2018/08/13

Lugar secreto


Boa noite irmãos. Graça e paz... queridos que bom poder voltar aqui, uma igreja que amo e tive o privilégio de poder pastoreá-la, cheguei aqui como licenciado em 2009 e aqui fui ordenado em 2010. Quantas coisas vivenciamos juntos neste lugar. Eu agradeço ao pastor Carlinho e ao conselho a oportunidade de estar aqui e poder compartilhar o que Deus tem colocado em meu coração.

Queridos Deus tem uma palavra ao seu coração amém... fala assim ao seu irmão que está ao seu lado, irmão eu amo você, mas não converse comigo agora porque quero ouvir o que Deus tem pra mim...

O tema dessa noite é O Lugar secreto...

A Bíblia diz: "Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará" (Salmo 91.1). Existe uma versão que diz: "Aquele que habita no secreto…".

Irmãos existe uma convicção muito forte em meu coração que todo individuo é importante e é chamado pra fazer grandes coisas para Deus. Eu não sei se isso queima em seu coração como queima no meu, talvez você não se sinta importante ou ache que o tempo passou pra você, eu quero lhe dizer essa noite a mando do Espirito Santo de Deus. Você é importante para Deus e para a obra que ele quer fazer através de você. E se você é um seguidor de Jesus, então o seu chamado e o seu destino são para que você seja frutífero e impacte o mundo. Você é sim Importante!!! A despeito do momento que você esteja vivendo seja ele bom ou ruim... Deus te ama e conta com você para que o seu reino se estabeleça nessa terra. Mas o grande desafio hoje de todos nós cristãos, é em meio a correria do dia a dia, encontramos a Deus em um lugar secreto. O cristianismo de hoje está marcado por uma multidão de pessoas que se denominam cristãs, mas que não conhecem a Cristo pessoalmente. Pessoas super envolvidas com a igreja, com o ministério, com as programações, com a liturgia, mas não com Cristo.

Alguns domingos atrás ouvi uma profeta dizer que Deus havia falado pra ela, que muitas pessoas que o buscavam em oração não acreditavam que ele realmente estava presente. Faziam apenas por religiosidade.

O autor de Hebreus já havia chamado a atenção da igreja pela mesma atitude. "Porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe. " Hebreus 11:6

A religiosidade querido irmãos, tem destruído a vida de muitos cristãos. E o antidoto para frearmos a religiosidade em nossa vida é frequentarmos os lugares secretos. Deus nos chama para esses encontros. "Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, "Aquele que habita no secreto…". Esses encontros secretos com nosso Deus é um relacionamento pessoal com Ele, marcado por intimidade, dependência, fé e descanso. Esses ingredientes só serão encontrados no secreto, na oração. O motivo principal de nossa fraqueza está relacionada diretamente ao nosso pouco tempo gasto no secreto em oração diante de Deus. A oração não se trata do que falamos, do que repetimos ou até mesmo de nossas necessidades expostas, mas se trata de intimidade.

De nos colocarmos no silêncio da solitude e buscarmos a melhor companhia disponível: o colo do Pai! Isso, algumas vezes pode significar até mesmo não utilizar palavras, mas sermos constrangidos pela doce presença que invade e transforma quem somos. Ter encontros secretos com Pai, significa buscar uma intimidade, um relacionamento, significa vida. Infelizmente estamos vivendo uma época em que as pessoas estão extremamente individualistas, elas não estão priorizando relacionamentos e muitos repetem esse comportamento para com Deus,  não há nada mais triste do que ver a semente da paixão e da visão morrer ou ser sufocada em pessoas que antes corriam ferozmente em direção a Deus. Infelizmente nós temos visto ao nosso redor, muitos irmãos cederem, abandonarem o seu chamado ou se desviarem completamente de Deus por nunca terem permitido que Deus fizesse de seus corações um lugar secreto, um lugar onde Ele pudesse florescer.

Deus essa noite está procurando por corações que estejam insatisfeitos com sua vida cristã e anseiam por algo novo, por mais de Deus. Corações que queiram explorar o mundo do lugar secreto, da intimidade, da presença de Deus.

Se você é um desses, Deus precisará gerar no seu coração 2 solos.

1)              Solo Confiança. A falta de confiança é o fator responsável do porque muitos não permanecem no lugar secreto, na habitação do Altíssimo. A confiança é o fator crucial para o sucesso em sua caminhada com Deus.

Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. Salmos 91:2

Precisamos entender queridos irmãos que confiança é o que Deus mais busca enquanto desenvolve uma intimidade conosco. É exatamente o que Ele está construindo através da oração das lutas e tribulações que nos levam diante dele. Muitas dessas lutas são sim permitidas por Deus, para que em meio a esses vales venhamos encontra-lo. Sermos moldados e atraído a Ele. Confiança possui dois elementos básicos: intimidade e dependência.

É sobre isso que Jesus falava quando mandou permanecer nele assim como ele permanece no Pai. Ele quer que desenvolvamos a habilidade de andar em profunda e continua intimidade com ele e que dependamos dele enquanto nos treina e nos capacita a sermos parceiros confiáveis de seu trabalho aqui na terra. Não deveria nos surpreender o fato de que aquilo que Deus mais quer de nós, é também aquilo que o inimigo mais ataca. Toda batalha espiritual que você luta, qualquer batalha espiritual, tem no centro a confiança em Deus. O inimigo usa a mesma estratégia que usou quando apareceu no jardim:

1-              Fazer os filhos de Deus duvidarem da confiabilidade de Deus.

2-              Fazer os filhos de Deus confiar em algo que não seja Deus.

O inimigo se dedica a nos convencer de que Deus está retendo algo bom de nós e que está falhando em prevenir que coisas ruins aconteçam conosco. Ele descobre os nossos maiores medos e anseios e usa essas áreas vulneráveis para semear desconfiança em nossos corações. Todas as vezes que passamos por uma dor, decepção, perda, medo, ele nos diz que Deus nos abandonou e a única coisa a fazer é proteger-nos. Sempre que vemos e desejamos algo bom ele diz que devemos agarrar em vez de deixar que Deus nos entregue em seu tempo e modo. O Diabo está constantemente tentando nos fazer não confiar em Deus e fazer justiça com as próprias mãos a nos colocar no trono nossas vidas e finalmente nos auto-destruir. Talvez esta noite eu esteja falando para alguém aqui que não consegue permanecer no lugar secreto pois não consegue confiar e descansar em relação aos seus filhos. Você está constantemente preocupada(o) com a vida de seus filhos e isso lhe tira toda a alegria da vida e suga as suas forças e te deixa impaciente diante de Deus. Talvez a sua área que te atormenta é as finanças, você acha que Deus não é capaz de suprir suas necessidades, sempre está preocupado(a) com o aluguel, com os recursos e isso lhe rouba a paz. Talvez seja o seu casamento, seu emprego, sua saúde etc... seja lá o que for você precisa colocar tudo isso nas mãos de Deus.

Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. 1 Pedro 5:7

Tudo isso são testes que somos submetidos e Deus permite que passemos para crescermos em confiança nele. Pois se não pudermos confiar em Deus nas pequenas coisas, não seremos capazes de confiar nele nas grandes...

Se você quer construir uma fé inabalável em Deus e passar nas provas de confiança, deverá deixar que ele te ensine sobre intimidade e dependência. Essas são as raízes que Deus está estabelecendo em sua vida. Intimidade e dependência vem apenas através de um encontro pessoal e entendimento. David disse: "os que conhecem o teu nome confiam em ti, pois tu senhor jamais abandonas os que te buscam." Salmos 9.10

2)              Solo da Palavra. Para nós permaneceremos irmãos no lugar secreto nós precisamos deixar Deus desenvolver o solo da palavra, das escrituras em nossos corações. Deus desenvolve nossa vida em muitas áreas, mas nenhuma é mais importante do que se aprofundar na palavra de Deus. Davi entendeu isso, e ele comparou aqueles que meditam na lei do senhor nas escrituras como uma árvore frutífera plantada à beira das águas correntes:

Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará. Salmos 1:2-3

Satisfação e meditação vão, obviamente, além da mera leitura. Se quisermos permanecer no lugar secreto e ter uma vida cristã séria, precisamos de um sistema de raízes firmemente plantados na palavra, devemos nos aprofundar na Bíblia meus irmãos, meditando, estudando, memorizando, orando, especialmente praticando. Talvez esse seja o tempo a onde encontramos dentro de nossas igrejas  a maior quantidade analfabetos bíblicos e surdos espirituais. Porque habilidade que construiremos no momento do lugar secreto, de ouvir a Deus, vem quando as raízes se aprofundam no solo da palavra.

Quando nós ouvimos a nossa fé se desenvolve, Deus quer que a verdade a seu respeito revelada nas escrituras levem-nos em direção a fé e a confiança. O apóstolo Paulo escreve: a fé vem pelo ouvir a mensagem, a mensagem é ouvida mediante a palavra de Deus Romanos 10 17

A ordenança para cada Cristão é primordialmente seguir a Jesus queridos irmãos, porém não sabemos como segui-lo se não pudermos ver onde ele está indo e o primeiro lugar onde vemos para onde ele está indo é na Bíblia. A Bíblia revela Jesus e contem ensinamentos nos quais nossas vidas são fundamentadas. Jesus deseja que o conhecemos através das Escrituras, ele espera que o conhecemos através dela. Se quisermos que a sua palavra habite em nós, então devemos ir até ele através das escrituras, como ele mesmo falou e ele repreendeu os fariseus por não fazerem isto:

E a sua palavra não permanece em vós, porque naquele que ele enviou não credes vós. Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; E não quereis vir a mim para terdes vida. João 5:38-40

 O sinal de que a sua palavra habita em nós é que a estudamos e ela nos leva a ter fé e vida eterna em Jesus. A base de Jesus deve ser também a nossa base. Jesus concluiu o incrível o Sermão da Montanha com a seguinte declaração:

Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. Mateus 7:24,25

Sabe porque muitos sucumbem e se desviam e deixam de seguir Jesus? Pq não estão firmados na rocha, na palavra, nas escrituras.

Uma das minhas preocupações com a igreja moderna é que temos construído nossas vidas sobre areias movediças das emoções, ao contrário de construir sobre a rocha da prática dos ensinamentos de Jesus. Vivemos em uma sociedade que é guiada pelo que se sente e este conceito entrou na igreja. Ouvimos pessoas dizendo "acho que isto não é de Deus. Mas nem sentimento, nem opinião pública que facilmente mudam os nossos sentimentos determinam as verdades em nossas vidas e sociedades.

A verdade não está enraizado os nossos sentimentos opiniões mas nas Escrituras, é claro que nós valorizamos as emoções eu conecto-me com Deus emocionalmente juntamente com outras dimensões do meu ser, eu creio que quando o senhor fala comigo existe um componente emocional nisso, entretanto todos os aspectos da minha experiência precisa ser testados e compreendidos pelas lentes das Escrituras.

Confiança e Palavra dois solos necessários para permanecermos no lugar secreto. E vale a pena crescer nisto para podermos desfrutar da intimidade com Deus no secreto. É no secreto que Deus nos encontra e nos desenvolve para que venhamos dar frutos.

Conclusão

Duas coisas vitais acontecem, conforme nos aproximamos de Deus intencionalmente em oração. Primeiro, a prioridade do amor se torna motivação das nossas vidas. começamos a amar como Jesus amou. Segundo, Deus nos mostra a história que ele está revelando na terra e unge-nos para o nosso papel em seu plano.

Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. Mateus 6:6

A primeira razão para buscarmos a Deus no secreto é porque O encontramos no secreto. Ele está esperando por nós lá. Encontrar Deus é primordial, pois o primeiro chamado as nossas vidas é para estar com Deus. Quando Deus chamou seus discípulos, a primeira coisa que ele queria era que ficassem com ele.

E subiu ao monte, e chamou para si os que ele quis; e vieram a ele. E nomeou doze para que estivessem com ele e os mandasse a pregar, E para que tivessem o poder de curar as enfermidades e expulsar os demônios: Marcos 3:13-15

A intenção de Jesus não era passar informações a seus discípulos, mas sim era comunicar quem ele era e reproduzir a Si mesmo neles.  Antes de Jesus enviar os discípulos primeiramente o chamou para estarem com ele. A estratégia de Jesus para levantar aqueles que levariam o evangelho para todo mundo, ele primeiro disse "venham ficar comigo, deixem-me mostrar-lhes quem Eu sou e como Eu sou".

Queridos nesta noite Deus está te chamando a desfrutar desse lugar secreto. Sem essa conexão desenvolvida em sua vida, jamais a sua vida será saudável, Você nunca encontrará a satisfação ou experimentará o motivo pelo qual foi criado. Tudo que você precisar pode ser encontrado na presença de Deus pois Lá você encontrará a razão e ter sido criado.

 Irmãos Deus deseja aproximar-se de você e revelar seu amor que é melhor do que a vida. Conforme você passa tempo com Deus em seu lugar secreto as coisas que ele gosta e o modo como as faz começam a fazer parte da sua vida. Você encontra seu coração e seus pensamentos o que no tempo certo moldam a sua forma de viver e pensar. Jesus ele reorganize as suas prioridades, o desejo de fazer o nome dele conhecido cresce com paixão e foco. Aqueles que se tornam conhecidos por Deus nos lugares secretos são os que tornam famosos por fazerem o nome do Deus conhecido na terra.

Estar diariamente no Secreto com Deus é o que mantém seu coração queimando pelo primeiro amor. Por isso irmãos seja intencional em buscar o lugar secreto, existe uma unção que é encontrada em apenas um lugar, você pode ir a quantas conferências quiser, mas não encontrará ela lá, Deus reserva algumas coisas para serem encontradas apenas no secreto com ele, e se quiser recebê-las deverá se retirar para este lugar íntimo de oração.

 

 

 


Nenhum comentário: