2018/01/01

Religiosidade.

E Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote.

E pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns deste Caminho, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém.

E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu.

E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?

E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.

E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer.

E os homens, que iam com ele, pararam espantados, ouvindo a voz, mas não vendo ninguém.

E Saulo levantou-se da terra, e, abrindo os olhos, não via a ninguém. E, guiando-o pela mão, o conduziram a Damasco.

E esteve três dias sem ver, e não comeu nem bebeu.

E havia em Damasco um certo discípulo chamado Ananias; e disse-lhe o Senhor em visão: Ananias! E ele respondeu: Eis-me aqui, Senhor.

E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando;

E numa visão ele viu que entrava um homem chamado Ananias, e punha sobre ele a mão, para que tornasse a ver.

E respondeu Ananias: Senhor, a muitos ouvi acerca deste homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém;

E aqui tem poder dos principais dos sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome.

Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel.

E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome.

E Ananias foi, e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo.

E logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista; e, levantando-se, foi batizado.

Atos 9:1-18

E, estando ele ainda falando, rogou-lhe um fariseu que fosse jantar com ele; e, entrando, assentou-se à mesa.
Mas o fariseu admirou-se, vendo que não se lavara antes de jantar.
E o Senhor lhe disse: Agora vós, os fariseus, limpais o exterior do copo e do prato; mas o vosso interior está cheio de rapina e maldade.
Loucos! Quem fez o exterior não fez também o interior?
Antes dai esmola do que tiverdes, e eis que tudo vos será limpo.
Mas ai de vós, fariseus, que dizimais a hortelã, e a arruda, e toda a hortaliça, e desprezais o juízo e o amor de Deus. Importava fazer estas coisas, e não deixar as outras.
Ai de vós, fariseus, que amais os primeiros assentos nas sinagogas, e as saudações nas praças.
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! que sois como as sepulturas que não aparecem, e os homens que sobre elas andam não o sabem.
Lucas 11:37-44

Nada pode substituir ou compensar um relacionamento sincero de intimidade (AFINIDADE) com Deus. Religiosidade é isso tentar compensar o que falta... é tentar preencher um vazio que só Deus pode preencher com a sua presença.

A Religiosidade é muito sutil, e é muito fácil cair no seu ardil, na sua artimanha.

1 – As características de Saulo – O Religioso.

Paulo era religioso, um seguidor de dogmas (Fl 3:5,6) Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu; Segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível. Filipenses 3:5,6

Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote. Atos 9:1

Era duro de coração, vivia cheio de rancor, respirava ameaças e morte, era um homem injusto. Porém, ele acreditava que estava fazendo a vontade de Deus.

Os crentes tinham medo dele (Atos 9:13, 14, 21). Falar de Paulo era falar de morte. Ele arrastava homens e mulheres para prisão dizendo que, com isso, servia a Deus (Atos 8:3b).

E Saulo assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, os encerrava na prisão. Atos 8:3

Ao que me parece é bem possível que aqui nesta capela exista muitos Saulos, homens extremamente religiosos, que falam para outros é até a si mesmo, que acreditam em Deus, mas a sua postura é de uma pessoa rancorosa sem amor ao próximo, acusador, soberbo cheio si mesmo.

E Deus está dizendo já chega!!! Eu não quero isso pra você...

2 – Nossa realidade é semelhante à de Saulo

A realidade da vida de muitos aqui se assemelha a vida desse homem chamado Saulo. Mas Um dia Saulo teve um Encontro com Jesus. Sua vida foi mudada. Todas as suas atitudes foram mudadas.

E é isso que Deus quer fazer em sua vida nestes 3 dias, ele quer mudar, transformar você completamente.

Todas as zombarias que fizemos aos crentes, todas as perseguições das quais participamos, toda a dureza dos nossos corações, eram atitudes da mesma natureza das que Saulo fazia. (testemunho não gostava de crente)

Mas isso foi em um tempo que não conhecia a Jesus.

Nas quais, também, em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas. Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca. Colossenses 3:7,8

No entanto a religiosidade ela atua não só no tempo onde não sabíamos que estávamos fazendo, mas principalmente após nos convertermos e seguirmos ao Senhor e aqui ela torna-se mortal.

O que é religiosidade?

1.       É a estratégia do diabo para tirar as pessoas do essencial e da simplicidade que devemos ter em Deus. A relação de Adão e Eva com Deus era simples. Deus falava com eles; e eles com Deus todos os dias sem muitos esquemas.

2.       É um estilo de vida baseado na alienação (fora) da realidade. Ela faz você acreditar que tenha que fazer coisas mirabolantes para agradar a Deus e chamar a sua atenção.. é por conta disso que muitas pessoas se alto flagelam, sobem a escadaria do Cristo redentor de joelhos, vão tantas vezes a aparecida, fazem inúmeras rezas... Pq? A religiosidade tem essa capacidade de inverter as coisas, de transformar o que não importa em algo importante.

3.       É uma vida baseada em motivações exteriores cujas motivações e o fazer para ser, ou fazer para mostrar. A pessoa religiosa quer a primazia, quer aparecer, quer ser elogiada.

4.       É um estilo de vida fantasioso para os outros; construído com base em falsas realidades.

E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens, Colossenses 3:23

Não precisamos agradar ninguém somente a Deus...

Ricky warrem disse o segredo do sucesso ele não sabe , mas a do fracasso é querer agradar a todos... daí a pessoa se preocupa mais com que os outros pensam do que obedecer a Deus. (Tradição País)

As Características da Religiosidade (Como pode se conhecer um religioso?)

Quando a teoria não bate com a pratica...

"aos olhos de Deus, não é o homem aquilo que sabe nem aquilo que diz, mas aquilo que faz"  Franz Leenhardt   (Teoria x pratica)

1. Comportamento Espiritual baseado na postura exterior

-       Seguir rigidamente as formalidades (Uniformidade é diferente de Unidade, ter uma forma não quer dizer que Tenha união) o religiosos tenta colocar Deus em uma caixinha. Não Deus não pode agir assim... ei Deus é Deus e ele atua da maneira que ele quer...

-       Extremismo ritual... tem que seguir à risca a liturgia se não Deus não age...

-       Liturgia engessada (Lc. 15:25 - danças) não pode bater palma, tem que estaremos aparência sisuda de concentração, não poder sorrir...etc Não tem liberdade para adorar

2.    Comportamento Social Arrogante

- o famoso rei na barriga, se acabam melhores

- Relacionamentos egoístas.

- Ninguém pode ser diferente dele.

- São exímios julgadores

- São discriminadores e preconceituosos

3. Comportamento Emocional Desequilibrado (Patológico e Doentio)

-       Perseguidor implacável - sempre vota pela morte (exclusão) Saulo de Tarso e Estevão

-       Prende, surra em nome do zelo

-       Matador da alegria dos outros

-       Matador de relacionamentos

-       Sem afeição natural

-       Sem misericórdia

-       Sem respeito ao próximo

-       Afirmam amar o próximo, mas não ama os irmãos

4. Comportamento baseado em regras herméticas (imóveis) – Legalismo

Porque somos inclinados à religiosidade

1. Porque sempre nos ensinaram a sermos religiosos (nascemos religiosos)

- Aprendemos a fazer sem poder refletir por que fazemos assim.. se questionar é  pecado..

- Fazemos porque nos mandam fazer, e não porque tivemos uma experiência com Deus para procedermos daquela maneira

2.      Porque a religiosidade nos é transferida pelos nossos pais biológicos ou espirituais

- Nós geramos filhos (espirituais ou biológicos) segundo a nossa espécie.

3.       Porque vivemos numa sociedade hipócrita

- Pagãos se vestindo de religiosos,

- Ovelha com natureza de lobo

- Valores relativos (um dia crêem em alguma coisa, noutro dia já crêem em outra coisa)

4. Porque nos falta unção de Deus nas emoções (estrutura psicológica) para dizermos a verdade

- Temos medo de contrariar/decepcionar as pessoas e então falamos só meias-verdades

- O medo da humilhação e falta de compreensão por parte dos líderes retarda/impede a resolução dos problemas emocionais

Causas da Religiosidade e hipocrisia:

1 – Vaidade

Queremos que as pessoas nos vejam como nós gostaríamos de ser. (Idealizado)

2 – Comodismo

É mais fácil representar do que ser. ser cristão não é  fácil, ou vc é ou não é...

A verdade só é agradável quando não somos confrontados por ela.

3 – Medo

Da rejeição, da perda, de sair da zona de conforto

Hipocrisia se torna um mecanismo de defesa.

Como Deus amplia a nossa postura espiritual no encontro?

1 – Mostrando que a vida cristã é uma vida de liberdade, você não está preso a opiniões alheias, eu sou livre para se eu mesmo.

2 – A vida cristã é uma vida de fé. é um dom que Deus coloca em seu coração para trilhar em obediência o caminho que ele desenhou a você.

3 – Revelando que a vida cristã é uma vida dirigida pelo amor.  A religiosidade mata o amor. Ela congela nosso coração em relação ao próximo. Vida cristã é amar e ser amado.

4 – Demonstrando que a vida cristã é uma vida dirigida pelo Espírito Santo. A Bíblia diz que todos que são dirigidos pelo espírito de Deus são de Deus. É deixar O espírito de Deus conduzi-lo, é apresentar seus sonhos a ele...

5 – Demonstrando que a vida cristã é uma vida de Serviço. (último degrau da liderança)

No Encontro ampliamos a nossa postura Espiritual

Todos nós temos um passado sem Deus, e entre nosso passado e o presente há uma cruz. Estamos falando da vida de Paulo (Saulo), um homem que teve um passado horrível, mas que nos leva à cruz e apresenta Jesus.

Este homem é o exemplo de um coração de pedra transformado em um coração de carne, porque encontrou-se verdadeiramente com o Senhor (Cl 3:7-8)

2.1.                       Jesus Cristo disse-lhe: "Por que tu me persegues?" (Atos 9:4). A perseguição aos crentes é perseguição a Jesus. Nós também um dia perseguimos a Cristo. (O religioso opõe-se a Deus)

2.2 Saulo via as "coisas de crentes" como loucura (Atos 9:2). Ele não conhecia o amor de Deus.

2.3.  Saulo rendeu-se diante do Encontro: "Quem és Senhor? O que queres que eu faça?" (Atos 9:5)

2.4. Temos que nos submeter a Deus com jejum e oração. Depois de apenas três dias Paulo já estava conversando com o Senhor e recebendo respostas através de visão! O processo de restauração da sua vida pode ser rápido.

2.5. Deus vai confrontá-lo com seu pecado (Por que você me persegue?), mas não vai ficar lançando no seu rosto o seu pecado.

Porque serei misericordioso para com suas iniqüidades, E de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais. Hebreus 8:12

Porque escolher um homem que fez tanto mal? Por que não outro: Pedro, Mateus, Ananias, etc.? Porque não interessa a Deus o que fomos. Interessa que hoje somos santos – não mais pecadores. Ao sair do Encontro não deixe o diabo lhe acusar.

Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Romanos 8:1

3 . Conclusão

"Não mais vivo e, mas Cristo vive em mim" (Gl. 2:20). O velho homem que lhe regia, morreu, e quem vive em você é o Espírito Santo. Por isso você não tem mais livre arbítrio. Somos servos, e servos não tem querer. A cruz nos prendeu a Jesus Cristo.

Tudo isto só é possível através do arrependimento, Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; Atos 2:38 e da busca sincera E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. Jeremias 29:13

Devemos confessar que erramos que pecamos e não apenas pedirmos desculpas. Não transfira, confesse. O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia. Provérbios 28:13

O arrependimento é a chave para um coração puro. Não diga: "Ah, eu já ouvi tanto sobre arrependimento..." Você ouvirá mais ainda, se o Senhor julgar necessário. Busque no seu coração algo errado que ainda esteja lá.

Nenhum comentário: