2018/01/01

A Beleza da Santa Ceia

Texto: 1 CORÍNTIOS 11.23-29

Queridos O apóstolo Paulo, em sua Primeira Carta aos Coríntios, tratou de maneira objetiva sobre a Ceia do Senhor. Jesus mesmo instituiu esse sacramento como um meio de graça para sua igreja.

Somente aqueles que foram remidos e lavados no sangue do Cordeiro e confessam o nome do Senhor Jesus devem participar desse banquete da graça. Só aqueles que discernem o que Cristo fez na cruz são chamados para participar desse sacramento.

Na igreja primitiva, antes da celebração da Ceia havia uma refeição onde todos os crentes participavam. Eles traziam de casa a sua comida e faziam um "ajunta pratos". O objetivo desta festa era a manifestação do amor solidário e a demonstração da comunhão fraternal. Quem tinha mais ajudava quem tinha menos. Assim, os crentes mais pobres podiam usufruir as benesses de uma mesa mais farta.

Temos tentando reproduzir esse momento de comunhão com nossas jantas pós culto, o intuito irmãos é que possamos desfrutar da comunhão com Deus através da comunhão que eu tenho com o meu irmão.

À luz do texto bíblico queremos extrair quatro lições importantes:

I. A MAIOR DEMONSTRAÇÃO DE AMOR É DADA DIANTE DA MAIOR DEMONSTRAÇÃO DA MALDADE (11.23)

... na noite em que foi traído... 1 Coríntios 11:23

Enquanto Jesus demonstrava o seu maior amor, Judas demonstrava a sua maior maldade. Enquanto o submundo da maldade se agitava nas caladas da noite, movido por inveja e ganância; enquanto Judas traindo sua consciência e seu chamado urgia com os inimigos de plantão um plano para entregar Jesus por dinheiro, o Filho de Deus se preparava para dar à sua igreja a maior demonstração de amor.

Judas tramava em como tirar a vida de Jesus, e Jesus planejava em como dar sua vida pela igreja. Judas estava cheio de ganância e Jesus cheio de compaixão. Judas busca lucro, Jesus o sacrifício.

Enquanto o inferno tramava a maior orquestração para matar Jesus, ele planejava a maior forma de dar a sua própria vida para a salvação do seu povo

Ó, se o inferno e os poderosos deste século soubessem que a morte de Cristo seria sua derrota cabal jamais teriam crucificado o Senhor da glória (1Co 2.8).

Nenhum dos poderosos desta era o entendeu, pois, se o tivessem entendido, não teriam crucificado o Senhor da glória. 1 Coríntios 2:8

Cristo na cruz triunfou sobre os principados e potestades. Na cruz ele esmagou a cabeça da serpente. Na cruz ele deu o grito final do nosso êxodo, da nossa independência. Na cruz ele nos comprou para Deus. Sua morte nos trouxe vida. Seu tormento nos trouxe alívio. Seu sangue nos trouxe redenção.

Enquanto a traição estava sendo costurada por um apóstolo e pelos líderes religiosos, Jesus inaugura a Ceia, a maior demonstração de amor

O amor de Jesus não se arrefeceu por saber que estava sendo traído. Ele não recuou no propósito de dar sua vida porque estava sendo alvo da mais clamorosa injustiça e ingratidão. Na mesma noite em que foi traído, demonstrou através de um símbolo imortal seu amor mais profundo. Na noite em que foi traído ergueu um momento que jamais poderá ser destruído, o monumento do seu amor sacrificial.

II. O MAIOR SACRIFÍCIO É OFERECIDO NÃO POR CONSTRANGIMENTO, MAS COM ALEGRIA (11.24)

e, tendo dado graças, partiu-o e disse: "Isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim". 1 Coríntios 11:24

Cristo foi para a cruz como um rei caminha para a coroação

A cruz de Cristo não foi um acidente, mas uma agenda. Sua morte não foi uma trama de homens maus, mas um gesto de amor incomparável do Pai e uma entrega voluntária do Filho. Cristo não foi para a cruz porque Judas o traiu por ganância, porque os sacerdotes o entregaram por inveja, porque Pilatos o condenou por covardia. Ele foi para a cruz porque o Pai o deu por amor. Ele foi para a cruz porque a si mesmo se entregou por nós.

Por isso é que meu Pai me ama, porque eu dou a minha vida para retomá-la. Ninguém a tira de mim, mas eu a dou por minha espontânea vontade. João 10:17,18

A cruz não foi sua derrota, mas a derrota do diabo e suas hostes. A cruz não foi seu fracasso, mas o lugar onde resgatou com o seu sangue a sua noiva.

Cristo vai para a cruz não com murmuração em seus lábios, mas com ação de graças

Cristo não foi para a cruz por constrangimento. Ele não foi forçado nem constrangido a assumir o nosso lugar. Ele voluntariamente se entregou. Ele não foi um mártir que morreu por uma causa.

Ele eternamente, pessoalmente, voluntariamente se deu, se entregou por amor. Ninguém podia tirar sua vida, ele espontaneamente a deu. O Cordeiro foi morto desde a fundação do mundo.

No Pacto da Redenção, no conselho da Trindade, o Filho se dispôs a se encarnar, a descer da glória e dar sua vida em resgate da sua igreja. Ele faz isso não com tristeza, mas com ação de graças.

Há duas verdades solenes que são afirmadas neste verso 24:

e, tendo dado graças, partiu-o e disse: "Isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim". 1 Coríntios 11:24

Em primeiro lugar, o corpo de Cristo é dado à igreja pelo Pai. Jesus disse: "Isto é o meu corpo que é dado por vós". Cristo é o presente de Deus à igreja e a igreja é o presente de Deus a Cristo. Deus deu Cristo à igreja e deu a igreja a Cristo.

A Bíblia diz que Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito (Jo 3.16). A Bíblia diz que Deus não poupou a seu próprio Filho, antes por todos nós o entregou (Rm 8.32).

Em segundo lugar, o corpo de Cristo é oferecido por ele mesmo. Jesus disse: "Isto é o meu corpo que é dado por vós". Cristo foi à cruz não só porque o Pai o deu, mas porque ele voluntariamente se entregou. Não havia conflito entre a vontade do Pai e a sua. Ele e o Pai estavam juntos nessa grande empreitada da nossa salvação.

É preciso comer o pão e beber o cálice. Há algumas verdades importantes a destacar aqui:

Em primeiro lugar, comer e beber não é um ato físico, mas espiritual. Não recebemos Cristo em nosso estômago, mas em nosso coração.

Em segundo lugar, ninguém pode substituir você nessa apropriação. Nem seu pai nem sua mãe. Nem seu marido nem sua mulher. Nem seu filho nem sua filha. Você precisa pessoalmente apropriar-se de Cristo. A não ser que você esteja debaixo do sangue não haverá esperança de salvação para você.

Em terceiro lugar, a salvação não é uma questão de mérito, mas de apropriação do que Cristo fez em seu favor. Quando o anjo passou matando os primogênitos no Egito, a única coisa que podia livrar da morte era o sangue do cordeiro. Assim, também, só o sangue do Cordeiro apropriado pela fé pode salvar você. Seus méritos, suas obras, sua religião não podem lhe dar segurança.

III. A CELEBRAÇÃO DO SACRIFÍCIO SUPREMO EXIGE ALGUMAS ATITUDES DE SEUS PARTICIPANTES (11.24,26-32)

1.                    Devemos olhar para trás (11.26)

Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha 1 Coríntios 11:26

Ao assentarmo-nos ao redor da mesa do Senhor devemos voltar os nossos olhos para o Calvário. Devemos relembrar o quanto o nosso Salvador sofreu. Como ele foi humilhado. Como ele foi cuspido. Como ele foi surrado. Como eles lhe arrancaram a barba. Como eles arrancaram sua carne com açoites crudelíssimos. Como ele espancado sem piedade. Como ele foi afrontado e escarnecido com uma coroa de espinhos. Como ele foi condenado depois de ter sido considerado inocente pelo próprio governador. Como ele carregou o peso lenho, a maldita cruz pelas ruas apinhadas de gente. Como ele sofreu a zombaria da multidão e açoite dos soldados. Como suas mãos foram rasgadas. Como seus pés foram cravados na cruz. Como ele passou a vergonha da cruz. A tortura da sede. As câimbras dolorosas a atormentar lhe.

Ao assentar-nos ao redor da mesa do Senhor devemos relembrar-nos quão grande foi o amor de Jesus por nós. Ele deixou a glória, esvaziou-se, fez-se servo e se humilhou até à morte e morte de cruz.

Ao assentar-nos ao redor da mesa do Senhor devemos relembrar-nos quão abominável é o nosso pecado aos olhos de Deus, a ponto de ele fazer o maior de todos os sacrifícios para nos livrar do pecado.

Ao assentar-nos ao redor da mesa do Senhor devemos relembrar-nos quão preciosos somos para Deus a ponto de ele nos amar e dar o seu próprio Filho para salvar.

2.                    Devemos olhar para frente (11.26b)

Quando reunimos para celebrar a Ceia o fazemos como o povo da esperança. Nossa história não caminha dando voltas cíclicas. Nossa história não está sem rumo. Nossa história não está esmagada debaixo do rolo compressor do determinismo. Nossa história é teleológica, ela caminha para um fim glorioso. Ela caminha para o triunfo final de Cristo na sua gloriosa volta. 

Jesus vai voltar, eis o brado desta Mesa. Sua vinda é certa. Sua vinda será breve. Sua vinda será física, visível, audível, poderosa, gloriosa, e vitoriosa. Ele virá para nos levar para a Casa do Pai. Ele virá para nos fazer assentar em tronos. Ele virá para nos dar um corpo de glória e para estarmos com ele eternamente e reinarmos com ele para sempre. O melhor está pela frente. O que Deus preparou para nós é uma herança gloriosa, imarcescível, e eterna.

3.                    Devemos olhar para dentro (11.27-32)

Examine-se o homem a si mesmo 1 Coríntios 11:28

Não podemos assentar-nos à mesa do Senhor sem critério, sem auto-análise, sem investigação do nosso coração. Devemos examinar a nós mesmos e não os outros. Devemos ser juizes de nós mesmos e não juízes dos outros. Devemos rastrear a nossa alma e não tirar a pulsação da alma alheia.

Paulo diz: "Examine-se, pois, o homem a si mesmo". O exame é pessoal. Somos exortados é examinar-nos a nós mesmos e não os outros. Somos chamados a sermos juízes de nós mesmos e não juízes dos outros.

Algumas verdades precisam ser aqui analisadas:

Em primeiro lugar, a ceia é um banquete para quem tem vida em Cristo. Os mortos não se alimentam. Aqueles que ainda não receberam a vida eterna em Cristo não devem participar desse banquete. Somente aqueles que foram libertos pelo sangue do Cordeiro devem se alimentar do Cordeiro.

Em segundo lugar, a ceia é um banquete para quem tem fome espiritual. Só os famintos espirituais devem se alimentar de Cristo. Aqueles que têm fome de pecar comerão e beberão para juízo.

Em terceiro lugar, a ceia é um banque que exige discernimento. Paulo diz: "Pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si" (11.29). Que corpo é esse: Primeiro, o corpo de Cristo traspassado na cruz. Se não compreendemos o sacrifício que Cristo fez na cruz por nós, estaremos desqualificados para participar da Ceia. Segundo, o corpo místico de Cristo, que é a igreja. Somos um só pão (1Co 10.17), um só corpo, uma só família.

Em quarto lugar, a ceia é um banquete que exige preparo (11.27). O apóstolo Paulo diz: "Por isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor". Quem é digno? Somente aqueles que se consideram indignos e põem a sua confiança naquele que é digno. Calvino dizia que dignos são aqueles que têm consciência da sua indignidade. São aqueles que reconhecem sua indignidade e confiam no Senhor.

Em quinto lugar, Paulo prossegue: "Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice". A ênfase de Paulo é examinar e comer e não examinar e fugir. Devemos abandonar o pecado por causa da ceia e não a ceia por causa do pecado. A ceia é um banquete que deve nos afastar do pecado em vez do pecado nos afastar da ceia.

Em sexto lugar, a ceia é um banquete perigoso para quem vive despercebidamente no pecado (11.29-32). Aqueles que estavam participando da ceia indignamente, estavam atraindo juízo sobre si, doenças, fraqueza e até morte. Se eles se julgassem a si mesmos não seriam condenados. Porque estavam sendo complacentes consigo, em vez de disciplina receberam juízo e condenação.

4.                    Devemos olhar ao redor (11.33,34)

Portanto, meus irmãos, quando vocês se reunirem para comer, esperem uns pelos outros. 1 Coríntios 11:33

A igreja é uma família. Pobres e ricos, grandes e pequenos, líderes e liderados são iguais em Cristo. Na igreja não deve existir acepção de pessoas. Todos devem estar juntos. Todos devem ter comunhão uns com os outros. Deve existir perdão, aceitação, comunhão. O que quebra a comunhão é o pecado. O que enfraquece a igreja é o pecado. O que traz doença para a igreja é o pecado. O que cansa a igreja é o pecado. A atitude dos crentes de Corinto na celebração da Ceia de não esperar uns pelos outros e de desprezarem uns aos outros estava em aberto contraste com a atitude sacrificial de Cristo ao instituir a Ceia.

5.                    Devemos olhar para cima (11.24)

A ceia do Senhor é um tempo de dar graças. Dar graças por Jesus. Dar graças pela salvação. Dar graças pela igreja. Dar graças pela comunhão. Dar graças pela vida eterna. Dar graças pela certeza do céu. Dar graças pela vitória sobre o pecado.

 

Nenhum comentário: