2018/08/13

Vamos Avançar


Texto: "Depois disto, o Senhor designou outros setenta; e os enviou de dois em dois, para que o precedessem em cada cidade e lugar aonde ele estava para ir". (Lc 10.1)

Queridos boa noite, quero que você abra bem os seus ouvidos para escutar o que o nosso Deus quer falar com você nesta noite. A palavra de hoje é uma palavra de desafio, o meu desejo é que essa palavra o impulsione a cumprir o propósito de sua existência. Esse sermão é a primeira, de uma série de palavras que quero trazer para preparar o seu coração a uma estratégia de evangelismo que quero implantar aqui na igreja chamada Casa de Paz. Logo, logo no devido momento apresentarei para os irmãos esse projeto detalhadamente...

Falei que é uma palavra de Desafio, as vezes quando falamos em desafio, na cabeça de alguns essa palavra soa como dificuldades, associam a palavra "desafios" como problemas, porque sempre tiveram uma vida de muita luta, sempre tendo que vencer obstáculos. E no primeiro momento podem fechar o filtro para ouvir o que eu vou falar. Calma irmão... não feche por favor o seu ouvido nem o seu coração. Na minha concepção desafios são oportunidades e não problemas, nós precisamos parar de nos vitimizar diante dos desafios e encará-los como oportunidades de crescimento, de movimento, de aprendizado.

Tem muita gente agarrada a vaquinha... deixa eu lhe contar essa história...

Um mestre passeava por uma floresta com seu fiel discípulo, quando avistou ao longe um sítio de aparência pobre e resolveu fazer-lhe uma breve visita. Durante o percurso, ele falou ao aprendiz sobre a importância das visitas e as oportunidades de aprendizado que temos, também, com as pessoas que mal conhecemos. Chegando ao sítio, constatou a pobreza do lugar, sem calçamento, casa de madeira, os moradores – um casal e três filhos – vestidos com roupas rasgadas e sujas. Então, aproximou-se do senhor e perguntou-lhe: – Neste lugar, não há sinais de pontos de comércio e de trabalho. Como a sua família sobrevive aqui? O senhor respondeu:

– Nós temos uma vaquinha que nos dá vários litros de leite. Uma parte do produto nós vendemos ou trocamos na cidade vizinha por comida e a outra produzimos queijo e coalhada para o nosso consumo, e assim vamos sobrevivendo. O sábio agradeceu, se despediu e foi embora.

No meio do caminho, voltou ao seu discípulo e ordenou-lhe: – Aprendiz, pegue a vaquinha, leve-a ao precipício ali na frente e jogue-a. O jovem arregalou os olhos e questionou o mestre sobre o fato de a vaquinha ser o único meio de sobrevivência daquela família; mas, como percebeu o silêncio do seu mestre, cumpriu a ordem: empurrou a vaquinha morro abaixo e a viu morrer. Anos depois, ele resolveu largar tudo e voltar àquele lugar, pedir perdão e ajudar a família. Quando se aproximou, do local avistou um sítio bonito, com árvores floridas, carro na garagem e crianças brincando no jardim. Ficou desesperado, imaginando que a família tivera de vender o sítio para sobreviver. Chegando lá, foi recebido por um caseiro simpático, a quem perguntou sobre as pessoas que ali moravam. Ele respondeu: – Continuam aqui. Espantado, entrou correndo casa adentro e viu que era mesmo a família que visitara antes com o mestre. Elogiou o local e perguntou ao senhor (o dono da vaquinha): – Como o senhor melhorou o lugar e agora está bem? O senhor, entusiasmado, respondeu: – Nós tínhamos uma vaquinha que caiu no precipício e morreu. Daí em diante, tivemos de fazer outras coisas e desenvolver habilidades que nem sabíamos que tínhamos e, assim, alcançamos o sucesso que seus olhos vislumbram agora.

Moral da história queridos

Muitas vezes temos que nos desvencilhar do que estamos habituados para podermos conhecer nossas verdadeiras habilidades. Cada dia, é uma oportunidade de refletirmos sobre a "nossa" vaquinha e empurrá-la morro abaixo. Às vezes, temos uma vaquinha e não conseguimos nos libertar dela: o emprego que temos medo de perder e não encontrar outro. O salário minguado que não aumenta, porque temos preguiça de estudar e aprender mais. É uma igreja estacionada e satisfeita consigo mesmo. Enfim, muitos de nós vivemos presos a uma vaquinha imaginária que nos leva, ao longo da vida, a uma situação de conformismo e mesmice. CHEGA IRMÃOS EU QUERO EMPURRAR ESSA VAQUINHA NO PRECIPICIO E PRECISO DE SUA AJUDA AMEM

Eu quero ver essa igreja crescer, eu quero ver a vida de cada irmão prosperar em todos os sentidos, eu quero ver famílias deste bairro sendo extremamente abençoada e alcançada por membros dessa igreja... Acredito chegou a hora de usarmos toda a unção que o Senhor tem derramado sobre nós nestes últimos 35 anos de existência de Igreja. Durante os próximos meses vamos nos organizar como igreja em nossos ministérios e células para que possamos alcançar uma conquista sobrenatural de vidas e famílias através da estratégia que chamamos de "Casas de Paz". A nossa inspiração está no capítulo 10 de Lucas quando Jesus envia setenta de seus discípulos para precedê-lo, encontrando casas que estivessem abertas para receber a paz de Deus. Jesus empurrou a vaquinha da religião, do farisaísmo, fazendo com que florescesse o cristianismo e cristianismo é o anuncio das boas novas...

 A primeira coisa a compreender é que quando fomos alcançados pelo amor de Jesus e por Ele fomos transformados,(quem foi alcançado e transformado erga a sua mão) fomos comissionados para realizar uma missão,  e estamos sendo enviados pelo Senhor. 

O versículo 1 nos diz que Jesus designou aqueles discípulos, ou seja, incumbiu-lhes de uma missão. Embora eles não tivessem até então nenhuma experiência em pregar o evangelho, e aqui eu quero dizer que Deus usa as pessoas simples, Deus não espera contar com nenhum PhD em evangelismo, nenhum expert, pelo contrário, no decorrer da história ele tem chamado ao trabalho pessoas simples, leigas, Pedro era pescador..., gideão boiadeiro, Davi pastor de ovelhas etc. se ele usou homens e mulheres simples é você que Deus quer usar, porque o poder dele se manifesta na fraqueza...

Então Deus envia os 70  e agora eles estavam ordenados e respaldados pelo Senhor para saírem em busca dos "filhos da paz", entrar em suas casas e estabelecer ali uma base do reino de Deus. Pastor não entendi quem é o filho da paz.

Se houver ali um homem de paz, a paz de vocês repousará sobre ele; se não, ela voltará para vocês. Lucas 10:6

São pessoas que estão abertas para receber a presença do Senhor em suas casas. irmãos tenho certeza absoluta que existe centenas de famílias aqui nos aguardando chegar com paz de Deus. Jesus separa dois em dois e envia essas pessoas como semeadores da paz a procura dessas pessoas. Hoje temos um comando do céu para fazer o mesmo. O Senhor está nos comissionando para esta tarefa. Fomos escolhidos de designados para dar frutos.

Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome. João 15:16

Ele nos escolheu e não podemos nos esquivar desse privilégio e responsabilidade. É interessante que o texto começa dizendo que "depois disto Jesus enviou outros setenta" (Lc 10.1). Isto faz conexão com um fato anterior, relatado no final do capítulo 9.  Ali nós vemos pessoas que tiveram a oportunidade de seguir Jesus e ser enviadas por Ele, mas não foram porque demonstraram um coração inadequado.  Ao olhar para a resposta que o Senhor deu a cada um, podemos saber porque há gente que não é usada na obra de Deus. e temos que ter cuidado para não tomarmos o mesmo caminho do erro

1.               O primeiro não serviu por não estar disposto a abrir mão do conforto e comodidade.

Quando andavam pelo caminho, um homem lhe disse: "Eu te seguirei por onde quer que fores". Jesus respondeu: "As raposas têm suas tocas e as aves do céu têm seus ninhos, mas o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça". Lucas 9:57,58

Embora ele tivesse um discurso entusiasmado, não queria pagar o preço que os demais estavam pagando, seguindo Jesus sem ter onde reclinar a cabeça para descansar. Num momento como o que estamos vivendo, debaixo de uma unção de conquista e desafiados a entrar em novas portas com o evangelho, não podemos pensar em nossa comodidade. É hora de fazer um grande esforço para ver a conquista que glorifica a Deus. O grande desafio é deixarmos os nossos paradigmas de lado, e sairmos da nossa comodidade e começar a avançar em direção à vontade de Deus... a Bíblia diz que o Reino de Deus é conquistado por muito esforço...No trabalho que tivemos aqui semana passada só aconteceu por que muitos irmãos vestiram a camisa saíram da sua zona de conforto e fizeram as coisas acontecer... sem trabalho e esforço o resultado não vem...

2.               O segundo perdeu a oportunidade por não estar disposto a tratar o chamado com a prioridade e urgência exigida. 

A outro disse: "Siga-me". Mas o homem respondeu: "Senhor, deixa-me ir primeiro sepultar meu pai". Jesus lhe disse: "Deixe que os mortos sepultem os seus próprios mortos; você, porém, vá e proclame o Reino de Deus". Lucas 9:59,60

Ele queria primeiro enterrar o seu pai. Entenda, não que seu pai tivesse morrido e ele pedira ao Senhor para participar do funeral. Se fosse isso, certamente Jesus o teria permitido. Mas, aquele homem usou o cuidado com o seu pai como uma desculpa para não servir naquele momento. Em outras palavras, ele estava dizendo: "Mestre, hoje eu estou muito ocupado. Um dia quando o meu pai morrer e eu não tiver mais que me preocupar com ele, então te servirei". Muitas pessoas vivem assim, dando desculpas de uma vida ocupada para não se envolverem no ministério. Elas têm outras prioridades que não as do Reino.

Não entenderam ainda a promessa: "buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça e todas as demais coisas vos serão acrescentadas" Mt 6.33, e por isso vivem correndo atrás das coisas deste mundo.

Queridos eu tenho aprendido duas coisas. A primeira é que Deus chama sim aqueles que estão super atarefados, Deus não quer chamar gente folgada, normalmente ele chama aquele que está envolvido em muitas coisas. Estar atarefado não é desculpa para não cumprir o seu chamado...

Segunda e quero que você creia nisso que quando cuidamos das coisas de Deus ele cuida de nossas coisas melhor do que poderíamos cuidar...

"Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas." Mateus 6:33

"Entregue o teu caminho ao Senhor, confia nele e o mais ele fará." (Salmos 37:5) Não existe ninguém melhor do que o próprio Deus para cuidar de sua família, de sua empresa, de seu emprego de sua casa, de seus sonhos... Então ao é uma questão de ssabedorias envolver nas coisas do Reino de Deus... se vc não experimentou isso tente e faça vc mesmo a comparação.

3.               O terceiro não participou da missão porque Jesus não viu nele a perseverança que o ministério exige.

Ainda outro disse: "Vou seguir-te, Senhor, mas deixa-me primeiro voltar e me despedir da minha família". Jesus respondeu: "Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus". Lucas 9:61,62

Ao dizer que lançar a mão do arado e olhar para trás é um atestado de indignidade, o Senhor denuncia este coração que não é capaz de ir até o fim num trabalho. Missão dada é missão cumprida como diria o capitão nascimento. Este tipo de alma não serve para Deus. Por isso Jesus mandou "outros" setenta. Nos vemos aqui três tipos de situações que como igreja vamos precisar vencer se quisermos ser usado nas mãos de Deus. A pergunta é: Hoje você está disposto a ser enviado e ser um instrumento nas mãos de Deus,para estabelecer uma "Casa de Paz" e perseverar nessa missão até o fim? Ou vai se esquivar por não estar disposto a pagar o preço, dando desculpas de que não tem tempo e está ocupado com outras coisas em sua vida? O Mestre pode contar com a sua vida?

 Conclusão: quando Jesus viu com quem podia contar, enviou-os de dois em dois. É melhor serem dois do que um (Ec 4.9-12). Isso fala sobre unidade queridos. A Obra do senhor deve ser feita em unidade, somos chamados a fazer as coisas juntos... é por isso que sempre digo que juntos somos mais fortes.

Existe uma alegria em servir a Deus meus queridos, tem muita gente desanimada dentro da casa do Senhor especialmente por que estão paradas, estagnadas. Queridos Deus não nos tirou do lamaçal de pecado e nos deu vida para vivermos uma vida cristã insossa. Temos a certeza de que o fim será semelhante ao dos discípulos que Jesus enviou:

"Voltaram os setenta cheios de alegria, dizendo: Senhor, até os demônios se nos submetem em teu nome". (Lc 10.17)

Oração

Durante as semanas que antecedem o início da Campanha, toda a igreja será desafiada a orar, saturando os céus da nossa cidade com clamores tanto pelas pessoas que abrirão suas casas como por aquelas que serão convidadas a participar das Casas de Paz. Faremos isso em todas as reuniões possíveis: reuniões de oração às quartas-feiras, Células, Celebrações, reuniões de liderança, etc. É claro que a oração vai continuar até finalização da Campanha, quando os frutos serão apresentados a Deus numa grande celebração com toda a igreja. Mas Deus está convocando guerreiros essa noite. Pessoas que se disponham e diga Senhor diz-me aqui. Se vc é um desses coloque-se em pé....


Nenhum comentário: