2018/08/13

Uma Base Para o Reino de Deus

Fiquem naquela casa, e comam e bebam o que lhes derem, pois o trabalhador merece o seu salário. Não fiquem mudando de casa em casa. Lucas 10:7

Boa noite irmãos... estamos conversando nestes últimos domingos sobre a necessidade de como igreja, nos movermos em direção a vontade de Deus. E o que Deus quer é que estabelecemos o Reino de Deus nos corações das pessoas e em suas casas. Mas alguém pode se perguntar como vou pregar o reino se eu não entendo o que é o Reino de Deus. O que é o Reino de Deus? Resumindo, o reino de Deus é o resultado da missão de Deus para resgatar e renovar sua criação arruinada pelo pecado. O reino de Deus é sobre Jesus o nosso rei estabelecendo seu governo e reinado sobre toda a criação, derrotando os poderes humanos e angélicos do mal, trazendo ordem a tudo, decretando a justiça e sendo adorado como Senhor.

Tragicamente, há muitas ideias errôneas sobre o reino que deturpam as glórias do reino eterno de Deus. O reino não é como as bobagens cartunistas que mostram o céu como uma nuvem branca sobre a qual nos sentaremos vestindo fraldas e tocando harpas, com asas pequenas demais para nos levar a algum lugar divertido.

 O reino não é o sonho ingênuo do liberalismo, no qual, com o aumento da educação e o passar do tempo, o pecado e seus efeitos serão tão erradicados da terra que a utopia alvorecerá. O reino não é o sonho enganador da espiritualidade sem Cristo, onde todos aprendem a nutrir a centelha da divindade dentro de si e a manter o seu verdadeiro "eu bom" em harmonia. O reino não é o sonho político de que se nós simplesmente colocarmos os líderes da direita no poder e derrotar todos os bandidos, a boa vontade governará a terra. O reino é tanto uma viagem como um destino, tanto uma operação de resgate neste mundo quebrado, como um resultado perfeito na nova terra por vir; ambos já iniciados e ainda não finalizados. O Reino de Cristo terreno começa no coração do homem regenerado.

nem se dirá: 'Aqui está ele', ou 'Lá está'; porque o Reino de Deus está entre vocês". Lucas 17:21

Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, Colossenses 1:13

Sob o poder do Espírito Santo, à medida que o cristão reordena sua vida, família e todas as outras áreas que ele influencia em termos de uma fé cristã e lei bíblica, Deus gradualmente reverte o mal e seus efeitos em tudo da vida e sociedade humana.

O reino avançará principalmente pela operação do Espírito na vida de cristãos crescentemente santificados, que guardam a lei, que praticam sua fé na família, trabalho, escola, igreja e em todas as áreas de suas vidas. Os pais inculcam a fé cristã ortodoxa em suas famílias. Os pastores conduzem o seu rebanho à maior obediência. Os educadores instruem seus alunos em termos de um sistema de vida cristão abrangente. As igrejas revivem o diaconato e cuidam dos doentes, dos necessitados, das viúvas e dos órfãos. Os médicos cristãos praticam o ofício divino de cura natural (algumas vezes, talvez, sobrenatural) ao seguir a lei de Deus e os produtos da graça comum de Deus. Os empresários produzem riqueza começando novos negócios que beneficiam a outros. E assim por diante em todas as esferas.

Quando Jesus enviou setenta de seus discípulos, de dois em dois, para entrarem nas cidades e aldeias em busca dos filhos da paz, tinha em mente mais do que evangelizar algumas famílias. Este era apenas o objetivo primário da missão. Na verdade, eles estavam indo a fim de estabelecer bases de operação do reino de Deus nas casas que os recebessem. Por que Deus sabe que pode mudar a sociedade através da família.

O Senhor os enviou "adiante de sua face a todas as cidades e aldeias aonde Ele estava para ir" (Lucas 10:1).

Isso quer dizer que aqueles discípulos deveriam preceder Jesus, preparando uma casa que pudesse recebê-lo quando ali chegasse, tornando-se sua plataforma de operação enquanto Ele estivesse naquele lugar. Quando lemos desatentamente o capítulo 10 de Lucas, podemos imaginar que aquela missão consistia num contato superficial com algumas pessoas, tipo "evangelismo fast food". Pensamos em Jesus ordenando que seus discípulos fossem e, no mesmo dia, quem sabe ao entardecer, recebendo-os de volta com seus relatórios cheios de entusiasmo. Entretanto, uma avaliação acurada do texto nos levará a perceber que não foi assim.

1) AQUELA MISSÃO DUROU, NO MÍNIMO, ALGUMAS SEMANAS. TEMOS VÁRIOS MOTIVOS PRA CRER NISTO...

Primeiro eles foram organizados, em duplas, enviados a diversas cidades e aldeias aonde Jesus estava para ir. Deveriam encontrar uma casa e permanecer nela até que o Senhor chegasse ali. Seriam ao menos trinta e cinco casas, portanto, em lugares diferentes. Quanto tempo você acha que Jesus gastaria para percorrer todas elas, parando em cada uma, é claro, para pregar e abençoar os nativos daquele lugar? Se Ele fosse a uma Casa de Paz por dia (o que seria bastante intenso e desgastante, pois estamos falando de aldeias distintas), demoraria mais de um mês para ministrarem todas e completar a missão... Mas há outro indício de que aquelas tarefas deveriam se estender por vários dias. Jesus mandou cada dupla de discípulos encontrar uma casa e permanecer nela, comendo e bebendo do que lhes fosse oferecido (conf. Lucas 10:7). Não é difícil percebermos que não se tratava de bater numa porta, entregar um folheto, dizer umas poucas palavras e partir. Não! O objetivo principal daquela missão era estabelecer um relacionamento sólido com as pessoas da casa que se abrisse, convivendo ali pelo tempo suficiente, a fim de preparar aquele lugar para hospedar Jesus quando ali Ele chegasse e, obviamente, ser sede de sua pregação e de seus milagres. Casa de paz não é simplesmente bater nas portas das pessoas mas é estabelecer relacionamentos verdadeiros com os filhos da paz...

 2) AO ENCONTRAREM UM FILHO DA PAZ, OS DISCÍPULOS DE JESUS DEVERIAM OPERAR EM TRÊS PROPÓSITOS:

Primeiro, ANUNCIAR A PAZ, PREGAR O EVANGELHO A QUEM ESTIVESSE NAQUELA CASA conforme: "Quando entrarem numa casa, digam primeiro: 'Paz a esta casa'. Lucas 10:5

Depois, ENQUANTO PERMANECESSEM ALI, DEVERIAM CURAR OS ENFERMOS conforme Curem os doentes que ali houver e digam-lhes: 'O Reino de Deus está próximo de vocês'. Lucas 10:9 ou seja, confrontar qualquer situação prática que estivesse comprometendo a paz daquelas pessoas. Isso ia além da ministração de cura.

Quando eles voltaram para dar o relatório a Jesus, estavam animados porque os demônios se lhes submeteram conforme: Os setenta voltaram alegres e disseram: "Senhor, até os demônios se submetem a nós, em teu nome". Lucas 10:17, Indicando que durante a missão eles ministraram também libertação...

Existe um poder em nós, que é o Espirito Santo de Deus que nos usa para curar as pessoas e liberta-las de tudo que lhe aflige. O cristianismo que vivemos deve ser vivenciado em poder, Deus quer usar você meu querido irmão para curar as pessoas, pra tirar as pessoas de seu cativeiro. Em atos 3 temos um relato de como deve ser a vida de todos nós.

Estava sendo levado para a porta do templo chamada Formosa um aleijado de nascença, que ali era colocado todos os dias para pedir esmolas aos que entravam no templo. Vendo que Pedro e João iam entrar no pátio do templo, pediu-lhes esmola. Pedro e João olharam bem para ele e, então, Pedro disse: "Olhe para nós! " O homem olhou para eles com atenção, esperando receber deles alguma coisa. Disse Pedro: "Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isto lhe dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, ande". Segurando-o pela mão direita, ajudou-o a levantar-se, e imediatamente os pés e os tornozelos do homem ficaram firmes. E de um salto pôs-se de pé e começou a andar. Depois entrou com eles no pátio do templo, andando, saltando e louvando a Deus. Atos 3:2-8

Deus não só espera que vivemos nessa dimensão de fé como conta conosco para libertar as pessoas de seus sofrimentos. Agora me diga uma coisa, você já pediu pra Deus pra te usar dessa forma? Se não deveria pois era isso que os irmãos da igreja primitiva faziam todo as vezes.

Agora, Senhor, considera as ameaças deles e capacita os teus servos para anunciarem a tua palavra corajosamente. Estende a tua mão para curar e realizar sinais e maravilhas por meio do nome do teu santo servo Jesus". Depois de orarem, tremeu o lugar em que estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a palavra de Deus.               Atos 4:29-31

Eles oravam pedindo poder, pedindo capacitação para pregar o evangelho e curar as pessoas, acredito que essa deva ser também a nossa oração... Nós nos acostumamos a viver por baixo, nos nivelamos por baixo Deus está dizendo para mim e para você que está na hora de levantarmos e experimentarmos milagres e exercemos a autoridade que ele tem nos dado.

Finalmente, DEVERIAM PROCLAMAR A CHEGADA DO REINO DE DEUS NAQUELA CASA, IMPLANTAR O GOVERNO DO SENHOR ALI. Conforme: O Reino de Deus está próximo de vocês' Lucas 10:9

Quando o reino de Deus é estabelecido, cessa o domínio de Satanás e cessa também a independência do homem. Esse é o nosso alvo nos próximos meses, Vamos sair de dois em dois para encontrar uma casa e estabelecer um relacionamento de amizade e fé com quem ali estiver, levando-lhes a oportunidade de salvação e objetivando finalmente que aquele lugar se transforme numa base permanente para Jesus operar.

1) AQUELA MISSÃO DUROU, NO MÍNIMO, ALGUMAS SEMANAS.

2) AO ENCONTRAREM UM FILHO DA PAZ, OS DISCÍPULOS DE JESUS DEVERIAM OPERAR EM TRÊS PROPÓSITOS:

Primeiro, ANUNCIAR A PAZ, PREGAR O EVANGELHO A QUEM ESTIVESSE NAQUELA CASA; CURA ENFERMIDADES E EXPULSAR DEMÔNIOS E ESTABELECER UMA BASE PARA O REINO DE DEUS.

3) NÃO PRECISAMOS DE MUITA ESTRUTURA HUMANA PARA CUMPRIR ESTA MISSÃO.

Qualquer crente que tenha passado por um encontro com Deus e traga disposição no coração pode fazê-lo. Qualquer um de nós aqui podemos abrir casas de paz. Basta disposição, fé e obediência. Aqueles setenta que Jesus enviou eram novos convertidos. Jesus os mandou sem bolsa, nem alforje, desafiados a irem apenas na dependência da fé (conf. Luca 10:4a).

Não levem bolsa nem saco de viagem nem sandálias; e não saúdem ninguém pelo caminho. Lucas 10:4

 Aliás, na equipe de Jesus só havia gente inexperiente. Ao final do seu ministério, os mais velhos de fé, seus apóstolos, tinham três anos de conversão! Por isso, eu afirmo que os setenta eram pessoas novas. Até então nunca haviam expulsado um demônio de ninguém. Isso fica claro na forma deles relatarem a experiência, quando retornaram da missão (conf. Lucas 10:17). As vezes a gente fica levantando mil e uma desculpas para não fazermos a obra de Deus, "Ah porque não sei fazer isso; ah mais eu não tenho habilidade pra isso; ah mas eu nunca fiz isso, ah porque eu estou muito velho" e ficamos paralisados por essas desculpas enquanto Deus está usando a todos que querem independentemente da nossa condição. Por isso querido irmão abra o seu coração e deixa Deus te usar.

VOCÊ NÃO PODE SE ESQUIVAR DESSE MOMENTO. NÃO DEIXE QUE A TIMIDEZ O COMODISMO OU A FALTA DE COMPROMISSO LHE ROUBEM DESSA GRANDE CONQUISTA.

Estamos indo em nome de Jesus! Ele disse: "Quem vos ouve, a mim me ouve; quem vos rejeita, a mim me rejeita; e quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou" (Lucas 10:16).

Será que isso não basta para sermos obedientes e começarmos a procurar os filhos da paz que nos cabe encontrar, a fim de fazer de suas casas verdadeiras embaixadas do reino de Deus? Você vai dizer "sim" ou "não" a este chamado?



Nenhum comentário: