2015/07/20

A videira e os ramos

Texto: Jo 15.1-10

1-Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. 2-Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda. 3-Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado. 4-Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim. 5-"Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma. 6-Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados. 7-Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido. 8-Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos. 9-"Como o Pai me amou, assim eu os amei; permaneçam no meu amor. 10-Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço. João 15:1-10

Queridos essa noite quero falar com os irmãos sobre essa linda passagem de João 15. Temos muito que aprender com ela, existem verdades impressionantes neste escrito de João. Segundo o Dicionário Aurélio, videira é uma planta trepadeira lenhosa, da família das vitáceas (viti vinífera), cultivadas no mundo inteiro, por seus deliciosos frutos. Os deliciosos frutos da videira, citado pelo autor do dicionário são as deliciosas uvas, que são usadas para fazer sucos, geleias, vinho, sorvete e consumidas ao natural. Outro nome por qual é conhecido a videira é a Parreira.

Deus na sua infinita sabedoria e graça usa como símbolo ou exemplo essa planta muito conhecido por todas pessoas daquela época, para falar ao coração do povo. Jesus usa uma linguagem bem apropriada pra aquela época. Já que ele fala a uma sociedade basicamente agrícola. Fico pensando que talvez ele compartilhasse essa mesma mensagem nos dias de hoje de outro jeito talvez ao invés de dizer que ele é a videira e o seu pai o agricultor, Ele olharia para  todo esse mundo tecnológico e diria  eu sou o moldem e o meu pai é o sinal da internet...

Eu fico maravilhado apenas com esse estilo de linguagem de Jesus, só isso é motivo de engrandece-lo e reconhecer a sua graça. Deus em todo a sua sabedoria, Ele desce linguisticamente falando ao nível do ser humano para se fazer compreensível... isso é amor... Seria mais ou menos como a gente faz com a criancinha né... cade papai...gugudada;....

Quero começar falando que no primeiro versículo Jesus disse algo interessante, Ele diz: Eu sou a videira verdadeira. Ora se existe uma videira que é a verdadeira esta implícito que existe também uma videira que não é a verdadeira, que é falsa. E saber disso é de suma importância, pois se você estiver enxertado na videira errada, você estará perdido. A verdadeira videira é Jesus Cristo. Não existe outro mediador entre Deus e os homens. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, 1 Tm 2.5 Deuteronômio 6:4 Shemá! Ouve, ó Israel: Yahweh, o nosso SENHOR, é o único Deus!

Isaías 44:6 "Assim diz Yahweh, o SENHOR, o rei de Israel, o seu Redentor, o Eterno dos Exércitos: 'Eu Sou o primeiro e Eu Sou o último; além de mim não há Deus.

1 Coríntios 8:6 para nós, contudo, há um único Deus, o Pai, de quem tudo procede e para quem vivemos; em um só Senhor, Jesus Cristo, por intermédio de quem tudo o que há veio a existir, e por meio de quem também vivemos.

Quem é a falsa videira? É tudo aquilo que tenta roubar a gloria da verdadeira videira...que tenta assentar no trono de nosso coração trono este pertencente a Jesus Cristo.. É o diabo com suas vãs filosofias...

2a-Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, Ele corta;...  Ele quem?

Deus Pai o agricultor o que toma conta desta vinha, os ramos somos nós, os cristãos gentios, fomos enxertados na videira, não nascemos da videira, esse lugar pertencia ao judeus, mas eles rejeitaram a videira verdadeira. "veio para o que era seu, mas os seus não o receberam" (Jo 1.11).

Então nós por meio da fé assumimos o seu lugar. "Pois, por meio da fé em Cristo Jesus, todos vocês são filhos de Deus" (Gl 3.26),

 "Porém alguns creram nele e o receberam, e a estes ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus. Eles não se tornaram filhos de Deus pelos meios naturais, isto é, não nasceram como nascem os filhos de um pai humano; o próprio Deus é quem foi o Pai deles" (Jo 1.12-13).

Ele retira de Cristo todo o ramo que não produz uva, ou seja, todo ramo que não cumpre com sua função natural, será cortado por Deus. Todo ramo estério será dispensado...Jesus aqui queridos irmãos esta fazendo uma dura critica a hipocrisia das pessoas que se dizem cristãs, contudo no seu proceder e na sua atitude demonstram apenas uma religiosidade. Exercem apenas uma religião fria e sem frutos para o reino.

Em marcos capitulo 11 Jesus demostra toda a sua insatisfação contra a esterilidade, quando foi procurar o fruto na figueira Vendo à distância uma figueira com folhas, foi ver se encontraria nela algum fruto. Aproximando-se dela, nada encontrou, a não ser folhas, porque não era tempo de figos. Então lhe disse: "Ninguém mais coma de seu fruto". De manhã, ao passarem, viram a figueira seca desde as raízes. Marcos 11:13-14;20

O reverendo Hernandes dias Lopes fala algo interessante sobre essa passagem ele diz que: Jesus tem o direito de esperar fruto quando Ele vem procurá-lo – Ele tinha direito de encontrar fruto porque o fruto aparece primeiro, depois as folhas. Aquela árvore estava fazendo propagando de algo que ela não possuía. Assim a pergunta que devemos fazer a nós mesmos essa noite é: será que Jesus tem encontrado frutos em nós? ou estamos fazendo apenas uma propaganda enganosa...

2b- ...e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda. o que são os frutos?

Frutos: Atitudes SANTAS Gálatas 5.22,23: "Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei."

COMPORTAMENTO Justo: Filipenses 1.11: "cheios do fruto da justiça, fruto que vem por meio de Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus."

LOUVOR

Hebreus 13.15:  "Por meio de Jesus, portanto, ofereçamos continuamente a Deus um sacrifício de louvor, que é fruto de lábios que confessam o seu nome."

frutos que representam uma NovaVIDA

Pastor cortar e podar não é a mesma coisa. Não!!! Cortar é tirar fora, é extrair a raiz, é não fazer mais parte...A poda é uma prática que se faz normalmente uma vez por ano e acontece quase sempre após a queda da folha. Durante este ato, cortam-se ramos ou braços que não são necessários ara ajudar no crescimento da planta e na sua regeneração. De uma maneira geral, a poda é benéfica para a árvore, porque ajuda a estimular a sua floração, assim como o desenvolvimento dos frutos. Se não podar uma árvore, ela vai-se tornando frágil e acaba por deixar de produzir. Podemos dizer que as podas são executadas para que façamos certas correções no desenvolvimento das plantas.

Como Deus poda os ramos?  Ou como Deus faz para nos corrigir?  Simples, Ele usa a sua palavra e também as aflições.

 Jhon wesley estava pregando em seu país, montado em seu cavalo, quando percebeu que nos últimos 3 dias ele não fora perseguido, ninguém havia o caçado muito menos o amaldiçoado. Ninguém tentou contra seu corpo com paus nem com pedras. Então ele desceu do seu cavalo e começou a orar e indagar no seu coração: "Deus eu me tornei um homem carnal? Minha mensagem tornou mundana que ninguém mais me persegue?"  Nesse momento um fazendeiro que odiava Wesley, ouvindo sua oração, pegou um tijolo e jogou nele. O tijolo passou raspando seu nariz! Wesley louvou ao Senhor dizendo: Obrigado Senhor, agora sei que o Senhor confirmou seu favor por minha vida! Meu irmão, o cristianismo nunca será amigo deste mundo!!!! As lutas e aflições fazem parte na vida de crente.

Meus amados irmãos, considerai motivo de júbilo o fato de passardes por diversas provações. 3Porquanto sabeis que a prova da vossa fé produz ainda mais perseverança. 4E a perseverança deve ter plena ação, a fim de que sejais aperfeiçoados e completos, sem que vos falte virtude alguma. Tiago 1.2-4

E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, E a paciência a experiência, e a experiência a esperança. Romanos 5:3-4

Queridos muitas de nossas lutas e tribulações não é sempre  a culpa do diabo, muitas vezes elas são tratamento de Deus em nossas vidas para nos corrigir de maus caminhos, para nos fazer crescer, sair da acomodação que muitas vezes nos encontramos.

3-Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado.  A palavra de Deus nos Santifica, Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. João 17:17.  A palavra de Deus quando encontra espaço em nossos corações tem um poder transformador de nos separar para Ele. Santidade quer dizer separado. Ela vem da palavra hebraica qadoshi que quer dizer sagrado.

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra. 2 Timóteo 3:16-17

4-Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim.5-"Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma. 6-Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados.7-Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido.

Esses 4 próximos versículos falam de intimidade com Deus e o beneficio de ser intimo de Deus e também o maleficio de não possuir um relacionamento com ele.

Ele diz: Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês, na linguagem contemporânea de Eugene Peterson esse versículo esta traduzido assim "vivam em mim. Venham morar em mim como eu moro em vocês" eu gosto desta tradução porque é exatamente o que eu acredito, Jesus mora em mim 24h eu sou o seu templo.

Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? 1 Coríntios 6:19

Como templo de Deus tenho a obrigação de cuidar do meu corpo, por isso tenho que expulsar da minha vida todo o tipo de vicio não só por que me faz mal, mas porque corrompe e destroem o templo de Deus.  Se não agirmos assim pagaremos o preço por tal inconsequência.

Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; pois o santuário de Deus, que são vocês, é sagrado. 1 Coríntios 3:16-17

Esses versos também nos dizem que fora de Cristo estamos condenados. Não existe outra porta pela qual podemos passar, não existe outro caminho que nos leve a salvação. Sem Cristo estamos perdidos.

"Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim. João 14:6

Este Jesus é 'a pedra que vocês, construtores, rejeitaram, e que se tornou a pedra angular'. Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos". Atos 4:11-12

Querido a advertência é muito séria ou você esta com Cristo ou Você esta perdido, o verso 6 diz: 6-Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados.  

Ainda em Mateus 5:13  "Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens.

Outra advertência é que fora de Cristo somos totalmente infrutíferos o texto diz; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.

O texto não esta dizendo sem a igreja ou sem a religião, ele esta dizendo sem Cristo, é algo mais profundo, é algo do coração, se você não tiver um relacionamento verdadeiro e profundo com Cristo tudo que você fizer, mesmo dentro da igreja vai ser estério, vai ser nada. Todo o seu esforço não vai valer de Nada.

 "Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus" (1Co 10.31).

Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, Colossenses 3:23

O contra ponto de tudo isso é que Jesus afirma nos versos 5 e 7: que se permanecermos nEle daremos muito frutos e ainda teremos todas as nossas orações atendidas... perceba irmãos atendidas e não somente respondidas pedirão o que quiserem, e lhes será concedido. v7 Essa é a benção da intimidade, da comunhão. Nenhuma de suas orações cairão sem que sejam atendidas.

8-Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos.9-"Como o Pai me amou, assim eu os amei; permaneçam no meu amor. 10-Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço.

 Nos últimos 3 versículos Jesus encerra dizendo que Deus se alegra e é glorificado quando damos muito frutos, o coração de Deus se enche de orgulho quando você cumpre o papel para o qual foi enxertado na videira. Ele ainda diz que o fruto é um sinal que você realmente é um discípulo dele, ou seja que você caminha lado a lado com ele.

 No verso 10 ele diz 10-Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço.

Ele encerra dizendo que a obediência a sua palavra é a maior prova, a maior atitude de amor que você pode demonstrar a Ele e que só através da obediência a sua palavra nós conseguiremos permanecer em seu amor.

"Acaso tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e em sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros. 1 Samuel 15:22

Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás. Salmos 51:17

Primeiro ele disse: "Sacrifícios, ofertas, holocaustos e ofertas pelo pecado não quiseste, nem deles te agradaste" ( os quais eram feitos conforme a Lei ).Então acrescentou: "Aqui estou; vim para fazer a tua vontade". Ele cancela o primeiro para estabelecer o segundo. Hebreus 10:8-9

 

Áudio: https://www.mixcloud.com/1ipisjp/serm%C3%A3o-de-26042015/


Um comentário:

ANONIMO disse...

Muito bom gostei!