2015/07/20

Perdão

Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição. Colossenses 3:12-14

Queridos semana retrasada tratei de um assunto muito importante dentro da fé cristã que é o Amor, vimos como o amor é a base do cristianismo, ele é o maior mandamento e se você é ou quer ser um cristão sério você deve amar como Jesus nos amou... E esse amor que nos foi demonstrado por Jesus é Incondicional, é perseverante e humilde.

Dando uma continuidade no mesmo raciocínio quero falar nesta noite de outro tema que também é um dos fundamentos sólidos do evangelho, que é o perdão, alias eu diria que o amor e o perdão fazem uma simbiose perfeita, porque você não consegue amar se não exercer o perdão e você não consegue perdoar se não exercer o amor.

C. S. Lewis disse que é mais fácil falar sobre perdão do que perdoar. É fácil falar sobre perdão até ter alguém para perdoar. Amar a todos é fácil, o desafio é amar quem nos machucou independentemente se essa pessoa fez de forma consciente ou não.

Eu, a pouco tempos traz preguei sobre esse tema, mas quando perguntei a Deus sobre o que pregar, senti de Deus que deveria falar sobre o perdão. Quando nós olhamos para a bíblia, encontraremos vários exemplos de perdão como o de José e seus irmãos, Jacó e Esaú, Davi com Saul, Jesus que também ensinou o perdão na parábola do Filho pródigo, na parábola do credor incompassivo e mostrou a força do perdão na história da mulher adúltera.

Perdoar é um desafio "As três coisas mais difíceis do mundo são: guardar um segredo, perdoar uma ofensa e aproveitar o tempo."  Benjamin Franklin

 É um desafio a qual os cristãos devem vencer se quiserem alcançar graça diante de Deus. Se você quer ser um homem de Deus uma mulher de Deus, o perdoar tem que ser um principio em sua vida. Só os perdoadores crescem na presença de Deus.

João Wesley dizia àqueles que lhe procuravam pedindo uma resposta para a forma de alcançar a santificação, que deviam escrever uma lista com nomes de pessoas que lhe ofenderam e orar todos os dias até sentir amor por estas vidas, mesmo que não mereçam. Aí sim teriam alcançado a santidade.

Às vezes nosso conceito de perdão é distorcido e sentimentalista, contudo não é assim. Mesmo que não sinta vontade ainda é preciso perdoar para que o coração seja livre para aceitar em amor à pessoa que lhe ofendeu. A diferença na Bíblia é que perdão não é um sentimento. O perdão é uma ordem. Um mandamento para todo cristão. Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se algum tiver queixa contra outro: assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. - Colossenses 3:13

Significado de Perdão: PERDER, aceitar o que o outro lhe fez e não quere receber em troca. Isso é perdão...Não tem como dizer que amamos a Deus se mantemos rugas e ofensas em nossos relacionamentos... a palavra do senhor é bem clara quanto a isso. Você esta disposto querido irmão de exercer a sua vida cristã neste nível de comprometimento? porque ou você é um cristão que obedece ou apenas um simpatizante do evangelho que escolhe o que quer obedecer.

Quando nutrimos mágoa no coração, tornamo-nos escravos do ressentimento.

"Segui a paz com todos . . . Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando vos perturbe, e por ela muitos se contaminem" (Hebreus 12:14-15).

A amargura é uma raiz forte e profunda que, como uma grama na calçada, pode minar um alicerce sólido. A amargura alastra em nós suas raízes e produz dois frutos malditos: a perturbação e a contaminação. Uma pessoa magoada vive perturbada e ainda contamina as pessoas à sua volta. Quando guardamos algum ranço no coração e nutrimos mágoa por alguém, acabamos convivendo com essa pessoa de forma ininterrupta é como se nós nos encontrássemos com ela diariamente. Se vamos descansar, essa pessoa torna-se o nosso pesadelo. Se vamos nos assentar para tomar uma refeição, essa pessoa tira o nosso apetite. Se nosso propósito é sair de férias com a família, essa pessoa pega carona conosco e estraga as nossas férias.

Quando você nutre mágoa de uma pessoa e não a perdoa, você está presa a ela... É isso vai te prejudicar...Sabe o que acontece com uma pessoa que não sabe perdoar ela se torna prisioneira... como assim pastor?

a.  Quem não perdoa é prisioneira(o) do seu passado. Perdem a capacidade de viver do presente. Por ficar lembrando do seu passado triste, perde as oportunidades do presente. A vida passa irmãos...

Essas pessoas tem dificuldade de analisar a situação em que esta vivendo como de fato ela é no momento. Elas encaram o presente com os olhos do passado. Estão presas a suas próprias histórias. Que terrível é viver dessa maneira. Quantos e quantos não conseguem se livrar do passado porque estão presos a ele, porque não querem liberar perdão a pessoas e situações que lhe trouxeram dor..

b.  Quem não perdoa é prisioneiro das pessoas do passado.  Estão com suas mentes constantemente cheias das lembranças daqueles que foram instrumentos de mágoas. (dorme, acorda, tomar café com a pessoa na mente). Elas vivem a vida do outro e não mais a sua...

c.  Quem não perdoa é prisioneiro da mágoa.  É comprovado cientificamente que uma grande parte (70%) das enfermidades físicas é de origem psicossomática. 

 Li sobre uma mulher que vivia prisioneira em uma cadeira de rodas sofrendo de artrose pelo fato de não conseguir perdoar alguém que a magoara muito. Após ser ministrada sobre a importância do perdão, no ato da vontade ela decidiu perdoar o seu ofensor, então algo extraordinário aconteceu, ela foi curada instantaneamente levantando-se da cadeira de rodas, passou a glorificar a Deus.

 O perdão ele cura não só emocionalmente, mas também fisicamente... Existe um poder inimaginável no perdão.

d.   Quem não perdoa é atormentado por demônios (Mt 18:4) Este texto mostra que o mau servo foi lançado na prisão e foi atormentado por verdugos, ou seja, por demônios pelo fato de não perdoar. Precisamos tomar cuidado com os resultados da falta de perdão: o ódio, as discussões, os ciúmes (ministrar), acessos de ira e dissensões. "Não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam" (Gálatas 5:20-21; Tiago 3:13-16).

Por essa razão, perdoar não é apenas uma questão imperativa, mas, também, uma atitude de bom senso. Há um poder extraordinário no perdão, que nos torna livres em Deus. Livres do passado, livres dos instrumentos de feridas, livres das mágoas e somos libertos. O perdão alivia a bagagem, tira o fardo das costas, ele cura as feridas...(DNA) pai e filhos fizeram uma reconciliação... É por isso que o Perdão, é a cura para os relacionamentos feridos.

Talvez essa noite Deus esteja falando com você querido irmão(a), que esta enfrentando um problema de relacionamento em sua casa, com o seu esposo(a), familiares, ou com alguém ao seu lado na igreja e isso esta murchando a alegria que que você tem em vir a Igreja, em servir a Deus. O antidoto para isso é você liberar perdão pra essa pessoa e faça isso hoje... a palavra de Deus diz:

"...Não se ponha o sol sobre o vosso ressentimento. Não deis lugar ao demônio." Efésios 4:26,27

É uma questão de obediência (Devo amar, devo perdoar). Devo cumprir cabalmente a palavra do Apostolo Paulo "Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo".- Efésios 4:32

O servo não questiona, ele simplesmente obedece. O perdão que recebemos de Deus é proporcional ao perdão que liberamos sobre os nossos ofensores "como também Deus vos perdoou em Cristo" Não se trata de uma questão de salvação, mas, sim, de bem-estar consigo mesmo e com Deus (Lc 6:37-38). 

O PERDÃO É COMPOSTO DE DOIS ELEMENTOS: 

a. NaturalOrigina-se no próprio homem. 

O perdão é um ato da minha vontade? O perdão não depende das emoções. As emoções não são inclinadas a perdoar. Muito pelo contrário, as emoções nos mandam revidar, dar o troco às ofensas, mas cabe a nós pormos nossa carne sujeita à servidão e devemos decidir trilhar na vereda do perdão.  

b. Sobrenatural É de competência divina.

 A parte que cabe a Deus é o milagre. Deus opera o milagre no assunto do perdão, restaurando a alma, as emoções, o amor próprio, modificando o senso pessoal de justiça, libertando da amargura, curando o inconsciente.

Esse mover sobrenatural de Deus exige, no entanto, a condição de que se faça a parte que cabe ao ser humano. Lembre-se, o perdão, é uma escolha, é um ato de obediência à ordenança de Deus, o qual só fará o milagre quando o homem cumprir o que lhe cabe no processo de perdão. Porque devemos praticar o perdão...

1. porque somos imperfeitos. 

Querido irmãos eu não sei se você sabe, se você sabe amem, mas se você não sabe fique sabendo que nós não somos perfeitos, aliás, a igreja é feita de pessoas imperfeitas que estão tentando mudar sua história de vida e buscar a perfeição em Cristo.

Se você parar pra apurar com cuidado perceberá que existe muitas falhas em sua própria vida como há na vida do seu irmão que está ao seu lado.

Como você pode dizer ao seu irmão: 'Deixe-me tirar o cisco do seu olho', quando há uma viga no seu? Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão. Mateus 7:4,5

Nossas fraquezas transpiram em nossas palavras e atitudes. Sem o exercício do perdão ficamos entupidos de mágoas e a mágoa gera raiz de amargura no coração. Não somente isso, a amargura perturba a pessoa que a alimenta e contamina as pessoas ao redor.

2. porque recebemos o perdão Deus. Quem recebeu perdão precisa transformar-se em canal do perdão. Aqueles que retêm o perdão ao próximo fecham-se para receber o perdão de Deus.

Porque se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas. -Mateus 6:14,15

Logo, é impossível ser um cristão sem exercitar o perdão. Devemos perdoar assim como fomos perdoados. Como Deus nos perdoou devemos nós também perdoar uns aos outros. Quando compreendemos a enormidade do perdão recebido por Deus, não temos mais motivos para sonegar perdão ao próximo.

"Então o senhor chamou o servo e disse: 'Servo mau, cancelei toda a sua dívida porque você me implorou. Você não devia ter tido misericórdia do seu conservo como eu tive de você? Irado, seu senhor entregou-o aos torturadores, até que pagasse tudo o que devia. Assim vos fará também meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas. - Mateus 18:35

Nossa dívida com Deus era impagável e Deus perdoou completamente. Perdão é o clamor solícito da misericórdia.

3. porque restaura a alma da pessoa e consequentemente os seus relacionamentos Há pessoas doentes e perturbadas emocionalmente porque um dia foram injustiçadas por palavras impiedosas e atitudes truculentas. Há pessoas prisioneiras de traumas e abusos sofridos na infância. Há indivíduos que não conseguem avançar vitoriosamente rumo ao futuro porque nunca se desvencilharam das amarras do passado. Uma pessoa que nutre mágoa no coração não é feliz. Mas quando perdoamos aquele que nos ofende, o nosso coração é cheio de uma graça de Deus, que faz com que esse coração tenha vida novamente e começa a pulsar. A nossa mente é renovada nesse momento e começamos a pensar diferente e pensando diferente vamos nos relacionar com as pessoas diferente. As pessoas curadas começam a viver um ambiente de amor consigo mesmo e com os outros ao seu redor.

Meu irmão, talvez você esteja chateado e triste com alguém que lhe ofendeu ou lhe deu algum prejuízo. Você tem motivo de sobras para justificar a raiva que você está sentido.  Você de fato é a vítima. Lembre-se, porém, que você é um cristão e tem sido alvo do infinito perdão de Deus. E Ele pede que você ame e perdoe esta pessoa que lhe prejudicou. Precisamos perdoar aqueles que nos devem. O perdão nos faz semelhantes a Deus.

Talvez você esta chateado(a) com uma palavra dura de cônjuge e isto de machucou de mais, exerça o perdão nesta noite e livre-se desta dor..."quem perdoa vira a página, quem não perdoa vive revirando o lixo"

Aquele que não consegue perdoar aos outros, destrói a ponte por onde irá passar.Geoge Herbert

Áudio: https://www.mixcloud.com/1ipisjp/serm%C3%A3o-de-24052015/

Nenhum comentário: