2022/12/21

APTO PARA ENSINAR

MARCAS DA MATURIDADE 

É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, sóbrio, prudente, respeitável, hospitaleiro apto para ensinar; 1 Timóteo 3:2

Deus orientou-me a pregar uma série descrevendo os traços e as marcas de quem é maduro espiritualmente. E já vimos, até aqui, cinco marcas da maturidade e agora nós entramos numa outra marca apresentada aqui em 1Tm 3.2.

Neste trecho, "apto para ensinar", foi traduzido de uma palavra grega muito semelhante à nossa em português que é a palavra didáticos. No nosso contexto, a palavra didático significa alguém que tem muitos recursos para ensinar, ou seja, é didático.

Entretanto, nos tempos antigos, os gregos, quando empregavam essa palavra, não empregavam com esse sentido. Os gregos não queriam dizer alguém com recursos eletrônicos, visuais, ilustrações e perguntas que facilitam o ensino. Na verdade, essa palavra no Novo Testamento foi muito pouco empregada, somente duas vezes, o que pode nos dificultar entender o seu significado. Mas, olhando para o contexto e passagens paralelas até mesmo onde essa palavra não aparece, nós ganhamos algumas luzes que nos fazem entender o que significa didático.

O que eu quero transmitir para vocês logo mais é que a "Maturidade compreende autoridade pessoal que habilita e reconhece o indivíduo para exercer o serviço do ensino".

Maturidade espiritual inclui estar em condições de passar as verdades de Deus para outras pessoas.

Então, o que é que torna uma pessoa apta para ensinar, didáticos, tal como o apóstolo fala? Vou apresentar para vocês três posturas pessoais que incluem esse conceito de "apto para ensinar", didáticos.

1ª POSTURA PESSOAL: APEGA-SE À PALAVRA DE DEUS – Tt 1.9-10

O primeiro deles então está aqui: É alguém que se apega à Palavra de Deus.

e apegue-se firmemente à mensagem fiel, da maneira como foi ensinada, para que seja capaz de encorajar outros pela sã doutrina e de refutar os que se opõem a ela.

Pois há muitos insubordinados, que não passam de faladores e enganadores, especialmente os do grupo da circuncisão. Tito 1:9-10

"Fico acordado nas vigílias da noite, para meditar nas Tuas promessas." Sl 119.148.

Há uma expressão de amor, uma declaração de amor pela Palavra de Deus. E isso compõe o conceito de didáticos, de apto para ensinar. É alguém que tem amor pela Palavra de Deus, sobre a qual se apega firmemente.

No começo deste ano, muitos ou todos nós vimos uma cena ocorrida em Teresópolis devido às enchentes naquele local. Essa mulher, que seria levada pela forte correnteza, amarrou-se em uma corda. Ela agarrou firmemente àquela corda. As pessoas a puxaram agarrando-se também de forma firme àquela mesma corda. Essa é a ideia de apegar-se firmemente.

 É a ciência do risco que nós temos de tantas águas que nos ameaçam. E a gente se apega a alguma coisa firmemente e se dedica a isso. É característica da maturidade esse apego, esse amor, esse agarrar-se à Palavra de Deus. É lógico que ele vai dizer no versículo 9: "...apegue-se firmemente à mensagem fiel..." Tt 1.9.

É a passagem paralela de Timóteo. Esse indivíduo tem que apegar-se firmemente. Qual é essa ideia de apegar-se firmemente?

"Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro". Mateus 6:24

Quando eu olho para a passagem de Mt 6.24, ele vai dizer: "Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro..." Mt 6.24. Observe, se eu tenho dois senhores, um deles eu vou odiar e o outro eu vou amar.

A um deles eu vou me dedicar e a outro eu vou desprezar. Então, quando nós olhamos para esse Senhor e para Sua Palavra, veja, eu posso me dedicar e amar e acolher a Palavra falada por esse Deus ou eu posso desprezar e odiar essa Palavra.

O Salmo 119 descreve sobre como o salmista se relaciona com essa palavra:

Eu  "tenho  prazer  nos  teus  mandamentos."  Sl119.47;

"... amo-os infinitamente!" Sl 119.167;

"... nele eu encontro satisfação." Sl 119.35;

 "Abro a boca e suspiro ansiando por teus mandamentos." Sl 119.131;

"A minha alma consome-se de perene desejo." Sl119.20;

"Como anseio pelos teus preceitos!" Sl 119.40;

"... tenho prazer na Tua lei." Sl 119.70; Palavra fiel – Tt 1.9-10

Não se trata de qualquer ensino sobre espiritualidade. Nos nossos dias nós somos bombardeados com um grande volume de ensino que não tem nada a ver com o que os apóstolos ensinaram. Ele está dizendo: "Não, não é qualquer ensino". É aquele ensino que está de acordo com o que foi instruído pelo Senhor Jesus Cristo e pelos apóstolos, firmado na Palavra, na promessa de Deus.

As Igrejas dos nossos dias estão se tornando dedicadas a shows, a sensações, a fazer as pessoas se sentirem agradadas, a saber que tiveram um programa muito interessante, muito gostoso.

Meus irmãos, isso não é a ideia de fé fiel ao que Deus estabeleceu. Apegar-se deve ser somente à Palavra fiel. Algumas vezes eu escutei assim: "Estou agora em busca não mais de estudar a Palavra de Deus, mas em busca de uma experiência espiritual". Experiência espiritual que relega a Palavra a um segundo plano, é especial por ser demoníaca e não por ser divina.

A orientação de Paulo é que nós temos que nos apegar e nos apegar a essa Palavra fiel, entregue por nosso Deus, dada pelo nosso Deus. Ele diz: "Pois há muitos insubordinados, que não passam de faladores e enganadores..." Tt 1.10.

Isso já era assim naquele tempo e o número desses faladores hoje é bem maior. E na medida em que nós nos apegamos a essa Palavra, agarramos essa Palavra, é essa Palavra que nos dá os parâmetros, nos dá as diretrizes. Quando você está num lugar e escuta alguém falar: "Olha, a natureza, Deus é a natureza", parece muito bonito, muito interessante, muito crente bebendo isso, mas você tem que olhar a Palavra e aprender que Deus não é a natureza, a natureza é parte da criação divina, mas não é Deus. Deus é a pessoa que criou todas as coisas, mas ele não é essas coisas. Alguém que é apto para o ensino, didáticos, é alguém apegado com uma corda em volta, agarrado firmemente, sabendo que se não fizer isso, as águas e correntezas vão levá-lo embora.

2ª POSTURA PESSOAL: APLICA A PALAVRA DE DEUS – 2Tm 2.24-26

Ao servo do Senhor não convém brigar, mas, sim, ser amável para com todos, apto para ensinar, paciente. Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade, para que assim voltem à sobriedade e escapem da armadilha do diabo, que os aprisionou para fazerem a sua vontade. 2 Timóteo 2:24-26

A segunda postura pessoal que nós temos que tomar aqui é: aplicar a Palavra de Deus. Um crente maduro tem a marca de aplicar a Palavra de Deus e por aplicar a Palavra de Deus entenda-se aplicar à própria vida.

Ele não é alguém que está simplesmente em busca de conhecimento. Não se trata de alguém que decorou um livro de teologia – e note que não há mal algum em decorá-lo, muito pelo contrário. Mas é alguém que está ouvindo, está lendo e está percebendo: "O que é que tem que mudar na minha vida?".

Ao lermos: "Ao servo do Senhor não convém brigar, mas sim, ser amável para com todos, apto para ensinar..." 2Tm 2.24, essa é a segunda vez que ocorre a palavra didáticos nas Escrituras.

Juntando esta ocorrência do capítulo 2 mais a que mencionei anteriormente no capítulo 3, temos então as duas únicas ocorrências de didáticos na Bíblia. E, ao olhar para o contexto dessa palavra neste capítulo 2, percebemos o que é que ela significa. Nesse trecho, fica claro que o cristão deve colocar essas verdades em prática na sua vida. Observe o que ele vai dizer nesse contexto: "Fuja dos desejos malignos da juventude..." 2Tm 2.22.

Fuja – 2Tm 2.22

Aplicar aqui também envolve fugir dos desejos malignos da juventude, onde eu creio que Paulo está se referindo ao conceito, à ideia da sensualidade, da imoralidade. Na medida em que um povo acredita que ele é simplesmente resultado de impulsos naturais e que não existe um Deus acima, coordenando e criando todas as coisas, nesse contexto se desenvolve uma apreciação descontrolada por sexualidade.

E essa é a realidade dos nossos dias. É revista, é filme, é internet. E vocês sabem que o mundo nos invade com tantas promessas de promiscuidade. E o nosso coração pecaminoso gosta disso. E Paulo não diz: "Resista!". Não, ele não diz: "Aguenta firme!". Ele diz: "Fuja!". Quando é que a gente tem que fugir de alguma coisa?

Estava eu andando numa praça certa ocasião e percebi à minha frente dois camaradas. Então falei: "Ah, vou ser assaltado". E quando eu vi aquilo e entendi que eu ia de fato ser assaltado, caí fora, correndo. Eles morreram de rir de mim, mas eu caí fora mesmo, correndo. Fugi, porque eu vi uma situação que colocava em risco a mim mesmo e ao meu patrimônio.

Nós fugimos quando tem alguma coisa que nos ameaça. Nós temos que fugir quando seremos influenciados a termos a cabeça feita e nos entregarmos a essa carnalidade. É uma ameaça constante para solteiros e para casados, para jovens e para pessoas mais velhas.

Não é para resistir, é para cair fora. Olha o tipo de conversa que você está entrando, olha o tipo de roda, com que tipo de piadas, o tipo de programa, de conversa, seja em whats, instagram, em Facebook e por aí afora. De um filho de Deus maduro se entende aptidão para ensinar alguém que ouve a Palavra e coloca em prática. Não somente isso, versículo 26 ele diz: "para que assim voltem à sobriedade e escapem da armadilha do diabo que os aprisionou...". 2Tm 2.26.

Através desse fugir, esteja apegado à Palavra do Senhor, colocando-a em prática, seguindo-a e tendo-a sempre em mente para escapar das correntezas às quais o diabo está no controle e então poder se livrar da armadilha que ele tem nos preparado.

Além de fugir, ele diz no versículo 22: "Fuja dos desejos malignos da juventude e siga a justiça, a fé, o amor e a paz, juntamente com os que, de coração puro, invocam o Senhor." 2Tm 2.22.

Siga – 2Tm 2.22

Vejam, vocês têm que fugir, escapar dessa armadilha. Mas não basta fugir. Tem que seguir alguma coisa. Aqui ele diz: "Olha, vocês têm que seguir a justiça".

O que é que está certo da ótica de Deus? É isso que eu vou colocar em prática. "O que é que é seguir a fé?".

É confiar naquilo que Deus orientou, nas prescrições e determinações de Deus. Isso envolve uma atitude amorosa. Isso envolve uma postura pacífica.

Evita – 2Tm 2.23-24

Além disso, no versículo 23 ele diz: "Evite as controvérsias tolas e inúteis, pois você sabe que acabam em brigas." 2Tm 2.23.

Ele está dizendo: "Olha aqui, a vida cristã e a oportunidade de ensinar, a aptidão de ensinar, não é oportunidade para entrar em briga, em controvérsias tolas e fúteis". Por tolas, provavelmente Paulo estivesse falando das visões, das perspectivas, dos mistérios que o gnosticismo trazia. Ensinos ocultos. Fúteis significavam aqui sem o respaldo das Escrituras. Ao contrário, ele vai nos dizer: "Ao servo do Senhor não convém brigar mas, sim, ser amável para com todos, apto para ensinar, paciente." 2Tm 2.24.

3ª POSTURA PESSOAL – HABILITADO PELA PALAVRA DE DEUS – Tt 1.9-10

Por fim eu diria, temos que ter uma postura pessoal, e eu estou chamando aqui, habilitado pela Palavra de Deus, mas é no aspecto funcional. Eu ganho conhecimento na primeira postura, na segunda postura eu aplico essas verdades na minha vida, na terceira eu estou em condições de passar para outros.

O que é isso? "... apegue-se firmemente à mensagem fiel, da maneira como foi ensinada, para que seja capaz de encorajar outros pela sã doutrina...". Tt 1.9.

Encorajar – Tt 1.9

Há aqui uma instrução clara, faz parte da postura de um filho de Deus maduro passar esse ensino para outras pessoas. Temos a tarefa de ministrar a outras pessoas. É lógico, tem que ser de acordo com a sã doutrina. Mas nós temos que passar isso para as outras pessoas.

Alguns domingos atrás, depois de ter pregado a mensagem, alguém chegou e falou o seguinte: "Fiquei muito contente com o que você pregou, nós precisamos ouvir isso". Só que percebi que, pelo que ele disse, eu tinha pregado justamente o contrário.

Ele falou: "Gostei que você pregou A". Mas eu preguei B. Eu preguei contra A!. Eu virei para ele e falei: "Você está brincando, né? Você ouviu minha mensagem? Eu sugiro que você ouça a minha mensagem e a gente discuta, porque eu preguei justamente o contrário. Onde é que você estava?". E aí eu o desafiei a ouvir a mensagem e sentarmos para conversar. Ao que ele me disse: "Eu não quero conversar sobre doutrina". Pois essa é a função número um de um pastor, é ensinar a doutrina, é passar a verdade de Deus. Olhe para 1Tm, 2Tm e Tito, você vai ver, essa é a lição número 1 e deve ocupar 95% da agenda de um pastor. Conhece, preserva, prega, protege a sã doutrina.

 Na condição de pessoa madura, que está em condição de ensinar, nós temos que levar em conta que é nossa tarefa, de todos os maduros, é claro, passar para frente essa verdade. Veja, no versículo 9, ele diz: "... que seja capaz de encorajar outros..." Tt 1.9, a palavra aqui é parakalel, a ideia é de chegar ao lado da pessoa, encorajar a pessoa, admoestar a pessoa, exortar a pessoa para que ela vá para frente, para que ela corrija a sua conduta.

Algumas vezes já cheguei a algumas pessoas que me disseram: "Ah, eu ouvi dizer que fulano isso, isso, isso.", Aí pergunto: "Você ouviu isso? Você viu isso? Então você vai lá e fala com ele". Mas então ele me falou: "Ah, isso eu não quero fazer, não quero ouvir ele dizer assim: você não tem nada a ver com isso".

Quando eu ouço alguém me falar sobre outra pessoa, isso me diz muito sobre quem está me falando. Está me revelando que é uma pessoa imatura que não reconhece sua responsabilidade.

E de fato neste caso não é para a pessoa ir admoestar o irmão porque ela é uma pessoa imatura. Esse serviço não é para imaturos, é para maduros. Se alguém for surpreendido em alguma falta, vocês que são espirituais devem corrigi-lo. Não é para qualquer um, é para os espirituais. Não tenho dúvida de que o diabo semeia a ideia de que nós estamos aqui juntos, porém não temos nada a ver com os outros. Essa é uma visão satânica.

Então, se você acha que o seu filho ou a sua filha não podem ser exortados por alguém, você está equivocado, porque nós temos essa responsabilidade, goste quem vai ouvir ou não, goste pai, mãe, filho, avô, avó, tia, porque essa é uma função que Deus nos deu, e isso cabe a quem é maduro.

Tem alguém desanimado, vamos encorajá-lo. Tem alguém desobediente, vamos admoestá-lo. Tem alguém indiferente, vamos torná-lo consciente do que está fazendo. "Ah não, eu não me meto nisso." Não se meta mesmo, continue na infância da vida cristã.

Além de encorajar, no versículo 25 diz: "Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem...". 2Tm 2.25.

Instruir – 2Tm 2.25-26

 É função nossa, de quem é maduro: é identificar um ensino falso, é sentar com as Escrituras, com um espírito manso, sentar e conversar. Quantas vezes você ouviu dentro de uma sala de aula alguma coisa que não tem nada a ver com as Escrituras ou vai contra as Escrituras? Algumas vezes já tive que sentar com um professor e falar: "Escuta, eu ouvi que você ensinou isso aqui, deixa eu entender seu ponto de vista. O que as Escrituras ensinam?"

E trabalhar para corrigi-lo do erro. Por quê? Porque isso é uma função das pessoas que são maduras: conhece a palavra, coloca em prática e passa para frente. Para alguns vai ser encorajamento, para outros vai ser correção, para outros vai ser como ele diz aqui, a ideia de instrução, que é treinar a pessoa no caminho certo.

Em Tito capítulo 1, ele vai dizer: "... apegue-se firmemente...". Ao final ele diz "... de refutar os que se opõem a ela". Tt 1.9.

Refutar – Tt 1.9-10

 Não devemos aceitar que qualquer coisa esteja bom, ou seja "Você pensa isso e eu penso isso". Não, não podemos ter essa atitude. Eu sei a possibilidade de termos muitas perspectivas sobre muitos assuntos, mas há um leque de assuntos que não dá para ter negociação e nós temos que abrir as Escrituras e só as Escrituras, não são opiniões pessoais, e levar todo mundo a estar de acordo com o que as Escrituras ensinam.

Se alguém não está de acordo e quem o aborda está fazendo isso conforme as Escrituras, então, aquele precisa ser refutado, precisa ser instruído, precisa ser exortado. Mas quem é que vai fazer isso? Isso é um posicionamento dos maduros na fé.

CONCLUSÃO

Três posturas compõem a ideia de aptidão e, meus irmãos, como eu adoraria ver-nos todos lá, caminhando nessa direção de crescer, apegado, agarrado nessa Palavra. Como eu gostaria de ver pessoas que não se contentam em vir aqui, em ouvir essa mensagem, mas que talvez desliguem suas televisões, restrinjam seus jornais, para debruçar-se sobre essa Palavra, para colocá-la em prática na sua vida pessoal e para ministrar aos outros.

Isso é o mesmo que era valorizado no AT – Ed 7.10 Interessante, olhando para o Antigo Testamento, mais especificamente em Esdras, nós vemos a maneira que a Palavra descreve Esdras: ele "... tinha decidido dedicar-se a estudar a Lei do Senhor (ah, ele estava apegado à Palavra) e a praticá-la (ele aplicava essa palavra à sua própria vida) e a ensinar..." Ed 7.10. O que era um maduro no Antigo Testamento é um maduro no Novo Testamento.

Oportunidades de ensino que a Igreja oferece

Aplicação no estudo, na vida e no passar para frente. É isso que torna alguém maduro, aliás, é isso que caracteriza alguém maduro. Não perde as chances e as oportunidades de aprender.

Vocês estão numa Igreja em que têm a oportunidade de aprender as Escrituras como poucas. Vocês vão responder diante de Deus pelas oportunidades que tiveram. Vocês têm oportunidade até por

capacitações que tiveram a mais na vida e compõem um grupo culturalmente privilegiado. Vocês têm oportunidade de assimilar e de aprender bastante e vão responder por isso.

Leitura e ouvir

No meu caso, tem hora que eu vou deitar ouvindo a Palavra de Deus, seja um texto da Palavra, seja uma mensagem, seja uma explicação. Acordo, dirijo o meu carro ouvindo a Palavra. Temos classes com excelentes cursos. Onde está o seu apego a essa Palavra?

Maneira como dá valor ao ensino aos filhos (estudo e Escola Bíblica)

Ofereceram-me esses dias e eu trouxe para vocês um material para quem tem filhos na fase de até 5 anos, material belíssimo, num preço baratíssimo, nós só temos pouco mais de 40, mas é um jeito de você aprender para ensinar a seus filhos pequenos.

Por quê? Porque isso é nossa responsabilidade, é sua responsabilidade. Pais que esperam que a Igreja treine seus filhos no caminho do Senhor são pais equivocados, porque isso é responsabilidade deles.

Enfim, meus irmãos, uma pessoa madura é uma pessoa dedicada ao aprendizado, à aplicação e à comunicação dessa verdade. E quando você está de fato dedicado a essas três coisas, isso é ser apto para ensinar.

Não é o rei no flanelógrafo, o rei do filminho, o rei de um monte de recursos didáticos. É aprendizado, é aplicação e capacidade de comunicação. Isso compõe a maturidade. E é para essa direção que todos nós temos que ir.

Que Deus nos abençoe, mude nossas posturas, nossas prioridades, nossos valores, nossa agenda, de forma que a gente cresça para ser o homem, a mulher que Deus quer que nós sejamos. Vamos orar?

"Pai Celestial, quero te agradecer pelo tempo que temos para olhar para Tua Palavra e aprender de Ti do que significa maturidade. A tua Palavra destrincha o assunto e nos faz ver claramente, mas é tão fácil nós sairmos daqui, deixarmos esse assunto de lado e continuarmos nossa vidinha medíocre, porque estamos satisfeitos com ela, sem chegarmos no alvo que o Senhor colocou para nós. Dá-nos, ó Pai, aqui, pessoas didáticas, amantes, apaixonadas pela Tua Palavra, dedicados a colocá-la em prática nas suas vidas e prontas para comunicar às pessoas que o seguem, ora ensinando, ora exortando, ora encorajando, ora admoestando, ora corrigindo, ora repreendendo. O Senhor aperfeiçoa-nos, pela Tua graça, pela Tua benção. Eu oro, ó Pai, em nome do Senhor Jesus, amém."

Extraído e adaptado

Nenhum comentário: