2018/08/08

A ALEGRIA DE SER USADO POR DEUS

Lucas. 10:17

Então, regressaram os setenta, possuídos de alegria, dizendo: "Senhor, até os demônios se submetem a nós, em teu nome". Lucas 10:17

Queridos hoje chegamos ao final da série que iniciamos a três Domingos atras.

No primeiro Domingo falamos da necessidade de compreendermos que, quando fomos alcançados pelo amor de Jesus e por Ele fomos transformados fomos comissionados para realizar uma missão, e estamos sendo enviados pelo Senhor.  Entretanto nem todo mundo pode ser enviado pelo Senhor pois vimos que no meio da multidão que seguiam a Jesus teve 3 grupos de pessoas que não puderam ser usadas por Deus por conta da sua postura e que se também repetirmos nos impedirão de avançar.

1) não estava disposto a abrir mão do conforto e comodidade.

Embora ele tivesse um discurso entusiasmado, não queria pagar o preço que os demais estavam pagando, seguindo Jesus sem ter onde reclinar a cabeça para descansar.

2) não estar disposto a tratar o chamado com a prioridade e urgência exigida. 

Aquelas pessoas tinham outras prioridades e urgências, até queriam um envolvimento, mas não estava em 1ª lugar na lista de prioridades delas se envolverem com o reino e por isso Jesus descartou a ajuda delas.

3) não viu nele a perseverança que o ministério exige.

Assim como muitas coisas na vida a perseverança é fundamental para a obtenção do sucesso, muitas pessoas no limiar do sucesso desistem e perdem todo o trabalho que fizeram.

No segundo Domingo falamos que precisamos aproveitar todas as oportunidades para falar de Cristo e descobrir quem está com o coração aberto. Esse é um filho da paz. Precisamos abordar aquelas pessoas que estão curiosas quanto as coisas espirituais, e ficar atentos às necessidades das pessoas. Sabendo que algumas sementes que lançarmos prosperará outras não e não podemos nos frustrar por isso, pois a nossa função é semear e a Deus é dar crescimento...

O terceiro sermão foi da semana passada onde vimos que quando encontrarmos uma casa devemos estabelecer ali o Reino de Deus. Como fazemos isso? Pregando a todos que estiverem na casa, anunciando as verdades da palavra de Deus, curando os enfermos e libertando os oprimidos, fazendo cessar o domínio do mal naquele local estabelecendo o Reino de Deus naquela casa... quando Deus entra o Mal cessa... ele tem que bater em retirada.

Hoje pra fechar essa série quero falar da alegria que receberemos ao cumprirmos essa missão. Hoje vamos falar do que vamos receber em troca. Porque no fundo o maior abençoado de todos somos nós mesmos que vamos em obediência até essas casas de paz.

 Depois de cumprirem sua missão, os setenta discípulos de Jesus voltaram "possuídos de alegria". Essa é uma expressão bastante forte que revela a intensidade do gozo que havia em seus corações, após terem vencidos o desafio que o Senhor lhes propusera. Esse versiculo já comunica uma grande verdade, quando nós trabalhamos para Deus nós somos acometidos de uma alegria incrível.Muitos aqui podem confirmar essa verdade, a uma alegria um prazer em servir a Deus.

 Às vezes ficamos paralisamos pelo medo ou pela timidez e não ousamos obedecer a Deus naquilo que Ele está nos enviando a fazer. Isso acontece porque consideramos os riscos em detrimento dos frutos. Pensamos negativamente, entregamo-nos aos argumentos de nossa alma como falta de capacidade, falta de tempo e coisas do gênero e sequer tentamos fazer o que deve ser feito. No momento como o que estamos vivendo, quando o Espírito está nos dando à direção de lançarmo-nos ao evangelismo, precisamos encher a nossa mente com a motivação correta e permitir que os argumentos que realmente têm valor determinem nossa atitude. 

1) Temos muitos motivos para dizer "sim" ao chamado de Deus. O primeiro deles, é honrarmos ao Senhor. Obedecendo-o.

A obediencia é a verdadeira marca de um Cristão que verdadeiramente ama a Deus. Em Samuel lemos um texto muito forte é oportuno para todos que acham que podem cultuar a Deus e manter-se alheio à sua vontade.

"Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros".  (I SAMUEL 15:22).

O Senhor Jesus certa vez, confrontou algumas pessoas, indagando: "Porque me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando?" (Lucas.6: 46).

Faz todo sentido, você não acha? Se Ele nos deu uma ordem, nós o desonramos em não obedecer. Isso já deveria ser suficiente para nos mover. Nossa fé não pode ser apenas de palavras, mas de atitude.

 (Mateus 21:28-31- Mas, que vos parece? Um homem tinha dois filhos, e, dirigindo-se ao primeiro, disse: Filho, vai trabalhar hoje na minha vinha.

 29 – Ele, porém, respondendo, disse: Não quero. Mas depois, arrependendo-se, foi.

 30 – E, dirigindo-se ao segundo, falou-lhe de igual modo; e, respondendo ele, disse: Eu vou, senhor; e não foi.

 31 – Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram-lhe eles: O primeiro. Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus.

A obediência ao chamado manifesta alegria, não pense que o ministério é uma carga pesada que temos de suportar em nome da fidelidade. Embora tenhamos desafios e lutas ao empreendermos as conquistas do reino, a verdade é que ser usados por Deus produz uma intensa alegria em nossas vidas.

2) A alegria da conquista vale o preço do desafio.

Aqueles setenta discípulos que Jesus enviou eram novos convertidos, não tinham até então nenhuma experiência no contexto de pregar o evangelho. A tarefa não foi simples. Eles encontrariam muito trabalho, E lhes disse: A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos... Lucas 10:2

Eles encontrariam pessoas difíceis Vão! Eu os estou enviando como cordeiros entre lobos. Lucas 10:3,

Eles encontrariam portas fechadas Mas quando entrarem numa cidade e não forem bem recebidos, saiam por suas ruas e digam: 'Até o pó da sua cidade, que se apegou aos nossos pés, sacudimos contra vocês. Lucas 10:10,11

Eles encontrariam resistências demoníacas Senhor, até os demônios se submetem a nós, em teu nome". Lucas. 10: 17b.

No entanto, persistiram. E qual foi o resultado? "Voltaram os setenta possuídos de alegria" (Lucas. 10: 17a).

Depois de terem enfrentado todas as adversidades e vencido seus próprios receios, eles estavam cheios de prazer, pois a sensação de ser um instrumento nas mãos de Deus é maravilhosa! E perceba que a experiência de voltar assim, cheios de gozo, Não foi apenas de alguns, mas de todos os que obedeceram ao Senhor

3) Quando você serve pelo prazer de servir, sua vida tem um poder sobrenatural.

A alegria do Senhor é a nossa força (Neemias. 8: 10b). O próprio Jesus "suportou a cruz em troca de uma alegria que lhe estava proposta" (Hebreus. 12: 2). Mas porque a obediência gera tanto prazer?

a)    Porque a colheita traz em si um sentimento de realização (Salmos. 126: 6).

Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes. Salmos 126:6

Não tenho alegria maior do que ouvir que meus filhos estão andando na verdade. 3 João 1:4

Pessoas que têm um coração em Deus se entusiasmam com os frutos. Veja o caso de Barnabé. Ele foi enviado pelos apóstolos de Jerusalém para Antioquia. Lá, num campo virgem, num tempo em que os crentes estavam sofrendo dura perseguição, ele viu muitas pessoas se convertendo. E qual foi sua reação? "Vendo a graça de Deus, alegrou-se" (Atos 11:22-23). Homens e mulheres apaixonados por Deus têm prazer em ver a colheita! Apenas o que estão com o coração frio e cheio de egoísmo, como o profeta Jonas, não participam desse gozo celestial.

Deus viu o que eles fizeram e como abandonaram os seus maus caminhos. Então Deus se arrependeu e não os destruiu como tinha ameaçado. Jonas 3:10

Mas Jonas ficou profundamente descontente com isso e enfureceu-se. Jonas 4:1

Até os anjos se alegram quando um pecador se arrepende e recebem a salvação. Eu lhes digo que, da mesma forma, há alegria na presença dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende". Lucas 15:10

b) Quando anunciamos o evangelho, infligimos uma derrota ao império das trevas.

Os setenta voltaram para Jesus, entusiasmados, dizendo: "Senhor, em teu nome até os demônios se nos submetem" (Lucas 10:17b).

E a resposta de Jesus foi mais impressionante ainda: "Eu via a Satanás cair do céu como relâmpago" (Lucas 10:18). Ou seja, quando pregamos o evangelho, não só os demônios que ali atuavam são vencidos, mas o próprio Satanás é derrubado! Isso não é uma vingança maravilhosa? Nós, que um dia fomos fustigados pelo império das trevas e que vemos o diabo produzindo tanta miséria em nossa geração, podermos estabelecer uma vitória contra ele e conquistar o território que estava em suas mãos!

c) A salvação tem um valor imensurável.

Jesus disse àqueles discípulos fiéis: "Mas não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos, antes, por estar o vosso nome escrito nos céus" (Lucas 10:20).

Em outras palavras, ter o nosso nome inscrito no livro da vida é um argumento maior que todos. Agora, imagine sermos instrumentos para escrever o nome de outras pessoas lá no rol da salvação!

Irmão você sabe o valor que tem uma alma
Nem todos os recursos humanos poderiam pagar.
O dinheiro, a prata, o ouro, e o mundo inteiro
É pouco demais pro valor de uma alma poder comparar

Irmão o valor de uma alma custou muito caro 
É necessário sentirmos por ela imenso amor 
Zelando, ensinando, orando e às vezes chorando 
Devemos buscar todas as almas 
Que Jesus comprou

Irmão quantas vezes tem alma ao teu lado chorando
Sofrendo, gemendo com fardo pesado de dor
Se ela chegar a perecer você é o culpado
Tenhas cuidado porque uma alma tem muito valor.

Irmão você lembra do Ide do Mestre Amado
Não foi um pedido mas ordem que Ele nos deu
Mas como podemos ficar com os braços cruzados
Se Ele de braços abertos por todos morreu.

 

  Segundo o ensino bíblico, uma alma vale mais que o mundo inteiro, o que quer dizer que a alma não tem preço físico. Para resgatar a alma humana, foi preciso o sangue do Senhor Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus, que veio tirar o pecado do mundo (João 1:29). Cristo deu a Sua vida pelos nossos pecados (I Coríntios 15:3).

  Aos nossos olhos, quanto vale a nossa alma? Para alguns, vale menos que uns momentos de sexo com a mulher do seu próximo; para outros, vale menos que trinta moedas de prata, como foi o caso de Judas; para outros, menos que um prato de lentilhas num momento de fome! Para ti, quanto vale a tua alma? Qual o preço por que a tens posto à venda?  Lembra-te que a tua alma vale mais que todo o mundo! Não hesites em perder dinheiro, campos, jóias, prazer físico, porque tudo isso nada é, comparado com a vida eterna com Jesus. Quando abrimos nosso coração para o Senhor, Ele abre os nossos olhos para os perdidos. O privilégio desta hora é tremendo. Não podemos perder esta oportunidade!

 



Nenhum comentário: