2018/08/06

Com os pés no vale e o coração no céu

Texto: 1 Pedro 1.3-9;
 Quero iniciar essa noite fazendo uma pergunta a todos vocês. Você é uma pessoa alegre, um cristão alegre? Deixa eu melhorar essa pergunta? A alegria faz parte de sua vida? Temo que muitos de nós respondamos essa pergunta de maneira automática e até de certa maneira espiritualizada, pois fomos ensinados ao longo dos anos que com Jesus no barco tudo vai bem. E alguns mais conhecedores citariam para mim Neemias 8.10 que diz: que a alegria do Senhor é a vossa força. Neemias 8:10 ou então a fala do Apostolo Paulo que Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos! Fp4.4
Irmão, eu sei o que a bíblia diz a respeito da alegria, mas o que eu quero saber se você realmente se considera uma pessoa alegre? Esse conceito "que com Jesus no barco tudo vai bem", tem matado a fé de muita gente.
Quero dizer pra você que Jesus está no barco de minha vida, mas posso lhe garantir que nem tudo vai bem em minha vida... por muitas vezes tenho que atravessar vales sombrios em minha vida, noites escuras da alma. Só eu e o meu Deus conhece as situações que são o fruto de minhas lagrimas... Mas posso lhe assegurar que mesmo que as coisas não estejam saindo como acho que deveriam sair, a alegria faz parte de minha vida.
Esse texto que acabamos de ler é fonte de consolo para todos os cristãos nos dias sombrios, um bálsamo do céu para os que caminham pelos vales escuros da vida e um tônico espiritual para os que sofrem injustiças e são fuzilados pelo vendaval da tribulação.
Pedro escreve para os cristãos perseguidos, desterrados e espoliados da Ásia Menor. Mesmo perdendo suas casas, suas terras, seus bens e sua liberdade, esse povo caminhava com os pés no vale, mas com o coração no céu. Mesmo suportando o fogo da perseguição, esse povo era inundado por uma alegria indizível e cheia de glória. A alegria do povo de Deus não provém das riquezas deste mundo nem do reconhecimento das autoridades. Ao contrário, essa alegria é a despeito das perdas e da perseguição. Não é uma alegria fabricada na terra, mas derramada desde o céu. Não é uma alegria produzida pela prosperidade material, mas resultado da herança celestial. Se você entende, que para se ter alegria ou experimentar alegria depende que tudo ocorra bem em sua vida, sinto-lhe dizer meu querido irmão que você é o mais pobre dentre todos os pobres desta terra. Cristianismo não é ausência de problemas.
O apóstolo Pedro deixa claro que a vida cristã não é indolor. O sofrimento faz parte da jornada do peregrino rumo ao céu. A cruz precede a coroa, e o sofrimento é o prelúdio da glória. Aqui somos estrangeiros e forasteiros. Não temos pátria permanente aqui. Não temos residência fixa aqui. Estamos a caminho da nossa Pátria celestial. Nossa Pátria está no céu. Nossa herança imarcescível está no céu. Nessa viagem rumo ao céu teremos de suportar o fogo da perseguição, das lutas, das tribulações...
Da mesma forma que o mundo odiou a Cristo, também nos odiará. Esse fogo, porém, só pode queimar nossas amarras. Esse fogo só pode depurar-nos, mas não nos destruir.  Estamos seguros nas mãos daquele que criou o universo. Ele é poderoso para nos livrar, nos fortificar e nos fundamentar. Ele é o Deus de toda a graça. Vivemos nele, somos dele e caminhamos para ele. Aleluiaaaa... posso ouvir um glórias a Deus...
Quantas pessoas estão distantes de Deus ou se distanciando por acharem que as lutas que estão passando é porque Deus não gosta delas enquanto favorece a outros em detrimento delas. Quantos criaram em seus corações uma magoa por Deus, simplesmente por que a sua vida não está como ele(a) queria. Acredito que era isso que Pedro estava desmistificando para os irmãos, nesta carta ele traz um alento a seus leitores para que se mantenham firmes em sua conduta mesmo em face da perseguição, pois as circunstancias não podem tirar o que eles já receberam em Cristo Jesus a alegria da salvação.
Quando olhamos para o texto aprendemos valiosas lições sobre a Alegria ou como obtê-la caso esteja faltando em sua vida. No verso 3 vemos que mesmo em um tempo de extrema perseguição, sofrimento e dor,(lembrando que essa carta foi escrita por volta de 64 D.c quando Nero acusa os cristãos de queimar Roma e empreende sobre eles uma severa perseguição), o apóstolo Pedro inicia a sua carta com uma doxologia uma glorificação a Deus.
E aqui já encontramos a 1 lição. Quando Pedro inicia a sua carta ele Não começa com o homem, começa com Deus. Não inicia com as necessidades humanas, mas com os louvores que Deus merece. Aqui Pedro mostra a fonte da salvação: "Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que segundo a sua muita misericórdia..."v3
Pedro começa louvando a Deus por sua salvação. A salvação é uma obra exclusiva de Deus. Ele deve ser exaltado por tão grande salvação. Seu nome deve ser magnificado por presente tão grande.
O que aprendo é que para desfrutar da alegria que Deus nos dá precisamos que antes de apresentarmos nossas dores, nossas lutas, nossas lágrimas e nossas perdas neste mundo, devemos levantar os olhos ao céu e exaltar aquele que nos amou, nos escolheu e providenciou todas as coisas para a nossa salvação.  Quando exaltamos a Deus por quem ele é e por aquilo que ele tem feito por nós, sentimo-nos fortalecidos para enfrentarmos nossas leves e momentâneas lutas.
Pedro nos lembra de duas coisas importantes que todos nós cristãos devemos lembrar nos momentos de dor, Jesus nos deu uma nova vida e uma esperança viva.
Nova vida "... nos regenerou..." Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou 1 Pedro 1:3
A regeneração é uma obra do Espírito Santo em nós. Ele muda nossas disposições íntimas, dando-nos um novo coração, uma nova mente, uma nova vida, um novo olhar, um novo pensamento. Nascemos da semente incorruptível.
Temos não apenas um novo status (justificação), mas também uma nova vida (regeneração). Tornamo-nos filhos de Deus, membros de sua família.
Esperança , para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos (1.3). O apóstolo Paulo descreve o mundo pagão como sem esperança (Ef 2.12).
"Lembrem-se que naqueles dias vocês estavam vivendo completamente afastados de Cristo; eram inimigos da comunidade de Israel e não tinham parte nas alianças que eram baseadas nas promessas de Deus. Vocês estavam sem Deus e sem esperança no mundo." Efésios 2:12 NBVPB
Sófocles escreveu: "Não nascer é, inquestionavelmente, a maior felicidade. A segunda maior felicidade é, tão logo nascer, retornar ao lugar de onde se veio".  pensa em um mundo sem esperança... As pessoas não tinham esperança ...
O cristianismo é a religião da esperança. Não caminhamos para um futuro desconhecido, marchamos para uma glória eterna. A regeneração nos leva a uma viva esperança. Somos regenerados para uma qualidade superlativa de vida. Somos regenerados para a esperança, e essa esperança tem duas características: Primeiro, ela é viva. Segundo, ela segura, pois está fundamentada na ressurreição de Jesus Cristo. Nossa esperança não é vaga e incerta, mas definida e garantida. É por isso que Pedro insiste a cada um de nós alegrar-mos mesmos que as coisas não saiam como queiramos.
Nisso vocês exultam (alegrem-se) ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação. 1 Pedro 1:6
Embora nossa salvação venha a ser consumada apenas na segunda vinda de Cristo, já começamos a desfrutar de sua alegria aqui e agora. Os sofrimentos desta vida não conseguem empalidecer as glórias benditas da nossa salvação. A cruz precede a coroa; o sofrimento é o prelúdio da glória. Antes de pisarmos as ruas de ouro da Nova Jerusalém, caminharemos por estradas juncadas de espinhos. Pedro menciona vários fatos acerca das provações que enfrentamos nesta vida, preparando-nos para a glória.
Em primeiro lugar, as provações são pedagógicas. Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações (1.6). A expressão "se necessário" indica que há ocasiões especiais em que Deus sabe que precisamos passar por provações para nossa disciplina e nosso crescimento espiritual.
Antes de ser castigado, eu andava desviado, mas agora obedeço à tua palavra. Salmos 119:67
Muitas de nossas lutas ou sofrimentos procedem de nossa desobediência a Deus. Deus traz o sofrimento para que a pessoa volte-se para ele. É comum vermos pessoas sofrendo por conta de seu próprio pecado e desobediência, transferindo a culpa dela a outros quanto na verdade deveriam assumir seu erro e larga-lo.
Em segundo lugar, as provações são variadas. ...por várias provações (1.6). A palavra grega poikilos, traduzida por "várias", significa "de diversas cores" ou "policromáticas". A mesma palavra é usada para descrever a graça de Deus (4.10).
Todos somos sujeitos a uma infinidade de situações que podem nos trazem dor. Mas a verdade e a esperança do Crente é que não importa a "cor" de nosso dia —seja cinzento ou negro —, Deus tem graça suficiente para suprir nossas necessidades.
William Barclay, nessa mesma linha de pensamento, escreve:
Nossos problemas e contratempos podem ser multicoloridos, mas também o é a graça de Deus. Não há cor na situação humana que a graça de Deus não seja capaz de enfrentar. Não importa o que nos esteja fazendo a vida, na graça de Deus encontramos forças para enfrentar essa situação e vencê-la. Há uma graça para enfrentar cada prova, e não há prova que não tenha a sua graça.
Em terceiro lugar, as provações são dolorosas. ... sejais contristados... (1.6). A ideia subjacente é de dor ou tristeza profunda. A mesma palavra é usada para descrever a experiência de Jesus no Getsêmani (Mt 26.37) e a tristeza dos santos com a morte de um ente querido (lTs 4.13). Ninguém está dizendo que a sua dor querido irmão, não é intensa e danosa para a sua vida. Pedro reconhece a intensidade da situação que afligiam os irmãos.
 Talvez eu esteja falando com alguém aqui que escutou de muitos que por Jesus estar no barco a sua dor não era real e você teve que abafá-la. Deus conhece a sua dor meu querido irmão. Ele sabe o quanto ela está pesada, o quanto ela te esmaga e te fere... Mas Ele também nos ensina  em ..
Em quarto lugar, as provações são passageiras. ...por breve tempo... (1.6). Deus não permite que as provações durem para sempre. Uma hora tudo isso acaba...
Warren Wiersbe diz que, quando Deus permite que seus filhos passem pela fornalha, mantém os olhos no relógio e a mão no termostato.
Deus está controlando tudo isso...ele não  vai deixar vc perecer, por isso olhe para ele confie nele...
"Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar." 1Coríntios 10:13 ARA
Em quinto lugar, as provações são proveitosas. Para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo (1.7).
Pedro ilustra esta verdade referindo-se ao ourives. O ourives coloca o metal no cadinho o tempo necessário para remover as impurezas sem valor; em seguida, o derrama no molde e forma uma bela peça de valor. Para saber se o ouro autêntico, o metal precisa ser derretido no fogo. Isso não é afeta o ouro em nada, mas todas as impurezas são expulsas no processo, e aquilo que é autêntico, que realmente tem valor, se destaca com pureza. Alguém disse que, no Oriente, o ourives deixava o metal derreter até ser capaz de ver seu rosto refletido nele. Da mesma forma, o Senhor nos mantém na fornalha do sofrimento até refletirmos a glória e a beleza de Jesus Cristo.
As provações enfrentadas hoje são um preparo para a glória futura. A glória da nossa salvação se tornará plena na segunda vinda de Jesus Cristo. Agora, a nossa fé é testada da mesma forma que o ouro é depurado, para que, na manifestação gloriosa de Cristo em sua segunda vinda, isso redunde em louvor, glória e honra ao Senhor. Apesar de fazermos essa comparação entre o ouro e a fé. A fé infinitamente mais valiosa. O ouro, embora valiosíssimo, é também perecível. A fé provada, em comparação com ele, é muito mais preciosa. Depois de ambos passarem pelo processo de purificação, a diferença de valor é enorme. O ouro, além de não durar eternamente, sempre pode ser roubado ou perdido. A fé, por outro lado, garante o acesso a uma herança não sujeita às desgraças terrenas.
As provações e tribulações vêm tanto com um propósito quanto uma recompensa. "Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes. Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam" (Tiago 1:2-4,12).
Em sexto lugar, as provações preparam para a glória futura, mas Jesus já concede glória no presente.
 A quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória, obtendo o fim da vossa fié: a salvação da vossa alma (1.8,9).
 De acordo com Warren Wiersbe, a vida crista não consiste somente na contemplação de um futuro distante. Antes, implica uma dinâmica presente que pode transformar o sofrimento em glória hoje.
Pedro apresenta quatro instruções para se desfrutar a glória hoje, mesmo em meio às provações:
1.           Amem a Cristo (1.8). Na fornalha da aflição, em meio ao fogaréu da prova, precisamos amar a Cristo, para que esse fogo nos purifique em vez de nos queimar.
2.           Creiam em Cristo (1.8). O cristão é salvo pela fé, vive pela fé, vence pela fé e anda de fé em fé
3.           Alegrem-se em Cristo (1.8). O cristão não é masoquista. Não se alegra por causa do sofrimento, nem exulta por causa das provações, mas pelos seus benditos frutos.                                             Essa alegria não pode ser traduzida em palavras, é indizível. Não é apenas terrena, é cheia de glória.  Essa a alegria dos tempos vindouros, que fez sua entrada no mundo para não mais dele sair, até que toda tristeza seja finalmente eliminada na vinda do Reino. Trata-se de uma alegria maiúscula, superlativa e celestial. A palavra descreve gritos de alegria que não podem ser contidos. E uma alegria mergulhada em glória!
4.            Obtenham de Cristo (1.9). A salvação é uma dádiva de Cristo. Nós a recebemos pela graça, mediante a fé. Embora o seu desfrute pleno vá ocorrer apenas na glória, já tomamos posse aqui e agora. Embora sua consumação esteja destinada apenas para o tempo do fim, já usufruímos seus benefícios imediatamente.
Não existe a alegria verdadeira se você ainda não entregou o seu coração a Jesus... 





Nenhum comentário: