2018/08/13

Espírito Santo

Boa noite irmãos graça e paz. Primeiramente quero agradecer a Deus pela oportunidade concedida nesta noite a ao Pastor Edson e ao conselho por ter confiado o púlpito de sua igreja a mim...

Fui convidado a falar nessa noite sobre um tema que acredito que seja um dos mais importantes temas do cristianismo. O Espirito Santo

Uma das promessas mais preciosas em toda a Palavra de Deus para esta era da Igreja está em João 14.16-17: "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que esteja convosco para sempre, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece. Mas vós o conheceis, pois habita convosco, e estará em vós".

O senhor Jesus cumpriu sua missão e ao ir para o Pai diz que outro consolador estaria conosco. O Espírito Santo de Deus. Antes de entrar propriamente no texto. Quero dar algumas informações a vocês a respeito do Espirito Santo. A principal palavra que o AT usa para designar Espirito de Deus é a Palavra Ruach que significa basicamente Vento, que é um poder invisível, irresistível, algumas vezes benéfico e benigno, outras vezes furioso e destruidor (Gn8.11; Ex 10.13-19;14,21; Nm11.31)

No livro de Genesis temos dois momentos que relata a criação do Homem

Então disse Deus: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Gênesis 1:26

Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente. Gênesis 2:7

Qual é a diferença do cap1 para o cap2?, nos dois o homem está sendo criado, perceba algo importante no cap 1 Deus havia criado o homem no Cap2 ele dá um detalhe importante como esse homem foi criado. No Cap 1 não havia ainda sido soprado o Espirito (Ruach) para dentro do homem, no cap 2 Ele sopra então o Ruach para dentro do homem e então o homem se torna homem vivente.

Aqui está uma grande verdade e diferença entre esses capitulos. Sem o ruach o homem existia, mas está apenas no campo das ideias, mas quando o ruach é soprando dentro do homem, quando o Espírito Santo entra no homem então ele passa não só a existir, ele se tornar uma alma vivente. No primeiro capitulo o homem apenas existia, no segundo o homem passa a viver. E aqui existe uma lição para mim e para você. Se nós não temos o Espirito Santo de Deus dentro de nós e quando digo isso me refiro ao seu governo em nossas vidas, nós estamos apenas existindo, só quando o Espirito Santo Governar verdadeiramente nossa vida e nos transformar ai passamos a existir. Sem o Ruach de Deus, nós não podemos fazer nada, sem o Espirito Santo nós não somos capazes de fazer e cumprir aquilo que Deus deseja. Com o Ruach somos empoderados para fazer tudo aquilo que Deus deseja fazer através de nós. Então se você quer ser uma pessoa que cumpre o propósito de Deus, você precisa do Espirito Santo, senão você vai apenas existir, vai ser apenas mais um.

Infelizmente é o que acontece como muitos cristãos, estão apenas existindo... eu acredito que você que está, aqui não quer ser uma pessoa dessa. Certo? Essa é primeira revelação sobre o Espirito Santo que eu quero que você saiba...

1)    Sem Ele você não pode fazer nada, muito menos existir

e ninguém pode dizer: "Jesus é Senhor", a não ser pelo Espírito Santo. 1 Coríntios 12:3

Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente.  1 Coríntios 2:14

É o e Espirito Santo que nos faz compreender as coisas espirituais. A igreja sem o Espírito Santo é apenas uma organização, é apenas um ajuntamento de pessoas. O Espírito Santo é derramado sobre a Igreja, conduzindo-a a viver de forma divina as realidades humanas.

Nosso dever é de estarmos conscientes da nossa necessidade de que o Espírito reavive a Igreja, equipando-a para sua tarefa, instruindo, governando, unificando o corpo e trazendo verdade ao nosso culto e sucesso à nossa evangelização. A pregação da Palavra de Deus precisa ser "em demonstração do Espírito e de poder". Se o Espirito Santo é tão importante obviamente satanás tentara frustrar os propósitos de Deus trazendo confusão a igreja a respeito desse tema.

Se eu fosse Satanás e meu objetivo final fosse frustar os propósitos de Deus e seu Reino, uma de minhas principais estratégias seria levar os frequentadores de igrejas a ignorar o Espírito Santo. Francis Chan

Infelizmente irmãos, muitos cristãos ignoram o Espirito Santo por não conhecer as Escrituras. Meu povo foi destruído por falta de conhecimento Oséias 4:6

E a segunda coisa que eu sei que você já sabe pelo menos na teoria, mas eu quero que você viva na pratica é que o Espirito Santo é uma pessoa.

2)    Espirito Santo é uma pessoa.

Nós estamos tão acostumados a falar sobre a influência do Espírito Santo e Suas sagradas operações e graças, que nós somos capazes de esquecer que o Espírito Santo é verdadeira e certamente uma pessoa –uma pessoa na essência da divindade. Eu tenho medo de, ainda que nós não saibamos disso, que tenhamos adquirido o hábito de ver o Espírito Santo como uma emanação que flui do Pai e do Filho, mas não como sendo Ele mesmo realmente uma pessoa. Eu sei que não é fácil levar em nossas mentes a idéia do Espírito Santo como uma pessoa. Eu posso pensar sobre o Pai como uma pessoa, porque Seus atos são de modo a que eu possa compreender. Eu o vejo segurar o mundo nas conchas de suas mãos; eu o contemplo na natureza. Foi Ele quem formou a terra, o universo, quem criou as estrelas, e as chamou pelos seus nomes; eu posso concebê-lo como uma pessoa porque eu contemplo o que Ele opera. Eu posso dar conta de que Jesus, o Filho do Homem, é uma pessoa real, porque Ele é osso dos meus ossos e carne da minha carne. Não é preciso estender por demais a imaginação para retratar o recém-nascido em Belém, ou contemplar o "Varão de Dores conhecendo a tristeza," do rei dos mártires, como Ele foi perseguido no pátio de Pilatos, ou pregado no maldito madeiro pelos nossos pecados. Nem encontro dificuldade às vezes em visualizar a pessoa do meu Jesus sentado em seu trono no céu; ou cingido de nuvens e usando o diadema de toda a criação, chamando a terra para julgamento, e convocando-nos para recebermos nossa sentença final. Mas quando eu tenho que tratar com o Espírito Santo, suas operações são tão misteriosas, Seus feitos são tão secretos, Seus atos são tão distantes de qualquer coisa que tenha sentido, que eu não posso tão facilmente alcançar a idéia de Ele ser uma pessoa; mas uma pessoa Ele é.

Deus Espírito Santo não é uma influência, uma emanação, uma corrente de alguma coisa fluindo do Pai; mas Ele é uma pessoa tão real como o Deus Filho ou Deus Pai. O Espirito Santo é Deus e é uma pessoa. E por ser uma pessoa você pode se relacionar com ele. Ele trabalhou e ainda trabalha com os santos. E quando foi que Espírito Santo deixou de ter influência sobre o homem. Ele nunca deixou... Abra em Atos e você vai encontrar o que o Espírito Santo disse: "Separem-me Paulo e Barnabé para a obra. " Nós vemos ele dizendo a Pedro: "Vá ao Centurião, e ao que eu purifiquei não chames de coisa imunda. "

O Espírito Santo levou embora Felipe depois de ter ele batizado o eunuco, e o carregou para outro lugar; e o Espírito Santo disse a Paulo: "tu não irás àquela cidade, mas tornarás para uma outra. " E nós sabemos que Ananias e Safira mentiram ao Espírito Santo, quando lhes foi dito: "Vós não mentiste para homens, mas para Deus. "

É dele e vem dele, o poder que sentimos todos os dias, que somos chamados  a  pregar e quando abrimos nossas bocas os cegos começam a enxergar os surdos começam a ouvir e aqueles que estavam acorrentados em pecados são libertos. Esse poder vem de uma pessoa; ele vem do Espírito Santo.

Além disso as Escrituras nos ensinam, e nós sentimos essa verdade, queridos irmãos, que é o Espírito Santo quem regenera a alma. É o Espírito Santo que nos estimula. "E a vós, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão de vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos". Colossenses 2:13.

É o Espírito Santo quem distribui o primeiro germe de vida, nos convencendo do pecado, da justiça e julgamento que virão. E não é o Espírito Santo que, depois que a chama é acendida, ainda assopra com o alento da Sua boca e a mantém viva. É o Espírito Santo quem luta dentro da alma dos homens; que é o Espírito Santo quem os traz para dentro do lugar do Calvário – pode-se dizer que Ele faz todas essas coisas, e ainda não é uma pessoa? Pode-se dizer, mas tem que ser dito por tolos; porque nunca pode ser considerado um homem sábio aquele que considerar essas coisas possíveis de serem realizadas por outra senão uma pessoa gloriosa uma Divina existência.

Satanás estrategicamente tenta minar essa verdade, pois fazendo isso ele tira a essência a vida da igreja. Nós temos algumas tendências dentro da Igreja, a primeira é de exagerar e fazer e falar coisas em nome do Espirito Santo, quando ele não pediu e nem autorizou e a segunda para não cometer esse erro então se corta qualquer coisa relacionada ao Espírito Santo, isso foi só para o tempo dos apóstolos não tem poder, não tem dom, não tem revelação, não tem mais nada... Duas tendências igualmente destrutivas para a igreja hoje.

Temos esses dois extremos e nós viemos destas duas escolas. A escola que abusou da manifestação do Espírito e da escola que congelou, esqueceu, apagou o espírito. Mas o espirito Santo é Deus e um Deus vivo, e nesses últimos tempos ele tem se movido no coração dos santos e de muitas igrejas, sobre tudo, as igrejas históricas, um mover de avivamento, uma sede por conhecer mais a pessoa dele.

Para que a gente passe a entender da maneira correta quem é o Espirito Santo. O Pai tem liberado nessa geração essa graça pra que a gente venha se relacionar com ele através do Espirito Santo mas da maneira correta, sem abusar ou refutar a sua presença. Amem...

Então queridos irmãos o Espirito Santo é Uma pessoa e queira se relacionar com essa pessoa... um outro erro que cometemos relacionada a pessoa do Espirito Santo é categoriza-lo é colocá-lo em uma escala de importância. Todos nós sabemos que o Espirito Santo faz parte da trindade santa certo? Deus Pai, Deus Filho e Deus Espirito Santo isto está correto certo? Certo...

Não quero falar aqui sobre trindade pois é muito complexo e a nossa mente é muito limitada pra entender como um pessoa pode ser três e como três pode ser um, isso é um estudo a parte.

Uma vez chegaram para John Wesley "me explica a trindade... ele disse eu explico só depois que você me explicar como pode na mesma sala ter três velas acesas e apenas uma luz, então te explico a trindade."

Veja a complexidade em explicar essa verdade... mas nós temos que aprender a nos relacionar com essas três pessoas individualmente esse é o desafio. Precisamos urgente aprender a conversar com eles da forma correta.

Edifiquem-se, porém, amados, na santíssima fé que vocês têm, orando no Espírito Santo. Mantenham-se no amor de Deus, enquanto esperam que a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo os leve para a vida eterna. Judas 1:20,21

Então nós dizemos Deus Pai, Deus Filho e Deus Espirito Santo e sobre o Espírito nós dizemos que Ele é a terceira pessoa da trindade, isto está correto certo? Não... não está correto, a bíblia não fala quem é o primeiro, o segundo, ou terceiro, ela fala que os três são 1... quem falou pra você que ele é a terceira pessoa. Você pode perguntar mas pastor o que trem haver isso o que prejudica em pensar assim? Eu te respondo com uma pergunta. Quem ficou em terceiro na copa do mundo? Quem ficou em terceiro na última corrida de Domingo? Ninguém sabe...

Quem foi o terceiro melhor classificado do vestibular, qual foi o campeonato que você chegou em terceiro, qual é a terceira melhor cidade do Brasil? Não sei se você está me entendo, mas nós nem lembramos em terceiro lugar em alguma coisa, você acha que vai lembrar do Espirito Santo de Deus se você o tratar como a terceira pessoa?

 É por isso que muitos tem tornado o Espirito Santo esquecido em suas vidas. Ele não é a terceira pessoa, ele é Deus e pronto, ele não pode ser a terceira pessoa ele é Deus. Precisamos urgentemente mudar nossa visão e nossa postura em relação ao Espirito Santo.

3)    O ESPIRITO SANTO É O NOSSO COMPANHEIRO QUE HABITA EM NÓS

"E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que esteja convosco para sempre, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece. Mas vós o conheceis, pois habita convosco, e estará em vós".

A palavra grega que foi traduzida "Consolador" nesta passagem significa muito mais que consolador. A palavra é "parakletos", que é uma palavra composta de "para", que significa "ao lado de", e "kletos", que significa "chamado". Assim a palavra completa significa "alguém chamado para estar ao lado de", alguém que foi chamado para tomar sua parte e ajudá-lo em qualquer emergência que pudesse surgir.

A idéia é de um ajudante, sempre presente com seu conselho e sua força e qualquer outra forma de ajuda que for necessária. Que idéia preciosa e maravilhosa! Neste pensamento do Espírito Santo ser um amigo pessoal, sempre presente, está a cura para toda solidão. Se o pensamento do Espírito Santo como um amigo sempre presente, sempre à disposição, entrar no seu coração e ali permanecer, você nunca mais sentirá solidão enquanto viver.

O texto nos diz que Jesus mandaria outro Consolador, que habitaria nos santos para sempre; que habitaria com eles, e estaria neles. O velho Inácio, o mártir, costumava chamar a si mesmo de Teóforo, ou o que carrega Deus, "porque," ele dizia, "Eu carrego comigo por onde vou o Espírito Santo."

Você meu querido irmão é um Teóforo... Você consegue entender o valor disso? Verdadeiramente, cada cristão é um transportador de Deus. "Não sabeis que sois o templo do Espírito Santo? Porque ele habita em vos?" 1 Coríntios 3.16

Não é cristão, o homem que não é objeto da habitação do Espírito Santo; ele pode falar bem, ele pode entender de teologia, ser um firme Calvinista; ele será um filho da natureza finamente vestido, mas não o filho da vida.

Ele pode ser um homem de um profundo intelecto, uma alma tão gigantesca, uma mente tão compreensiva, grande imaginação, que ele pode mergulhar em todos os segredos da natureza, pode conhecer caminhos que os olhos da águia não viram, e ir a profundezas onde o comum dos mortais não alcança, mas ele não será um cristão com toda a sua sabedoria. se o Espírito Santo não habitar nele...

Ele não será um filho de Deus, a menos que ele compreenda o que é ter o Espírito Santo habitando nele e permanecendo nele; sim, e isso para sempre.

O Espírito Santo que habita em nós nos ajuda em nossas fraquezas.

Quando temos dificuldades nós pedimos a direção do Espírito Santo.

Quando não compreendemos uma porção das Sagradas Escrituras, nós pedimos a Deus o Espírito Santo para brilhar sobre nós.

Quando estamos deprimidos o Espírito Santo nos conforta.  é ele que puxa para trás a mão do santo quando vai tocar a coisa proibida; como ele o prontifica para fazer uma aliança com seus olhos; como ele amarra os seus pés, para que eles não caiam em um caminho escorregadio; como ele retém o seu coração, e o guarda da tentação.

O texto ainda diz: para que esteja convosco para sempre, não poderia concluir sem falar desse "para sempre". Uma vez que me tenha sido dado o Espírito Santo, e eu nunca, Nunca, Nuncaaaaaa o perderei, até que "para sempre" tenha se transcorrido; até que a eternidade tenha dado suas infindáveis voltas.

Somos habitação do altissimo!!!

Ah! Sim! Quem nada sabe sobre a habitação do Espírito Santo, não a despreze. Oh! Não despreze o Espírito Santo, porque esse é o pecado que não tem perdão. "Aquele que falar uma palavra contra o Filho do Homem, será perdoado, mas aquele que falar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado, nem nessa vida nem na vindoura". MC 3

Oh!, não existe na terra um crime tão negro como o crime contra o Espírito Santo! Você pode blasfemar do Pai, e será condenado por isso, a menos que se arrependa; você pode blasfemar contra o Filho e o inferno será a sua porção, a menos que seja perdoado; mas blasfeme contra o Espírito Santo, e assim diz   o Senhor: "Não haverá perdão, nem neste mundo nem no que está por vir". Portanto tremei, para que em nada desprezemos as influências do Espírito Santo.

 


Nenhum comentário: