2018/01/01

Tema: O Manual do Crente

Texto: Romanos 12.3-21

O Domingo passado iniciamos a exposição de Romanos 12 e tratamos os 2 primeiros versículos onde o apostolo Paulo procura explicar a vida da fé na prática e inculcar a seus leitores o dever da vida cristã.

 E deixa claro que o trabalhar de Deus na vida do crente é uma experiência interior que deve ter expressão exterior na qual nos posicionamos e dizemos não ao mundo.

A vida cristã é radicalmente consagrada a Deus, vivida não em conformidade com o mundo, mas em "transformação" no sentido de Deus..

No finalzinho do verso 2 o Apostolo nos pede algo. O que ele pede?  um culto racional, isto é um culto espiritual, que seja um contraste com o sacrifício de animais brutos da época ou de uma religiosidade contemporânea, ele nos pede uma entrega moral a Deus, antes que cerimonial. Ele nos apresenta o princípio fundamental da vida cristã, sacrifício pessoal e um devotamento a Deus.

E a partir de verso 3 ele nos passa uma cartilha pratica de comportamento e postura do cristão, que podemos chamar de "O manual do cristão"

Se você procura ser um cristão verdadeiro, esse texto tem que ser levado muito a sério por você, aqui encontramos um manual de como dever ser esse culto racional, e qual deve ser a nossa postura como cristãos.

1. Não se exalte... v3

"Por isso, pela graça que me foi dada digo a todos vocês: Ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, ao contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu." Romanos 12:3 NVI

Paulo traz em sua discussão a atitude de autopromoção ou de pensar de si mesmo como melhor que os outros. Cada membro do corpo deve ser modesto em seus pensamentos e julgar a si mesmo conforme a fé que Deus lhe deu. Cada um compreende a sua importância e as diferentes funções que cada membro executa para o benefício de todos.

Pela graça que me foi dada (3); Moff. "em virtude do meu ofício". Paulo declara que os talentos de Deus recebidos devem ser usados com humildade.

 Os que têm dons especiais são tentados a fazer alto conceito de si mesmos e a se tornar importantes; daí o apóstolo avisar que os tais se devem olhar com seriedade e evitar vaidade.

Faça uma estimativa justa do seu dom. Há medidas diferentes de fé – não pense que sabe tudo – não aja como se fosse o "Dr. Sabe-Tudo". Pense seriamente em você e suas habilidades. Não se envenene com o orgulho. Reconheça os dons dos outros. Seja humilde.

2.  Todos estamos servindo a um propósito maior, cujo o cabeça é Cristo. V4-5

"Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função, assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros." Romanos 12:4-5 NVI

Somos muitos membros em um só corpo. Cada igreja (a assembléia local) é um corpo de Cristo.

Cada membro tem seu próprio dom e lugar no corpo e o que ele faz afeta todo este corpo. Cada membro da igreja deve ser querido e bem-amado pelos outros membros.

Paulo usa o conceito do corpo humano para ensinar aos cristãos como eles devem viver e trabalhar juntos. Assim como as partes do corpo funcionam sob a direção do cérebro, assim também os cristãos devem trabalhar juntos sob o comando e a autoridade de Cristo. (1 Coríntios 12:13; Efésios 4: 1-6).

Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós, foi dado beber de um único Espírito.1 Coríntios 12:13

Há um só corpo e um só Espírito, assim como a esperança para a qual vocês foram chamados é uma só; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, por meio de todos e em todos. Efésios 4:4-6

E assim em Cristo há muitos membros que formam um corpo. Nós pertencemos um ao outro, apesar de nossa cultura e tradições étnicas, tradições religiosas, línguas e status, não importando se ricos ou pobres. Nós somos um no corpo de Cristo. Os cristãos que formam o corpo de Cristo recebem vida e espírito da Cabeça que é Cristo.

3.  Fala sobre os Dons. Ele pede que exerçamos o dom com excelência... independentemente qual seja a sua tarefa. V6-8

"Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé. Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine; se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria." Romanos 12:6-8 NVI

Os dons espirituais que nós recebemos não são apenas para nos beneficiar, mas também para o bem de outros.

Como crentes, nós somos desafiados a viver no mundo, não como pessoas confusas e inúteis, mas nós devemos fazer bom uso dos dons, talentos e habilidades que Deus nos deu para beneficiar todos no corpo de Cristo (a Igreja).

Compartilhar nossos talentos dados por Deus fortalece a nossa unidade cristã no corpo, erradica a pobreza e melhora as situações em desvantagem. Ele está pensando claramente na comunidade cristã como organismo social, com os seus vários membros cooperando em serviço mútuo.

Cada membro deve exercer seu próprio dom. Não é um talento natural, mas um dom dado de modo soberano pelo Espírito Santo.       7 deste dons dados abaixo.

A. Profetizar.  A origem ou etimologia da palavra "profeta", tanto no Velho como no Novo Testamento ("VT" e "NT"), é "anunciador" no hebraico Nabí "porta voz".

Do grego temos que o significado de profetizar é "fornecer luz". Sendo assim, o sentido bíblico da palavra profeta ou profecia, prophanai (o que fala antes, o que prognostica), formada com o prefixo pro- (que está antes no tempo ou no espaço) e phanai (falar, dizer), é a ideia de estar falando da presença de Deus, ou melhor, a partir de Sua presença, expor os oráculos de Deus.

Esta é a capacidade dada pelo Espírito ao crente de articular a verdade divina revelando a vontade de Deus em eventos futuros.

 Não entanto, essa palavra parece ter ganhado um sentido mais amplo  no Novo Testamento, inclusive o dom de explicar as Escrituras. Tanto é predizer quanto proclamar. É a declaração inspirada da verdade, ou a pregação.

B. Ministrar. A palavra grega significa serviço e é usada num sentido amplo. É usada em relação a um serviço prático na igreja, o qual não é nomeado. Cada membro tem que prestar algum serviço.

B1.  Servir é o desejo e o poder dado por Deus para dar assistência prática aos membros e líderes da igreja para ajudá-los a realizar suas responsabilidades com Deus (Atos 6: 2-4).

C. Ensinar. A capacidade de ensinar a Palavra de Deus é um dom do Espírito. É um dom que o pastor deve ter (I Timóteo 3:2).

Ensinar é o desejo, habilidade e poder dado por Deus para proclamar as palavras de Deus de tal maneira que ensina o coração, a consciência e a vontade dos ouvintes, estimula a fé e produz um comprometimento mais profundo com Cristo. (Atos 11: 23, 14: 22, 15: 30-32, 16: 40, 1 Coríntios 14: 3, 1 Tessalonicenses 5: 9-22, Hebreus 10: 24-25)

D. Exortar. (ânimo) Isto significa chamar à responsabilidade e dissuadir do pecado, e requer um talento peculiar – o dom do Espírito. Não é um ofício.

Precisamos de leigos em nossas igrejas com o dom da exortação – homens que possam desafiar os irmãos à uma atividade maior; que sejam mais que "esquentadores de banco". A exortação de um leigo temente a Deus parece ter mais efeito do que a de um pastor.

E. Dar. (contribuir) Dar tanto é uma responsabilidade quanto é uma graça (II Coríntios 8:9). É responsabilidade de todos e graça concedida a alguns.

Onde esta graça é exercida, haverá grandes presentes para o trabalho da igreja. Vamos ser grandes doadores, mas sem fanfarra nem ostentação.

F. Governar. (liderar) A palavra no grego significa "ir adiante" ou "tomar a liderança". Liderança é o desejo, habilidade e poder dados por Deus para guiar e supervisionar as várias atividades da igreja para o bem espiritual de todos (Efésios 4: 11-12, 1 Timóteo 3: 1-7.17.24).  É usada para o pastor em I Timóteo 3:4 e 5:17.

G. Exercer Misericórdia. O dom de ajudar o necessitado e de perdoar o inimigo. misericórdia é o desejo, habilidade e poder de Deus para ajudar e confortar aqueles que estão em necessidade ou desgraça (Efésios 2: 4).

Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, Ef2.4

RESPONSABILIDADES GERAIS BASEADAS NOS RELACIONAMENTOS ESPIRITUAIS (V. 9-16).

2. A LEI DO AMOR EXPRESSA EM VÁRIAS ATIVIDADES (Rm 12.9-13) –

"O amor deve ser sincero. Odeiem o que é mau; apeguem-se ao que é bom. Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a vocês. Nunca falte a vocês o zelo, sejam fervorosos no espírito, sirvam ao Senhor." Romanos 12:9-11 NVI

O amor, que é realmente o princípio governante da vida cristã, é mais do que uma comoção e é de natureza mais firme do que mero sentimentalismo ou pura filantropia.

O termo grego agape implica uma cota de intelecto é decisão tanto quanto de sentimento. Amar é uma decisão , é intenção. Não temos desculpas.

Versículo 9. O amor deve ser sincero, sem hipocrisia. Amor fingido é ódio disfarçado. "Aborrecei o mal". Não basta deixar de fazer o que é errado: é preciso odiar o pecado. "Apegai-vos ao bem". Nosso dever cristão não é só o lado negativo; há também um lado positivo ao seu caráter. À medida que odeia o mal, ele deve amar e se apegar ao que é bom.

Versículo 10. Devemos amar uns aos outros, como membros da mesma família. E onde estiverem envolvidas a honra e a preferência, devemos querer que outro irmão as receba. A visão do mundo é receber honra, mas os crentes devem competir uns com os outros em dar honra.

Versículo 11. "Não sejais vagarosos no cuidado". Isto não se refere ao trabalho secular, mas ao serviço ao Senhor. Devemos ter fervor pelo trabalho de Deus, nunca deixar que o entusiasmo arrefeça.

Versículo 12. "Esperança … tribulação … oração":

"Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração.

a parte principal da vida de muitos. Talvez não possamos nos regozijar nas presentes condições, mas podemos nos regozijar na esperança de um dia melhor. ( o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã)

 E esta esperança dará paciência e perseverança no dia da aflição, porque a esperança vê um fim para ele. E, ao mesmo tempo em que esperamos e sofremos, podemos continuar orando.

Versículo 13.

Compartilhem o que vocês têm com os santos em suas necessidades. Pratiquem a hospitalidade.

Temos que aliviar as necessidades dos crentes e praticar hospitalidade. Isto implica na posse particular de bens e está muito longe do que pregam o socialismo e o comunismo.

 Alguns têm mais que outros. Aqueles que têm, devem compartilhar, voluntariamente, com o que não têm. Mas nunca se deve tolerar nem encorajar a indolência.

Quando ainda estávamos com vocês, nós lhes ordenamos isto: se alguém não quiser trabalhar, também não coma. Pois ouvimos que alguns de vocês estão ociosos; não trabalham, mas andam se intrometendo na vida alheia. 2 Tessalonicenses 3:10,11

 Ver II Tessalonicenses 3:10-11 para uma verdade equilibrada. Cada lar cristão deve ser uma pousada onde membros da família da fé possam encontrar acolhida. Hebreus 13:2.

GRAÇAS CRISTÃS PARA COM O MUNDO (v. 14-21).

 Nesta outra lista de preceitos morais; Paulo pode ter mais em mente pessoas não cristãs.

Versículo 14. Abençoe os que o perseguem.

Abençoem aqueles que os perseguem; abençoem-nos, não os amaldiçoem. O crente nunca deve reagir igual a eles. Não devemos lutar contra o diabo com fogo; ele sabe mais sobre essa arma do que nós. Temos que abençoar a quem nos amaldiçoa; e não reagir "dente por dente".

Versículo 15. Compartilhe as experiências pelas quais os outros passam.  ter Empatia...

Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram. Tenham uma mesma atitude uns para com os outros.

Regozije-se com os que se regozijam e chore com os que choram. Eis aqui a sabedoria cristã. Cristo não chorou em Caná, nem riu no túmulo de Lázaro. é um eco do ensino de nosso Senhor no Sermão do Monte (Mt 5.44). "Partilhai das alegrias e tristezas dos outros"

Versículo 16. "Sede unânimes entre vós".

Não sejam orgulhosos, mas estejam dispostos a associar-se a pessoas de posição inferior. Não sejam sábios aos seus próprios olhos.

Seja uma pessoa fácil de se conviver. Respeitem-se mutuamente e que esta atitude alcance os mais humildes. Não seja esnobe nem exclusivista. O mundo negligencia e rejeita quem é humilde, mas Cristo morreu por pessoas assim e devemos ter comunhão com elas no corpo de Cristo. Não se ache o maior!

Sem mais, irmãos, despeço-me de vocês! Procurem aperfeiçoar-se, exortem-se mutuamente, tenham um só pensamento, vivam em paz. E o Deus de amor e paz estará com vocês. 2 Coríntios 13:11

Versículo 17. "A ninguém torneis mal por mal".

Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos.

Vença o mal com o bem. Seja honesto. Os olhos do mundo estão a observá-lo, por isso, cuidado como anda! Mateus 5:16.

Versículo 18.

Façam todo o possível para viver em paz com todos.

Faça tudo para viver em paz com todo mundo. Certifique-se que não está entre os culpados, quando a paz for destruída. Se os homens o odeiam, deixe que o odeiem por seu amor à verdade e não pelo mal que faz.

Versículo 19. Não procure se vingar.

Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: "Minha é a vingança; eu retribuirei", diz o Senhor.

A vingança pertence a Deus. Quando um crente busca vingar-se – quando tenta descontar o que o inimigo lhe fez – ele próprio se solta das mãos do Pai Celestial.

É como se dissesse que pode resolver o caso com o inimigo, melhor do que Deus. Não usurpe o lugar de Deus no juízo; espere e Ele vai agir! Ele resolverá tudo no tempo certo.

Dai lugar à ira (19). Pode significar ou que devemos deixar com Deus o exercício da ira, como se declara em Dt 32.35, A mim pertence a vingança e a retribuição. No devido tempo os pés deles escorregarão; o dia da sua desgraça está chegando e o seu próprio destino se apressa sobre eles. " Deuteronômio 32:35

Ou usamos de misericórdia para com os que nos perseguem. A segunda alternativa é a melhor interpretação. A atitude do cristão sob a regra do amor deve ser misericordiosa,

Versículo 20. Seja bondoso para com seu inimigo.

Ao contrário: "Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele".

Ajude-o, se estiver precisando. Deste modo, você vai amontoar brasas vivas sobre a cabeça dele. Este é o único castigo que poderá lhe infligir – e cuidado para não fazê-lo literalmente.

Perguntaram a certa senhora, que se queixou dos maus tratos do marido, se já tentara amontoar brasas vivas sobre a cabeça dele. Ela respondeu: Não, mas já joguei um balde de água quente em cima dele!

Versículo 21. Seja um vencedor. "Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem". Lute contra o seu inimigo com as armas da bondade. Você vence ao fazer do inimigo um amigo, deixando a vingança com Deus, a quem ela pertence. Que tanto o autor quanto o leitor possam receber graça para darem atenção a estas admoestações que repreendem a carne!

Nenhum comentário: