2022/12/21

MATURIDADE E CONSAGRAÇÃO

Série Maturidade

INTRODUÇÃO (Tt. 1.8; 1 Tm 2.8)

 Tito 1:8: É preciso, porém, que ele seja hospitaleiro, amigo do bem, sensato, justo, consagrado, tenha domínio próprio.

Essa palavra que foi aqui traduzida por consagrado, em outras traduções foi traduzida de uma maneira diferente. Por exemplo, na Revista e Atualizada por "piedoso". Na Revista e Corrigida foi traduzido por "santo", e numa tradução famosa do ano de 1929, a tradução brasileira, eles optaram por não traduzir a palavra, pularam.

Só isso já dá algum sinal da dificuldade de captar o sentido desta palavra no Novo Testamento no texto grego, tendo em vista que, de três maneiras diferentes ela foi traduzida ou então ela não foi traduzida em algumas versões em português.

Na verdade, essa palavra foi bem pouco empregada em todo o Novo Testamento, é um adjetivo que apareceu oito vezes, sendo que três delas foram referentes a Jesus, e nestas três vezes, ele está citando em duas delas uma citação direta do Antigo Testamento. Duas vezes se referiam a Deus, uma vez se referia à palavra de Deus, e somente duas vezes essa palavra é empregada para descrever um aspecto que compõe o caráter de um cristão maduro.

A primeira é esta que lemos em Tito e a outra é a que aparece em 1 Timóteo 2.8: Quero, pois, que os homens orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem discussões.

A ideia de levantar mãos orando era a ideia de levantar as mãos para você ver qual é o estado da mão. É a ideia de que minha mão não tem mancha, não tem culpa, estou limpo. O que nós sabemos, é uma condição para sermos ouvidos por Deus.

Então veja, uma vez é traduzida por santo, outra por consagrado, outra vez é traduzida por piedoso e outra vez ainda não é traduzida, e olharemos no início as línguas originais.

A palavra que foi empregada aqui, traduzida por santo, consagrado, piedoso, é a palavra grega ὅσιος" (hosios), quando ela aparece na tradução grega do Antigo Testamento, ela traduz por "hasidim". Esta palavra aparece 32 vezes em todo o Antigo Testamento, e em todas as 32 vezes ela foi traduzida no texto para o grego por "hosios".

Então eu diria que a palavra "hasidim" é a palavra que dá o sentido para este conceito de "consagrado", "santo" e "piedoso", e teremos que lançar mão justamente do Antigo Testamento e ver o que era um "hasidim", porque está dizendo aqui que uma pessoa que serve para liderança, um maduro, ele é um "hosios" ou como diria o hebraico, um "hasidim".

Quando eu tomo a palavra "hasidim", ela traz em si duas ideias, sendo que uma é a ideia de misericórdia, e a outra é a ideia de fidelidade. Qualquer pessoa é alvo da misericórdia, da compaixão, da bondade de Deus.

Então, um "hasidim", ele é, a princípio, alguém que desfruta dessa misericórdia de Deus, e como alguém que desfruta da misericórdia, amor e bondade de Deus, Deus faz uma aliança, um pacto. Então um "hasidim" é alguém que desfrutou da misericórdia de Deus e está num pacto com Deus e, dentro deste pacto, ele se conduz em fidelidade.

A palavra "hasidim" é da mesma raiz de uma palavra hebraica muito comum e muito amada, que é "hesed", que significa o amor pactual e leal de Deus. Por isso, ela acaba dando tantos sentidos como "santo", "consagrado", "fiel", "fidedigno", "reto", "piedoso".

O que caracteriza um "consagrado", um "hasidim"?

Eu gostaria de identificar com vocês as ações que são típicas desse que é aqui chamado de consagrado, santo e piedoso. Olhando para o Novo Testamento, e para o Antigo nós vamos descobrir o que é que o "hasidim", o que ele faz que demonstra sua maturidade. Quais são as suas ações?

Chamo sua atenção para cinco ações:

Amar a Deus

Primeiro, um "hasidim" ama a Deus. É isso que nós vemos no Salmo 31.23:

"Amem o Eterno, todos os santos! O Eterno cuida dos que ficam perto dele, mas sempre se vinga dos arrogantes e autossuficientes." Salmos 31:23

Há uma responsabilidade sobre o homem e a mulher maduros, sobre "hasidim". Ele é responsável por amar a Deus; a lei já dizia isso, nas primeiras instruções da lei, é o que vinha escrito:

"Amem o Eterno, o seu Deus, de todo o coração. Amem o Eterno com tudo que há em vocês e com tudo que vocês são!" Deuteronômio 6.5

 A palavra empregada aqui para dizer "você deve amar a Deus", é a mesma palavra empregada para descrever "você deve amar a mulher". E aqui, quando ele fala "a sua razão", "a sua emoção", "a sua força", está tudo envolvido, a ideia é que um "hasidim", ele gosta de Deus, ele ama a Deus, sua mente está voltada para Deus, seu coração está voltado para Ele, suas forças estão voltadas para Ele, sua alma, seu ser está voltado para Ele.

Encontramos aqui como um sinal da maturidade, não é o fato de que esse indivíduo é extremamente inteligente ou muito criativo ou ainda marcante na sua habilidade de ganhar dinheiro. Não, mas é alguém que reflete no seu viver esse amor por Deus, essa devoção a Deus.

Louvar a Deus

Não só isso. Nós veremos também no

Salmo 30.4: Cantem louvores ao Senhor, vocês, os seus fiéis; louvem o seu santo nome.

Observem, aqui ele está chamando o "hasidim" de fiéis, e a orientação que ele diz é: é uma atividade, é uma atribuição desses, que eles cantem louvores. Esse verbo traduzido por "cantar louvores" na verdade, ele poderia ser mais bem traduzido por tocar, e várias vezes era acompanhado de canto.

Há duas ideias aqui, a primeira é a palavra usada para "salmo", para "salmodiar". É responsabilidade dos fiéis, desses "hasidim" aqui, esse tocar, esse cantar para Deus. Adorar a Deus a todo tempo.

A segunda ideia é a postura de reconhecer quem é Deus, como diz o Salmo 145.10:

Rendam-te graças a todas as tuas criaturas, Senhor; e os teus fiéis te bendigam.

Que eles louvem o nome do Eterno! É o único nome digno de louvor. Seu brilho excede a tudo na terra e no céu. Ele construiu um monumento — seu povo! Louvem-no todos os que amam o Eterno! Os filhos de Israel são amigos íntimos do Eterno. Aleluia! Salmos 148:13-14

A maturidade nos chama ir além do que simplesmente dizer que ama a Deus, mas a sua vida com Deus é marcada por cânticos e louvores a Deus e é marcada constantemente por um reconhecimento de quem é Deus e seus atributos.

É fácil você enfrentar o dia a dia, seus problemas e dificuldades, e sua linguagem se transformar em uma linguagem de murmuração e reclamação. Isso é inerente à imaturidade. A maturidade vai estar acompanhada com uma visão de que Deus é soberano, bondoso, está no controle e nos fortalece. Saiba meu querido irmão "o Senhor, que nos permite passar por essa experiência, nos capacitará a superá-la". Reconhece que é Deus quem capacita, isso é um louvor, isso é um bendizer.

Celebrar a Deus

Observe, no Salmo 132.16, lemos Vestirei de salvação os seus sacerdotes e os seus fiéis a celebrarão com grande alegria. Salmos 132:16

Praticamente celebrar com grande alegria é uma mesma ideia, é uma mesma palavra, e isso é típico do trabalho de um fiel, de um "hasidim", de um "hosios". Ele não somente louva, aqui diz que ele é alguém que celebra.

A coisa mais triste é viver sem senso de realização. Não há nada mais frustrante do que realizar tarefas e não ver sentido no que se faz (Eclesiastes 3.12,13). Um povo que não aprende o poder da celebração não é somente um povo triste e infeliz, mas um povo desprovido do senso de significado da vida. Passar pela vida sem celebrá-la é uma tragédia! Quando não aprendemos o poder da celebração, mesmo as coisas boas da vida se tornam pesadas e enfadonhas. Viver sem celebrar é como sentar-se numa mesa repleta de iguarias, mas não sentir o sabor do que se come – é como olhar ao redor e ver o mundo em preto e branco – é viver sem cheiro, sem sabor, sem cor e brilho.

CELEBRAI com júbilo ao Senhor, todas as terras. Servi ao Senhor com alegria; e entrai diante dele com canto.  Sabei que o Senhor é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto. Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome. Porque o Senhor é bom, e eterna a sua misericórdia; e a sua verdade dura de geração em geração." Salmo 100

Celebração é muito mais do que festa, é adoração sincera direcionada ao Senhor, e com um coração verdadeiramente contrito. Celebração requer conhecimento de Deus, temor ao seu Nome, entendimento de sua majestade e vontade e acima de tudo submissão a sua soberana vontade. Você sabe celebrar ao SENHOR?

Davi celebrou despindo-se de suas honras e exaltando a Deus no meio dos seus.

Salomão celebrou a Deus quando reconheceu que não dava para governar sem a direção de Deus.

Daniel celebrou ao Senhor quando sob ameaça de morte continuou orando.

Sadraque, Mesaque e Abdenego celebraram quando sob ameaça de morte não dobraram o joelho perante a estátua de Nabucodonosor.

Para nós, cristãos, conhecer Deus como nosso Criador, Salvador e Redentor nos traz uma alegria profunda e duradoura, pelo que devemos manifestar nossa gratidão e felicidade! Temos motivos para celebrar constantemente e para sempre. Na verdade, vamos celebrar eternamente no céu.

Oram a Deus

Além disso, o Salmo 32.6 diz: Portanto, que todos os que são fiéis (os hasidim, os hosios) orem a ti enquanto podes ser encontrado;...

Faz parte do dia a dia, das ações desse consagrado, desse santo, ele orar, ele estar buscando a Deus e colocando as coisas diante de Deus.

Faz parte desse indivíduo, ele levar a sua vida, onde a presença de Deus é real, e o seu diálogo com Deus, portanto, é uma realidade.

Se eu estou vivendo uma situação contente, eu estou expressando para Deus, eu estou falando com Ele sobre isso. Se eu estou passando por uma dificuldade, estou recebendo uma notícia ruim, que não precisa nem ser necessariamente ao meu respeito, ao invés de eu reagir internamente ou emocionalmente com aquela notícia, somente eu vou dar um passo a mais e vou colocar esse assunto na minha conversa com Deus. Um "hasidim" conversa com Deus, ele coloca como tônica da sua vida a oração.

Agradecem (Sl 30.4; Sl 52.9; Sl 149.1,5)

A quinta característica que eu percebo nas ações dele, é que eles agradecem.

Dar-te-ei graças para sempre, porque assim o fizeste; na presença dos teus fiéis, esperarei no teu nome, porque é bom. Salmo 52.9.

O que vemos aqui é que é parte do fiel, desse consagrado, ser alguém que dá graças. Alguém que olha para as diversas situações da vida e dá graças.

A gratidão é como uma semente da alegria, porque não é a alegria que nos faz gratos, mas, a gratidão que nos faz alegres. Encontramos todo tipo de pessoa: Felizes e infelizes, tristes e alegres, frustradas e realizadas, gratas e ingratas.

No Salmo 16.11 Davi diz que na presença do Senhor há abundância de alegria e delícias perpetuamente. Esse Salmo foi escrito quando ele estava sendo duramente perseguido por Saul. Porém, podemos ver que a sua alegria não era circunstancial. Porque a sua alegria estava centrada na presença do Senhor. Um coração agradecido alegra-se no Senhor independente das circunstâncias (1Ts 5.17).

Sejam alegres, em qualquer situação; orem o tempo todo; deem graças a Deus, não importa o que aconteça. I Tessalonicenses 5:16-17

Algumas vezes, nós podemos desenvolver uma atitude tão negativa e tão crítica, que até quando a coisa é boa, achamos que ela nos traz problemas, e quando vem alguma coisa que pode ser de alguma maneira qualificada como ruim, um piedoso pode, ao invés de entrar num processo de murmuração, "Por que comigo?", Com tanta gente faz, ou eu posso dizer: "Senhor, eu sou frágil, eu não gosto, eu estou com medo, estou angustiado, mas Senhor, eu dou graças porque sei que o Senhor é soberano, e o Senhor está no controle. Eu nem sei se vou superar esta situação, mas eu estou te dando graças por ela, o Senhor sabe que eu preciso dela". Então, percebam, a vida desse homem, no seu relacionamento com Deus, ela tem esses elementos, do louvor, da gratidão, da oração, da celebração, e essas coisas, sabem onde elas acontecem?

É interessante, no Salmo 149.1, ele diz assim: ...louvem-no na assembléia dos fiéis. No versículo 5, ele vai dizer: …em seus leitos cantem alegremente.

Regozijem-se os seus fiéis nessa glória e em seus leitos cantem alegremente! Salmos 149:5

Onde? Quando se fazem essas coisas? É quando você está deitado na sua cama, sentado na poltrona, andando com amigos e na igreja juntos. Isso é parte da vida do fiel maduro que Deus deseja.

CONCLUSÃO

 

O termo que talvez mais se ajuste ao conceito da consagração na bíblia, considerando todos os seus aspectos e desdobramentos, é a DEDICAÇÃO. O significado de dedicar é

(a) Consagrar ao culto e devoção de; devotar, tributar;

(b) oferecer com dedicação e afeto; ofertar;

(c) oferecer-se ao serviço de; dar-se, sacrificar-se por;

(d) fazer grande empenho por; empenhar-se, entregar-se.

Na nossa relação com Deus, a consagração não tem a ver com cumprimento de obrigações (obediência) e sim com a decisão de fazer mais do que foi pedido ou mandado. É quando fazemos alguma coisa de forma espontânea, simplesmente porque queremos agradar a Deus. Isso era muito comum na vida dos homens de Deus. Jesus mesmo nos deu o exemplo.

Aquele que me enviou está comigo; ele não me deixou sozinho, pois sempre faço o que lhe agrada. João 8:29

A consagração nos leva além da obrigação; nos move do limite da obrigação para a espontaneidade; nos tira do lugar da obediência para um lugar de sacrifício, oferecendo a Deus algo que nos custa. Saímos do conforto, do mediano, do comum para uma "anormalidade" espiritual. VAMOS ALÉM. Agradar o coração de Deus exige de nossa parte DEDICAÇÃO. Deus espera que a gente dê a ele o melhor!

Maturidade é ser consagrado, maturidade é ser dedicado. Grande parte das doenças do povo de Deus decorrem de uma uma relação fraca do povo de Deus com seu Deus, o que lhes impede de desfrutar da fidelidade, do amor, da bondade, do cuidado, da mão de Deus.

Em João 15.5, lemos: Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma. Há uma vida frutífera em quem permanece em comunhão com o Senhor.

Em João 15.7: Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido.

É a ideia de obediência, de conhecimento da palavra. "Pedirão o que quiserem, e lhes será concedido". Ah, a oração vai ser respondida.

No versículo 8: Meu pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos. Alguém que anda como Deus quer, esse alguém terá a marca de ser discípulo de Jesus mesmo.

 No versículo 9, ele vai dizer para que permaneçamos no amor dele, e no versículo 10 ele vai dizer: Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor... Vocês vão provar mais ainda do meu amor.

No versículo 11, ele diz: Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa. É possível, e é plano de Deus, que nós sejamos os fiéis, os "hasidim", os consagrados, os santos, os piedosos, os "hosios", que estão cumprindo com as responsabilidades que devem com Deus, e estão, em contrapartida, provando das alegrias do relacionamento com Deus.

É possível ser um crente sem estas coisas? É! Mas Deus tem chamado a todos nós para sermos cristãos maduros, e a maturidade inclui vivenciar essas coisas, realizar essas coisas.

 Meus irmãos, isso não é para alguns, isso é para todos. Isso é para você, para mim, não é para os pastores da Igreja, não é para os líderes da Igreja, isso é para todos. E, várias vezes, eu vejo crentes em frangalhos, numa vida cristã tão magra, tão enferma, sem provar das bênçãos porque não fazem sua parte nas suas responsabilidades com Deus. "Qualquer coisa serve", "um pouco está bom".

Deus está buscando pessoas fiéis, consagradas. Entenderam? Vamos caminhar, vamos crescer. Isto é marca de maturidade.

Vamos orar: "Pai Celestial, quero te agradecer. Que a Tua palavra nos propicie a aprender o que é alguém ser piedoso na Tua perspectiva. E Te peço, Senhor, que esteja nos instruindo, nos desafiando, nos convidando, nos chamando para essa relação mais estreita contigo, em que a gente cumpra com clareza as responsabilidades que nos cabem contigo, louvando, bendizendo, orando e agradecendo. Oh! Senhor. Leva-nos, faça-nos crescer para provarmos do que o Senhor tem para nós provarmos dessa vida abundante que o Senhor nos oferece. Eu oro, oh Pai, em nome de Jesus. Amém".

Extraído e Adaptado

Nenhum comentário: