2018/01/01

Natal, nós somos o presente

...que é Cristo em vocês, a esperança da glória. Colossenses 1:27

Bom dia irmãos... Natal que coisa boa. É festividade, é alegria, é desejo de paz, é boas novas. Referimo-nos ao Natal como a época de trocar presentes. A maioria de nós se esforça para encontrar presentes dos quais amigos e família gostarão, mas nem todos os presentes são iguais.

Alguns deles vêm com uma insinuação sutil, como um aparelho de ginástica ou um livro sobre perda de peso. Outros são aqueles que quem presenteia deseja para si mesmo. Mas, os melhores são aqueles que vêm de alguém que nos ama e sabe o que desejamos.

Acredito que é exatamente isso que o natal representa um presente que nós a humanidade recebemos de um Deus amoroso que nos conhece tão bem e sabe exatamente do que precisamos. Apesar dessa pratica de dar presente ter sido corrompida pelo comércio acredito que devemos praticar sempre, mas com uma nova motivação, quero desafia-los a pensar de maneira diferente sobre o Natal.  Natal significa que:

1)    Jesus é o presente Perfeito de Deus para nós.

Jesus é o presente perfeito de Deus para nós, Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 6.23

Estamos mergulhados em um mundo sombrio, escravizados pelo pecado que nos consumia dia após dia, o qual roubava a nossa esperança de um futuro. Semana passada a Cris falou sobre a esperança, no início de tudo não precisamos de Esperança.

Adão e Eva não careciam de esperança porque tinham tudo que necessitavam. E eles tinham todos os motivos para pensar que a vida prosseguiria tão agradavelmente quanto começara — com todas as boas coisas que Deus lhes dera para desfrutarem.

Mas, eles colocaram tudo em risco pela única coisa que a serpente disse que Deus lhes negara: o conhecimento do bem e do mal (Gênesis 2:17; 3:5). Assim, quando a serpente veio com essa oferta, Eva entregou-se rapidamente e Adão foi igualmente rápido em segui-la (3:6).

Eles obtiveram o que desejavam: conhecimento. Mas, perderam o que possuíam: inocência. Com a perda da inocência veio a necessidade de esperança — esperança de que sua culpa e vergonha pudessem ser removidas, e a bondade restaurada.

O Natal é a temporada da esperança. As crianças esperam pelo mais recente brinquedo ou jogo. Famílias esperam que todos possam estar em casa para os feriados. Mas, a esperança que o Natal comemora é muito maior que nossas expectativas das festas ou presentes que possamos ganhar. Jesus, o bem precioso de todas as nações, chegou!

"Ele nos libertou do império das trevas…", nos deu a redenção, a remissão dos pecados (Colossenses 1:13-14). Ele até nos possibilitou sermos sábios sobre o bem e inocentes sobre o mal (Romanos 16:19).

Por amor, Deus Pai enviou um presente a este mundo dois mil anos atrás. Jesus foi envolvido em panos e deitado numa manjedoura (Lucas 2:7). Os pastores sabiam que Ele era um presente extraordinário porque um anjo lhes anunciou Seu nascimento no meio da noite, enquanto eles estavam nos campos (vv.8-14). Eles se apressaram para vê-lo e, depois, não puderam fazer outra coisa senão compartilhar com outros a notícia desse Presente (vv.16-17).

Ainda assim, depois muitos o rejeitaram e Ele foi crucificado e sepultado por nossos pecados. Mas, Ele levantou-se do túmulo e agora oferece salvação a todos os que o recebem. Ele oferece a esperança.

Cristo em nós nos dá a esperança da glória. Cl1.27

Existe a esperança da glória de Deus. É uma expectativa definida de que vamos compartilhar a futura glória de Deus. A palavra "esperança" é bastante fraca. Ter "esperança" significa querer algo sem a certeza de que receberá, porém a palavra grega usada no original também implica uma convicção.

A esperança cristã não é esperar que algo aconteça—mas sim uma esperança revestida de certeza. A qual chamamos de fé.

Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.
Hebreus 11:1 ...

Quanto mais temos nossa paz e acesso ao Pai, mais desejosos ficamos de vê-lO face a face, e mais certos e empolgados ficamos com a perspectiva da glória e do céu.

O "céu" por si mesmo, pode ser uma ideia abstrata e nada atraente. Mas se você tiver um gostinho de "acessar" a Deus e perceber como é intoxicante tomar algumas gotas de Sua presença na sua língua, vai querer beber da fonte. Este desejo, foco e alegre certeza do futuro é chamada a "esperança da glória".

Em Cristo fomos libertados do nosso passado (nossa velha ficha de rebelião e pecado foi arquivada e temos paz com Deus); somos livres no presente para desfrutarmos de um relacionamento pessoal com Deus; e um dia com certeza vamos vivenciar a liberdade da vida em sua plenitude, a impressionante presença da glória de Deus.—Timothy Keller

Natal significa que:

2)    Nós somos o presente de Jesus a Deus Pai

A vinda de Jesus à terra também poderia ser vista como um presente que Ele deu a Seu Pai.

Jesus amava Seu Pai e sabia que o que Ele mais desejava era que nós, Sua criação, fôssemos reconciliados com Ele. Por meio de Sua encarnação, Jesus possibilitou sermos um presente santo e inculpável para Deus.

Mas agora ele os reconciliou pelo corpo físico de Cristo, mediante a morte, para apresentá-los diante dele santos, inculpáveis e livres de qualquer acusação, Colossenses 1:22

Nós somos o presente que Jesus deu ao Pai. Através do sacrifício dele fomos feitos agradáveis a Deus e agora temos o livre acesso ao Pai, podemos nos relacionar com ele de uma forma mais direta e profunda.

O Apostolo Paulo escrevendo aos irmãos de Corinto diz que que nós somos para Deus o bom perfume de Cristo.

"Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem." 2 Coríntios 2:15

 Isto é, por meio de nós Deus quer manifestar em todo lugar a fragrância do seu conhecimento, fragrância de Vida, não de morte. Depois que conhecemos Jesus e entregamos a nossa vida verdadeiramente a Ele, não podemos mais ser as mesmas pessoas. O que existe, transforma o nosso interior de tal forma que passamos a exalar o bom perfume de Cristo, como diz o verso de 2 Coríntios 2:15.

E Deus conta conosco justamente para que sejamos estes mensageiros do Seu amor. Alguém cheio de Deus pode até não falar uma palavra, mas seu comportamento, seus gestos e sua forma de agir demonstram Jesus.

Esse é o presente de Jesus a Deus. Homens e mulheres transformados levando Deus as pessoas através de suas vidas. Cristo, em seu viver sempre exalou amor, compaixão, misericórdia, perdão, enfim,... Vida! E hoje, nós somos chamadas de "o bom perfume de Cristo. Que privilégio! Podemos dizer que somos... uma essência maravilhosa! (Exalar perfume no ambiente). Que graça! Deus conta conosco para exalar cheiro de Vida!

Natal é lembrar que somos os presente do filho de Deus ao seu próprio Pai e que esse presente exala essa fragrância, um perfume que alcança aqueles que estão ao nosso redor. Que através das nossas palavras, gestos, atitudes, todos eles baseados no viver e ensino de Cristo. Possa trazer glórias ao nome de Deus.

"O que somos é presente de Deus; no que nos transformamos é o nosso presente a Ele." ― João Bosco (santo)


Natal significa que:

3)    Que devemos ser um presente que vale a pena.

Pensar em nós mesmos como um presente para Deus nos faz desejar ser um presente que vale o custo, "…para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus" (Colossenses 1:10).

Esse tempo atrás eu comprei um suporte de celular pra carro, não peguei o mais barato, fui em um modelo mais reforçado consequentemente mais caro também. Fiquei feliz com minha aquisição. Entretanto fiquei muito frustrado, pois o produto que adquiri não durou muito e percebi que não valeu o custo. Sei lá me senti engando.

Guardando obviamente as devidas proporções acredito que Deus tem que lidar com uma situação parecida como esta quando diz respeito ao ser humano. Quantas vezes a despeito de toda bondade concedida a nós, a despeito do resgate que foi pago por nossa libertação, somos um presente que não vale "a pena" (é claro que esse é um pensamento bem humano e limitado, baseado na troca, no merecimento e não no amor, acredito que Deus não pensa assim). Mas essa tem sido a postura de muitos, inclusive e cristãos.

O texto é bem claro devemos ser um presente que agrade a Deus. Para isso devemos andar de maneira digna de Deus, devemos acima de tudo tomar cuidado para que regulemos todo o nosso curso de vida de acordo com a vontade de Deus, renunciando à nossa própria compreensão, e despedindo-nos de todas as inclinações da nossa carne.

Deus merece respeito e honra de nossa parte. Ou seja, viver "de modo digno do Senhor" significa viver de um modo que seja agradável ao Senhor. Significa viver de modo a demonstrar aquilo que o Senhor merece receber de nossa parte, e não o que nós merecemos dEle. 

 Viver "de modo digno do Senhor" significa agir de um modo que demonstre quão digno, capaz, gracioso e poderoso é o Senhor. A fé se focaliza na dignidade e capacidade daquele em quem ela confia. Portanto, viver pela fé é uma evidência de que o Senhor em quem confiamos é digno de nossa obediência e confiança. Viver "de modo digno do Senhor" — embora pareça bastante estranho, significa que o Senhor merece e é digno de que confiemos nEle.

Conclusão

Querido Irmão Natal é tempo de você presentear a Deus com a sua vida. A todo momento somos favorecidos com o amor, bênçãos e misericórdia do Senhor. Então de que forma podemos retribuí-lo? 

Salmos 116.12, Davi indagou a Deus – "Como posso retribuir ao Senhor por toda a sua bondade para comigo?".

Você  pode sair daqui essa noite disposta de oferecer a sua vida como presente a Deus através de 3 atitudes:

PRESENTE 1: SUA GRATIDÃO

Dêem graças ao Senhor porque ele é bom; o seu amor dura para sempre. Salmos 118:1

Nós amamos a Deus porque Ele nos amou primeiro (I João 4.19). Somos muitíssimos amados pelo Senhor. Nossa oferta de gratidão é agradável a Deus. Ele se alegra com um coração tenro e agradecido.

  1. Muitos recebem bênçãos, mas não são gratos a Deus;
  2. Gratidão é uma forma de louvor a Deus.
  3. O grato usa tudo o que tem para agradecer a Deus! Por isso, a sua gratidão precisa ser expressada na prática!

Um ótimo presente de gratidão que você pode oferecer a Deus é trazer seus amigos ao Sonho de Natal.  Lembre-se: Nossa prioridade são as pessoas que precisam conhecer o amor e o plano de salvação de Deus. Nossos amigos podem não ter muito tempo. Portanto, vamos convidar e insistir.

Quanto mais amor você demonstrar, mais as pessoas vão ver Cristo em você. "Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros". (João 13:35).

Use os recursos que Deus te deu para a obra Dele. Um bom exemplo é o seu carro. Você que vive dizendo que seu carro é de Deus, use-o para trazer convidados.

PRESENTE 2: SUA ADORAÇÃO

Bendiga ao Senhor a minha alma! Bendiga ao Senhor todo o meu ser! Salmos 103:1

Deus não precisava criar você, mas escolheu criá-lo para a satisfação Dele. Deus viu você nascer e a sua chegada lhe deu enorme prazer.

Dar satisfação a Deus, vivendo para seu prazer, deve ser o primeiro propósito de nossa vida. Contudo, adoração é muito mais do que música. Qualquer atitude nossa que venha agradar a Deus é um ato de adoração. Adorar é tão natural quanto comer e respirar, faz parte do ser humano. Toda a sua vida é adoração se for dedicada a DEUS.

A Bíblia diz: "Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus" (I Co 10:31).

PRESENTE 3 – SEU SERVIÇO DE QUALIDADE

"Servi ao SENHOR com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico". (Salmos 100:2).

Sempre que você serve às pessoas de alguma forma, você está na verdade servindo a Deus. Você foi criado para acrescentar à vida da Terra, não apenas para extrair. Você não É salvo POR QUE SERVE, mas É SALVO PARA SERVIR.

Um coração salvo é um cora­ção que deseja servir. No Reino de Deus você tem um lugar, um propósito, um papel e uma função a cumprir. Isso dá a sua vida enorme importância e valor. Todo cristão é um ministro! Na Bíblia, as palavras – servo e ministro – são sinônimas, assim como serviço e ministério. Se você é cristão, é um ministro e, quando está servindo, está ministrando.

Para os cristãos, servir não é questão de opção. É ordem de Deus!

Nenhum comentário: