2018/08/07

EU SOU a Luz do mundo


Texto: João 8.12

Falando novamente ao povo, Jesus disse: "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida". João 8:12

Na minha opinião toda mensagem proclamada dos púlpitos das igrejas necessariamente deve ser Cristocentrica. Cristo é a unica boa nova ao ser humano.

A MENSAGEM CRISTOCÊNTRICA É AQUELA QUE APRESENTA JESUS.

Ela está centralizada em Cristo. Jesus deve ser o ponto central, pois tudo converge nele. Atos 5.42 diz o seguinte acerca dos apóstolos: "E todos os dias, no templo de casa em casa, não cessavam de ensinar e de pregar Jesus, o Cristo". Paulo fala do conteúdo de sua pregação: "Nós pregamos a Cristo crucificado" (1 Co 1.23);

 A pregação apostólica é, portanto, inconfundivelmente Cristocêntrica. Paulo considera maldito, aquele que prega outro evangelho que vá além do puro e autêntico evangelho de Cristo (Gl 1.1-9);

Conta-se uma história que: "uma menina na idade da pré-escola tinha de fazer o papel de Maria, mãe de Jesus numa peça teatral natalina. No início tudo ia muito bem, Maria sorria com satisfação enquanto admirava o boneco na manjedoura. Mas logo os animais, e pastores e outras pessoas encheram o palco, até que ninguém podia ver o berço. A menina então levantou o boneco acima da cabeça de todos, onde ela ficou até o fim da peça. Perguntaram… Por que você fez isso?. Todos estavam tirando o seu lugar… eu tinha que levantar Jesus"

Acredito que infelizmente em muitas igrejas isso deve acontecer Cristo precisa ser colocado em evidência. "Esta é a era de sermõezinhos: e sermõezinhos fazem cristãozinhos" Michael Eby é o diagnóstico da realidade vivida em muitas igrejas contemporâneas.

Aqui pela Graça a de Deus você é alimentado meu querido irmão, nossa intenção não é fazer você sair daqui arrepiado, nossa intenção não é arrancar lágrimas de seus olhos. A nossa intenção e nosso chamado é apresentar a você o Cristo, o autor e consumidor de nossa fé.

Concordo plenamente com Calvino para ele "Cristo é a substância, escopo e essência da revelação bíblica, e só é possível compreender as Escrituras, se elas forem lidas 'com o propósito de encontrar Cristo nelas"

E é isso que vou continuar fazendo essa noite. Jesus usou palavras carregadas de poder e eternidade para se apresentar ao mundo. Nesta oportunidade ele mais uma vez impacta seus ouvintes dizendo eu sou a luz do mundo.

O que estas palavras significam hoje?

Primeiro quero que você saiba que essas palavras é o cumprimento de uma profecia proferida pelo profeta Isaias em mais ou menos 754 anos antes de Cristo. O profeta Isaías descreve Cristo e seu ministério como uma grande luz brilhando sobre os habitantes da Galileia: "O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz" (Is 9.2).

Por causa de Jesus e o seu evangelho, uma grande luz apareceu àqueles que andavam nas trevas. No lugar das trevas da calamidade as pessoas viram a luz da paz e bem-aventurança; no lugar das trevas da morte, a luz da vida; no lugar das trevas da ignorância, a luz do conhecimento; no lugar das trevas do pecado, a luz da salvação. A salvação em seu sentido mais amplo brilhou sobre essas pessoas; ocorreu uma completa reversão de sua condição. de Escuridão para a claridade. Da penumbra para a luz.

O uso do termo luz na Escritura é muito rico. O termo é usado para descrever o próprio Deus e enfatizar a sua santidade e justiça. "Deus é luz, e não há nele treva nenhuma" (1 João 1.5). O Senhor é o "Pai das luzes" (Tiago 1.17), que está "coberto de luz como de um manto" (Salmo 104.2) e "habita em luz inacessível" (1Tm 6.16). A luz é relacionada também à salvação de Jeová: "O SENHOR é a minha luz e a minha salvação" (Salmo 27.1). A atividade salvadora de Deus ilumina as trevas da calamidade e tribulação e dá vida, paz e alegria. No evangelho de João, Jesus é descrito como a "vida" e "a luz dos homens", "a luz que resplandece nas trevas" (Jo 1.4,5); e "a verdadeira luz, que, vinda ao mundo, ilumina a todo homem" (1.9). Ele é chamado "a luz do mundo" (8.12; 9.5).

No entanto eu percebo que apesar de termos essa verdade estampada em toda a Escritura muitos cristãos não entendem quem Cristo é. Na continuação do nosso texto principal de João 8 a partir do verso 13-20, os fariseus rejeitaram o testemunho de Cristo a respeito de si mesmo, eles não acreditaram que Jesus era o Eu Sou, que Ele e o Pai eram um. Eles não entenderam isso porque estavam preocupados somente com os detalhes da lei e não com a Pessoa para a qual esses detalhes apontavam. Que é Cristo.

Eu acredito que muitos cristãos embora frequente uma igreja ainda estão tentando responder em seus corações a pergunta quem é Jesus?.  

Alguns domingos atras vimos que Jesus se apresentou como o Eu sou se igualando ao Pai e dizendo que Ele era a ressurreição e a vida. E hoje através deste texto se apresenta como a Luz do Mundo. Mas o que isso quer dizer? Quais as implicações dessa afirmação para o ser humano...e principalmente para a igreja hoje?

(1)   Ele é a luz que nos livra das trevas da morte espiritual.

 "Eu vim como luz para o mundo, a fim de que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas" (Jo 12.46).

ANTIGAMENTE nós estávamos sob a maldição divina, condenados eternamente por causa dos nossos pecados.

Efésios 2.1-3 - Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência, entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais.

1. Éramos espiritualmente mortos: estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,

A morte física trata-se da separação entre o corpo e a alma, mas, a morte espiritual é a separação entre a alma humana e Deus. É a ausência da essência que deu origem à nossa existência.

Por isso uma vida sem Deus é vazia, superficial e sem propósitos espirituais. Tudo isso leva o homem à prática do pecado, na tentativa de preencher o grande vazio em seu coração.

 2. Éramos sujeitos a Satanás: "...segundo o príncipe das potestades do ar..."

A morte espiritual nos tornava cegos para a influência que os demônios exercem sobre todos aqueles que vivem na prática do pecado. Não é possível ver o sistema espiritual de trevas que comanda "...o curso deste mundo...". Cujo propósito é levar as pessoas a uma vida de desobediência aos princípios de Deus.

É por isso que as pessoas falam que elas são boas, não fazem mal a ninguém, não roubam, não matam etc... Mas, elas não percebem que andam segundo o curso deste mundo, que é mal, e que por conta disso estão debaixo da condenação divina.

3. Éramos inclinados aos desejos da carne: "...andávamos nos desejos da nossa carne..."

A carne pende para a depravação, a desonra, as contendas, os vícios e para as ambições mundanas. Esses sentimentos são comuns em quem não tem entendimento dos propósitos de Deus, pois, não possui discernimento espiritual. A pior coisa que pode acontecer ao homem, é ele ser entregue ao seus próprios desejos a sua própria carne...

Aliás em Romanos 1.24 Deus puni ao homem entregando-o ao seu próprio  desejo.

Por isso, Deus os entregou aos desejos dos seus corações, à imundície, de modo que desonraram entre si os próprios corpos. Romanos 1:24

4. Éramos condenados ao juízo divino: "...éramos por natureza filhos da ira..."

Havia e ainda há uma sentença decretada por Deus sobre todos aqueles que se recusam em reconhece-lo como Criador e Sustentador de todas as coisas: A morte eterna. Essa era a nossa condição quando vivíamos sem Cristo. Infelizmente ainda há muitos que abandonam a fé e voltam a essa condição deplorável. Mas o texto inicia com uma grande verdade e uma poderosa verdade. Ele nos vivificou... Ele é a luz que nos livra das trevas da morte espiritual. Cristo, por seu sofrimento e morte, mereceu a regeneração, fé e arrependimento para o seu povo. O que eles eram incapazes de fazer em suas trevas e depravação ética, o Salvador conseguiu para eles.

deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos. Efésios 2:5

Como ele faz isso?

 (2) Nos Livrando da cegueira espiritual, da cegueira imposta sobre o homem caído pelo pecado.

O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. 2 Coríntios 4:4

O termo luz, é também usado para descrever a revelação escrita de Deus, pois é por meio da sagrada Escritura que aprendemos o que devemos crer para sermos salvos e levar vidas que agradam a Deus.

Pois o mandamento é lâmpada, a instrução é luz, e as advertências da disciplina são o caminho que conduz à vida, Provérbios 6:23

 Deus nos dá a luz do evangelho e a luz do entendimento espiritual quando remove o véu que reside em nosso coração e nos mostra a glória de Cristo. Para o eleito, a verdade salvadora é sempre acompanhada por um entendimento espiritual dela. "A revelação das tuas palavras esclarece e dá entendimento aos simples" (Sl 119.130). Deus, sem dúvida, precisa nos iluminar pelo seu Espírito para que sua Palavra seja eficaz. "Porque fazes resplandecer a minha lâmpada; o SENHOR, meu Deus, derrama luz nas minhas trevas" (Sl 18.28).

 (3) A luz nos justificou.

 Nos redimiu das trevas da morte eterna e do inferno pelo seu dom de justificação. A nossa salvação e nosso direito de estarmos diante de Deus, isto é, a nossa justiça, não estão baseados no número de boas obras que fizemos, fazemos ou iremos fazer, mas na graça de Deus. Ainda que você mantivesse toda a lei não poderia ser justo diante de Deus, ninguém pode ser justo diante de Deus pelas obras da lei. Todos nós pecamos. Mesmo se você nunca tivesse pecado em sua vida (que eu tenho certeza que não é verdade), há ainda o pecado de Adão que passa de geração em geração. Mas, louvado seja Deus, que uma outra forma tenha sido providenciada pela qual podemos ser justos diante dEle. Esta forma é chamado de graça. Romanos 3 nos fala sobre as realizações de Jesus Cristo:

pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus. Romanos 3:23,24

 (4) A luz quebrou o julgo da escravidão.

O Eu sou luz do Mundo nos libertou da escravidão ao pecado e do andar nas trevas por seu dom da santificação definitiva "Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz, Efésios 5.8

Quando não conhecemos Cristo, quando não somos levados pelo Seu amor, pela Sua bondade, pela Sua Palavra, nós nos deixamos escravizar por este mundo. Nós nos deixamos escravizar, muitas vezes, pelos vícios, pelos nossos sentimentos; nos deixamos escravizar pelos nossos afetos. Contudo, Cristo Jesus, Nosso Senhor, morreu na cruz por nós para nos libertar do cativeiro do pecado, para nos tirar da escuridão da escravidão e nos trazer a vida nova e a liberdade.

 "É para a liberdade que Cristo nos libertou. Ficai, pois, firmes e não vos deixeis amarrar de novo ao jugo da escravidão" (Gálatas 5,1).

O que é Liberdade? Liberdade não é o direito de fazer o que se deseja, mas o poder e a capacidade tanto de querer como fazer o que se deve. Verdadeira Liberdade Indica prontidão e capacidade para permitir que Deus esteja no controle das nossas vidas, significa determinação em transferir o controle da própria vida para Cristo e então ele nos liberta em todos os sentidos da esfera humana. Tudo que é contrário a isso não é liberdade, cristo nos libertou para ele e não para fazermos o que achamos que é o melhor para nós. "Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade" (1João 1.6).

(1) Ele é a luz que nos livra das trevas da morte espiritual

(2) Nos Livrando da cegueira espiritual,

(3) A luz nos justificou.

(4) A luz quebrou o julgo da escravidão.

Em posso dessas verdades o que devemos fazer.?

1.     Creia na Luz: 

Jo 12:36 Enquanto tendes a luz, crede na luz, para que vos torneis filhos da luz.

Este é o primeiro passo para aquele que esta nas trevas e anda nas trevas. Quando a luz lhe for apontada, e você tiver olhos para ver, creia na luz e verá a luz da vida. 

2.     Siga a Luz

Jo 8:12a De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas;

Observe que esta expressão vem logo depois de Cristo dizer "Eu sou a Luz do mundo". Ele fala a respeito das pessoas que o seguem. Estar em trevas significa andar em oposição a Jesus, seguindo o príncipe das trevas. Portanto: seguir a luz é seguir uma pessoa; Jesus. Seguir a Cristo é obedecê-lo, andar nos seus passos, é fazer o que ele faria, é falar o que ele falaria.

3.     Ande como filho da Luz

Ef 5:8 Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz.

Paulo se dirige as pessoas que eram luz porque haviam conhecido a Jesus Cristo e crido nele. Agora é hora de anda na Luz. Você anda na luz quando pratica aquilo que agrada a DEUS. Bondade, justiça, verdade, obediência, etc. Aceite o desafio de andar como filho da luz, a fim de que a igreja cristã contemporânea cause mais impacto na sociedade em que vive!

4.     Testifique da Luz

Jesus enfaticamente disse Vós sois a luz do mundo. Mateus 5:14

Temos de refletir nesse mundo em trevas a luz de Cristo em nossa vida. E o que é essa luz? É a luz da salvação, a luz da vida eterna, a luz do conhecimento de Deus, a luz da alegria da salvação, a luz da esperança e a luz que brilha nas trevas. É a luz que abre os olhos dos cegos e os faz ver a luz da glória de Deus na face de Jesus Cristo.

Nossa missão é ser luz para o mundo. Quando o Senhor Jesus Cristo comissionou o apóstolo Paulo, disse-lhe: "Eu vos envio para [os gentios] abrir os olhos e convertê-los das trevas para a luz, e do poder de Satanás para Deus; a fim de que recebam a remissão de pecados, e herança entre os que são santificados pela fé em mim" (Atos 26.17, 18).

E Pedro (I Pd 2.9) nos diz: "Vocês são um povo escolhido, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para declarar as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz".

Mostrando-lhe Jesus, testifique de Jesus Cristo a verdadeira e única luz! Ele é a luz original. Você deve refletir luz através do seu exemplo (andando na luz) e de seu testemunho (falando da luz, apontando aos outros o caminho da luz).

5.     Não despreze a luz de Deus

Jo 3:19 O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más. Jo 3:20 Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem argüidas as suas obras.

Esta palavra se refere a você que ouve esta mensagem e não ama a Jesus Cristo ainda. Certamente se isto acontece é porque você está em trevas, e amando mais as coisas que são próprias das trevas. Isto significa que você está debaixo da ira e do julgamento de DEUS, pois isto é estar em trevas, você fica embaixo da ira divina. Se você ainda pratica obras que são das trevas, a sua reação vai ser desprezar a luz (isto é, você não se achega para a luz) porque você não quer que suas obras das trevas sejam evidenciadas.

Por causa de si mesmo, se estas verdades lhe fizeram algum sentido, creia na luz, não a despreze. Se você continuar a desprezá-la então não só continuará em trevas, mas a ira Divina lhe manifestará de modo terrível. Portanto creia na verdade de Deus, que é Cristo Jesus, é a verdadeira luz do mundo! 

 


Nenhum comentário: