2018/08/13

Em busca dos filhos da paz

"Ao entrares numa casa, dizei antes de tudo: Paz seja nesta casa! Se houver ali um filho da paz, repousará sobre ele a vossa paz; se não houver, ela voltará sobre vós." Lc 10:5-6

 Bom noite irmãos Graça e paz...

A alguns domingos atrás trabalhei o tema Vamos avançar, só recapitulando algumas coisas que foram faladas naquela oportunidade, que acredito chegou a hora de usarmos toda a unção que o Senhor tem derramado sobre nós nestes últimos 35 anos de existência de Igreja para avançar em direção a um crescimento que ocorrerá através de um evangelismo consciente. Vimos naquela oportunidade que hoje temos um comando do céu para avançar. O Senhor está nos comissionando para esta tarefa. Fomos escolhidos de designados para dar frutos. Entretanto vimos que no meio da multidão que seguiam a Jesus teve 3 grupos de pessoas que não puderam ser usadas por Deus por conta da sua postura e que se também repetirmos nos impedirão de avançar.

1)    não estar disposto a abrir mão do conforto e comodidade.

Embora ele tivesse um discurso entusiasmado, não queria pagar o preço que os demais estavam pagando, seguindo Jesus sem ter onde reclinar a cabeça para descansar. Assim como tudo na vida o Reino de Deus é conquistado por esforço, não podemos pensar em nossa comodidade. Se queremos vivenciar algo novo em nosso meio e vivermos as promessas de Deus. Precisamos trabalhar e nos esforçar.

2)    não estar disposto a tratar o chamado com a prioridade e urgência exigida. 

Aquelas pessoas tinham outras prioridades e urgências, até queriam um envolvimento, mas não estava em 1ª lugar na lista de prioridades delas se envolverem com o reino e por isso Jesus descartou a ajuda delas. Acredito que muitos irmãos aqui que trabalham já experimentaram essa experiência em seus trabalhos de contar com pessoas que estavam ali, mas não de corpo e alma, não focadas, muitas vezes elas lhe deixaram na mão ou então você teve que refazer o serviço. Para que venhamos experimentar o melhor de Deus em nossa comunidade que vai refletir com certeza em nossa casa e em tudo que venhamos fazer como cristãos, nós precisamos colocar Deus acima de todas as coisas e sua obra em primeiro lugar. Eu já mostrei esse gráfico para vcs, muitas pessoas por pensar assim acabam categorizando o nível de importâncias em nossas vidas em relação a Deus. Nós precisamos descontruir em nossa mente o primeiro gráfico e incorporar o segundo que é correto em nossas mentes e corações. Deus é o centro de todas as coisas e tudo o demais orbita em torno dele. Jesus tem que ser sua prioridade e as demais coisas vos serão acrescentadas querido irmão... nada melhor do que o próprio Deus cuidando DAS SUAS COISAS ENQUANTO VC CUIDA DA DELE...

3)    não viu nele a perseverança que o ministério exige.

Assim como muitas coisas na vida a perseverança é fundamental para a obtenção do sucesso (mostrar a figura do Diamante) muitas pessoas no limiar do sucesso desistem e perdem todo o trabalho que fizeram. No reino de Deus não há lugar para desistência, a bíblia diz que Deus não se agrada daquele que olha para traz. Esse foi o basicamente o assunto da primeira palavra, acredito que seja importante lembrar que palavra de hoje é a segunda palavra de uma série que quero trazer para preparar o seu coração a uma estratégia de evangelismo que quero implantar aqui na igreja chamada Casa de Paz.

Quando Jesus enviou os seus discípulos de dois em dois, tinha uma estratégia muito bem definida. Eles deveriam encontrar "filhos da paz" e estabelecer uma base do reino de Deus em suas casas. Quem eram esses "filhos da paz"? Pessoas não convertidas, mas que tivessem o coração aberto para Deus e aceitassem abrir a porta de seus lares para o evangelho. Hoje estamos sendo preparados para a mesma missão. Vamos nos organizar em duplas de ceifeiros para fazer uma grande colheita para o Senhor.

A grande questão é: Como encontraremos os "filhos da paz"? Precisamos bater a porta das pessoas. Aqueles discípulos de Cristo não tinham um endereço específico. Tampouco encontrariam um sinal na testa das pessoas indicando que elas estavam de coração aberto. Portanto precisariam aproximar-se de gente desconhecida, tentar entrar em sua casa e propor-lhes a paz de Deus. Há muitas maneiras de fazermos isso, mas todas elas desafiarão a nossa timidez e receio de não ser bem recebidos. Se não ousarmos semear, nunca poderemos colher (2Co 9:6). 

Encontramos os "filhos da paz" quando buscamos as pessoas em suas necessidades. Há sempre gente que está carente de uma intervenção de Deus em sua vida. Se alguém está sofrendo, ai está um candidato em especial. Veja um exemplo em Jo 5:5-9.

Um dos que estavam ali era paralítico fazia trinta e oito anos. Quando o viu deitado e soube que ele vivia naquele estado durante tanto tempo, Jesus lhe perguntou: "Você quer ser curado? " Disse o paralítico: "Senhor, não tenho ninguém que me ajude a entrar no tanque quando a água é agitada. Enquanto estou tentando entrar, outro chega antes de mim". Então Jesus lhe disse: "Levante-se! Pegue a sua maca e ande". Imediatamente o homem ficou curado, pegou a maca e começou a andar. Isso aconteceu num sábado, João 5:5-9

Se Jesus não tivesse tomado a iniciativa de evangelizar aquele homem que sofria a tanto tempo, ele nunca teria sido salvo e curado. Precisamos também abordar aquelas pessoas que estão curiosas quanto as coisas espirituais, como fez Felipe com o oficial Etíope em At 8:27-35.

Ele se levantou e partiu. No caminho encontrou um eunuco etíope, um oficial importante, encarregado de todos os tesouros de Candace, rainha dos etíopes. Esse homem viera a Jerusalém para adorar a Deus e, de volta para casa, sentado em sua carruagem, lia o livro do profeta Isaías. E o Espírito disse a Filipe: "Aproxime-se dessa carruagem e acompanhe-a". Então Filipe correu para a carruagem, ouviu o homem lendo o profeta Isaías e lhe perguntou: "O senhor entende o que está lendo? " Ele respondeu: "Como posso entender se alguém não me explicar? " Assim, convidou Filipe para subir e sentar-se ao seu lado. O eunuco estava lendo esta passagem da Escritura: "Ele foi levado como ovelha para o matadouro, e como cordeiro mudo diante do tosquiador, ele não abriu a sua boca. Em sua humilhação foi privado de justiça. Quem pode falar dos seus descendentes? Pois a sua vida foi tirada da terra". O eunuco perguntou a Filipe: "Diga-me, por favor: de quem o profeta está falando? De si próprio ou de outro? "Então Filipe, começando com aquela passagem da Escritura, anunciou-lhe as boas novas de Jesus. Atos 8:27-35

Ali, aparentemente não se tratava de uma pessoa com problemas. Muito ao contrário, o servo do Senhor poderia até se sentir intimidado por estar diante do representante de uma rainha. Filipe, porém, percebeu que aquele homem estava lendo a Bíblia (embora não entendesse o que lia) e ousou estabelecer um diálogo com ele e anunciar-lhe o evangelho.

 Assim, este episódio terminou com o Eunuco sendo batizado e levando a palavra de Deus para a sua terra. Se Filipe não tivesse a ousadia de pregar para ele, nunca saberia que ali naquela carruagem luxuosa estava um "filho da paz".

A verdade é que precisamos aproveitar todas as oportunidades para falar de Cristo e descobrir quem está com o coração aberto. Veja um exemplo em Atos 16:13-15. Paulo conhece algumas mulheres e anuncia-lhes o evangelho. Uma delas chamada Lídia, estava com o coração sedento e sua casa tornou-se uma "Casa de Paz".

No sábado saímos da cidade e fomos para a beira do rio, onde esperávamos encontrar um lugar de oração. Sentamo-nos e começamos a conversar com as mulheres que se haviam reunido ali. Uma das que ouviam era uma mulher temente a Deus chamada Lídia, vendedora de tecido de púrpura, da cidade de Tiatira. O Senhor abriu seu coração para atender à mensagem de Paulo.
Tendo sido batizada, bem como os de sua casa, ela nos convidou, dizendo: "Se os senhores me consideram uma crente no Senhor, venham ficar em minha casa". E nos convenceu. Atos 16:13-15

Mas, e se Paulo não pregasse? O que teria acontecido se ele ficasse apenas orando? Quantas almas deixamos de colher e quantas casas permanecem fechadas porque não ousamos bater em sua porta.

Às vezes perto de nós há pessoas desesperadas, mas não estamos atentos a elas. O próprio Paulo com seu parceiro Silas, salvaram toda uma família a partir de um momento em que intervieram na vida de um carcereiro que estava para se suicidar.

O carcereiro acordou e, vendo abertas as portas da prisão, desembainhou sua espada para se matar, porque pensava que os presos tivessem fugido. Mas Paulo gritou: "Não faça isso! Estamos todos aqui! " O carcereiro pediu luz, entrou correndo e, trêmulo, prostrou-se diante de Paulo e Silas. Então levou-os para fora e perguntou: "Senhores, que devo fazer para ser salvo? " Eles responderam: "Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa". E pregaram a palavra de Deus, a ele e a todos os de sua casa. Naquela mesma hora da noite o carcereiro lavou as feridas deles; em seguida, ele e todos os seus foram batizados. Então os levou para a sua casa, serviu-lhes uma refeição e com todos os de sua casa alegrou-se muito por haver crido em Deus. Atos 16:27-34

Muitos crentes desobedecem ao Senhor e não cumprem sua missão por causa da timidez e do receio de não serem bem sucedidos. Quando são enviados perdem a sua paz, ficam irritados e se isolam. Não deveria ser assim. Quando enviou os setenta, Jesus admitiu a possibilidade de que algumas casas não iriam se abrir para eles. O que deveriam fazer então? Perder a paz? Voltar frustrados? Não! O Senhor lhe disse: "Se houver ali um filho da paz, repousará sobre ele a vossa paz; se não houver, ela voltará sobre vós" (Lc 10:6). Simples assim! Em outras palavras, se você não obtiver êxito numa tentativa, fique tranquilo e parta imediatamente para outra.

A verdade é que temos de semear muito para colhermos alguma coisa. Não podemos nos desestimular com uma porta fechada, ou mesmo com pessoas que se abrem inicialmente, mas depois não permanecem no Senhor. 

Um semeador da palavra precisa saber que nem toda semente prosperará, mas que a única forma de colher é continuar semeando. 

Plante de manhã a sua semente, e mesmo ao entardecer não deixe as suas mãos ficarem à toa, pois você não sabe o que acontecerá, se esta ou aquela produzirá, ou se as duas serão igualmente boas. Eclesiastes 11:6

A sua expectativa tem que estar no Senhor e não na semente. Eu não sei quantas sementes eu já perdi na vida, quantas pessoas que ministrei e não deram o fruto esperado.

"O Reino dos céus é ainda como uma rede que é lançada ao mar e apanha toda sorte de peixes. Quando está cheia, os pescadores a puxam para a praia. Então se assentam e juntam os peixes bons em cestos, mas jogam fora os ruins. Mateus 13:47,48

Foram muitas, entretanto a alegria do meu coração está naquelas que permaneceram e eu só as tenho porque nunca deixei a frustração me calar.

Somos os semeadores da paz. O discípulo de Jesus hoje, precisa compreender – nós estamos trazendo muito mais do que uma saudação bonita. A paz da qual Jesus fala aqui não é apenas de um relacionamento tranquilo e amistoso entre homens. Trazemos a oferta de paz entre o Criador do universo, cujo Filho foi crucificado, e cada ser humano é responsável pela morte dEle. Os homens e mulheres "filhos de paz" que nós buscamos são pessoas que reconhecem o que está sendo oferecido e aceitam a paz e reconciliação que Deus oferece. Jesus quis trazer paz a Jerusalém e chorou ao ver que sua oferta fora rejeitada, sabendo o que isso implicaria para aquela cidade (Lc 19:41-42). Da mesma forma, o discípulo, cujo convite é desprezado ou rejeitado sabe que não é só ele que está sendo rejeitado, mas, a oferta de perdão e salvação da parte de Deus. É por isso que é necessário que oremos mesmo pelas pessoas a quem levamos essa oferta de paz. Que elas possam estar prontas quando chegar a sua hora.

Os setenta discípulos enviados por Jesusvoltaram um tempo depois "possuídos de grande alegria" (Lc 10:17-18), não porque não encontraram portas fechadas, mas porque perseveraram e venceram as resistências de satanás. Vamos fazer o mesmo agora? Vamos aceitar o desafio de encontrar os "filhos da Paz" e estabelecer o reino de Deus em suas casas? Temos todos os motivos para fazê-lo. Primeiro, é o Senhor quem nos está enviando. Segundo, há pessoas preciosas apenas esperando que batamos em suas portas (Já pensou se Samuel nunca fosse a casa de Davi?). Terceiro, só teremos experiências sobrenaturais e motivos para voltar empolgados da nossa missão se ousarmos obedecer. Esta cidade está cheia de "Filhos da Paz". Nossa tarefa agora é descobrir onde eles vivem e entrar em suas casas para fincar a bandeira do reino de Deus. Você está nessa?

 



Nenhum comentário: