2018/01/01

Ele cuida de nós

Texto: Esdras 8.31

No décimo segundo dia do primeiro mês nós partimos do canal de Aava e fomos para Jerusalém. A mão do nosso Deus esteve sobre nós, e ele nos protegeu do ataque de inimigos e assaltantes pelo caminho.

Bom dia irmãos, subo a esse púlpito essa manhã com um sentimento muito forte de satisfação, de alegria e de cuidado. Aos longos dos 34 anos dessa igreja dos quais 5 anos estou presente posso dizer juntos com os demais irmãos, que a boa mão do Senhor esteve, está e estará sobre essa igreja e sobre cada um de nós. Amém!!!

Quantas histórias lindas essa igreja vivenciou, desde a igrejinha aqui atrás, pequeninha mais aconchegante, ouço muito falar do campinho aqui na frente onde a molecada da igreja fazia seu racha, quantos bazares, quantas pessoas passaram por aqui e deixaram um pedacinho de sí de seu serviço a Deus, quantas lutas, enchentes, situações complicadas e resolvidas durante todos esses anos, quantas vitórias... tenho certeza que todos podemos dizer "A mão do nosso Deus esteve sobre nós".

E é através deste personagem Esdras que Deus quer falar conosco nessa manhã. A história desse homem começa muito antes desse capitulo 8, assim como a história de nossas vidas e a história dessa igreja começo muito antes também.... Começou no coração de nosso Deus.

Deus em sua infinita bondade e misericórdia sonhou com a minha e a sua vida e sonhou com a fundação desta igreja.

No capítulo 1 de Esdras o soberano Ciro rei da Pérsia é alcançado por Deus e se dobra diante de sua majestade permite que o povo judeu que estava exilado em seu reino a babilônia volte a sua nação, a sua pátria, volte a Jerusalém. Cumprindo assim a profecia anunciada pela boca do profeta Jeremias que havia predito essa volta.

Dentro dos que voltaram estava Esdras que no capitulo 7 diz que ele era um escriba, era um homem versado na lei de Moisés. Os escribas eram os profissionais que tinham a função de escrever textos, registrar dados numéricos, redigir leis, copiar e arquivar informações. Como poucas pessoas dominavam a arte da escrita, possuíam grande destaque social.

Mas o destaque mais relevante sobre esse homem é o que o próprio texto declara sobre ele no versos 6 desse capitulo 7 vejamos o texto:

Este Esdras veio da Babilônia. Ele era um escriba que conhecia muito a Lei de Moisés dada pelo Senhor, o Deus de Israel. O rei lhe concedera tudo o que ele tinha pedido, pois a mão do Senhor, o seu Deus, estava sobre ele. Esdras 7:6

Ou seja o favor de Deus estava sobre ele, Deus o conduzia e dirigia a sua vida. Perceba que quem diz isso sobre ele, é o texto, não é o próprio Esdras falando de si mesmo.

 Que testemunho maravilho querido irmão, imagine as pessoas olhando para você, para o seu dia a dia, para as sua postura e comentar uma com as outras: "a mão de Deus está sobre essa pessoa"; "ele tem o favor de Deus". As pessoas ao lado de Esdras perceberam que Deus estava com ele, era Deus que abria as portas e fechava portas na vida de Esdras.

Ele cuidava de Esdras e cuidava do seu povo através de Esdras. Essa caminhada de Deus com Esdras rendeu-lhe muitos benefícios.

1) Suas petições eram ouvidas. Como a mão do Senhor seu Deus repousasse sobre ele, o rei concedeu-lhe tudo o que pediu. Esdras 7:6c.

2) Permissão deliberada para o retorno do povo. "Estou decretando que qualquer israelita em meu reino, inclusive sacerdotes e levitas, que desejar ir a Jerusalém com você, poderá fazê-lo. Esdras 7:13

3) Disposição dos bens próprio e reais para o custeio do retorno.

Levarás a prata e o ouro que o rei e seus conselheiros ofereceram espontaneamente ao Deus de Israel, cuja morada fica em Jerusalém, Esdras 7:15

4) Liberação dos recursos de todos os súdito em favor da comitiva.

bem como todo o ouro e a prata que encontrares por toda a província de Babilônia, e por fim os dons voluntários que o povo e os sacerdotes ofereceram livremente para a casa de seu Deus em Jerusalém. Esdras 7:16

5) Liberação das tesourarias das províncias caso Esdras achasse necessidade.

Ademais, eu, o rei Artaxerxes, ordeno a todos os tesoureiros de além do rio, que entreguem pontualmente a Esdras, o sacerdote, escriba versado na lei do Deus do céu, tudo o que ele solicitar Esdras 7:21

Lembrando queridos irmãos que tanto Esdras quanto todos os judeus que estavam ali haviam sido trazido como escravos quando Jerusalém foi conquistada pelo exército babilônico, não tinham direito nenhum, eram apenas objetos de seus donos, sem valor, peças de mobília... a esses Ciro entrega a carta de alforria e os bens de sua nação...

 Queridos quando a boa mão de Deus está sobre nós não existe nada que não pode ser transformado, não existe realidade que não possa ser mudada...

Deus está dizendo essa manhã a você querido irmão(a), busque o meu favor e eu mudarei a sua sorte.

Talvez seja um casamento que está indo de mal a pior, talvez seja uma vida financeira desmantelada, talvez seja uma doença mortal lhe dizendo acabou... seja o que for, busque a presença de Deus com todas as suas forças e com todo o seu coração e o favor de Deus te alcançará...

Algo interessante acontece a partir dos versos 27-28, diante de tantos milagres de tantas benfeitorias concedidas a Esdras, ele reconhece em sua história que a misericórdia de Deus está atuando sobre. E agora não mais o texto fala sobre ele e sim o próprio Esdras reconhece e diz:

Bendito seja o Senhor, o Deus de nossos pais, que pôs no coração do rei o desejo de honrar a casa do Senhor que está em Jerusalém, e que me fez obter o favor do rei, dos seus conselheiros e de todos os mais poderosos oficiais do rei! Enchi-me pois de coragem, porque a mão do Senhor meu Deus estava comigo e reuni os chefes de Israel para que partissem comigo. Esdras 7:27,28

Nessa manhã eu lhe convido querido irmão, igreja bendita a reconhecer os benefícios de Deus sobre a sua vida. Você consegue enxergar a boa mão de Deus sobre a sua vida?

Te dando um esposo, uma esposa maravilhosa, filhos lindos uma família, você consegue ver Deus em sua saúde física, colocando a mão dia após dia em seu corpo lhe protegendo de tantos maus?

Você consegue reconhecer o cuidado de Deus na provisão de sua casa, de suas conquistas materiais, do seu emprego que tem sido uma benção e é a fonte de sua renda?

Esdras olhou ao seu redor e percebeu que Deus estava com ele, somente Deus poderia mudar o coração do Rei, somente ele poderia ter aberto tantas portas...

Essa verdade era tão forte para ele que no final do capítulo 8.31 Esdras chega a Jerusalém e reconhece que a viagem tranquila foi fruto do cuidado de Deus.

No décimo segundo dia do primeiro mês nós partimos do canal de Aava e fomos para Jerusalém. A mão do nosso Deus esteve sobre nós, e ele nos protegeu do ataque de inimigos e assaltantes pelo caminho.

Posso dizer queridos irmãos que a paz que cada um de nós estamos experimentando, que a paz que estamos vivenciando em nossa comunidade é fruto da boa mão de Deus que está sobre nós. Amém!!!

Ataques do inimigo e assaltantes pelos caminhos sempre poderão se levantar, mas a boa mão de Deus nos dará vitória... Amém!!!...

Queridos irmãos a cada dia precisamos buscar o favor de Deus, precisamos buscar o favor de Deus cada vez mais como comunidade, como 1 Igreja de sjp, mas precisamos buscar individualmente também a presença desse Deus, se você sente que algo está errado em sua vida, as coisas não dão certo pra você, sempre pra você as coisas são tão difíceis. O segredo para mudar isso é empenha-se em buscar a Deus e o seu favor.

Esdras nos ensina a como fazer isso:

1)              Se disponha em buscar a Deus em seu coração e a viver uma pratica cristã verdadeira.

Esdras havia, com efeito, aplicado seu coração a estudar a lei do Senhor, a praticá-la e a ensinar em Israel as leis e as prescrições. Esdras 7:10

Se jogue na presença de Deus querido irmão, a palavra de Deus diz que um coração compungido e contrito Deus não desprezará. O favor de Deus é para aqueles que buscam a sua face e vivem verdadeiramente na pratica daquilo que aprendem da palavra de Deus. quanto mais vc estudar a palavra mais irá conhecê-lo.

2)    Se humilhe em Jejum diante de Deus.

Ali, junto ao canal de Aava, proclamei um jejum, a fim de que nos humilhássemos diante do nosso Deus e lhe pedíssemos uma viagem segura para nós e nossos filhos, com todos os nossos bens. Esdras 8:21

Quando passamos da teoria para a pratica alcançamos o favor de Deus. Esdras Jejuou e pediu que sua viagem fosse tranquila e Deus o concedeu. O jejum, na Bíblia, nunca é um sacrifício para ter direito a favores de Deus, mas é sempre uma expressão de quebrantamento, de reconhecimento dos limites humanos e das possibilidades ilimitadas de Deus.

3)    Cuidado com o seu testemunho, dependa de Deus apenas.

Tive vergonha, com efeito, de pedir ao rei uma escolta e cavaleiros para nos proteger contra os inimigos durante o trajeto; porque havíamos dito ao rei: a mão de nosso Deus protege com sua bondade todos os que o procuram; mas sua força e sua cólera se fazem sentir em todos aqueles que o abandonam. Esdras 8:22

 Os nossos recursos são limitados e não devemos usar os meios mundanos para a realização da obra de Deus! Tudo o de que precisamos é da boa mão de Deus sobre nós!

Devemos ter vergonha de usar expedientes mundanos para realizar as obras de Deus! Através do jejum e oração, expressamos nossa total dependência de Deus e nossa plena convicção de que ele agirá!  (Testemunho Jonath)

O favor de Deus está sobre aqueles que colocam toda a as confiança nele e não naquele que tenta resolver as coisas no jeitinho brasileiro.

Esdras se preocupou com o testemunho que havia dado ao rei dizendo que Deus iria a frente e o protegeria, pois a boa mão dele estava sobre ele, ele não queria denigrir a imagem de Deus pedindo proteção humana...

Enfim irmãos aprendemos com esse homem de Deus que o favor de Deus é concedido a aqueles que buscam sua presença verdadeiramente, não pra receber algo em troca, mas porque querem experimentar mais de Deus.

Em toda essa história vemos a fidelidade, a bondade e o cuidado de Deus. É por isso que quando olho pra nossa igreja posso enxergar a sua boa mão nos conduzindo... isso é graça...  ele tem cuidado de nós. É por isso que nessa manhã ele nos diz: eu cuido de vocês...

Confiai-lhe todas as vossas preocupações, porque ele tem cuidado de vós. 1 Pedro 5:7

Deus demonstra esse cuidado por nós em toda a bíblia e o interessante que ela usa algumas figuras para falar desse cuidado por nós.

1)    Ele cuida de nós assim como a águia cuida de seus filhotes.

Como a águia ensina os filhotes a voar e com as asas estendidas os pega quando estão caindo, assim o Senhor Deus cuida do seu povo. Deuteronômios 32.11

"Vocês viram com os seus próprios olhos o que eu, o Senhor, fiz com os egípcios e como trouxe vocês para perto de mim como se fosse sobre as asas de uma águia. Êxodo 19.4

Somos esse filhotes, Deus estende sobre nós as suas asas e nos leva sobre elas.

2)    Ele cuida de nós como a galinha acolhe os seus pintainhos.

quantas vezes quis eu ajuntar teus filhos como uma galinha ajunta os do seu ninho debaixo das asas, e vós não o quisestes! Lucas 13:34

3)    Ele cuida de nós, sendo um muro de fogo.

Pois o Senhor Deus promete que ele mesmo será como uma muralha de fogo em volta de Jerusalém e que ele morará na cidade e ali mostrará a sua glória." Zacarias 2.5

Ele não só cuida, ele nos cerca, ele nos protege com fogo da sua presença...

4)    Ele cuida de nós como uma mãe cuida do seu filho.

Acaso pode uma mulher esquecer-se de seu filho de peito, de sorte que ela não se compadeça do filho das suas entranhas? embora as mães se esqueçam, contudo eu não me esquecerei de ti. Isaías 49:15

 Como quem recebe de sua mãe conforto, assim eu vos confortarei, e em Jerusalém sereis confortados. Isaías 66.13 Como filho temos cuidado, temos consolo de Deus.

5)   Ele cuida de nós assim como um Pai.

Como um pai tem piedade de seus filhos, assim o Senhor tem compaixão dos que o temem, Salmos 103:13. O seu cuidado vai além do que imaginamos ou pensamos Ainda que o meu pai e a minha mãe me abandonem, o Senhor cuidará de mim. Salmos 27.10.

 

Nenhum comentário: