2018/01/01

A oração mais ousada da história

Referência: Efésios 3.14-21

INTRODUÇÃO

Aqui chegamos ao final da primeira metade da carta de Paulo aos efésios. No primeira capitulo da carta aos Efésios, Paulo deixou claro o que é a igreja gloriosa de Cristo.

A igreja gloriosa de Cristo é a comunidade dos santos e fiéis que foi eleita pelo Pai em amor, antes da fundação do mundo. Eles também foram redimidos pelo Filho por meio da sua morte na cruz. Eles também foram selados pelo Santo Espírito de Deus, o qual garante que a obra de salvação que foi iniciada em nós há de ser completada pela graça de Deus.

para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado. Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus, Efésios 1:6,7

 O segundo Capitulo de Efésios Paulo nos ensina que a igreja é o corpo de Cristo, sendo que ela foi salva pela graça mediante a fé. Antes os crentes estavam mortos, mas Deus lhes deu vida em Cristo. Tanto judeus, que estavam perto, como gentios, que estavam longe, foram unidos de forma a constituir um só corpo, o santuário de Deus.

Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos. Efésios 2:4,5

O terceiro Capitulo Paulo demonstra que a igreja é o pincel que Deus usa para mostrar a sua multicolorida sabedoria ao mundo é até mesmo aos anjos à medida que os pecadores são alcançados pela graça de Deus.

Deus é como um artista pintando a tela da sua salvação e o pincel é a igreja, quando ela evangeliza.

A intenção dessa graça era que agora, mediante a igreja, a multiforme sabedoria de Deus se tornasse conhecida dos poderes e autoridades nas regiões celestiais, Efésios 3:10

Finalmente, Paulo ora de joelhos pela igreja vs 14, pedindo ao Pai que ela seja fortalecida de forma que Cristo more no coração de cada crente.

Até aqui Paulo havia feito 2 orações. A primeira oração de Paulo nesta carta foi no capítulo 1 enfatiza a necessidade de iluminação.

Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele. Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, Efésios 1:17,18

Esta agora do capitulo 3 enfatiza capacitação. A ênfase agora não é no conhecer, mas no ser. Esta oração é o ponto culminante da teologia de Paulo. É considerada a oração mais ousada da história.

Paulo está preso, na ante-sala da morte, com muitas necessidades físicas e materiais imediatas, porém, ele não faz nenhuma espécie de pedido a Deus relativos às necessidades materiais.

Os homens podem colocar Paulo atrás das grades, mas não podem enjaular a sua alma. Eles podem algemar Paulo, mas não podem algemar a Palavra de Deus. Ele podem proibir Paulo de viajar, visitar e pregar nas igrejas, mas não podem impedir Paulo de orar pelas igrejas.

Paulo estava na prisão, mas não inativo. Ele estava realizando um poderoso ministério na prisão: o ministério da intercessão. Paulo nunca separou o ministério da instrução do ministério da oração. Instrução e oração andam juntas.

 Hoje, a maioria dos teólogos não são homens de oração. E os homens que oram não se apaixonam pela teologia. Precisamos ter a cabeça cheia de luz e o coração cheio de fogo.

I. O PREÂMBULO DA ORAÇÃO

1. A postura de Paulo revela reverência – v. 14

Por essa razão, ajoelho-me diante do Pai,Efésios 3:14

 Os judeus normalmente oravam de pé, mas Paulo se coloca de joelhos. Um santo de joelhos enxerga mais longe do que um filósofo na ponta dos pés.

Quando a igreja ora o céu se move, o inferno treme e coisas novas acontecem na terra. Quando o homem trabalha, o homem trabalha; mas quando o homem ora, Deus trabalha.

E aqui aprendemos com Paulo que oração é coisa séria, Paulo ao orar se prósta diante daquele que ele vai entrar na presença, ele sabe que do outro lado da linha está o soberano Rei dos Reis, Senhor dos Senhores, o seu Salvador e não pode entrar em sua presença de qualquer jeito.

Obviamente não existe uma regra de como se dever orar, se é em pé, de joelhos, deitado ou seja lá como for, mas existe um princípio claro demonstrado por Paulo chamado reverência, temor. Deus vê a intenção do coração do homem e sabe quando ele o busca  de coração.

2. A motivação de Paulo revela exultação pela obra de Deus na igreja – v. 14,15

 "Por esta causa" (v. 14 e v. 1) falam da gloriosa reconciliação dos gentios com Deus e dos gentios com os judeus, formando uma única igreja, o corpo de Cristo. A igreja da terra e a igreja do céu são a mesma igreja, a família de Deus.

Paulo fala aqui da igreja militante na terra e da igreja triunfante no céu como sendo uma única igreja. Somos a mesma igreja (Hb 12:22,23).

 Os nomes de todos os crentes, sejam os que ainda estão na terra, sejam os que já estão no céu, estão escritos em um só livro da vida, e gravados no peitoral do único Sumo Sacerdote. Paulo se dirige a Deus como o nosso Pai: temos confiança, intimidade: ousadia, acesso e confiança (v. 12).

3. A audácia de Paulo revela sua confiança – v. 16

Oro para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito, Efésios 3:16

Paulo manifesta o desejo de que Deus atenda às suas súplicas "segundo a riqueza da sua glória" (v. 16). A glória de Deus não é um atributo de Deus, mas o fulgor pleno de todos os atributos de Deus.

 O apóstolo tinha em mente os ilimitados recursos que estão disponíveis a Deus. Podemos fazer pedidos audaciosos a Deus. Seus recursos são inesgotáveis..

II. O CONTEÚDO DA ORAÇÃO

 Nesta oração, as petições de Paulo são como degraus de uma escada, cada uma delas subindo mais, porém, baseadas todas no que veio antes. Ele faz 4 suplicas nesta oração.

1. Uma súplica por poder interior – v. 16,17

Oro para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito, para que Cristo habite em seus corações mediante a fé; e oro para que vocês, arraigados e alicerçados em amor, Efésios 3:16,17

A presença do Espírtio na vida é evidência de salvação (Rm 8:9), mas o poder do Espírito é evidência de capacitação para a vida (At 1:8).

Jesus realizou seu ministério na terra sob o poder do Espírito Santo (Lc 4:1,14; At 10:38). Há 59 referências ao Espírito Santo no livro de Atos, ¼ de todas as referências do Novo Testamento. 

Precisamos ser fortalecidos com poder porque somos fracos/porque o diabo é astucioso/porque nosso homem interior: mente, coração e vontade depende do poder do alto para viver em santidade.

O poder do Espírito Santo nos é dado de acordo com as riquezas da sua glória.

O poder do Espírito e a habitação de Cristo referem-se à mesma experiência. É mediante o Espírito que Cristo habita em nosso coração (Rm 8:9). 

Cada cristão é habitado pelo Espírito Santo e é templo do Espírito Santo. A habitação de Cristo, aqui, porém, é uma questão de intensidade.

Havia duas palavras distintas para habitar: paroikéo e Katoikéo. A primeira palavra significa habitar como estrangeiro (2:19), para um peregrino que está morando longe de sua casa.

Katoikéo por outro lado, significa estabelecer-se em algum lugar. Refere-se a uma habitação permanente em contraste com uma temporária, e é usada tanto para a plenitude da Divindade habitando em Cristo (Cl 2:9), quanto para a plenitude de Cristo habitando no coração do crente (Ef 3:17). Cristo veio pra ficar, pra morar residir em nós. E não para dar uma passadinha.

A palavra que foi escolhida katoikein denota a residência em contraste com o alojamento, a habitação do dono da casa no seu próprio lar em contraste com o viajante que sai do caminho para pernoitar em alguma lugar, e que no dia seguinte já terá ido embora. 

A palavra Katoikéo também significa sentir-se bem ou sentir-se em casa. Cristo sente-se em casa em nosso coração. Os mesmos anjos que se hospedaram na casa de Abraão, também se hospedaram na casa de Ló em Sodoma. Mas eles não se sentiram do mesmo jeito em ambas as casas.

Uma coisa é ser habitado pelo Espírito, outra é ser cheio do Espírito. Uma coisa é ter o Espírito residente, outra é ter o Espírito presidente.

O coração do crente é o lugar da habitação de Cristo, onde ele está presente não apenas para consolar e animar, mas para reinar. Se Cristo está presente em nossos corações, algumas coisas não podem estar (Gl 5:24).

Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos. Gálatas 5:24

2. Uma súplica por aprofundamento no amor fraternal – v. 17b

arraigados e alicerçados em amor Efésios 3:17

Paulo ora para que os crentes sejam fortalecidos para amar. Nessa nova comunidade que Deus está formando, o amor é a virtude mais importante.

Precisamos do poder do Espírito e da habitação de Cristo para amar uns aos outros, principalmente atravessando o profundo abismo racial e cultural que anteriormente nos separava.

 Paulo usa duas metáforas para expressar a profundidade do amor: uma botânica (arraigados), outra arquitetônica (edificados). Ambas enfatizando profundidade em contraste com superficialidade. Devemos estar tão firmes como uma árvore e tão sólidos como um edifício.

O amor deve ser o solo em que a vida deve ser plantada; o amor deve ser o fundamento em que a vida deve ser edificada. Uma árvore precisa ter suas raízes profundas no solo se ela quer encontrar provisão e estabilidade. Assim também é o crente. Precisamos estar enraizado no amor de Cristo.

A parte mais importante num edifício é o seu fundamento. Se ele não cresce para baixo solidamente, ele não pode crescer para cima seguramente. As tempestades da vida provam se nossas raízes e se o fundamento da nossa vida estão profundos (Mt 7:24-29).

 O amor é a principal virtude cristã (1 Co 13). O amor é a evidência do nosso discipulado (Jo 13:34,35).

"Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros". João 13:34,35

 O amor é a condição para realizarmos a obra de Deus (Jo 21:15-17). O amor é o cumprimento da lei. O conhecimento incha, mas o amor edifica (1 Co 8:2).

3. Uma súplica por compreensão do amor de Cristo – v. 18,19

possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus. Efésios 3:18,19

O apóstolo passa agora do nosso amor pelos irmãos para o amor de Cristo por nós. Precisamos de força e poder para compreender o amor de Cristo. A idéia central do pedido provém de duas idéias compreender (v. 18) e conhecer (v. 19).

A primeira sugere compreensão intelectual. Significa apossar-se de alguma coisa, tornando-a sua propriedade.

Mas o verbo conhecer refere-se a um conhecimento alcançado pela experiência. Portanto, a súplica implica em que os crentes tenham um conhecimento objetivo do amor de Cristo e uma profunda experiência nele. 

 Paulo ora que possamos compreender o amor de Cristo em suas plenas dimensões: qual a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade. A referência às dimensões tem o propósito de falar da imensurabilidade desse amor.

O amor de Cristo é suficientemente largo para abranger a totalidade da humanidade (Ap 5:9,11; 7:9; Cl 3:11),

suficientemente comprido para durar por toda a eternidade (Jr 31:3; Ap 13:8; Jo 13:1),

suficientemente profundo para alcançar o pecado mais degradado (o que Cristo fez por nós e o nosso estado – Is 53:6-7), e

suficientemente alto para levá-lo ao céu (Jo 17:24 – um inventário espiritual).

 Alguns pais da igreja viram nessas quatro dimensões um símbolo da própria cruz de Cristo. É inatingível a magnitude do amor de Cristo pelos homens. 

"A fim de poderdes compreender todos os santos" = O isolamento e a falta de comunhão com os crentes é um obstáculo à compreensão do amor de Cristo pelos homens. Precisamos da totalidade da igreja, sem barreira de raça, cultura, cor e denominação para compreendermos o grande amor de Cristo por nós. Os santos contarão uns aos outros sobre suas descobertas e experiências com respeito a Cristo.

Veja Salmo 66:16: "Vinde, ouvi, todos vós que temeis a Deus, e vos contarei o que tem ele feito por minha alma".

"E conhecer o amor de Cristo que excede todo o entendimento" = O amor de Cristo é por demais largo, comprido, profundo e alto até mesmo para todos os santos entenderem.

O amor de Cristo é tão inescrutável quanto suas riquezas são insondáveis (3:8). Sem dúvida passaremos a eternidade explorando as riquezas inesgotáveis da graça e do amor de Cristo.

4. Uma súplica pela plenitude de Deus – v. 19b

para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus. Efésios 3:19

Nesta carta aos Efésios Paulo nos fala que devemos ser cheios de plenitude do Filho (1:23), do Pai (3:19) e do Espírito Santo (5:18). Devemos ser cheios da própria Trindade. Embora Deus seja transcendente e nem os céus dos céus podem contê-lo (2 Cr 6:18), ele habita em nós.

 O pedido de Paulo é que sejamos tomados de toda a plenitude de Deus! Deus está presente em cada célula, em cada membro do corpo, em cada área da vida. Tudo está tragado pela presença e pelo domínio de Deus.

Devemos ser cheios não apenas com a plenitude de Deus, mas até a plenitude de Deus. Devemos ser santos como Deus é santo e perfeitos como Deus é perfeito (1 Pe 1:16; Mt 5:48). 

 Devemos ficar cheios até o limite, cheios até aquela plenitude de Deus que os seres humanos são capazes de receber sem deixarem de permanecer humanos.

Isso significa também que seremos semelhantes a Cristo, ou seja, alcançaremos o propósito eterno de Deus (Rm 8:29; 2 Co 3:18). Significa, outrossim, que atingiremos a plenitude do amor, do qual Paulo acabara de falar em sua oração.

Então, se cumprirá a oração do próprio Jesus: "… a fim de que o amor com que me amaste esteja neles e eu neles esteja" (João 17:26).

Nós gostamos de medir a nós mesmos, comparando-nos com os crentes mais fracos que nós conhecemos. E então, nos orgulhamos: "Bem, eu estou melhor do que eles". Paulo, porém nos fala que a medida é Cristo e que nós não podemos nos orgulhar sobre coisa alguma. Quando tivermos alcançado a plenitude de Cristo, então, teremos chegado ao limite.

III. A CONCLUSÃO DA ORAÇÃO

1. A capacidade de Deus de responder as orações – v. 20

Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós, Efésios 3:20

A capacidade de Deus de responder às orações é declarada pelo apóstolo de modo dinâmico numa expressão composta com sete etapas:

Deus é poderoso para fazer – Pois ele não está ocioso, nem inativo nem morto.

Deus é poderoso para fazer o que pedimos – Pois escuta a oração e a responde.

Deus é poderoso para fazer o que pedimos ou pensamos – Pois lê os nossos pensamentos.

Deus é poderoso para fazer tudo quanto pedimos ou pensamos – Porque sabe de tudo e tudo pode realizar.

Deus é poderoso para fazer mais do que tudo que pedimos ou pensamos – Pois suas expectativas são mais altas do que as nossas.

Deus é poderoso para fazer muito mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos – Porque a sua graça não é dada por medidas racionadas.

Deus é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos – Pois é o Deus da superabundância.

2. A doxologia ao Deus que responde as orações – v. 21

a ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre! Amém!

Efésios 3:21

Nada poderia ser acrescentado a essa oração de Paulo senão a doxologia. Doxologia é o arremate final de uma oração cujo o fim é glorificar a Deus.

 "A ele seja a glória" – exclama Paulo, a este Deus com poder para ressuscitar, ao Único que pode fazer com que o sonho se torne realidade. O poder vem da parte dele; a glória deve ser dada a ele. 

"A ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém." – A igreja é a esfera onde a glória de Deus se manifesta. A Deus seja a glória no corpo e na cabeça, na comunidade da paz e no Pacificador, por todas as gerações (na História), para todo o sempre (na eternidade). Amém.

Rev. Hernandes Dias Lopes

Nenhum comentário: