2018/08/07

Eu sou...

Respondeu Jesus: "Eu lhes afirmo que antes de Abraão nascer, Eu Sou! " João 8:58

Queridos essa noite quero falar ao coração de vocês a respeito de Jesus. Se eu perguntasse aqui, você conhece a Jesus? Acredito que a maioria diria que sim, mas se eu muda-se a pergunta e dissesse o quão profundamente você conhece a Jesus? Acredito que não seria a maioria. Infelizmente há uma carência da igreja cristã em conhecer a Jesus fora do personagem histórico e isso tem trazido sérios prejuízos a igreja do Senhor.

Vivemos em um tempo de superficialidade e muitos dos nossos relacionamentos são superficiais, não é uma regra, mais muito de tudo que fazemos ou nos movemos no campo da superficialidade. Superficialidade é talvez a grande marca século XXI, ela tem se demonstrado até agora, como uma época de pessoas "ocas, vazias", sem brilho ou conteúdo. Na era digital, da revolução tecnológica e da globalização, vivemos tempos marcados pela alienação, estupidez, futilidade e superficialidade das pessoas, que tornaram-se tão frias e sem sentimentos verdadeiros quanto nossas máquinas e computadores.

Eu acredito que nós temos a mente de Cristo e por conta disso, temos que romper com esse sistema e começar a olhar tudo que nos rodeia (inclusive a religião) com um olhar mais penetrante, mais profundo. Conhecer o Jesus histórico, ou seja, saber contar sua história desde o nascimento, não o faz um conhecedor de Jesus, assim como os Judeus (fariseus) não eram filhos de Abraão simplesmente por conhecer sua história e pertencer a sua árvore genealogica.

Jesus neste texto de João dá um duro golpe na religiosidade superficial dos fariseus e leva a conversa para um nível mais profundo, mais íntimo e se revela aos fariseus como o "eu Sou". É interessante que Jesus usou essa palavra "Eu Sou", por que na língua hebraica ninguém usa a expressão Eu sou, não existe essa possibilidade, porque na compreensão e no entendimento da vida na cultura hebraica ninguém é, somente Deus é, foi assim que Deus se revelou a Moisés.

Disse Deus a Moisés: "Eu Sou o que Sou. É isto que você dirá aos israelitas: Eu Sou me enviou a vocês". Êxodo 3:14

Os rabinos dizem que o som que mais aproximado do que Deus teria dito a Moisés quando perguntado do seu nome, Deus teria dito o seguinte: Moisés (respiração) Deus é fôlego da vida, Deus é Ruach, Deus é o Pneuma, Deus é a vida ... Deus é

Nós existimos por empréstimo da vida do folego Divino divina, "Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente." (Gênesis 2:7 RA), existimos porque Deus nos chamou do nada a existência.

O senhor Deus é aquele que chama as coisas que não são como se já fosse, e ele nos chamou do nada ao ser, ele compartilha conosco o seu ser divino... somente Deus é...

 E Jesus lança essa revelação de uma maneira tão inusitada que isso é a última pedra que faltava para que os líderes religiosos do seu tempo o rejeitasse como messias.. Ele estava dizendo "eu e o pai somos um"...João 10:30,

Na cabeça de um judeu isso era inadmissível, pois só Deus é... e Jesus estava dizendo isso mesmo Eu sou...Prazer Deus...

Essa revelação de Jesus foi a resposta de uma pergunta feita pelos próprios fariseus. "Quem é você? perguntaram eles..." João 8:25

Quem é Jesus Cristo é uma das perguntas mais importantes a serem respondidas, pois a resposta a essa pergunta fará uma grandiosa diferença não só na vida de todos nós aqui na Terra, como também em nossa vida na eternidade. Isso porque o conhecimento de quem é Jesus Cristo  e, consequentemente, de Sua missão e propósitos da Sua vinda ao mundo, interferem diretamente no destino eterno de uma pessoa, já que a Bíblia diz que a salvação é pela fé em Jesus Cristo. O próprio Cristo afirmou a importância disso, sob pena, se você não souber responder, de morrer em seus próprios pecados.

Eu lhes disse que vocês morrerão em seus pecados. Se vocês não crerem que Eu Sou, de fato morrerão em seus pecados". João 8:24

Nessa noite você é convidado a responder essa pergunta dentro do seu coração. Quem é Jesus? Quem é Jesus para você meu querido ouvinte?

Existem muitos pensamentos por esse mundo afora a respeito de quem é Jesus Cristo. Muitos dizem que Ele foi um profeta de Deus, ou seja, um porta-voz da mensagem do Senhor aos homens; outros dizem que Ele foi um revolucionário, por causa de Sua mensagem bem diferente dos discursos da época; e ainda temos os que dizem que Ele foi apenas alguém que buscou mudar Sua sociedade, mas falhou, pois foi crucificado. Opiniões à parte, o único lugar capaz de nos fornecer informações fidedignas sobre Jesus é a Bíblia, a Palavra de Deus, principalmente os relatos daqueles que conviveram com Cristo. É bem interessante notar que está registrado na Bíblia um diálogo entre Jesus e Seus discípulos exatamente sobre quem Ele era. Ele questiona seus discípulos:

"Indo Jesus para os lados de Cesaréia de Filipe, perguntou a seus discípulos: Quem diz o povo ser o Filho do Homem?" (Mateus 16.13)

A resposta das pessoas daquela época, do povo é bem parecida com o tipo de resposta que vemos hoje em dia sobre quem é Jesus Cristo: "E eles responderam: Uns dizem: João Batista; outros: Elias; e outros: Jeremias ou algum dos profetas." (Mateus 16.14). Ou seja, as pessoas estavam confusas sobre quem Ele era. Muitos tinham suas opiniões e a voz do povo não era a voz de Deus, pois todos estavam errados. Jesus, então, questiona Seus discípulos a respeito de quem eles falavam que Ele era. A resposta de Pedro nos dá o caminho para respondermos quem é Jesus Cristo, pois o próprio Jesus diz que a resposta de Pedro era verdadeira e vinha de Deus:

"Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Então, Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus." (Mateus 16.16-17). 

Partindo da confissão de Pedro, gostaria de uma forma simples, apresentar quem é Jesus Cristo. Jesus usou o mesmo termo "EU SOU" em sete declarações sobre Si mesmo. Em todas as sete, Ele combina EU SOU com metáforas que expressam a Sua imensa relação de salvação com o mundo. Todas aparecem no livro de João:

EU SOU o Pão da vida

Então Jesus declarou: "Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome; aquele que crê em mim nunca terá sede. João 6:35

Eu sou o pão da vida. João 6:48

Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer deste pão, viverá para sempre. Este pão é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo". João 6:51

EU SOU a Luz do mundo.

Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida". João 8:12

EU SOU a porta das ovelhas.

Então Jesus afirmou de novo: "Digo-lhes a verdade: Eu sou a porta das ovelhas. Todos os que vieram antes de mim eram ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os ouviram. Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo. Entrará e sairá, e encontrará pastagem. João 10:7-9

EU SOU o Bom Pastor,

"Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. João 10:11

"Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas; e elas me conhecem; João 10:14

 EU SOU a Ressurreição e a Vida.

Disse-lhe Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; João 11:25

 EU SOU o Caminho, a Verdade e a Vida.

Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim. João 14:6

EU SOU a videira verdadeira .

Eu sou a videira verdadeira João 15:1

"Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma. João 15:5

Hoje eu quero falar sobre apenas um Eu sou de Jesus para que você compreenda que esse Jesus que você conhece e sabe contar a sua história de cor e salteado é muito mais do que apenas um homem bom e santo.

Ele é O Eu sou. A ressurreição e a Vida... Ele está dizendo eu dou a vida eterna, o ladrão vem para matar, eu dou vida. E aquele a quem eu dou a vida eterna, jamais perecerão nunca hão de perecer, eu dou a vida eterna, eu dou a vida abundante, é por isso que o meu pai me ama, é porque eu dou a minha vida. Eu sou o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! João 1:29. Esse cordeiro é conhecido antes da fundação do mundo, a vida que Deus derrama sobre sua criação é uma vida eterna, manifesta a nós com a morte e ressurreição de Jesus. Aqueles que tem seu nome escrito no livro da vida os tem antes da fundação do mundo. Quando Jesus em seu drama histórico traz a luz a vida e imortalidade, mas que está presente como realidade desde os tempos eternos. Eu sou a ressurreição e a vida. Jesus está dizendo a eles e a nós nessa noite, vocês pensam que eu sou um rabino na Galiléia? Vocês pensam que eu sou um filho de um carpinteiro? vocês pensam que conhecem que sabem quem eu sou?, vocês pensam que eu sou um ser humano? Vocês pensam que eu sou mais um religioso Judeu, vocês pensam que eu sou mais um mestre da moral? Vocês pensam que eu sou um grande interprete da torá?  Vocês pensam o que de mim?. Eu sou o cordeiro que tira o pecado do mundo. Eu existo antes da fundação do mundo, todas as coisas foram feitas por mim e sem mim nada do que foi feito se fez... prestem atenção em mim,,, eu sou a ressurreição e a vida... disse Jesus... perspectiva de eternidade... Vocês estão preocupados com poncio Pilatos, com Anás e Caifás, faça-me um favor, vocês estão preocupados com o império Romano, vocês estão discutindo herança, vocês estão debatendo fruto de pescaria, vocês estão incomodados e sofrendo por causa da dor do corpo,... Preste atenção na eternidade... O que mobiliza nossa agenda no Brasil é Brasília, é PT, é presidente é o petróleo, é a lava Jato. Vamos prestar atenção na eternidade. Jesus nos chama para a eternidade Eu sou a ressurreição e a vida.... levante os olhos e contemple a eternidade. O que nos aguarda é a gloria, uma glória conquistada por Cristo, que tira o pavor e o medo do desespero de nossa vida. Se nossa esperança se resume ao que vemos, somos tão infelizes quanto miseráveis, por não conseguirmos visualizar nada de bom e esperançoso do cristianismo e, ainda assim, vivermos nele.  Jesus é a ressurreição, por isso, ainda que a dor e o sofrimento causado pela morte sejam intensos, eles podem e devem ser derrotados por aquele que venceu a morte, Jesus Cristo, o Senhor  da Ressurreição. 

Uma pessoa pode alcançar um lugar particular pela ignorância. Colombo descobriu a América, mas não porque ele sabia onde ela estava. Ele foi para o oeste do Oceano Atlântico com outro objetivo em mente. Mas, ninguém pode entrar no Reino do Céu, a menos que creia que ele exista, que Ele é o Eu sou... Ninguém que nega a Cristo, como o Filho de Deus e nosso Salvador através da sua cruz, entrará em seu reino glorioso. Jesus nos diz enfaticamente: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida: ninguém vem ao Pai, a não ser por mim" (João 14:6).

Ele é o caminho para fora do pecado e da culpa, para fora da demanda legal pela qual iríamos para o inferno.

Ele é o caminho para a glória, pois ele é a Porta, o Bom Pastor, a Ressurreição e a Vida.

Ele é o nosso caminho para a destra de Deus, pois ele é o Caminho, a Verdade e a Vida. Nada falso, nada que seja inimigo de Deus ou que não seja verdadeiro, será permitido nas muitas moradas da casa de Deus.

Ninguém que morreu por causa dos seus próprios pecados pode nos trazer da morte para o reino de Deus. Apenas Cristo tem todas as qualificações como o Filho de Deus para nos dar vida e nos trazer à glória celestial.

Cristo não recebeu apenas vida após pagar pelos nossos pecados; ele recebeu também o direito e o poder para nos dar a vida eterna. E podemos estar certos que ele é o caminho, a verdade e a vida.

Ele é o caminho para a salvação, a verdade na qual há salvação para nós e a vida que recebemos através desta salvação.

A Bíblia enfatiza que o próprio Cristo obteve vitória sobre a morte e o inferno, ele tomou a chaves do inferno e da morte para por em liberdade todos aqueles que vivem com medo da morte, porque ele é vida, porque ele venceu a morte por que ele é o Senhor da vida.

 Essa semana eu escutei um pregador dizendo que quando Jesus chegou a frente do tumulo de Lazaro ele disse assim: Lazaro "vem para fora…" e o pregador disse porque Jesus disse Lazaro vem para fora?, porque o chamou pelo nome? Porque o Senhor da vida, quando chega na boca da morte e diz vem para fora, se ele não diz o nome vem todo mundo. Aleluiaaaa

Porque Jesus disse Lazaro…. Atenção!!! Só o Lazaro heinnn…. Eu sou o Senhor da vida e eu estou chamando só agora o Lazaro, mas um dia Eu vou chamar todo mundo da morte para a vida. Porque eu sou a ressurreição e a vida… e o meu sacrificio é eterno e é definitivo.

Cristo não era apenas um condutor de salvação, mas o próprio fundamento da salvação e ressurreição.

À medida que chegamos mais perto do dia em que ele retornará, sim querido ele voltará, sua cruz, sua ressurreição e sua ascensão ao céu nos dá a certeza de que ele, e somente ele, é o caminho, pois ele é a verdade e tem vida para nós, conquistada por sua morte.

Também, como a Verdade, ele se tornou o Cabeça da igreja por meio de toda a sua obediência. Meu querido irmão(a). Você conhece a esse Jesus? Você conhece profundamente este Jesus? Portanto, olhe para ele em busca de salvação. Coloque toda a sua confiança nele. Confesse-o diante dos homens como o Caminho, a Verdade e a Vida. E se for o seu caso para de brincar de ser cristão.


Nenhum comentário: