2022/12/21

O VERBO ETERNO

Série Jesus

1No princípio era o Verbo, e o verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2Ele estava no princípio com Deus. 3Todas as cousas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez. 4A vida estava nele, e a vida era a luz dos homens. 5A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela. 6Houve um homem enviado por Deus, cujo nome era João. 7Este veio como testemunha para que testificasse a respeito da luz, a fim de todos virem a crer por intermédio dele. 8Ele não era a luz, mas veio para que testificasse da luz, 9a saber: a verdadeira luz que, vinda ao mundo, ilumina a todo homem. 10O verbo estava no mundo, o mundo feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu. 11Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. 12Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feito filhos de Deus; a saber: aos que crêem no seu nome; 13os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. Jo 1.1-13

INTRODUÇÃO

Certa vez, um grupo de amigos conversava animadamente enquanto viajavam por uma linda estrada no interior dos Estados Unidos. Quando viram um senhor sentado à beira daquela rodovia decidiram parar para se informar:

Senhor, por favor, onde esta estrada vai dar ?

Retrucou o senhor: Para onde vocês querem ir?

Um dos rapazes emendou: - É... Bem, nós não sabemos...

Voltando a descascar sua vareta, aquele senhor acrescentou: - Então, também não interessa para onde esta estrada vai.

O Autor da Bíblia não se parece em nada com aqueles amigos. O Nosso Senhor conduziu o autor deste Evangelho que vamos estudar dando-lhe um alvo bem definido, e este o perseguiu por uma estrada que vamos conhecer melhor agora, através de algumas considerações iniciais.

O Evangelho de João, discípulo e apóstolo de Jesus Cristo, foi escrito em Éfeso por volta de 75 ou 85 d.C., a pedido do povo grego, que desejava conhecer um pouco mais sobre nosso Redentor. João ali morava com Maria, confiada a ele por Jesus por ocasião de sua crucificação.

Nesse Evangelho, João registrou sete sinais milagrosos praticados por Jesus, os quais evidenciaram a divindade, reivindicada por Ele ao afirmar "EU SOU" - expressão que revela o próprio Javé no Antigo Testamento. Aliás, ele deixou explícito seu propósito de provar essa divindade (20:30-31).

Jesus realizou na presença dos seus discípulos muitos outros sinais miraculosos, que não estão registrados neste livro. Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e, crendo, tenham vida em seu nome. João 20:30,31

Mostrou também a realidade física da fome, dor, cansaço e morte do Deus encarnado, que possuía as mesmas limitações humanas. Dessa maneira, João nos traduziu o real significado da expressão "e o Verbo se fez carne". O Verbo Eterno de Deus entrou no tempo e espaço.

 VIDA PRÉ-TERRENA DO VERBO Desde o Princípio

João começa seu Evangelho falando do princípio de todas as coisas. Quando afirma que no princípio era o Verbo, refere-se a Gênesis 1:1 "No princípio criou Deus os céus e a terra".

Salmo 90:2 - "Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus" - o significado de princípio é "de eternidade a eternidade".

Distinto de Deus

O texto nos indica que o Verbo é uma pessoa distinta de Deus e estava lá desde o começo. Em seguida mostra que o Verbo era Deus, que bela e aparente contradição! Afinal, o Verbo estava com ou era Deus?

Podemos com toda certeza afirmar: as duas coisas juntas! Ele estava com Deus no sentido de ser uma pessoa distinta, mas também era Deus, pois tinha a mesma essência, o mesmo "status", o mesmo poder, a mesma sabedoria - não era um Deus de qualidade inferior, um Deus de segunda classe.

Jesus, antes de ser homem, já existia na eternidade. Estava com Deus e era Deus! Era uma pessoa distinta de Deus, mas ainda não com o nome de Jesus.

O Mesmo Deus

Embora fossem pessoas distintas, tinham capacidades e moralidades iguais. No capítulo 17, João relata que Jesus vivia junto de Deus, desfrutando da mesma glória; tendo, ele e o Pai, o mesmo peso. Assim, ambos tinham poder, eram auto-suficientes, bondosos, eternos, onipresentes e justos, embora fossem pessoas distintas - pelo menos duas! Em outras referências nas Escrituras, vemos que eles eram três pessoas - daí a mensagem do Antigo Testamento em Gênesis l:26 - "Façamos o homem...".

Deus não fez o homem sozinho; havia mais de uma pessoa envolvida nessa criação. Essa pessoa, conforme João, é Jesus. Por isso enfatizamos: ele não surgiu há apenas 2000 anos atrás!

A OBRA DO VERBO

O Intermediador da Criação

Para termos uma ideia de quem era Jesus, os versos 3 e 4 narram: "todas as cousas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez." Jesus foi o intermediador da criação do mundo e nada existiu sem que ele tenha participado. Foi Deus quem planejou, mas foi Jesus quem executou essa criação. As Escrituras, em Hebreus 1:2 falam: "nestes últimos dias nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as cousas, pelo qual também fez o universo."

Em Colossenses 1:16 diz "pois nele foram criadas todas as cousas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele."

Jesus deu existência ao mundo físico e ao mundo imaterial, que existem hoje.

Vida e Luz

No v.4 João conta que "nele estava a vida e a vida era a luz dos homens."

Falando ainda sobre esse Verbo - Jesus não encarnado - João diz que ele concedeu vida. Foi o intermediador, que não somente deu vida, como também luz a todos os homens; luz essa que nos diferencia dos demais elementos da criação. Jesus nos criou com capacidade racional de convivermos com ele, compreendermos, digerirmos e obedecermos a sua mensagem e de decidirmos ou não andar com Deus.

O livro de Gênesis registra que, após cada dia de criação, Deus classificou como bom o que acabava de criar. Apesar disso, o homem, criado à imagem e semelhança de Deus, tendo as características de Deus, trazendo em si a mente de Deus, possuindo condições de captar o que Deus tinha para dizer, o homem para quem Deus tinha o projeto de viver com ele, da mesma maneira que as três Pessoas da Trindade viviam entre si, o homem que ganha a luz. Ele introduz esse homem no mundo.

UMA NOVA REALIDADE

As Trevas

No vers.5 João fala das trevas, mas não entra em detalhes sobre elas, por não ser o seu assunto no momento. O assunto de João é descrever quem era Jesus antes de sua encarnação, não explorando a questão das trevas. No vers.5 ele cita: "a luz resplandece nas trevas e as trevas não prevaleceram sobre ela".

O que seriam as trevas? Em Colossenses 1:23 vemos que o Senhor Jesus nos livrou "do império das trevas e nos transportou para o reino do filho do seu amor".

Quando as Escrituras falam de trevas, elas falam sobre obscurecimento mental, razão comprometida, distância de Deus e comprometimento moral. Na queda adâmica, as trevas entraram no coração do homem, que se afastou de Deus.

Em Gênesis 1, logo que o homem peca ele cai, pois Deus havia dito que no dia em que comesse do fruto, certamente morreria. Na sequência do pecado, Deus vem passeando pelo jardim e, quando o homem ouve sua voz, esconde-se, mantendo-se como que atrás da luz. Assim começaram as trevas.

Quando João declara que "as trevas não prevaleceram" quer dizer que não captaram a mente de Deus, não entenderam a luz de Deus, além de não poder resistir à luz de Deus.

A Luz Interior

Apesar de Deus ter se manifestado ao longo da história àqueles que foram criados por ele como uma luz, os homens não o entenderam. Não entenderam o propósito de Deus.

Em Romanos 1:19 - "porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou –

Paulo fala um pouco sobre esse homem criado com uma luz, uma razão interior, contudo resistindo, não captando a mensagem de Deus. A realidade desse texto é que, independentemente da oportunidade de acesso a pregadores da palavra de Deus, a profetas do Antigo Testamento, todo homem já foi criado com um certo conhecimento de Deus.

Vai mais além: qualquer pessoa, por mais incomunicável que esteja, pode parar diante desse mundo, olhar a criação e reconhecer que existe um Verbo ou Razão, por trás dessa criação.

"Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis;"  Romanos 1:20

E, se é possível alguém buscar a Deus nas suas limitações, Deus diz que, se não o faz, não tem desculpa. No vers.21 de Romanos: "porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhes deram graças, antes se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato"

Paulo esclarece que o homem já foi criado com algumas luzes de quem é nosso Criador e Senhor, mas que em algum momento a criação de Deus - o homem - olha para tudo isso, ignora o que Deus fala, obscurece seu entendimento e, cada vez mais, rejeita a Deus, que o declara, portanto, indesculpável.

 A mensagem de João ensina que a luz veio ao mundo, estava no mundo, mas as trevas - o homem pecador - não captaram as mensagens de Deus.

A Luz dos Profetas

No vers.6 há a introdução do "homem enviado por Deus, cujo nome era João". João, no grego que significa presente de Deus. Deus usou um homem, um só homem, para revelar seu Filho, mostrar quem é Deus e o plano de Deus, ou seja, o propósito de nossa criação.  Esse homem não fala que tem visões, não fala que faz milagres, sendo apenas um homem simples enviado por Deus. Ele não foi o único, mas o último enviado por Deus no Antigo Testamento, mas as mentes se obscureceram.

Jeremias 7:25-26:

"Desde o dia em que vossos pais saíram da terra do Egito, até hoje, enviei-vos todos os meus servos, os profetas, todos os dias, começando de madrugada, eu os enviei. Mas não me destes ouvidos nem me atendestes, endurecestes a cerviz e fizestes pior do que vossos pais".

E Mateus 23:37:

"Jerusalém, Jerusalém! Que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes eu quis reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não o quisestes!"

CONCLUSÃO

Luz

O homem enviado por Deus, João, veio como um presente de Deus para anunciar mais uma vez a cerca desse Deus eterno que nos criou e que tem um propósito para a vida de cada um.

João não era a luz, mas veio para falar dessa luz, "a luz verdadeira que ilumina a todos os homens", a luz que estava vindo, que estava presente em todo o mundo. Aqui é enfatizado que, mesmo antes da vinda de Cristo, Deus se manifestava, primeiramente através da forma como Ele nos criou, com razão e raciocínio semelhantes ao dEle e, depois, através de um mundo visível, que é a expressão de uma mente invisível, que é a luz iluminadora de todo o mundo.

Resposta Negativa

O vers.10 diz "ele estava no mundo, o mundo foi criado por ele, mas o mundo não o conheceu". O capítulo primeiro do livro de Isaías cita que o boi conhece o seu possuidor e o jumento a sua manjedoura, mas que Israel não conhece a Deus. O vers.11 de João fala "ele veio para o que era seu" (= suas coisas, no grego).

 Deus não criou esse mundo para depois abandoná-lo. Ele esteve sempre presente, manifestando-se a todos os homens, mas aqueles que foram criados por Ele - as suas coisas - não deram ouvidos e permaneceram indiferentes a Deus, mesmo antes da vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo. Nós, homens, somos criados com capacidade de chegar até Deus, mas, através de nossos corações pecaminosos, endurecemos nossos corações e, cada vez mais, tornamo-nos indiferente a Ele.

Apesar disso, Deus, por intermédio dos pregadores e dos profetas dá o seu recado: 'mas quem o recebeu foi feito filho de Deus.

Resposta Positiva

Como poderíamos recebê-lo?

Em primeiro lugar, podemos nos certificar que, independentemente de onde moramos, de quão perto ou longe estamos da civilização, se pedirmos ao Senhor, através de um coração puro, genuíno, para que se manifeste a nós, Ele, de alguma maneira, manifestar-se-á, tenha ou não um evangelista ou um pregador perto de onde estejamos.

Se um índio, lá no interior de Roraima, olhar para a natureza e pensar que há alguém por trás da criação dessa natureza e, assim, clamar e buscar um verdadeiro Deus, que não seja o sol, a lua ou qualquer outro animal que esteja acostumado a buscar, podemos ter a certeza de que Deus enviará uma pessoa para completar a mensagem que o índio começou a captar e fará com que ele saiba que Deus o ama e o quer vivendo perto dEle como um filho.

Viabilização

O vers.13 mostra que não depende do sangue da família, a qual você pertence, ou da sua linhagem, para ser filho de Deus. Os judeus se orgulhavam de ser descendentes, sementes de Abraão, mas o sangue e a genética não ajudam a ser filhos de Deus.

Nem a vontade da carne ajuda, ou seja, o reino de Deus não será alcançado pela vontade do homem, mesmo que esse homem seja forte e tenha o domínio total sobre sua família. Irmos com frequência à igreja e lermos bastante a Bíblia não fará influência também. Depende somente de Deus.

Conta-se que, em certa ocasião, uma pessoa andava por uma praia num país comunista, quando achou um pedaço de uma página da Bíblia, no qual leu: "e disse Deus..." Essa pessoa perguntou: "Deus fala?" A partir daí começo a orar pedindo para o Senhor falar com ela. Essa pessoa foi salva.

Apesar da indiferença do homem em relação a Deus, aqueles que o recebem têm autoridade de se tornarem filhos de Deus. Isso significa adoção.

Para entendermos melhor, temos de nos reportar ao conceito antigo da adoção na sociedade judaica, quando qualquer pessoa podia ser adotada, até os filhos naturais. Este não tinha direito à herança antes de passar pela experiência da adoção. E a adoção podia ser tanto de um filho natural como de um estranho. O fator importante era que, no dia em que uma pessoa era adotada, ela passava a ter condições de cumprir com os propósitos que seu pai lhe deixava.

Portanto, quando João fala que fomos feitos filhos de Deus, ele enfatiza que fomos adotados na família de Deus. Não ganhamos simplesmente o nome do pai na nossa certidão de nascimento, mas nos tornamos herdeiros de Deus, com direito a tudo o que Deus quer conceder a seu povo.

A história da raça humana é marcada pela presença do homem rejeitando a chamada de Deus. Sejamos sinceros! Nossa história é repleta de rejeições ao convite de Deus?

Quantas vezes sabemos o que Deus tem a nos dizer e adiamos a conversa para uma ocasião mais adequada? Deus, entretanto, quer somente encontrar um coração genuíno, que se volte para Ele e que queira recebê-lo.

Não devemos colocar Deus em cima de uma imagem que criamos para Ele, porque crer em Deus não é isso. Crer em Deus é acreditar no Seu caráter, é acreditar que Ele é o criador de tudo, é reconhecer que ele é soberano e determinador de todas as coisas, é crer nas suas promessas, nas suas bênçãos e é, principalmente, crer que Ele chegou ao ponto de enviar seu filho para aquela cruz para morrer e pagar os pecados de cada um de nós. Crer em Deus não depende de nosso esforço, de nossa vontade, mas de Deus, como diz o vers.13. Por isso a obra já foi feita.

Deus está buscando as pessoas de corações sensíveis e sensibilizados para dar acolhida à sua voz, à sua mensagem. E essas pessoas serão feitas filhas de Deus.

O que João está tentando nos falar? João, neste livro, fala daquele que nos criou antes dos tempos eternos, que criou todas as coisas, pensou em todas as coisas e deu existência a elas. Que esse Deus , ao longo da história, tem nos buscado e nos dado elementos para chegarmos mais perto dEle.

Concluindo, fazemos a pergunta: Qual a escolha que existe em nosso coração? São trevas? Ou respondemos positivamente? Se assim o for, podemos garantir que a promessa de Deus para quem invocar o seu nome é a salvação.  Não é pelo invocar, mas Ele vai dar a revelação necessária para a salvação, porque esse Deus, lá na eternidade, já nos planejou, já nos criou, já nos tem chamado para uma viva e rica relação de intimidade com Ele. Esta mensagem fala de um Deus buscando o homem e a próxima falará sobre um Deus se fazendo um homem.

Extraído e Adaptado


Nenhum comentário: