2018/01/01

Desperta-te do sono.

Texto: Romanos 13.11-14

Façam isso, compreendendo o tempo em que vivemos. Chegou a hora de vocês despertarem do sono, porque agora a nossa salvação está mais próxima do que quando cremos. A noite está quase acabando; o dia logo vem. Portanto, deixemos de lado as obras das trevas e vistamo-nos a armadura da luz.
Comportemo-nos com decência, como quem age à luz do dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidade sexual e depravação, não em desavença e inveja. Pelo contrário, revistam-se do Senhor Jesus Cristo, e não fiquem premeditando como satisfazer os desejos da carne.
Romanos 13:11-14

Lembro-me de quando criança de uma situação que fui corrigido por meu Pai estávamos na cozinha comendo um lanche e um pai comprou uma coca-cola de 2 litros tudo normal a não ser que eu não queria que mais ninguém tomasse a coca cola e só eu podia tomar e armei o maior chororo porque aquela coca era só minha (esfomeado desde pequeno), meu pai em sua sabedoria falou ok foi até o quarto e pegou aquele instrumento demoníaco para toda criança chamado sinta e disse você não que só pra você ok se você não tomar tudo você vai apanhar.

No primeiro momento pensei moleza vou matar essa coca obviamente meu olho era maior que a capacidade que eu tinha de armazenar todo aquele refrigerante, na metade da garrafa já não aguentava mais e o meu pai vai tomar tudo.... eu lembro que fui tomando e passando mal.

Aquela correção apesar de ter sido muito difícil aprendi que sempre temos o bastante pra dividir com alguém. Uma correção na hora certo trouxe benefício pro resto de minha vida. Acredito que toda correção do Senhor é pontual e sempre vem na hora certa e quando orei buscando de Deus uma palavra pra compartilhar ao nossos corações senti Deus orientando-me a esse texto que é um texto exortativo, de chamamento.

Muitas pessoas acham que Jesus veio à terra somente para reconciliá-las com Deus e dar uma vida vitoriosa. Elas estão certas até certo ponto, pois Jesus veio sim, para morrer por nossos pecados e nos levar de volta ao Pai. (Hoje não somos apenas cristãos, nos tornamos filhos de Deus).

 Mas não podemos esquecer de que Deus, como um Pai amoroso, tem um propósito muito maior do que apenas realizar as nossas vontades. A Bíblia diz que Ele quer nos amadurecer na fé e mudar o nosso caráter, para sermos parecidos com Seu Filho (leia Romanos 8:29).

Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. Romanos 8:29

Muitas vezes Deus nos corrige, permitindo que cheguemos a situações difíceis, onde não conseguimos achar uma saída e não ouvimos a Sua voz. Chegamos a pensar que chegamos ao fim de tudo. Então, em nossa ignorância espiritual, não reconhecemos o quanto é importante sermos corrigidos por Deus. A Bíblia diz que o Pai não apenas corrige, mas também nos açoita, porque nos ama: "Porque o Senhor corrige o que ama, e açoita a qualquer que recebe por filho." (Hebreus 12:6)

A correção dói, muitas vezes nos pega de surpresa e não tem anestesia, porque Deus sabe que só assim cresceremos de verdade. Vida cristã não é um mar de rosas, uma brincadeira e nem uma questão de "status" como muitos pensam. A teoria é linda, mas a prática é bem dolorosa.

Significa carregar a cruz e se pendurar nela diariamente, matando sua natureza carnal, orgulhosa, egoísta, invejosa, amante deste mundo e do pecado... Cruz e Cristianismo são sinônimos. É preciso morrer para si mesmo, perdoar incondicionalmente, amar quem não nos ama e obedecer a Deus.

 

Acredito que algumas lições podem ser retiradas deste texto, assim como retirei da situação que vivenciei na infância, lições oportunas principalmente para o tempo e a hora que vivemos como povo de Deus.

I. DISCERNIR O TEMPO (discernimento, v. 11)

Façam isso, compreendendo o tempo em que vivemos.

O apóstolo diz que escrevia ou falava isto as pessoas que conheciam o tempo. A Bíblia de Jerusalém diz: "Sabeis em que tempo estamos vivendo." A Bíblia Viva diz: "Vocês sabem como já é tarde."

A igreja, o povo de Deus, precisa conhecer e discernir o tempo. Eu creio que esta é uma das necessidades mais imperiosas da igreja, hoje ela precisa ter discernimento da hora em que vivemos. Há uma Palavra de Cristo neste sentido: "Sabeis, na verdade, discernir o aspecto do céu, e não podeis discernir os sinais dos tempos?" (Mt 16.31.) O povo de Deus não é um povo ignorante, ele sabe que o tempo está próximo.

E um tempo que está sobre a nação brasileira acredito que seja a do esfriamento espiritual, é bem verdade que estamos crescendo, o número de evangélicos está crescendo exponencialmente em nossa nação, contudo estamos vivenciando também um fenômeno dentro desta esfera evangélica, estamos vendo um grande número de evangélicos não praticantes... Crentes frios, alheio as coisas de Deus, mornos, sonolentos espiritualmente falando e é bem provável que possamos encontrar muitas pessoas assim aqui essa noite. Nesse estado de frieza.

É comum eu conversar com algumas pessoas e percebo o quanto ela está mal, mas ela mesma não enxerga o seu estado. Pra ela é normal não ler a bíblia, é normal não orar e pior muitos delas acham graça da situação. A frieza espiritual é o câncer no seio da igreja hoje, algumas pessoas descobrirão ele tarde de mais, quando ele já estiver espalhado por toda a sua vida.

O Apostolo Paulo está escrevendo para ouvintes crentes, ou seja, para as pessoas que compunham aquela igreja e lhe causa indignação ver que as pessoas que foram alcançadas por Cristo, viverem de forma apática e alheia a volta do Senhor vivendo uma vida completamente mundana.

É por isso que no verso 11 ele convoca aqueles irmãos ao um despertamento e essa é a segunda lição que podemos aprender. A igreja/você precisa se despertar.

II. DESPERTAR DO SONO (despertamento, v. 11)

Chegou a hora de vocês despertarem do sono, porque agora a nossa salvação está mais próxima do que quando cremos.

A exortação do Apostolo Paulo ainda faz sentido pra essa geração de discípulos nessa noite. Chegou a hora de vocês despertarem do sono (Rm 13.11b).

A Bíblia nos alerta várias vezes acerca do problema da sonolência espiritual. Por exemplo, lemos também em Efésios 5.14: "Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo resplandecerá sobre ti".

A última coisa que devemos fazer neste tempo é dormir. Muitos homens foram negligentes por dormirem na hora errada:

- Sansão teve seus cabelos cortados e perdeu sua força;

- Jonas, por sua desobediência, trouxe tormenta aos que estavam no barco com ele.

- Os discípulos foram repreendidos por dormirem e não intercederem com Jesus no jardim do Getisêmani;

- Enquanto os trabalhadores que deviam vigiar o campo, dormiram; o diabo semeou o joio junto ao trigo;

- Sísera foi morto por Jael, enquanto dormia.

- Diante de um mundo que se perde não devemos ser indolentes e dormir.

 A Bíblia de Jerusalém traduz: "Já chegou a hora de acordar." Despertar ou acordar é a palavra de ordem da igreja. Eis aqui uma das mais urgentes necessidades da igreja de Cristo hoje.

Através da história da igreja nestes vinte séculos de sua existência, ela tem tido os seus longos períodos de sono profundo. A igreja na África, na Europa, na Ásia, dormiu um sono profundo, tanto é que em alguns lugares ela está sufocada em esconderijos e cavernas.

A igreja precisa acordar, despertar. É uma urgente necessidade do povo de Deus. Despertamento é prontidão, é pressa, é ligeireza. Despertamento é o sopro do Espírito Santo de Deus em nós.

É lamentável observar as multidões humanas passando pela existência como corpos sem vida espiritual! Embora rodeados da glória de Deus, parece que não enxergam. A Bíblia diz: "Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra das suas mãos" (Sl 19.1). Mesmo assim, muitos vivem alheios e indiferentes a Deus.

Movimentam-se num mundo cheio de manifestações divinas: o céu estrelado, o cantar dos pássaros, o murmurar dos rios, o sussurrar das brisas, o crepitar das folhas, o despontar da vida, mas parece que nada ouvem, nada percebem - parecem dormir o sono da desobediência o sono da morte.

Alguém afirmou o seguinte: "Não sei de uma necessidade maior ... do que uma nova compreensão de Deus. Muitos de nós estão mortos em vida. ... Mãos descem da eternidade para nos suster, porém estamos dormindo; vestimentas lavadas no sangue do Cordeiro são postas sobre nós, porém preferimos apegar-nos aos andrajos da nossa própria justiça; infinitas belezas espirituais pairam sobre a nossa cabeça, porém somos tão cegos para elas como os morcegos para a luz".

Em outras palavras: Deus se importa conosco e nos sustenta, enviou Jesus (o "Cordeiro") para morrer em nosso lugar e nos reconciliar com ele, mas não lhe damos importância.  Será que você que está me ouvindo essa noite é uma dessas pessoas que precisa de despertamento?

Você também ainda permanece indiferente no sono da morte, alheio a tantas bênçãos e possibilidades gloriosas que Deus está pronto a nos dar?

Permita que a luz de Deus brilhe sobre a sua vida! Jesus Cristo é a fonte dessa luz, conforme ele disse: "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida" (Jo 8.12). Levante-se, desperte do seu sono de morte e siga a Jesus (Ef 5.14.) "...Desperta tu que dormes"

III. ANDAR DIGNAMENTE (testemunho, v. 13) ...

Portanto, deixemos de lado as obras das trevas e vistamo-nos a armadura da luz.
Comportemo-nos com decência, como quem age à luz do dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidade sexual e depravação, não em desavença e inveja.

 Paulo em seus escritos dá muita ênfase ao andar do cristão: "Andai em amor" (Ef 5.2), "Andai como filhos da luz" (5.8), "Andai como sábios (5.15). ) Uma das razões porque devemos andar de um modo agradável a Deus está no v. 12: "A noite avançou", vai alta a noite, "o dia se aproxima", "vem chegando o dia".

A razão é que Jesus está voltando. O Dia do Senhor já está mais perto, isto deve ser uma razão muito forte para que vivamos de um modo agradável e digno do Senhor. "Qual tem sido nossa postura como cristãos diante da sociedade onde vivemos?"

A postura da igreja deve ser de pureza, de santidade. A igreja é luz, é sal, é para que sua influência seja salutar, positiva, poderosa, transformador. Influência que provoque impacto, é preciso que tenha qualidade. É isto o que Paulo está falando no v. 13, o texto é claríssimo.

Em parte, o testemunho do povo de Deus hoje é fraco, não provoca impacto, porque ele não tem qualidade. Nosso andar tem de ser digno no meio desta geração corrupta e pecadora. Somos um povo escolhido e separado (l Pe 2.9).

Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. 1 Pedro 2:9

Mas infelizmente o nosso testemunho é fraco por conta de nossa postura desprovida de santidade, muitos que se dizem cristãos, são mais parecidos com pessoas mundanas do que uma pessoa que foi alcançada e lavada pelo sangue do cordeiro.

Vejam como esta lista de Paulo mostra a gravidade de pecados que seriam praticados nos últimos dias e que os salvos devem tomar cuidado para não praticá-los também:

Orgia/ Glutonaria – não em orgias e bebedeiras

Que é o pecado do excesso de banquete e de comida. Talvez por inferência possamos entender este pecado com o consumismo, a luta para se ter mais do que o que de fato precisa.

Bebedices – Na maioria das vezes onde há excesso de comida e a prática da glutonaria, a bebedice está presente. Paulo exortava os irmãos a respeito ao uso excessivo da bebida alcoólica, isso enfraquecia o testemunho da igreja perante os incrédulos.

Como tem sido comum, mesmo em ambientes e famílias cristãs, a presença de bebida alcoólica. Existe um limite em beber e ficar bêbado. O cristão alcoolizado dá um péssimo testemunho aos outros e entristece o Espirito Santo de Deus. Mas infelizmente alguns vão cedendo a esta prática. Devagarzinho o mundo vai entrando em nossos lares.

Ai Pastor eu tomo e sei me controlar, ok então faça isso e não fique postando nas redes sociais pra todo mundo ver como você é um crente esbaratinado, mas esquece que existe pessoas novas na fé que ficam escandalizadas e alguns que luntam contra o vicio sentem-se tentados a experimentar novamente... guarde pra você...

Ai pastor eu não tenho nada ver se o irmão é fraco... tem sim!!!! Você vive em comunidade e por se viver em comunidade você tem que se preocupar com o bem estar de seu irmão... o Apostolo Paulo nos diz que tudo me é licito mas nem tudo me convém, e se eu sei que algo que vou fazer prejudica a fé do meu irmão então não farei por amor a ele e a Cristo. Pare com isso, isso não é coisa de Cristão maduro...

Ao cristão cabe lutar contra estes desejos da carne, que são obras das trevas, pois ele tem o compromisso de cuidar do seu corpo, que é santuário do Espírito Santo (1 Co 6.19). Como cristãos nós não podemos aprovar excessos na bebida, nem legitimar comilanças ou libertinagens sexuais.

Imoralidade sexual e depravação / Impudicícias e Dissoluções – não em imoralidade sexual e depravação,

Aqui se trata especificamente da sexualidade humana. Paulo passa da vida social para a privada, familiar e matrimonial, mas ainda tem em vista a ética cristã que precisa ser cultivada por aqueles que esperaram pela vinda de Cristo.

Nesta área o apóstolo é sempre atual, pois a permissividade sexual, o libertinismo, a promiscuidade e a depravação sexual hoje talvez sejam maiores do que no tempo de Paulo.

Como vivemos nossa sexualidade na família e no casamento? Ainda valorizamos o compromisso mútuo, o respeito entre os sexos, e a fidelidade matrimonial? Como podemos viver dignamente a nossa fé em meio à imoralidade, indecência e depravação dos nossos dias? Somos convidados a dizer um grande "não" para tudo àquilo que desagrada a Deus nesta área.

Entre os cristãos deve ser valorizado o respeito mútuo entre homens e mulheres; a fidelidade no casamento deve ser resgatada; nossos filhos precisam ser educados para que aprendam a ter relacionamentos saudáveis; nossos jovens precisam aprender que namorar é coisa séria e que costumes locais não podem ser mais importantes do que diretrizes bíblicas.

Se o Mundo diz que você pode transar antes do casamento a bíblia diz que isso é fornicação, se o mundo diz que é normal ter relacionamento aberto entre casais a bíblia diz que isso é prostituição, se o mundo diz que é normal trair a esposa ou o esposo a bíblia diz que essa infidelidade será cobrada de você no juízo porque Deus abençoa o leito sem mácula.

O mundo pode mudar 1000 vezes, as concepções das pessoas podem mudar 1 milhão de vezes, mas a palavra do Senhor permanece a mesma para sempre, os seus princípios as suas diretrizes são de eternidade a eternidade.

Desavença e Invejas / Contendas e Ciúmes – não em desavença e inveja.

E por último o apóstolo ainda fala sobre a vida comunitária. Na vida comunitária Paulo cita: "Contendas e ciúmes". Contendas/desavenças são as discórdias, querelas e desarmonias, discussões tolas e brigas, muitas vezes provocadas por ciúmes entre os cristãos.

Paulo tem em mente aquelas atitudes e comportamentos que dificultam o convívio e destroem relacionamentos.

Na vida comunitária o que precisa prevalecer a vontade de Deus. Para que isso seja possível, vontades e caprichos pessoais precisam se submeter ao Evangelho de nosso Senhor, visando o bem comum; não impondo o que é vontade de alguns.

Como tem crente de mimi, fica olhando pro irmão fiscalizando a vida dele esperando ele errar pra apontar o dedo. Paulo chama a atenção de sua comunidade e diz chega disso, você foi criado pra servir o seu próximo assim como Cristo nos serviu

 IV. REVESTIR-SE DO SENHOR JESUS (autenticidade, v. 14)

Pelo contrário, revistam-se do Senhor Jesus Cristo, e não fiquem premeditando como satisfazer os desejos da carne

Neste trecho bíblico o apóstolo emprega duas vezes o verbo revestir. No v. 12 ele diz: "Revestimo-nos das armas da luz", e no v. 14: "Revestidos do Senhor Jesus Cristo." O que significa revestir-se de Jesus Cristo? Entendemos que é permitir que Cristo viva a sua vida em nós.

Nos escritos paulinos, por repetidas vezes vamos encontrar a expressão: em Cristo. Isto quer dizer dentro de Cristo. Paulo experimentou isso em sua própria vida, ele testemunhou sua experiência cristocêntrica em, Gálatas 2.19,20.

Pois, por meio da lei eu morri para a lei, a fim de viver para Deus. Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim. Gálatas 2:19,20

Revestir-se de Cristo é expressar em palavras, atos e pensamentos atitudes da pessoa de Jesus. É quando tudo em nós traduz, interpreta, comunica a vida de Cristo. É quando ele fala, pensa, vê, sente, caminha, ama, serve, através de nós.

Talvez uma das necessidades mais urgentes de cada crente, de cada comunidade seja esta: revestir-se de Jesus Cristo. Deixar que todo o nosso ser seja impregnado, saturado, dominado pela pessoa singular de Jesus de Nazaré. Isto é obra do Espírito Santo, é ele que nos coloca em Jesus Cristo.

CONCLUSÃO:

A finalidade do Apostolo Paulo foi e é mostrar como o advento de Cristo nos desperta para uma vida responsável. Tal vida, em última análise, não é o resultado do nosso planejamento e esforço, e sim, a consequência da aproximação da nossa salvação (v. 11b), da chegada do dia (v. 12a).

Ainda estamos expostos às tentações das trevas. Por isso devemos estar atentos à orientação e às admoestações do Senhor. Mas com as armas que Ele coloca à nossa disposição, é possível vencer a luta. Andando dignamente, como em pleno dia. Neste texto meditado fomos desafiados como pessoa e como igreja a uma decisão corajosa e comprometida em Cristo e sua gloriosa causa. Qual tem sido a tua postura?

"Onde você acha que nós estamos como igreja e como cristãos individualmente? Paulo fez soar o alarme no primeiro século, e nós também precisamos fazer soar o alarme hoje. Já se faz tarde, a noite já vai alta. Logo Ele virá com o som da trombeta. É melhor fazermos agora aquilo que pretendemos fazer por Jesus. A vida é curta demais. A eternidade é longa demais. As almas são preciosas demais. O Evangelho é maravilhoso demais para estarmos dormindo o tempo todo. Você já ouviu o alarme. Agora você pode virar-se para o lado e dormir, ou levantar-se, abandonar o pecado, vestir a roupa de Jesus e agir." Adrian Rogers.

 

"Melhor é ouvir a repreensão do sábio do que ouvir a canção do insensato" (Eclesiastes 7:5).

 

 

Nenhum comentário: