplo, em 1Tm 5.7 Paulo está orientando Timóteo para orientar as mulheres viúvas da igreja e ele diz: Ordene estas coisas para que sejam irrepreensíveis.

As viúvas também deviam buscar a irrepreensibilidade. No capítulo 3 versículo 10 de Timóteo, Paulo escreve que os diáconos também devem ser irrepreensíveis. E quando Pedro escreve a sua carta falando sobre este viver no meio da sociedade, no capítulo 2, versículo 12, ele fala: Tendo o vosso viver honesto entre os gentios; para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem.

Quando as pessoas acusarem você, elas poderão ter ou não razão. E quando elas não têm razão, você está honrando Deus. A irreprensibilidade era um alvo não somente para quem aspirava a liderança, mas para toda a comunidade.

Então veja, a maneira com que Deus nos olha, Ele nos coloca como ideal o alvo de que estejamos na condição de irrepreensíveis. O que é ter uma vida marcada pela irrepreensibilidade?.

Em Tt 1.8 ele diz assim: É preciso, porém, que ele [esse presbítero, esse alguém que aspire a liderança] seja hospitaleiro, amigo do bem... . Isso significa alguém que tenha afetividade, que tenha paixão, amor, que gosta do que é inerentemente bom. É alguém que tem como desejo na vida estar associado, ser parceiro, ser companheiro, ser colega daquilo que é bom. Então, dentro desta ideia do que Deus quer que sejamos, nós temos um compromisso com aquilo que é bom.

A Irrepreensibilidade é você fugir da aparência do mal. 1 Tessalonicenses 5:22 – "Afastem-se de toda forma de mal" é se aliar àquilo que é bom.                            

·                     Filmes você começa a ver que o seu teor é incompatível com os princípios de Deus. O que é que você faz?

·                     Rodinha de amigos, e a conversa começa a fluir num tema um tanto marcado pela promiscuidade. O que é que você faz?

·                     Ou então, aquela conversa na escola, ou no ambiente de trabalho, vai para um caminho que você sabe que é reprovável, não é irrepreensível. E se você tomar uma posição ali, você será reprovado por seus amigos. De quem é que você vai ser amigo?

O indivíduo que busca e que vive na irrepreensibilidade, escolhe antes, que tipo de relacionamentos e de compromissos morais ele tem. E no caso aqui, o que Deus está colocando para nós, é que essas questões de irrepreensibilidade devem alcançar nosso ambiente da vida como um todo.

Nós vivemos numa sociedade marcada pelo pecado, em que condutas erradas são cometidas nos diversos ambientes em que vivemos. Mas Paulo está dizendo: "Eu quero que você seja um amigo do bem, da conduta conforme o padrão de Deus; eu quero que você leve uma vida marcada pela irrepreensibilidade."

Pensando nestes conceitos de irrepreensibilidade, quero focalizar com vocês dois aspectos. O primeiro deles é:

Como é que posso ser irrepreensível no padrão de Deus e diante de Deus com a vida pecaminosa que tenho? Quando Paulo escreveu aos Coríntios ele disse: O qual vos confirmará também até ao fim, para serdes irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo (1Co 1.8).

Primeiro é que não há ninguém, em lugar nenhum, por melhor qualificado e amigo do bem, que possa requerer de Deus a aprovação de uma vida íntegra, pela conduta que tem levado. Não há ninguém perfeito. Todos nós temos as nossas culpas, falhas, erros e defeitos. Se alguém tem confiado na sua própria justiça, quero lhe dizer que você está equivocado. Foi por isso que Jesus morreu naquela cruz, pagou pelas nossas culpas, pelos nossos pecados. E o fato de eu crer que tenho crédito na justiça de Deus por Jesus ter pago lá na cruz, isso é o cerne do evangelho. Quando cremos em Cristo somos perdoados dos nossos pecados, e diante de Deus somos inatacáveis porque os nossos pecados já foram pagos, todos.

Segundo, abandonando o pecado e confiando a sua vida inteiramente a Deus entregando-se ao propósito dEle. Deus tem como propósito levar a nossa vida, o mais perto da semelhança com o Senhor Jesus Cristo; semelhante ao padrão de Deus. Por isso é que ele diz: "sejam perfeitos, como é perfeito o vosso Pai Celestial." Então, o alvo de Deus, depois que chegamos a Cristo, é: Agora eu tenho que crescer, estou neste processo em que muitas coisas precisam mudar e acontecer na minha vida.

Os valores desta sociedade, ser esperto, saber as piadas sujas, inconvenientes, que os outros podem rir e gostar, não faz parte de um homem como Timóteo, Paulo e Tito. Deus está nos dizendo: "A irrepreensibilidade que quero ver nos homens que vão ser escolhidos para a liderança, deve ser parte da vida das viúvas, dos diáconos, de todos vocês." Do que é que nós somos amigos? Quais são os seus padrões? Por quem você espera ser aprovado, elogiado, aplaudido?

A primeira palavra, a primeira definição que compõem a maturidade, que caracteriza e qualifica alguém para ser de fato uma pessoa de influência, é alguém que tem uma vida marcada por esta irrepreensibilidade. Ele fala que é íntegro, sua família fala que é íntegro, os colegas do trabalho falam que é íntegro. Irrepreensibilidade é um leque aberto com várias tonalidades, várias cores ela compõem o que Deus quer que sejamos e que tenha aprovação de Deus e o reconhecimento de quem está à nossa volta. Não é porque agora você é salvo que pode pensar: "Agora estou bem, vou para o céu mesmo, posso fazer o que eu quiser." Não é assim.

Confesso que ouvir uma declaração desta, com o que eu conheço das Escrituras, isto me permite duvidar que você esteja salvo mesmo. Faz-me pensar que não! Mas todos nós devemos olhar para estes sinais de maturidade, que são traços do caráter de Deus. Eu gostaria de receber bons testemunhos acerca de você, através de diversas pessoas, de diversos lugares e de diversas situações.

CONCLUSÃO

Hoje apresentei a todos vocês um fio de prumo, e você vai poder olhar e dizer: "Estou dentro, ou estou fora, minha parede está torta e precisa ser corrigida."

Estou convencido que ao olharmos para estas coisas hoje, já é suficiente para alguém perceber que, se realmente é filho de Deus, aí no painel da sua vida, o Espírito de Deus já acendeu algumas luzes indicando falha.

Faz lembrar, por exemplo, no ambiente de trabalho, a maneira como está se conduzindo. Se ao invés de estar trabalhando, está enrolando, isto não está em desacordo com as Escrituras? Se um filho de Deus fez isto, a luz do painel já acendeu! Se você é alguém que tem sido tratado de maneira não qualificada por Deus, seus chefes e seus subordinados, posso imaginar que a luz do seu painel já andou piscando aí. Se você é alguém que tem tratado com respeito e amabilidade seus colegas, mas não tem feito o mesmo em sua casa, com sua esposa ou com seu marido, a luz do painel já andou piscando também. E, ao invés de você colocar um pano na frente desta luz para parar de piscar é hora de você falar para Deus: "Senhor, eu preciso crescer e tem coisas para mudar em minha vida, vem me transformar."

Eu gostaria que nos próximos momentos, em silêncio, você orasse a Deus, e se você já percebeu falhas na sua conduta que estão em desacordo com a amizade pelo bem, que você confesse o seu pecado a Deus agora.

Extraído e adaptado

Nenhum comentário: